julho 24, 2020

Ativos geradores de renda

by Atlas Invest in Atlas Invest, Produtos

O livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, traz uma ótima definição sobre ativo e passivo. Basicamente, segundo o autor, ativo é o que gera ganhos e traz dinheiro para o nosso bolso e passivo é o que gera despesas e, portanto, tira dinheiro do nosso bolso.

 

Um tipo de passivo – que os brasileiros amam – é, por exemplo, o automóvel.  Geralmente dão muita despesa, a menos que você use para gerar dinheiro para você. A casa própria é outro exemplo, porque, se você mora nessa casa, tem que arcar com os custos desse imóvel, e se ela não está colocando dinheiro no seu bolso, também é um passivo.

Então, nessa lógica de ativo e passivo, quanto mais ativo você tiver, mais dinheiro você vai ter, produzindo uma renda passiva. Ou seja, vai ter dinheiro entrando no seu bolso. Independentemente de você estar trabalhando, dormindo ou viajando, o dinheiro vai estar lá, trabalhando para você, se ele estiver, por exemplo, investido em ativos financeiros.

Ativos financeiros são os produtos disponíveis no mercado financeiro de capitais para serem negociados. Como, por exemplo, os títulos públicos – Tesouro Selic, Tesouro IPCA, Tesouro Pré –, títulos de crédito privado – CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, entre outros – ações, fundos imobiliários e etc. Mas antes de você sair por aí escolhendo aleatoriamente o seu ativo financeiro, tenha calma. Entenda o seu perfil de investidor, e tenha clareza dos seus objetivos para entender o que você quer realizar com esse dinheiro que está investindo.

A Atlas Invest é um escritório de agentes autônomos, e podemos ajudá-lo a entender como funcionam os produtos financeiros e alocar seus investimentos de forma eficiente, alinhados aos seus objetivos. 

É para curto, médio ou longo prazo?

É importante que você entenda a fase da vida em que você está para que você possa escolher o investimento mais adequado para você. Quando você entende que quanto mais ativos você tiver, mais dinheiro você vai ter entrando na sua conta, vai perceber que tudo é questão de planejamento. Por exemplo, quando você tiver um aumento do seu salário, ao invés de aumentar o seu padrão de vida, trocando de carro ou trocando de casa, aumente a quantidade de dinheiro que você destina para os seus investimentos como o mercado financeiro.

Com isso, cada vez mais você vai ter mais dinheiro trabalhando pra você e gerando mais dinheiro. Entendendo essa relação de ativo e passivo, já comece a pensar sobre quantos ativos e quantos passivos você tem hoje. Então quando o seu salário aumentar, ao invés de você aumentar os seus passivos, você passa a aumentar os seus investimentos. Assim, cada vez você vai gerando mais dinheiro, para ter aquela desejada renda passiva, até o ponto em que essa renda cubra de fato as despesas que você tenha com os seus passivos.

 

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos. Fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Ela faz parte da plataforma BTG Digital, onde você pode adquirir a carteira recomendada e muitos outros produtos, além de um plano de investimentos de longo prazo. O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira. 

 

 

As informações acima contidas não podem ser consideradas como única fonte de informações no processo decisório do investidor, que, antes de tomar qualquer decisão, deverá realizar uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos, face aos seus objetivos pessoais e ao seu perfil de risco (“Suitability”). RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. Assim, não é possível prever o desempenho futuro de um investimento a partir da variação de seu valor de mercado no passado. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO –FGC. É recomendada a leitura cuidadosa do Formulário de Informações Complementares e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *