julho 6, 2020

Entenda a diferença entre ETFs e fundos de ações

by Atlas Invest in Produtos

ETF ou fundo de ações? Quando há uma dúvida sobre qual dos produtos investir, é importante entender que, ao falar de ETF – Exchange-Traded Fund – estamos também falando de um fundo de ações. A diferença entre um e outro está no tipo de gestão.

No vídeo abaixo, Gustavo Cerbasi nos explica a diferença entre essas duas formas de aplicação financeira.

 

O ETF é um fundo de índice: um fundo que espelha o comportamento, por exemplo, do índice Bovespa, das empresas públicas, o comportamento dos bancos e etc. Pode-se montar um índice que represente um setor específico; e aí, havendo interesse do mercado, um ETF é lançado e o investidor terá como investir em várias empresas desse mercado ao mesmo tempo. Só que vai investir sempre de forma passiva, espelhando o comportamento de um índice. 

Um índice é uma forma de representar o volume negociado, de cada empresa, naquele mercado. Se falarmos do índice Bovespa, teremos nesse índice as empresas que representam por volta de 80% do volume diário de negócios na Bolsa de Valores de São Paulo. O índice é montado, revisado e publicado a cada três meses pela B3, e você tem como saber quais são as empresas que fazem parte desse índice.

Para um gestor administrar um fundo de índice ou um ETF ele precisa ter uma equipe que se encarregue de comprar as ações na mesma proporção que representa aquele índice. Por isso a informação é muito mais clara – você tem como saber a composição do índice – e o custo de administração desse índice é muito mais simples (normalmente abaixo de 1% ao ano).

Quando se fala do fundo de ações, estamos falando de uma estratégia ativa. O gestor de um fundo de ações vai selecionar as ações em que ele acredita – de acordo com as perspectivas que ele tem da economia, do mercado e do sucesso que essas empresas terão naquele mercado.

Normalmente o sucesso de um fundo de ações depende do sucesso de uma boa área de pesquisa ou research. Essa equipe custa caro e as taxas de administração desses fundos costumam ser mais elevadas. Você paga mais caro na expectativa de ter resultados diferenciados da média do mercado.

 

Qual a melhor estratégia pra você?

Se você está começando se tem pouco dinheiro para investir, normalmente um fundo de índice será um caminho interessante, porque, com um único movimento, você diversifica seu investimento num número grande de empresas, através do investimento no home broker. À medida que você tenha recursos maiores, você terá acesso a fundos mais interessantes e diferenciados.

O investimento no fundo de ações normalmente é feito através das plataformas de investimentos, não necessariamente através do home broker. Com um valor na sua conta, você escolhe o fundo, seleciona aquele valor e não tem negociação com outro investidor. Você está comprando cotas do fundo. Com o ETF, são cotas disponibilizadas no mercado e você compra e vende no home broker.

Então, para as pessoas que estão querendo entender um pouco mais sobre o funcionamento do home broker, e evitar os custos significativos da negociação de várias ações, o ETF é um bom caminho. Para as pessoas que têm menos tempo, que não acompanham o mercado e querem ter uma diversificação na sua carteira, incluindo ações, mas sem a necessidade de comprar individualmente, o fundo de ações é mais interessante.

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos, fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Ela faz parte da plataforma BTG Digital, onde podem ser encontrados os produtos para a sua aplicação em ETFs, um fundo de ações ou quaisquer outros produtos financeiros adequados para a formação da sua carteira, além de um plano de investimentos de longo prazo.

O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *