julho 17, 2020

#6 Como montar uma carteira de ações

by Atlas Invest in Atlas Invest, Produtos

Nesse último capítulo, vamos falar da estratégia final para investir em ações.

 

O primeiro ponto de uma estratégia para você ter uma carteira de investimentos saudável é utilizar a mais antiga das técnicas: a diversificação.

Você pode ter a certeza de que investir num único papel vale muito a pena: porque fez uma série de pesquisas, análises e viu que uma determinada empresa tem um potencial de valorização muito elevado, independentemente de ser grande ou pequena. E tem muita vontade de investir nela.

O problema é que todas as análises são baseadas num cenário que se mostra o mais provável de acontecer nos próximos meses. Mas e se esse cenário não acontecer? E se acontecer um cenário reverso? Você pode ter perdas muito grandes e inesperadas. E mesmo que ações seja um investimento de longo prazo, nenhum dinheiro deve se perder nesse caminho. Você não deve brincar com o seu dinheiro. Melhor doá-lo do que perdê-lo. Dinheiro investido em ações é dinheiro para ter lucros, e não perdas. E existem boas  estratégias para se precaver contra perdas.

A diversificação leva em consideração que empresas saudáveis vão crescer ao longo do tempo. E se você tem alguns papéis – de seis a dez é considerado uma quantidade viável para conseguir acompanhar – e distribui esses investimentos, no caso de errar em duas ou três escolhas, você tem, então, sete ou oito que podem superar esses erros e lhe trazer um resultado mais consistente.

Outro ponto importante é não só investir em diferentes mercados – bancos, mineradoras, exportadoras, etc. – mas, também, diversificar dentro do próprio nicho de mercado (mais de um banco, mais de uma mineradora, mais de uma exportadora). Quando uma análise diz que uma empresa deve se beneficiar muito de um determinado cenário, pode ser que sua concorrente se beneficie ainda mais. Para não ter perdas, é bom considerar uma análise mais apurada, também sobre a concorrência. Um pouco de cada um dos concorrentes na sua carteira lhe dá uma diversificação e, automaticamente, uma certa blindagem contra perdas.

Mudança de ventos

Outro aspecto de uma boa carteira é ter elementos contra uma oscilação muito brusca. Se você tem a sensação de que o mercado está criando um movimento de possível perda, pode contratar uma proteção dessa carteira, pagando um pequeno valor por uma opção de venda dessas ações – o que se chama de “operar vendido”. Isso faz com que você ganhe mesmo na perda. Seu próprio assessor de investimentos pode lhe orientar a montar uma operação nesse sentido.

Uma última forma de se proteger no mercado é: se você teve ganhos num certo período e tem medo de perder aquilo que já ganhou, aumente a frequência de acompanhamento do mercado. Você pode participar das assembleias de acionistas, mesmo sem tomar decisões que só os grandes acionistas têm direito. Vai poder conhecer os gestores, os grandes acionistas da empresa, e ter informações divulgadas em primeira mão, que permitem ver o desenvolvimento da administração do negócio e conhecer a rotina da empresa em que você investe.

 

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos. Fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Ela faz parte da plataforma BTG Digital, onde podem ser encontrados os produtos financeiros adequados para a formação da sua carteira, além de um plano de investimentos de longo prazo. O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *