A contínua alta da inflação força o Banco Central a adotar uma política monetária contracionista, isto é, subir a taxa básica para conter a elevação dos preços. O IPCA acumulado de 12 meses no mês de agosto, segundo o IBGE, é de 9,68%. Por essa razão, o consenso de mercado da taxa Selic, que era de 7,5% há poucos meses, agora está precificado em 8,25% para o final de 2021.
A escalada da inflação, em tese, favorece os papéis indexados ao IPCA. Então seria a hora de buscar títulos como as NTN-Bs (Tesouro IPCA) e relacionados?
Não necessariamente. Se, por um lado, a alta do IPCA favorece esses títulos, o movimento de subida da Selic os prejudica. Isso porque eles têm uma parte indexada (IPCA) e outra prefixada (5,0% ao ano, por exemplo), que é afetada pela Selic.
A marcação a mercado negativa do Tesouro IPCA
Na marcação a mercado, se um detentor de uma NTN-B quiser negociar esse título no mercado, vai sofrer um ajuste negativo no preço. No exemplo acima, suponha que eu tenha uma NTN-B 2035 reajustada a IPCA + 5,0% ao ano, e o Banco Central resolve subir a taxa Selic. Imediatamente, o mercado passa a negociar o título com o mesmo vencimento pagando, por exemplo, IPCA + 5,5% ao ano. Para conseguir vender o meu título, terei que vendê-lo com deságio, para compensar a taxa prefixada abaixo da cotação de mercado.
Na nossa visão, uma alternativa seriam os títulos privados com o IPCA como referência. Os títulos de emissão privada possuem uma dinâmica própria, já que oferecem um prêmio sobre os títulos públicos de forma a torná-los mais atrativos.
Nos últimos meses, esses papéis já sofreram uma redução no prêmio por conta da demanda do mercado por eles, que já antecipava o movimento de alta do IPCA. Por isso, eles vêm sofrendo menos do que os títulos públicos na atual marcação a mercado, com rentabilidades atraentes.
Fundos de debêntures incentivadas: opção para potencializar ganhos
As debêntures incentivadas aparecem como uma ótima opção, seja na forma de aplicação direta ou via fundos de investimento. São produtos que contam com isenção total de imposto de renda, tanto de rendimentos quanto de ganho de capital.
Essa premissa de estratégia da equipe do BTG Pactual, no segmento Renda Fixa Inflação do Top Funds, supera consistentemente os títulos Tesouro IPCA+ e também o IMA-B, índice que mede o retorno médio desses títulos.
Veja nossos artigos de fundos incentivados
No nosso blog, os fundos incentivados de infraestrutura já foram tema de vários artigos, devido à relevância do assunto. São eles:
- Endurance Debt FIP-IE (ENDD11);
- Vinci Água e Saneamento FIP-IE;
- Knox Debt FIP-IE (KNOX11);
- BTG Pactual Dívida Infra;
- Perfin Apollo Energia FIP-IE;
- Prisma Próton FIP-IE.
Se quiser saber mais como funciona esse tipo de produto, basta entrar em contato com a nossa equipe.
Atlas Invest
A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos vinculado ao Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”), fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Na plataforma BTG Pactual Digital, você pode encontrar os investimentos adequados para o seu perfil de investimento. O processo de abertura da conta é rápido, simples e sem custos.
Caso tenha interesse em investir nesse fundo ou qualquer dúvida relacionada a ele ou outro tipo de investimento, é só deixar seus dados e entraremos em contato.
Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira.
Disclaimer
O conteúdo desse material não pode ser reproduzido, publicado, copiado, divulgado, distribuído, resumido, extraído ou de outra forma referenciado, no todo ou em parte, sem o consentimento prévio e expresso do Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”). O conteúdo desse material foi gerado consoante as condições econômicas, de mercado, entre outras, disponíveis na data de sua publicação, de modo que as conclusões apresentadas estão sujeitas a variações em virtude de uma gama de fatores sobre os quais o BTG Pactual não tem qualquer controle. As informações desse material refletem as condições mercadológicas na sua respectiva data de divulgação, sendo que eventos futuros podem prejudicar suas conclusões.
As informações contidas nesta apresentação não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. O BTG não assume que os investidores vão obter lucros, nem se responsabiliza pelas perdas. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. É recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Este Fundo poderá realizar aplicações em ativos financeiros no exterior. Este Fundo poderá utilizar estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimentos. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas.