Novamente estamos vivenciando um momento de juros elevados e inflação acima da meta, o que pode ser bom para quem está bem assessorado e está aproveitando as boas oportunidades de Renda Fixa, mas péssimo para quem está sozinho e com aplicações ineficientes como a Poupança.
A poupança hoje está entre as piores opções para deixar o seu rico dinheirinho, mesmo para os mais conservadores. Como a Selic está em 13,75%, a poupança está travada em 6% + TR (taxa referencial).
A expectativa é que a Selic se acomode no patamar de 13,75% a.a, principalmente após o último comunicado do COPOM (comitê de política monetária), contudo, é possível que haja outras altas. Ou seja, a poupança está pagando pouco e pode pagar menos ainda se os juros subirem.
Outro fator preocupante, é que além de pagar pouco, a poupança não oferece para o seu patrimônio nenhuma proteção contra a inflação, que vem girando perto dos 10% ao ano.
Ou seja, o Real vem se desvalorizando 10% ao ano e se você não quiser perder dinheiro, precisa investir em algo que renda pelo menos isso e as opções são muitas.
Hoje em dia está muito fácil acessar opções de investimento muito superiores à poupança e algumas até mesmo com a mesma segurança e garantia da poupança.
Sabemos que nessa hora de realocar e investir surgem muitas dúvidas. Pensando nisso, vamos te ajudar a fugir da baixa rentabilidade da poupança e começar a investir de maneira mais eficiente e inteligente.
Existem LCIs e LCAs, com taxas de retorno mais atrativas que a poupança e que também são isentos de imposto de renda, assim como a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito.
Também existem opções atreladas à inflação e isentas como os CRAs – Certificados de Recebíveis do Agronegócio, inclusive está tendo uma oferta primária da Companhia Têxtil Vicunha que você pode conferir no nosso artigo clicando aqui.
Considerando as taxas atuais, uma das séries do CRA da Vicunha poderá ter uma taxa de retorno próxima a IPCA+8% ao ano, isento de imposto de renda para pessoa física. Se sair a essa taxa, só os 8% ao ano já são bem mais interessantes do que o rendimento da poupança, além disso, essa opção ainda pagará a inflação (IPCA) do período. Por ser uma operação mais sofisticada é importante avaliar se está dentro do seu perfil de investidor e estar assessorada pela nossa equipe de especialistas em investimentos.
Outra classe de ativos tão conservadora quanto a poupança são os CDBs, você também pode conferir algumas boas opções de CDBs em outro artigo nosso clicando aqui.
Em resumo o importante é entender que seu dinheiro pode estar mal aplicado em opções pouco rentáveis como a Poupança e hoje em dia com as soluções de investimentos disponíveis você não tem motivos para seguir assim, fuja da poupança e proteja seu patrimônio.
Um de nossos assessores pode te ajudar a sair dessa situação e começar a dar BTG nos seus investimentos. Entre em contato conosco, clicando no botão a seguir!
Atlas Invest
A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos vinculado ao Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Na plataforma BTG Pactual Digital, você pode encontrar os investimentos adequados para o seu perfil de investimento. O processo de abertura da conta é rápido, simples e sem custos.
Caso tenha interesse em investir nessa oportunidade, ou tenha qualquer dúvida relacionada a outro tipo de investimento, é só clicar no botão a baixo.
DISCLAIMER
O conteúdo desse material não pode ser reproduzido, publicado, copiado, divulgado, distribuído, resumido, extraído ou de outra forma referenciado, no todo ou em parte, sem o consentimento prévio e expresso do Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”). O conteúdo desse material foi gerado consoante as condições econômicas, de mercado, entre outras, disponíveis na data de sua publicação, de modo que as conclusões apresentadas estão sujeitas a variações em virtude de uma gama de fatores sobre os quais o BTG Pactual não tem qualquer controle. As informações desse material refletem as condições mercadológicas na sua respectiva data de divulgação, sendo que eventos futuros podem prejudicar suas conclusões. As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. O BTG não assume que os investidores vão obter lucros, nem se