Utilizar o home broker no mercado de ações é descobrir um mundo de oportunidades – que mostra como o mercado financeiro é acessível e como o mercado financeiro somos nós, pessoas que negociam entre si.
Quando ouvimos dizer que o mercado está nervoso, ou que o mercado está otimista em suas expectativas, o “mercado” são pessoas que compram e vendem.
Quando você decide usar a ferramenta home broker pela primeira vez, precisa ter uma conta aberta em um banco de investimentos ou uma corretora de valores. E, ao abrir essa ferramenta, vai digitar o código do produto que você quer negociar, o código de uma ação. Ao digitar esse código, vai encontrar o gráfico do comportamento do preço desse ativo ao longo dos dias, ou entrar em uma janela que tem a lista das ofertas de venda ou compra desses ativos. Aí entende o que é o “mercado”.
O que explica o funcionamento do home broker? É uma lista de pessoas que estão oferecendo ativos a um certo preço, e uma lista de pessoas que estão oferecendo um preço por esse mesmo ativo, para que ele possa ser comprado.
Home broker na prática
Uma negociação acontece quando o preço de compra se iguala ao preço de venda. Normalmente, no topo da lista dos compradores, você verá pessoas que estão pagando um certo preço pelo ativo, e a pessoa que oferecer o preço mais alto estará no topo dessa lista. Do outro lado, as pessoas que estão vendendo esse ativo pelo preço mais baixo estarão no topo dessa outra lista. Então, vamos ver preços, provavelmente, descasados. E se você decidir comprar uma quantidade qualquer de ações – digamos que a pessoa está querendo vender 100 ações, mas você quer comprar apenas 20 –, vai comprar parte das ações oferecidas, por um valor igual ou maior do que está sendo pedido.
Na prática, se cada ação está sendo vendida a R$100, e você oferece R$101, o home broker automaticamente vai fazer a compra; não pelo preço que você propôs, mas pelo preço que ela estava sendo oferecida, que é melhor que o preço que você ofereceu. Então, a cotação do ativo acaba sendo aquela que viabilizou o negócio. E você, nesse momento, passou a fazer parte do mercado financeiro com a sua primeira compra de ações.
A recomendação para quem quer investir em ações é: ao abrir a sua conta no seu banco de investimentos ou na sua corretora, abra também o seu home broker e faça algumas compras. Não exatamente um investimento em ações, mas um primeiro movimento para entender como funciona o índice de compra e venda, o mercado fracionário – em que você não precisa comprar lotes de ações – para começar a se sentir parte do mercado e entender como funciona a cabeça do pequeno e do grande investidor. Assim, na hora de montar a sua carteira, vai ter uma visão melhor sobre o que comprar, por que comprar, qual a quantidade e, principalmente, qual a melhor estratégia a seguir.
Assista, na íntegra, o vídeo de Gustavo Cerbasi, no canal do BTG Digital:
Disclaimer
O conteúdo acima exposto possui finalidade meramente informativa / educativa, desta forma não deve ser compreendido como oferta ou recomendação de serviços ou produtos.