junho 22, 2020

Por que investir em ações?

by Atlas Invest in Produtos

Decidir sobre como investir o dinheiro é uma questão fundamental para quem tem reserva financeira. O leque de opções é bem variado, e o ideal é descobrir qual delas se encaixa melhor com você.

Investir em ações vale a pena? É para todos?

Qualquer ativo do mercado financeiro é desenvolvido para ser para todos, diz Gustavo Cerbasi, no vídeo abaixo.

Quando se começa a entender um pouco mais sobre o mercado financeiro, quando o conhecimento avança e percebem-se os riscos, as oportunidades de ganhos, o histórico, o desempenho e as “apostas” acertadas feitas por alguns investidores, ações são o primeiro produto de renda variável que passa pela cabeça das pessoas.

No mercado de imóveis, por exemplo, nem sempre se leva jeito para pesquisar, visitar empreendimentos, acompanhar obras ou planos diretores da sua cidade ou estado. Por isso existem os fundos imobiliários e seus gestores especializados em cavar oportunidades. O que, muitas vezes, o investidor não tem tempo ou não gosta de fazer.

O investidor em ações é parecido. Se você acredita no crescimento da economia e que há potencial em alguns mercados, você pode montar um comércio, um serviço ou até uma indústria relacionada ao mercado que tem potencial. Mas talvez você não tenha tempo, capacidade ou vontade de montar uma empresa, liderar pessoas, criar estratégias. Ou não tenha capital totalmente disponível. É para isso que serve o mercado de ações. O mercado serve pra você participar da história de uma empresa, comprando uma fração da propriedade dessa empresa, na forma de ações.

Quando uma empresa faz uma oferta pública de ações (IPO), ela abre o capital para que investidores comprem suas ações – esse é o momento em que o dinheiro do investidor vai diretamente para a empresa – e ela usa esse capital para expandir suas atividades e colocar em prática as suas estratégias. Quando você está negociando ações no mercado através do home broker (sistema de conexão de usuários ao pregão eletrônico) através de uma corretora ou de um banco de investimentos, você está negociando com outro investidor que possui ações. No momento que você compra essas ações, o seu dinheiro não vai para a empresa que emitiu essas ações. O seu dinheiro vai para o bolso do investidor que vendeu essas ações para você.

Esse é um ponto importante, diz Cerbasi: quando você investe em ações, não existe uma relação como quando você investe num CDB, onde você confia o seu dinheiro à um banco e fica preocupado com a saúde desse banco, para que ele devolva o seu dinheiro, num segundo momento, carregado de rentabilidade. No caso das ações, o seu dinheiro é utilizado para comprar papéis. Você tem a posse da empresa e esse dinheiro não está em lugar algum, está com outro investidor, que tem a liberdade de usar esse dinheiro como quiser. O que você tem é a posse de algo, não o dinheiro.

Fundamental, para quem investe em ações, é acompanhar as notícias sobre essas ações. Você tem que entender o que está acontecendo no mercado com a qual essa empresa, da qual você também é dono, se relaciona – através, por exemplo, de relatórios e análises de pesquisas do seu banco. É importante dedicar algum tempo ao acompanhamento dessas informações e, também, diversificar o seu capital em diferentes empresas. Se você, por exemplo, escolher cinco empresas e uma delas falir, outras quatro empresas podem ter um desempenho que supere a perda que você teve e, na média, o ganho pode ser bem interessante. Essa correlação de diferentes empresas – onde, eventualmente, uma ganha e outra perde – é um elemento muito importante para ter um comportamento mais previsível na sua carteira.

O mercado de ações é extremamente rico. Quanto mais você estuda, mais você entende as variáveis que determinam o seu ganho ou a sua perda. No BTG Pactual, você tem uma extensa área de pesquisa para te ajudar a tomar decisões de uma forma bem pautada – e na prática, quanto mais você se envolve, mais se apaixona pelo mercado.

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos. Fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência, faz parte da plataforma BTG Digital, onde podem ser encontrados os produtos financeiros adequados para a aplicação da sua Reserva de Emergência, além de um plano de investimentos de longo prazo. O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *