11/05/2021
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Preço alvo: R$64,00
A Telefônica Brasil é a maior e integrada operadora de telecomunicações no Brasil com mais de 100 milhões de clientes, distribuídos entre voz fixa (local e longa distância), dados, transmissão (incluindo banda larga) e serviços de televisão por assinatura.
Com uma estratégia centrada em dados, a Companhia possui uma base de ativos única e irreplicável, que na operação móvel conta com frequências de espectro relevantes, como as de 700MHz, 1.800MHz e 2.500MHz, que contribuem para a cobertura de mais de 85% da população com rede 4G e presença em mais de 2.700 cidades, além do lançamento acelerado de cidades com a rede 4G+.
Resultado do 1T21
As receitas e o EBITDA ficaram em linha com as estimativas
Os resultados da Vivo no 1T21 vieram em linha com nossas projeções e do consenso. A receita de serviço de R$ 10,2 bilhões (-0,4% a/a) ficou um pouco acima de nós (e em linha com o consenso). As receitas de FTTH e pré-pago foram os destaques do trimestre (+62% a/a e +4%, respectivamente), enquanto as receitas provenientes do negócio de legado (voz, xDSL e TV paga DTH) caíram acentuadamente (-24% a/a). O EBITDA de R$ 4,5 bilhões ficou em linha com nossa expectativa e um pouco abaixo da média – o EBITDA cresceu 0,5% a/a. A margem EBITDA de 41,1% veio quase em linha a/a e foi pressionada pelo aumento de 11% a/a nas vendas de aparelhos no trimestre.
As receitas do serviço móvel ficaram estáveis a/a; Bons números em pré-pago, mas fracos no pós-pago
A Vivo conseguiu manter a boa tendência observada nos últimos trimestres e reportou mais uma vez um bom crescimento da receita de pré-pagos (+ 4% a/a). As receitas de pós-pagos, por outro lado, que representam 81% do MSR (receita de serviços móveis) da Vivo, puxaram os resultados para baixo, caindo 0,6% a/a no trimestre (cresceu 0,9% a/a no 4T20). O ARPU (receita média por usuário) de pós-pago e pré-pago caiu ~ 3% a/a no trimestre e as MSRs ficaram estáveis no ano (+ 0,2% a/a), em comparação com um crescimento de 2,1% a/a no 4T20.
Os excelentes resultados do FTTH levaram as receitas fixas ao seu melhor desempenho desde 2017
O forte crescimento do FTTH no trimestre desacelerou significativamente a queda geral da receita de telefonia fixa (queda de 1,4% a/a contra uma queda de 7,7% no 4T20) e levou os resultados de serviços fixos ao seu melhor desempenho desde 2017. Mais uma vez, os negócios de legado (banda larga e voz baseada em cobre e TV paga DTH) foram ruins, com as receitas caindo 24% a/a. Pelo lado positivo, o negócio de FTTH está crescendo (as receitas cresceram 61% a/a no trimestre), alcançando R$ 1 bilhão e apresentando o melhor crescimento a/a desde 2018 (quando era menos da metade do tamanho atual) . A Vivo adicionou ~600 mil novos HPs (atingindo 16,3 milhões) e conectou 368 mil clientes no trimestre (total de 3,7 milhões de clientes FTTH). FTTH/IPTV representou 36% da receita de telefonia fixa no 1T21 (vs. 24% no ano anterior), melhorando o mix de receita do negócio de telefonia fixa. As receitas de dados corporativos e TI aumentaram 9,5%, após cair no trimestre anterior.
Um vencedor do setor de longo prazo negociando com um valuation atraente
Além de um modelo de negócios resiliente, forte balanço patrimonial e geração de fluxo de caixa, a Vivo está negociando a valuations muito atraentes – 4,3x EV/EBITDA 2021E (vs. pares globais em 6x), pagando um dividend yield de 6,4%.
Faça download para conferir o relatório completo.
Telefonica Brasil S.A. [BRTLPP] (Primária) – Nossos preços-alvo para ações latino-americanas de tecnologia e telecomunicações são derivadas de DCF, baseadas em fluxo de caixa livre de longo prazo da empresa. Além da volatilidade do mercado de ações e notáveis riscos na América Latina (afetando moedas, inflação, potencial de mercado e habilidade de apagar), essas companhias em geral encaram riscos de regulação, competição e mudanças tecnológicas.
Metodologia de Valuation
Telefonica Brasil S.A. [BRTLPP] (Primária) – Nosso preço-alvo é baseado em uma metodologia de dois passos de fluxo de caixa descontados. Os fluxos de caixa são descontados em uma taxa WACC de 9,5% em termos de dólares americanos. Usamos uma taxa de crescimento de 2,5% em perpetuidade.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$64,00
Resultado 4T20
Boa expansão de margem, mas a receita ainda está abaixo do ano passado
Os resultados da Vivo no 4T20 vieram em linha com nossas estimativas, embora um pouco acima do consenso. A receita de serviços de R$ 10,4 bilhões (-1,6% a/a) ficou um pouco abaixo de nossa projeção (e em linha com o consenso). O EBITDA de R$ 4,9 bilhões ficou 1,0% acima do nosso número e quase 5% melhor que o consenso – o EBITDA cresceu 0,8% a/a. A margem EBITDA de 43,7% foi o principal destaque do trimestre, expandindo 106 bps a/a e superando as estimativas do BTG e do consenso em 91bps e 200bps, respectivamente. Com isso, a Vivo conseguiu reportar sua melhor margem trimestral em anos, uma grande conquista principalmente se considerarmos a atual conjuntura econômica.
MSR (receita de serviço móvel) aumentou 2,1% a/a, devido à forte performance no pré-pago
Após reportar um ótimo resultado no pré-pago no último trimestre, a Vivo conseguiu superar as expectativas novamente, reportando crescimento de 7,3% a/a na receita de pré-pagos, conseguindo aumentar sua base (+ 7,2% a/a) e o ARPU – receita média por usuário (+ 1,7% a/a) simultaneamente. As receitas de pós-pagos também aumentaram (+ 0,9% a/a), revertendo a queda observada no trimestre anterior. No geral, a receita de MSR cresceu 2,1% no trimestre, após declínio nos últimos dois trimestres. Se a economia se recuperar conforme o esperado, os resultados podem continuar melhorando.
O declínio da receita de linha fixa acelerou, mas o negócio de FTTH está crescendo
A queda nas receitas de telefonia fixa acelerou pelo quinto trimestre consecutivo (queda de 7,7% a/a). Novamente, os negócios legados foram os culpados, com banda larga baseada em cobre, TV paga DTH e receitas de voz caindo 36%, 46% e 18% a/a, respectivamente. As receitas de dados corporativos e TI também despencaram (-5% a/a), afetadas negativamente pela crise econômica. No lado positivo, o negócio de FTTH está crescendo (as receitas cresceram 53% a/a no trimestre), com a Vivo adicionando 1,1 milhão de novas HPs (atingindo 15,7 milhões) e conectando 248 mil clientes (um total de 3,4 milhões de clientes FTTH). FTTH e IPTV representaram 33% das receitas de telefonia fixa (contra 21% no ano anterior), melhorando significativamente o mix de receitas do negócio de telefonia fixa.
As negociações sobre a rede de fibra neutra da Vivo avançam rapidamente
A Vivo também forneceu mais informações sobre a sua rede de fibra neutra. A operadora conquistará cerca de 1,6 milhão de HPs (homes passed) de brownfield e já está em negociações avançadas com um grande investidor internacional. A Vivo, a T. Infra (divisão de infraestrutura da Telefonica) e o novo investidor serão acionistas da nova empresa. Anteriormente, a Telefônica anunciou a venda de 60% de sua operação de fibra chilena, com cerca de 2 milhões de HPs, para a KKR por US$ 1 bilhão (18x EV/EBITDA). Levando em consideração os múltiplos usados nas transações de fibra recentes, nos parece favorável à iniciativa da Vivo e pensamos que essa mudança pode desbloquear valor e, talvez mais importante, acelerar a implantação de fibra da empresa.
Um vencedor de longo prazo do setor negociando com um valuation atraente
Além de um modelo de negócios resiliente, forte balanço patrimonial e geração de fluxo de caixa, a Vivo está negociando a valuations muito atraentes – 4,3x EV/EBITDA 2021E (vs. pares globais em 6x), pagando um dividend yield de 6,2%.
Faça download para conferir o relatório completo.
Telefonica Brasil S.A. [BRTLPP] (Primária) – Nossos preços-alvo para ações latino-americanas de tecnologia e telecomunicações são derivadas de DCF, baseadas em fluxo de caixa livre de longo prazo da empresa. Além da volatilidade do mercado de ações e notáveis riscos na América Latina (afetando moedas, inflação, potencial de mercado e habilidade de apagar), essas companhias em geral encaram riscos de regulação, competição e mudanças tecnológicas.
Metodologia de Valuation
Telefonica Brasil S.A. [BRTLPP] (Primária) – Nosso preço-alvo é baseado em uma metodologia de dois passos de fluxo de caixa descontados. Os fluxos de caixa são descontados em uma taxa WACC de 9,5% em termos de dólares americanos. Usamos uma taxa de crescimento de 2,5% em perpetuidade.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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