O livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, traz uma ótima definição sobre ativo e passivo. Basicamente, segundo o autor, ativo é o que gera ganhos e traz dinheiro para o nosso bolso e passivo é o que gera despesas e, portanto, tira dinheiro do nosso bolso.
Um tipo de passivo – que os brasileiros amam – é, por exemplo, o automóvel. Geralmente dão muita despesa, a menos que você use para gerar dinheiro para você. A casa própria é outro exemplo, porque, se você mora nessa casa, tem que arcar com os custos desse imóvel, e se ela não está colocando dinheiro no seu bolso, também é um passivo.
Então, nessa lógica de ativo e passivo, quanto mais ativo você tiver, mais dinheiro você vai ter, produzindo uma renda passiva. Ou seja, vai ter dinheiro entrando no seu bolso. Independentemente de você estar trabalhando, dormindo ou viajando, o dinheiro vai estar lá, trabalhando para você, se ele estiver, por exemplo, investido em ativos financeiros.
Ativos financeiros são os produtos disponíveis no mercado financeiro de capitais para serem negociados. Como, por exemplo, os títulos públicos – Tesouro Selic, Tesouro IPCA, Tesouro Pré –, títulos de crédito privado – CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, entre outros – ações, fundos imobiliários e etc. Mas antes de você sair por aí escolhendo aleatoriamente o seu ativo financeiro, tenha calma. Entenda o seu perfil de investidor, e tenha clareza dos seus objetivos para entender o que você quer realizar com esse dinheiro que está investindo.
É para curto, médio ou longo prazo?
É importante que você entenda a fase da vida em que você está para que você possa escolher o investimento mais adequado para você. Quando você entende que quanto mais ativos você tiver, mais dinheiro você vai ter entrando na sua conta, vai perceber que tudo é questão de planejamento. Por exemplo, quando você tiver um aumento do seu salário, ao invés de aumentar o seu padrão de vida, trocando de carro ou trocando de casa, aumente a quantidade de dinheiro que você destina para os seus investimentos como o mercado financeiro.
Com isso, cada vez mais você vai ter mais dinheiro trabalhando pra você e gerando mais dinheiro. Entendendo essa relação de ativo e passivo, já comece a pensar sobre quantos ativos e quantos passivos você tem hoje. Então quando o seu salário aumentar, ao invés de você aumentar os seus passivos, você passa a aumentar os seus investimentos. Assim, cada vez você vai gerando mais dinheiro, para ter aquela desejada renda passiva, até o ponto em que essa renda cubra de fato as despesas que você tenha com os seus passivos.
Assista, na íntegra, o vídeo de Mirna Borges , no canal do BTG Digital
Disclaimer
O conteúdo acima exposto possui finalidade meramente informativa / educativa, desta forma não deve ser compreendido como oferta ou recomendação de serviços ou produtos.