junho 18, 2020

Reserva de emergência – Como fazer a sua

by Atlas Invest in Produtos

Gustavo Cerbasi orienta o investidor nesses tempos peculiares de pandemia. Fala sobre o cenário de incertezas, sobre como mudar suas estratégias diante da crise e o que você deve observar atentamente nos próximos meses.

 

É hora de arriscar o seu dinheiro para investir no que está barato? É hora de usar suas reservas de emergência – que muitas vezes estão numa aplicação segura e menos rentável – ou, até mesmo, levantar crédito para investir nesse momento de recuperação?

Cerbasi nos diz que é preciso ter muito cuidado com esse tipo de orientação. O que existe é uma incerteza em relação ao futuro. Como não se sabe o ritmo dessa recuperação, o cenário de incertezas pede cautela.

Sim, as oportunidades existem. Mas se você está bem durante a crise com a sua reserva de emergência, você tem que zelar bem por essa reserva. Não se sabe ainda qual vai ser o chamado “novo normal”. Talvez tenhamos que fazer adaptações. E isso é algo que tem que ser tratado com cautela.

Cautela não significa abrir mão das oportunidades. Cautela é analisar os fundamentos das recomendações de investimentos que se mostram oportunas, sejam em fundos de ações, em ativos que são oferecidos para você – como ouro ou dólar – ou mesmo ativos que são oportunidades que se beneficiam do cenário atual, porque existem, sim, negócios que estão prosperando nesse momento.

Porém, o fato de existir oportunidades, não significa que você deva aproveitá-las cegamente. É importante que se faça um plano sobre como você e sua família vão viver nessa nova realidade dos próximos meses.

É importante que parte fundamental dessa reserva tenha que continuar investida na proteção da renda fixa, talvez até num volume maior do que foi no passado, porque se a sua renda está sendo afetada nesse momento, pode ser que você precise de um reforço de disponibilidade no seu orçamento para os próximos meses. E, nos próximos meses, também ficarão mais evidentes as oportunidades.

Então, se for para sugerir uma carteira mais adequada para o momento, será uma carteira de um bom volume de renda fixa, das mais eficientes que você encontrar, protegida pelo fundo garantidor de crédito ou em mecanismos que não precisam dele. Mas muita atenção aos fundamentos de renda variável, ao aproveitar essas oportunidades com o volume de renda fixa disponível.

Detalhe importante: reserva de emergência é para manter o seu planejamento presente protegido. Caso você utilize boa parte das suas reservas de emergência para aproveitar uma oportunidade muito evidente, o que se recomenda é um plano B, muito claro. Se a reserva ficar muito enxuta, o que você poderá vender? Vai se desfazer de um automóvel ou algum outro bem de grande valor para lidar com imprevistos? Isso vai estar ao seu alcance sem comprometer demais a sua situação futura?

Quando você tem um plano bem engatilhado e muita atenção à escassez e às suas reservas de emergência, mesmo nesse desequilíbrio teórico, você terá a tranquilidade necessária para administrar essas oportunidades que estarão surgindo ao longo do tempo.

Portanto, olho nos fundamentos, onde boa parte do dinheiro tem que estar na liquidez e à sua disposição. Uma vez identificada a oportunidade dentro dos fundamentos, você vai manter a atenção redobrada para um possível desequilíbrio orçamentário e, também, aos imprevistos que podem surgir nesse momento de acomodação das famílias à turbulência econômica.

 

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos. Fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência, faz parte da plataforma BTG Digital, onde podem ser encontrados os produtos financeiros adequados para a aplicação da sua Reserva de Emergência, além de um plano de investimentos de longo prazo. O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *