O BTG está com mais uma boa opção para quem busca uma renda fixa mais sofisticada e com um prêmio de risco interessante. A oferta pública do CRA Vicunha vem em duas séries, uma pagando IPCA+taxa e outra pagando CDI+taxa, ambas isentas de IR para pessoa física. Confira o resumo que preparamos sobre a empresa e em seguida os detalhes da oferta e as taxas dos papéis.
Sobre a Vicunha Têxtil
Companhia brasileira da indústria têxtil, que se tornou multinacional. Com mais de 50 anos, é líder no mercado brasileiro, com capacidade de produzir aproximadamente 180 milhões de metros de tecido por ano. Para se ter uma ideia, essa quantidade de tecido equivale a aproximadamente 150 milhões de calças.
O carro chefe da Vicunha é o Jeans Denim que representa 63% das vendas totais, seguido do Denim Colour (Brim) com 37% das vendas. Outro ponto interessante é a sua exposição ao mercado externo, em 2021 cerca de 48% da sua receita total veio das exportações e operações internacionais.
A Vicunha conta com 5 unidades industriais, três no Brasil, uma no Equador e outra na Argentina. Sua presença global também ocorre por meio dos seus escritórios comerciais na Colômbia, Peru, México e Europa.
Os principais compradores de Jeansware são as grandes varejistas (Renner, Pernambucanas, Zara, Riachuelo, etc.), marcas brasileiras (Reserva, TNG, Osklen, Hering, etc) e grifes internacionais (Calvin Klein, Diesel, Guess, Levis, Tommy Hilfiger). Neste universo a Vicunha possui mais de 4,5 mil clientes em todo o globo e a exposição a cada um deles é bem pulverizada, nenhum representa mais de 5% da receita da companhia, o que entendemos ser positivo.
Outro ponto relevante é a estrutura de capital robusta. A companhia é controlada pela família Steinbruch que também possui participação em diversos setores da nossa economia, sendo a CSN o seu principal ativo. Assim como na CSN a família tem reforçado a governança corporativa dentro da Vicunha e adotando uma postura mais conservadora.
Um destaque financeiro positivo é a receita crescente e com boas margens, parte disso se deve a facilidade de repassar o aumento dos custos aos seus clientes, sendo o principal deles o algodão em pluma. Segue alguns dos dados de performance financeira apresentados pela companhia:
Pontos que exigem atenção é a exposição da companhia ao mercado de algodão e às importações de produtos químicos, exposição relevante ao mercado brasileiro, alavancagem operacional e concentração de passivos no curto prazo. Para mitigar estes pontos temos a relevância e o track record da Vicunha no setor em que está atuando, os esforços em internacionalizar a companhia, estrutura de capital robusta, alavancagem em um patamar mais confortável, além dos acionistas com perfil financeiro robusto e com bom acesso à funding.
Sobre a Oferta
A oferta pública do CRA de Vicunha vem a mercado buscando captar um volume total de 300 milhões de reais, disponíveis em duas séries. Considerando as taxas atuais (16/08/22) saindo pela taxa teto, a série IPCA sairia próxima a IPCA+ 8% ao ano e a série CDI sairia por CDI+2,45% ao ano. Outra característica desse papel é a isenção de imposto de renda que os CRAs possuem para pessoas físicas, que traz uma eficiência fiscal para o investimento e o torna ainda mais interessante.
O prazo de vencimento do papel é de 5 anos, mas por contar com pagamentos de juros semestrais a duration fica mais curta, 3 anos. Os pagamentos semestrais também são interessantes para incrementar carteiras que buscam renda passiva através da renda fixa.
A oferta estará disponível para reserva até o dia 29/08/22 com liquidação financeira apenas em 21/09. O valor mínimo para reserva é de R$ 1.000,00 (mil reais) e o público-alvo são investidores qualificados.
Fim do Ciclo de Alta de Juros
O mercado acredita que estamos chegando ao fim de um ciclo de alta de juros, ainda mais depois do comunicado mais suave do último COPOM, a expectativa é que os juros se mantenham em dois dígitos por mais algum tempo e então volte a cair. Nessa oferta ambas as séries trazem taxas com um prêmio de risco atrativa para quem busca papéis com taxas mais elevadas (high yeld) para completar a carteira de crédito.
A série IPCA pode chegar a oferecer juros reais de 8% ao ano (IPCA+8%), isento de IR, bem acima do ganho tributado dos títulos públicos.
Na ponta CDI tendo como base a taxa teto e a Selic atual (13,75%) estamos falando de 16,10% (CDI+2,45%) também isento de imposto de renda para pessoa física. Isso é mais que o dobro da poupança que atualmente está pagando algo próximo a 6% ao ano.
Se você quiser aplicar nesta oferta pública ou estiver com alguma dúvida é só entrar em contato que teremos um enorme prazer em te ajudar.
Não deixe de conferir todos os detalhes da oferta e leia com atenção o prospecto preliminar antes de aceitar a oferta, em especial a seção de fatores de risco.
Termos e Condições
Certificados de Recebíveis do Agronegócio em até duas séries da 123ª Emissão da Virgo Securitizadora.
Volume total: R$ 300.000.000,00
Série IPCA 5 anos
Taxa Teto: NTNB27 + 2,45% ou IPCA + 7,75%
Prazo: 5 anos
Duration: 3 anos
Juros: Semestral, sem carência
Amortização: Amortizações nos 4ª e 5ª anos
Público-Alvo: Investidores Qualificados
Série CDI 5 anos
Taxa Teto: CDI + 2,45%
Prazo: 5 anos
Duration: 3 anos
Juros: Semestral, sem carência
Amortização: Amortizações nos 4ª e 5ª anos
Público-Alvo: Investidores Qualificados
Covenants Financeiro: Dívida liquida por EBITDA ser inferior ou igual a 3,5x
Garantias: Clean
Rating: N/A
Inicio Período de Reservas: 03/08/2022
Encerramento Período de Reserva Vinculados: 22/08/2022
Reservas até: 29/08/2022
Bookbuilding: 30/08/2022
Liquidação Estimada: 21/09/2022
Atlas Invest
A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos vinculado ao Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Na plataforma BTG Pactual Digital, você pode encontrar os investimentos adequados para o seu perfil de investimento. O processo de abertura da conta é rápido, simples e sem custos.
Caso tenha interesse em investir nessa oportunidade, ou tenha qualquer dúvida relacionada a outro tipo de investimento, é só clicar no botão a baixo.
Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira.
Disclaimer
O conteúdo desse material não pode ser reproduzido, publicado, copiado, divulgado, distribuído, resumido, extraído ou de outra forma referenciado, no todo ou em parte, sem o consentimento prévio e expresso do Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”). O conteúdo desse material foi gerado consoante as condições econômicas, de mercado, entre outras, disponíveis na data de sua publicação, de modo que as conclusões apresentadas estão sujeitas a variações em virtude de uma gama de fatores sobre os quais o BTG Pactual não tem qualquer controle. As informações desse material refletem as condições mercadológicas na sua respectiva data de divulgação, sendo que eventos futuros podem prejudicar suas conclusões.
As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. O BTG não assume que os investidores vão obter lucros, nem se responsabiliza pelas perdas. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. É recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Este Fundo poderá realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Este Fundo poderá utilizar estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimentos. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas.