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Varejo

GMAT3

Grupo Mateus

12/11/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$13,00

Resumo

O Grupo Mateus é o maior varejista de alimentos do Brasil com capital 100% nacional. Atuam em supermercados, atacado, eletrodomésticos, móveis, padaria, fatiamento e porcionamento. Eles estão presentes nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.

Tese de Investimento

Resultado do 3T21

Crescimento resiliente, apesar da base comparativa mais difícil

O Grupo Mateus anunciou os números resilientes do 3T21 em meio a uma perspectiva top down mais desafiadora. Seguindo sua estratégia de expansão, a empresa inaugurou 8 novas lojas no trimestre (4 no Piauí, 3 no Pará e 1 no Ceará), totalizando 45 nos últimos 12 meses. Segundo a empresa, suas lojas inauguradas desde o 4T20 estão com desempenho melhor do que as lojas maduras e já respondem por 21% da receita bruta. Mesmo com a menor cobertura do auxílio de emergência a/a e uma base de comparação difícil (+24% de SSS no 3T20), o crescimento de SSS (vendas nas mesmas lojas) foi de 1,5% no 3T21 e 4,7% nos 9M21, comprovando a resiliência das operações do GMAT. A receita líquida foi de R$ 4,9 bilhões (3% abaixo de nossa estimativa), um aumento de 24% a/a. Analisando por canais, a receita de varejo foi de R$ 1,4 bilhão, + 41% a/a, com crescimento de SSS de 4% a/a e correspondendo a 29% da receita total. Por sua vez, o segmento atacarejo aumentou as vendas em 23% a/a (-1% de SSS a/a) para R$ 2,4 bilhões, representando 49% das vendas totais. Já para móveis e eletrônicos, o formato atingiu R$ 264 milhões, + 5% a/a. Por fim, o atacado (Armazém Mateus) atingiu R$ 804 milhões, alta de 10% a/a.

Margem EBITDA pressionada pela expansão e mix de formatos

O lucro bruto foi de R$ 1 bilhão (1,6% abaixo de nossa projeção), levando a uma margem bruta de 23,9% (20 bps acima de nossa estimativa e 30 bps abaixo a/a), impactada por mix de produtos e canais de vendas, com a recuperação do atacado e abertura de 10 lojas de atacarejo nos últimos 12 meses. As despesas vendas, gerais e administrativas foram de R$ 744 milhões, alta de 31% a/a e representando 17,1% da receita líquida, alta de 70 bps a/a e 20 bps abaixo de nossa projeção, dadas as inaugurações de lojas no período, juntamente com as pressões inflacionárias e despesas adicionais relacionadas ao expansão para novas regiões. O EBITDA ajustado (excluindo impactos do IFRS16 e R$ 40 milhões em ajustes não recorrentes de ICMS) foi de R$ 350 milhões (+ 7,8% a/a e 4% acima de nossa expectativa), levando a uma margem EBITDA ajustada de 8,0% (50 bps acima de nossa projeção). Por fim, o lucro líquido foi de R$ 213 milhões (estimávamos R$ 281 milhões).

Expertise local + escala + perspectivas de crescimento atraentes a longo prazo = Compra

Apesar do crescimento da receita ligeiramente abaixo de nossas estimativas, o terceiro trimestre ainda mostrou a resiliência do modelo de negócios do GMAT. Vemos o conhecimento local e a escala da empresa como barreiras de entrada importantes nos mercados em que opera, enquanto suas perspectivas de crescimento de longo prazo parecem sólidas (28% de CAGR de lucro líquido até 2025) graças ao seu plano de expansão agressivo. Sendo assim, negociando a 12,5x P/L 2022E, reiteramos nossa classificação de Compra.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 10,5% e g de 2,0%, em dólares nominais.

–

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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Histórico

29/09/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$13,00

Tese de Investimento

Estratégia de expansão; Ajustando as estimativas

Abordando a regionalidade e as oportunidades de expansão para o Grupo Mateus

Na semana passada, realizamos uma videoconferência com alta administração do Grupo Mateus (CEO Ilson Mateus e Diretor de Expansão Sandro Oliveira), durante o qual reforçaram sua estratégia de crescimento para os próximos anos, envolvendo expansão fora de seus principais mercados (Maranhão e Pará) para outros estados no Nordeste do Brasil. Nos últimos anos, argumentamos que alguns players regionais no setor varejista de alimentos brasileiro tiveram histórias de crescimento de sucesso, ajudados pelo aumento da escala (e poder de barganha com a indústria), boas localizações de lojas, forte reconhecimento da marca e execução decente. Até certo ponto, isso tornou a vida dos players nacionais muito mais difícil (olhando a receita e a margem). É precisamente o caso do Grupo Mateus, que alia a regionalidade a uma escala muito maior do que a maioria dos concorrentes. Aproveitamos, assim, para atualizar nossas estimativas, atingindo um novo preço-alvo de R$ 13/ação para o final de 2022 (vs. R$ 11/ação anteriormente).

Expandindo sua presença no Norte e Nordeste

Em termos de expansão para fora dos estados-núcleo, a empresa mencionou que deve abrir pelo menos 5 lojas nesta nova “fronteira” (estados de Pernambuco, Bahia e Ceará) até o 1S22, principalmente no formato atacarejo, que aproveita uma combinação de ampla variedade, preços competitivos, logística eficiente (já que o GMAT já tem operações de distribuição em algumas dessas regiões) e serviços nas lojas – perseguindo uma TIR de ~20% para essas unidades. Em nosso relatório de início de cobertura do ano passado, apresentamos uma análise demográfica da capacidade da empresa para abrir lojas no Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia e Tocantins. Agora estendemos essa análise a todos os estados do Nordeste, resultando no potencial de expansão do Grupo Mateus para 168 novas cidades (estava presente em 43 cidades em setembro de 2021). Usamos cidades com mais de 50 mil habitantes para a bandeira Camiño (lojas de bairro) e aquelas com mais de 100 mil habitantes para atacarejo e supermercados. E embora não descartemos futuras fusões e aquisições, o foco continua sendo a expansão orgânica.

Novo preço-alvo de R$ 13/ação para o final de 2022, sob um CAGR de LPA de 38%

Embora a redução do auxílio de emergência e a desaceleração da inflação dos alimentos para algumas categorias tenham pressionado os resultados nos últimos meses, o Grupo Mateus conseguiu apresentar um desempenho resiliente até ao momento este ano. Usando um modelo DCF, alcançamos um preço-alvo de R$ 13 para o final de 2022 (vs. R$ 11 antes). Aumentamos nossas estimativas de receita e EBITDA em 29% e 18%, respectivamente, para os próximos 4 anos (com um CAGR de receita de 29% até 2025), enquanto esperamos um crescimento de lucro líquido de 38%/ano (vs. 28% antes), principalmente devido à maior expansão da área de vendas (com inaugurações em novos estados). Em resumo, o conhecimento local e a escala da empresa são barreiras de entrada importantes nos mercados onde atua, bem como uma vantagem nos novos estados para os quais deve se expandir. Enquanto isso, seu valuation com desconto (o GMAT3 é negociado a 12x P/L 2022 vs. 22x como a mediana para varejistas) também justifica nosso rating de Compra.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 10,5% e g de 2,0%, em dólares nominais.

–

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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13/08/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$11,00

Tese de Investimento

Resultado do 2T21  

A receita líquida continua forte, a receita líquida aumentou 29% a/a e 11% t/t

O Grupo Mateus anunciou sólidos números do 2T21, ancorado em sua estratégia de expansão, com 12 novas lojas no trimestre (45 nos últimos 12 meses, sendo 23 no Maranhão, 15 no Pará, 6 no Piauí e sua primeira localizada no Ceará), e lojas inauguradas desde o 3T20 com desempenho melhor do que lojas maduras e responsável por 20% da receita bruta. Mesmo com a menor cobertura do auxílio emergencial a/a e uma base de comparação difícil (24% SSS no 2T20), o crescimento SSS foi de 2% no 2T21 e de 5,5% no 1S21, comprovando a resiliência das operações da GMAT. A receita líquida ficou em R$ 4,2 bilhões (em linha conosco), um aumento de 29% a/a. Separando os canais, o segmento de varejo registrou R$ 1,2 bilhão, + 40% a/a, com crescimento de SSS de 6% a/a e correspondendo a 29% da receita total. Por sua vez, o segmento atacarejo cresceu 29% a/a, totalizando R$ 2 bilhões e representando 48% das vendas totais. Já para móveis e eletrônicos, o formato atingiu R$ 243 milhões, + 56% a/a. Por fim, o atacado (Armazém Mateus) atingiu R$ 741 milhões, queda de 6% a/a.

Margem bruta pressionada pela estratégia da empresa

O lucro bruto foi de R$ 863 milhões (em linha conosco), com uma margem bruta pressionada de 23,2% (80 bps abaixo de nossa projeção e queda a/a) dado: (i) efeito do mix de produtos e canais de vendas (maior penetração de atacarejo) e (ii) a inflação dos alimentos não sendo integralmente repassada aos clientes por meio de aumentos de preços. Despesas de vendas, gerais e administrativas foram de R$ 659 milhões, alta de 42% a/a e 17,7% da receita líquida, bps maior a/a e 80 a/a acima de nossa projeção, dadas as despesas com frete e combustível como resultado do transporte de mercadorias do CD alugado em Belém para seu unidade própria em Santa Izabel. Além disso, houve despesas relacionadas à dispensa de funcionários do CD alugado e à contratação dos diretores responsáveis pela expansão para os novos estados. O EBITDA ajustado foi de R$ 255 milhões (+ 8% a/a), levando a uma margem EBITDA ajustada de 6,8% (140 bps abaixo de nossa expectativa). Por fim, o lucro líquido foi de R$ 191 milhões (projetávamos R$ 194 milhões) devido a resultados financeiros melhores do que o esperado, que cresceram 67,5% a/a, enquanto as despesas financeiras caíram 14%.

Tese local + escala + perspectivas de crescimento atraentes a longo prazo = Compra

O 2T21 trouxe fortes números de receita e margens um pouco abaixo de nossas estimativas, mas ainda mostrando a resiliência do modelo de negócios da empresa. Vemos o conhecimento local e a escala do Grupo Mateus como barreiras de entrada importantes nos mercados em que opera, enquanto suas perspectivas de crescimento de longo prazo parecem sólidas (CAGR de 28% de lucro líquido até 2025) graças ao seu plano de expansão agressivo. Com empresa está negociando a 14x P/L 2021E, reiteramos nossa classificação de Compra.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 8,6% e g de 4,0%, em dólares nominais.

–

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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19/04/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$11,00

Tese de Investimento

Em busca de valor

Fluxo intenso de notícias para um setor resiliente – Analisando o momentum do varejo de alimentos

Nos últimos anos, temos acompanhado de perto a dinâmica do varejo alimentar no Brasil, que tradicionalmente se baseia em ciclos de aumento de volumes e queda de preços, ou vice-versa, levando a margens pressionadas e crescimento moderado. Mas com o aumento do Coronavoucher no ano passado, havia um cenário raro de preços e volumes mais altos, beneficiando todo o setor. Embora esperemos alguma desaceleração neste ano, o momentum ainda parece forte e pode ajudar as ações de varejo de alimentos a apresentarem um bom desempenho, especialmente no 1S21. Enquanto isso, o fluxo de notícias também tem sido bastante intenso nos últimos seis meses: IPO do Grupo Mateus, cisão da CBD e fusão entre Carrefour e Grupo Big. Assim, além de um Raio-X detalhado do setor, disponibilizamos a atualização dos números do Carrefour e do Grupo Mateus, restabelecendo a cobertura do GPA e do Assaí (nossa Top Pick do setor).

O fortalecimento dos players regionais, mas ainda com espaço para as operadoras nacionais

A maioria dos segmentos de varejo é difícil de gerenciar, mas o varejo de alimentos pode ser especialmente difícil. Quase tudo é complexo, como o enorme número de fornecedores, muitos dos quais com forte valor de marca e poder de barganha (o que basicamente justificou múltiplos mais baixos e um mercado de M&A mais lento do que outros segmentos de varejo). É também o único segmento de varejo no Brasil onde as empresas de controle estrangeiro são as principais líderes de mercado (Carrefour, GPA, Assaí e Grupo Big), com uma participação de mercado combinada de 37%. Mas na maioria dos 27 estados do Brasil, há pelo menos um forte player regional que alavanca a grande execução para fornecer forte competição para as redes maiores. Embora não excluamos players nacionais que buscam expandir sua presença nos mercados regionais, apesar da competição mais forte, ainda há baixa penetração de varejistas de alimentos por habitante em muitas regiões do Brasil, deixando muito espaço para crescimento para empresas bem capitalizadas. No caso do atacarejo, ainda são 16 cidades com mais de 300 mil habitantes sem Atacadão e 28 sem loja Assaí. Enquanto isso, ainda existem 123 cidades entre 100 mil – 300mil habitantes sem GPA ou lojas Carrefour.

Um setor mais digital pode levar a um re-rating, mas não será sem seus desafios

Em nossa opinião, um potencial re-rating do setor dependerá essencialmente de dois fatores: (i) crescimento consistente nos próximos anos; e (ii) exposição ao digital na tentativa de capturar a tendência de crescimento secular do e-commerce. Neste último, vimos recentemente tanto players tradicionais quanto plataformas de e-commerce investindo na categoria CPG, como a aquisição do Supermercado Now pela B2W em 2020, ou as recentes movimentações da VipCommerce e da ToNoLucro pela Magazine Luiza. Embora vejamos uma tendência irreversível de investimentos no segmento de alimentos por parte dos players brasileiros de e-commerce, esperamos que apenas aqueles com escala e execução omnichannel prevaleçam (mas eventualmente com margens menores). Mas, além disso, parece que os altos custos de logística limitarão o desenvolvimento do varejo de alimentos on-line a um nível regional (que inclui parcerias entre plataformas de mercado e cadeias de supermercados regionais) em vez de nacional, eventualmente levando a pressões de margem nos próximos anos .

Cenário mais positivo no curto prazo, com o Assaí como nossa Top Pick

Embora as perspectivas de curto prazo para os varejistas de alimentos ainda pareçam promissoras, com alta da inflação em algumas categorias de alimentos (sustentando nosso rating de Compra sobre as ações), vale ressaltar que a alta competição, margens apertadas e eventual desaceleração da tendência inflacionária fazem o segmento menos atraente do que outros segmentos de varejo no longo prazo (como e-commerce ou vestuário). No entanto, considerando o cenário inflacionário e o espaço para as empresas expandirem suas distribuições geográficas, nossa Top Pick para o curto prazo é o Assaí, que combina um histórico sólido, lucratividade decente, um bom valuation (18x P/L 2021) e maior produtividade na suas lojas. Enquanto isso, considerando o potencial de valorização vindo da fusão do Carrefour com o Grupo Big, que deve expandir seu alcance e reduzir quaisquer lacunas de produtividade e margem, nós o classificamos como nossa Top Pick no longo prazo.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 8,6% e g de 4,0%, em dólares nominais.

–

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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25/03/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$11,00

Tese de Investimento

Resultado do 4T20

Resultado sólido; Receita cresceu 56% a/a

Conforme esperado, o Grupo Mateus reportou bons resultados no 4T20, impulsionado por uma perspectiva top-down favorável (maior inflação de alimentos + auxílio emergencial do governo + maiores gastos com alimentação em casa) e por 14 inaugurações de lojas no período (5 no Maranhão, 7 no Pará e 2 no Piauí) e 39 nos últimos 12 meses. Como resultado, o SSS (vendas nas mesmas lojas) consolidado cresceu 21,3%, enquanto a receita líquida ficou em R$ 4,3 bilhões, um aumento de 56% a/a e 3% acima de nossa projeção. Todos os formatos de lojas tiveram forte desempenho, mas o atacarejo (49% das vendas totais) foi o principal destaque, com vendas e o SSS crescendo 78% a/a e 20% a/a, respectivamente, enquanto na operação de atacado (Armazém Mateus) a receita cresceu 24% a/a. Em sua divisão de varejo (super / hipermercados e lojas de bairro), o Grupo Mateus registrou vendas de R$ 1,2 bilhão, um aumento de 45% a/a, enquanto o formato Eletro registrou um crescimento de vendas de 60% a/a.

A receita sólida levou à alavancagem operacional; O EBITDA ajustado aumentou 77% a/a

O lucro bruto atingiu R$ 854 milhões, com margem bruta de 23,5%, aumento de 130 bps e 10 bps abaixo de nossa projeção, com um ambiente menos promocional mais do que compensando a maior participação das lojas atacarejo (margens menores que a divisão de varejo) nas vendas totais. As despesas de vendas, gerais e administrativas foram de R$ 601 milhões, aumento de 20 bps como % da receita, devido a maiores despesas com aluguel (novos CDs e depósitos), frete e marketing no período, enquanto o EBITDA ajustado (excluindo R$ 48 milhões em despesas relacionadas ao IPO) foi de R$ 289 milhões, aumento de 77% a/a (estimávamos R$ 280 milhões), com margem EBITDA ajustada de 7,9%, aumento de 100 bps a/a e 10 bps abaixo de nossa expectativa. Por sua vez, o lucro líquido atingiu R$ 193 milhões (vs. R$ 39 milhões no 4T19 e nossa projeção de R$ 181 milhões). O Grupo Mateus reportou uma deterioração de 6 dias em seu ciclo de conversão de caixa (vs. 4T19), com maiores níveis de estoque (devido ao seu plano de expansão) e menores vendas em dinheiro, enquanto a empresa registrou capex de R$ 222 milhões (aumento de 132% a/a).

Negócio resiliente + perspectivas de forte crescimento = Compra

Embora esperados, os números do 4T20 foram fortes e devem ser bem recebidos pelo mercado (considerando também que o GMAT3 caiu 19% desde seu IPO em outubro). Apesar de reconhecer que o auxílio governamental esperado mais baixo e a queda da inflação dos alimentos podem pressionar o desempenho dos varejistas de alimentos durante o ano, vemos o Grupo Mateus oferecendo uma combinação atraente de resiliência em meio à pandemia e fortes perspectivas de crescimento de longo prazo (28% de CAGR de lucro líquido até 2025) apoiado em seu plano de expansão agressivo, que ainda justifica o valuation premium em relação aos pares.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 8,6% e g de 4,0%, em dólares nominais.

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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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23/11/2020

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$11,00

Tese de Investimento

Iniciando nossa cobertura

Crescendo como uma empresa local, mas com tamanho nacional

Iniciamos nossa cobertura no Grupo Mateus, um atacadista e varejista nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com um rating de Compra e preço-alvo de R$ 11/ação, oferecendo um potencial de valorização de 29% na cotação atual e 23% de valorização considerando o preço do IPO (R$ 8,97). Nos últimos anos, argumentamos que no setor de varejo de alimentos no Brasil, alguns players regionais tiveram uma história de crescimento de sucesso, impulsionados pelo aumento de escala (e poder de barganha com a indústria), lojas bem localizadas, forte reconhecimento da marca e execução decente. Até certo ponto, isso tornou a vida dos players nacionais (e listados) muito mais difícil (impactando as receitas e margens). Este é precisamente o caso do Grupo Mateus, que combina um sabor regional, escala muito maior do que a maioria dos concorrentes (o grupo é o 4° varejista de alimentos no Brasil), um modelo de negócios multiformato, uma divisão de atacado, uma estrutura de distribuição/logística eficiente e muito espaço para abrir novas lojas (com perspectivas de crescimento superiores às de outros pares listados), apesar de permanecer como um grupo regional.

Nossa análise demográfica ainda mostra muito espaço para crescimento nas regiões Norte e Nordeste

Embora o Grupo Mateus tenha superado as outras empresas com atuação nacional, a verdadeira competição nos próximos anos vem de pares regionais, com muito menos escala (alguns deles são clientes da própria divisão de distribuição do Grupo Mateus). A empresa é um exemplo na prestação de serviço, e verticaliza serviços complementares (por exemplo, panificação e frios), levando a melhores margens e maior qualidade (uma vantagem competitiva em relação a outras redes regionais). Nossa análise demográfica mostra o potencial do Grupo Mateus em abrir lojas em 37 novas cidades, em estados onde a empresa já possui operações de varejo, e em 116 novas cidades se assumirmos os estados do Ceará, Bahia e Tocantins (onde só opera por meio do negócio de atacado). Em nossa análise, usamos cidades com mais de 50 mil habitantes para a bandeira Camíño (lojas de bairro) e mais de 100 mil para atacado e supermercados.

Ritmo deve desacelerar em 2021 após o Coronavoucher, mas a perspectiva de crescimento ainda é resiliente

A Covid-19 trouxe uma realidade diferente para o varejo de alimentos em comparação com os outros segmentos de varejo, com um cenário raro de alta da inflação nos alimentos e volumes maiores, também impulsionados pela receita adicional com o auxílio emergencial (Coronavoucher). De acordo com nossa análise, houve uma queda de R$ 160 bilhões no total de salários desde março, mas isso foi mais do que compensado pelos R$ 223 bilhões liberados via Coronavoucher (com o benefício chegando a 43% das famílias em setembro). E esse efeito foi ainda mais pronunciado nas regiões Norte e Nordeste. Embora o fim do auxílio emergencial deva desacelerar o setor, no caso do Grupo Mateus sinalizamos que a maturação das lojas inauguradas nos últimos anos, a resiliência do setor mesmo em tempos mais difíceis e o agressivo plano de expansão (principalmente com o Atacarejo e lojas de bairro) devem sustentar perspectivas de crescimento sólido (esperamos crescimento de receita de 24% em 2021 e CAGR de 21% até 2025).

Um negócio com alto crescimento no longo prazo e um curto prazo resiliente

Embora não possamos desprezar os riscos, como o fim do benefício fiscal para o negócio de atacado no Maranhão e uma potencial desaceleração da receita em 2021 após um ótimo desempenho neste ano (também auxiliado por um cenário macroeconômico mais favorável), o conhecimento local e a escala da empresa são uma barreira de entrada importante nos mercados em que opera. Apesar de um valuation premium em relação a outros varejistas de alimentos listados (GMAT3 é negociado a 20x P/L 2021 vs. 11x para Pão de Açúcar e 15x para Carrefour), a empresa se beneficia de uma operação bem-sucedida de atacado e divisão de B&M, oferecendo perspectivas de crescimento acima dos seus pares (28% de CAGR de lucro líquido até 2025), justificando nosso rating de Compra.

Declaração de Risco

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – O Grupo Mateus está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação

Metodologia de Valuation

Mateus Supermercados S.A [BRGMAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um custo de capital próprio de 8,6% e g de 4,0%, em dólares nominais.

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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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Regulamentação

Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.

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ATLAS INVEST AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS, inscrita sob o CNPJ nº 10.238.123/0001-19 é uma empresa de assessoria de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 178. Atuando no mercado financeiro como preposto do Banco BTG Pactual S/A, o que pode ser verificado através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/certificacao-e-credenciamento/) ou através do site do próprio Banco BTG Pactual S/A (https://www.sejabtg.com/seja-btg). O Banco BTG Pactual S/A é instituição financeira integrante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, atuando como intermediário das operações de seus clientes.

Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria.

Especificamente quanto a atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722-0048. Para acessar nossa lista de sócios clique aqui: https://www.sejabtg.com/escritorios.

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Seg a Sex, exceto feriados.
ouvidoria@btgpactualdigital.com

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