11/11/2021
Compra
Preço alvo: R$21,00
Empresa de varejo de eletroeletrônicos e móveis do Brasil. Nas lojas Casas Bahia e Pontofrio, nos e-commerces e no Marketplace. Oferecem Soluções Financeiras e de Fullcommerce para empresas que querem usar as bases da empresa para alavancar seus negócios.
Resultado do 3T21
A Via revisitou a política de provisão trabalhista; impacto negativo de R$ 1 bilhão no 3T
Em conjunto com os resultados do trimestre, a Via Varejo anunciou mudanças significativas em suas provisões trabalhistas, impactando o resultado e o balanço patrimonial. De acordo com a empresa, no 3T21 houve um aumento de 32% no valor médio das contingências vs. períodos anteriores e um aumento de 82% no volume de contingências no 1S21. Dessa forma, a empresa decidiu rever sua política de provisionamento (referente a contingências trabalhistas), resultando em um aumento de R$ 1,2 bilhão nas provisões, agora totalizando R$ 2,5 bilhões. A empresa também mencionou que reconheceu créditos fiscais de R$ 258 milhões no período (que compensaram parcialmente o impacto) – levando a um impacto negativo de R$ 1 bilhão no EBITDA e no resultado do trimestre.
Segundo a Via, após o 3T21, o impacto esperado em seus resultados deve atingir R$ 100 milhões – R$ 200 milhões no 4T21, R$ 900 milhões – R$ 1 bilhão em 2022, R$ 500 milhões – R$ 600 milhões em 2023 e R$ 300 milhões – R$ 400 milhões de 2024 em diante. Enquanto isso, o impacto no caixa da empresa deve totalizar R$ 300 milhões – R$ 400 milhões no 4T21, R$ 1,5 bilhão – R$ 2 bilhões em 2022, R$ 600 milhões – R$ 700 milhões em 2023 e R$ 300 milhões – R$ 400 milhões a partir de 2024 . Por outro lado, a Via tem R$ 9,5 bilhões em créditos fiscais em seu balanço que espera utilizar para compensar o aumento das provisões trabalhistas (R$ 422 milhões ainda com previsão de monetização em 2021, R$ 1,8 bilhão em 2022, R$ 1,9 bilhão em 2023 e R$ 1,6 bilhão em 2024).
Olhando para os números do 3T: GMV total aumentou 6% a/a, com vendas brutas caindo 7% a/a
Os resultados do 3T21 mostraram um crescimento de 5,7% a/a no GMV total (vs. + 51% no 2T21 e + 27% no 1T21), 2% acima de nossa projeção, com o GMV online crescendo 33% a/a (4% acima de nossa estimativa), impulsionado pelo desempenho de sua operação 3P, que registrou um crescimento GMV de 133% a/a (com um take rate médio de 6%), com a empresa alcançando 108 mil vendedores (contra 72 mil no 2T21) e oferecendo 34 milhões de SKUs (contra 30 milhões no 2T21). A operação 1P cresceu 10% a/a, com vendas de WhatsApp atingindo R$ 1,9 bilhão no trimestre (representando 29% das vendas digitais). As vendas digitais cresceram 35% a/a para 60% do GMV total (contra 47% no 3T20). Como resultado, a receita bruta atingiu R$ 8,7 bilhões (-7% a/a), com a operação da B&M (lojas físicas) caindo 17% a/a e as vendas online crescendo 11% a/a, enquanto as vendas líquidas consolidadas caíram 6% a/a (5% abaixo de nossa expectativa).
EBITDA ajustado ficou 9% abaixo de nossa projeção; posição de caixa líquido caiu R$ 2,7 bilhões nos últimos 12 meses
Levando em consideração os ajustes por provisões trabalhistas no trimestre, o lucro bruto atingiu R$ 2,3 bilhões (queda de 1% a/a e 7% abaixo de nossa estimativa), com margem bruta de 31% (aumento de 150 bps a/a), pois a maior a participação das vendas online foi compensada por melhores acordos comerciais, benefícios fiscais (Difal) e pelo crescimento das receitas de serviços financeiros no período. Despesas de vendas, gerais e administrativas como % da receita líquida aumentaram 40bps a/a devido aos maiores investimentos no canal digital, enquanto o EBITDA ajustado foi de R$ 669 milhões, 7% maior a/a e 9% abaixo de nossa projeção, com expansão da margem EBITDA ajustada para 9,1% (crescendo 110 bps a/a). O lucro líquido ajustado (excluindo provisões trabalhistas) atingiu R$ 101 milhões (vs. R$ 100 milhões no 3T20 e R$ 135 milhões em nossas estimativas). A Via encerrou o 3T21 com R$ 1,6 bilhões em caixa (vs. R$ 2,3 bilhões no 2T21), R$ 5,1 bilhões em dívida bruta e R$ 4,2 bilhões em recebíveis de cartão de crédito, com caixa líquido caindo R$ 2,7 bi em relação ao 3T20 (para R$ 1,7 bilhões).
Após o terceiro trimestre, todos os olhos ficarão voltados para iniciativas de monetização de crédito para compensar contingências
Na frente operacional, apesar dos sinais qualitativos positivos (como o aumento no número de vendedores e SKUs na operação 3P), os resultados trimestrais mostraram as perspectivas de curto prazo mais difíceis para varejistas expostos a eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil após o impacto de pressões inflacionárias (e menor demanda por essas categorias), trazendo risco de queda para nossas estimativas (planejamos atualizar nossos números em breve).
Mas os resultados operacionais do terceiro trimestre devem ser eclipsados pelo fluxo de notícias sobre provisões no trimestre. Apesar das grandes melhorias da empresa nos últimos trimestres para monetizar seus créditos fiscais (que totalizam R$ 9,5 bilhões), que a Via diz que poderiam compensar os impactos negativos das maiores provisões, esperamos que a ação sofra no curto prazo.
Enquanto isso, um potencial re-rating de VIIA3 (que é negociada com desconto a 0,4x EV/GMV 2022, caindo 56% no acumulado do ano) dependerá não apenas da monetização dos créditos fiscais, mas também de uma recuperação sustentável no tráfego de pedestres em seu lojas, o desempenho de seu negócio de e-commerce, especialmente o progresso constante em novas categorias em sua divisão de marketplace e a evolução da monetização do GMV nos próximos trimestres.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,2% e g de 3,0%, em USD nominal).
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$21,00
Resultado do 2T21
GMV consolidado acelerou em relação aos trimestres anteriores, apesar da desaceleração online
Os resultados do 2T21 mostraram fortes sinais de recuperação na operação de B&M (varejo físico), levando a um crescimento consolidado do GMV de 51% a/a vs. 27% no 1T21, enquanto a operação de e-commerce, como esperado, desacelerou fortemente apesar dos sólidos resultados em seus negócios 3P (marketplace). O GMV online atingiu R$ 6,4 bilhões (alta de 20% a/a e em linha com nossa projeção), impulsionado pelo desempenho de sua operação 3P, que registrou um crescimento de GMV de 85% a/a, com a empresa alcançando 72 mil vendedores (vs. 26 mil no 1T21) oferecendo 30 milhões de SKUs (vs. 24 milhões no 1T21). A operação 1P desacelerou devido uma base comparativa mais difícil (GMV cresceu 7% a/a). As vendas digitais cresceram 36% a/a para 65% do GMV total (vs. 56% no 1T21), enquanto a empresa entregou 43% dos pedidos em 24 horas (65% em 48 horas). A operação de B&M (varejo físico) apresentou recuperação apesar de ter 57% das lojas com operações restritas em abril. Como resultado, as vendas líquidas consolidadas aumentaram 49% a/a (4% acima de nossa estimativa e 31% acima do 2T19).
Lucratividade ligeiramente melhor, impulsionada pela recuperação do varejo físico
O lucro bruto atingiu R$ 2,4 bilhões (aumento de 50% a/a e 4% acima de nossa expectativa), com margem bruta de 30,8% (aumento de 10 bps a/a e 10 bps acima de nossa projeção), já que a maior participação das vendas online foi compensada por melhores acordos comerciais e, principalmente, benefícios fiscais. Lembramos que no 2T20 o lucro bruto e o EBITDA foram ajustados (reduzidos) em R$ 241 milhões devido a um crédito tributário não recorrente (exclusão do ICMS da carga do PIS/Cofins). Juntamente com a ligeira expansão da margem bruta, as despesas de vendas, gerais e administrativas como % da receita líquida caíram 40bps a/a, impulsionadas pela alavancagem operacional, parcialmente compensada por maiores despesas de marketing, restrições de horário de trabalho em abril e internalização da equipe de tecnologia após as aquisições do banQi, Asap Log e I9XP. O EBITDA ajustado ficou em R$ 485 milhões, um aumento de 54% a/a e 14% abaixo de nossa estimativa, com a margem EBITDA ajustada expandindo para 6,2% (+ 20 bps a/a). O lucro líquido ajustado (sem incentivos fiscais) atingiu R$ 45 milhões (vs. prejuízo líquido de R$ 176 milhões no 2T20 e R$ 62 milhões em nossas estimativas).
Vemos um momentum mais forte à frente
Os resultados trimestrais corroboram a tendência geral de recuperação da VVAR (embora a empresa, como outros players de e-commerce, deva enfrentar uma base comparativa mais difícil nos próximos meses). Um potencial re-rating de VVAR3 (que é negociada com desconto a 0,5x EV/GMV 2021 e 25,7x P/L 2021, queda de 19% no acumulado do ano) dependerá não apenas de uma recuperação sustentável no tráfego de pedestres em suas lojas, mas também de o desempenho de seu negócio de e-commerce, especialmente o progresso contínuo em novas categorias em sua divisão de marketplace.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,2% e g de 3,0%, em USD nominal).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$21,00
Resultado do 1T21
Desempenho sólido da receita (e esperado), com GMV online crescendo 123% a/a
Apesar dos efeitos do fechamento de lojas no período, a Via Varejo apresentou sólido desempenho de receita no 1T21, com o e-commerce novamente como principal destaque. O GMV online atingiu R$ 5 bilhões (alta de 123% a/a e em linha conosco), impulsionado por outro forte desempenho de sua operação 1P, que registrou um crescimento de GMV de 123% a/a. Enquanto isso, a operação de marketplace também contribuiu (GMV aumentou 124% a/a), com a empresa alcançando 26 mil vendedores (contra 10 mil no 4T20), oferecendo 24 milhões de SKUs (contra 7 milhões no 4T20). A Via Varejo também mencionou que as vendas digitais atingiram 56% do GMV total no período (vs. 47% no 4T20), enquanto a empresa conseguiu entregar 42% dos pedidos em 24 horas (e 65% em 48 horas). Quanto à operação de B&M (varejo físico), o SSS (vendas nas mesmas lojas) caiu 9% a/a no trimestre, com as vendas líquidas crescendo 19% a/a (1% abaixo de nossa projeção). Como parte da estratégia de otimização do portfólio, a VVAR fechou 51 lojas e inaugurou 14 durante o 1T21, com o objetivo de abrir 120 lojas em 2021.
A margem bruta foi ajudada pelo benefício fiscal; EBITDA impactado por maiores despesas com TI e marketing
O lucro bruto atingiu R$ 2,3 bilhões (aumento de 22% a/a e em linha conosco), com uma margem bruta de 31,4% (aumento de 70 bps a/a e 50 bps acima de nossa projeção), já que a maior participação das vendas online foi compensada por melhores acordos comerciais e, principalmente, benefícios fiscais. O EBITDA ajustado ficou em R$ 584 milhões, queda de 6% a/a e 2% acima de nossa estimativa, com a margem EBITDA ajustada caindo para 7,7% (queda de 210 bps a/a). Apesar do ganho de margem bruta, a companhia sofreu três impactos nas despesas com vendas, gerais e administrativas (+ 260bps em % da receita líquida): (i) maiores investimentos em marketing (em função do crescimento expressivo do canal digital); (ii) desalavancagem operacional no período (com ~ 55% das lojas fechadas em março); e (ii) internalização da equipe de tecnologia após as aquisições do banQi, Asap Log e I9XP desde 2019. Resultado ajustado (excluindo incentivos fiscais) atingiu R$ 63 milhões (vs. R$ 13 milhões no 1T20 e R$ 85 milhões em nossas estimativas) .
Após o 1T21, um re-rating depende da consistência, apesar do valuation descontado
Os resultados trimestrais corroboram o bom momento da VVAR no início de 2021 (embora a empresa, como outros players de e-commerce, deva enfrentar uma base comparativa mais difícil a partir do 2T21). Assim, um potencial re-rating de VVAR3 (que é negociado a 0,5x EV/GMV 2021 e 26x P/L 2021, queda de 28% no acumulado do ano) dependerá de uma recuperação no tráfego de pedestres em suas lojas, bem como de novos avanços em novas categorias em sua divisão de marketplace ao longo do ano, o que poderia mitigar o risco de desaceleração nas vendas de e-commerce em segmentos essenciais como eletrônicos e eletrodomésticos.
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Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,2% e g de 3,0%, em USD nominal).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$21,00
Resultado do 4T20
Como esperado, os números de e-commerce foram fortes no 4T20, com GMV aumentando 106% a/a
A Via Varejo apresentou sólido desempenho de receita, com destaque para o e-commerce. O GMV online atingiu R$ 4,7 bilhões (alta de 106% a/a e 1% acima de nossa projeção), impulsionado por outro forte desempenho de sua operação 1P, que registrou um crescimento de GMV de 112% a/a. O GMV do Marketplace cresceu 84% a/a (22% das vendas online), com a empresa alcançando 10 mil vendedores no trimestre e 15 mil atualmente (vs. 8 mil no 3T20), oferecendo 7 milhões de SKUs (vs. 5 milhões no 3T20). A operação digital da Via Varejo também apresentou alguns KPIs interessantes, como: (i) 14 milhões de usuários ativos mensais (em dezembro); (ii) a iniciativa Me Chama no Zap (venda social) que representou 16% das vendas digitais e (iii) as vendas por mobile representaram mais de 70% do GMV online no período. Em relação à operação de B&M (varejo físico), o SSS cresceu 6,1% no trimestre (projetávamos 3%), com as vendas aumentando 6% a/a. Como parte de sua estratégia de otimização de portfólio, a VVAR fechou 32 lojas e abriu 20 locais durante o 4T20, com o objetivo de abrir 120 lojas em 2021. Como resultado, a receita líquida atingiu R$ 9,5 bilhões, um aumento de 25% a/a e em linha com nossas estimativas.
Margens afetadas pelo mix (vendas online maiores), ligeiramente acima de nossas expectativas
Como nos trimestres anteriores, os números da Via Varejo foram afetados por impactos não recorrentes que excluímos para preservar a comparabilidade: + R$ 447 milhões em créditos tributários e -R$ 271 milhões em provisões para contingências (que ficaram acima das expectativas). Também ajustamos os números para outras despesas e os resultados do BanQi (totalizando -R$ 48 milhões). Assim, o lucro bruto ajustado atingiu R$ 2,8 bilhões, com margem bruta de 29,2% (queda de 100 bps a/a, mas 60 bps acima de nossa projeção) devido a uma maior participação das vendas online. O EBITDA ajustado ficou em R$ 709 milhões, alta de 13% a/a e 7% acima de nossa estimativa, com a margem EBITDA ajustada caindo para 7,5% (queda de 70 bps a/a). O lucro líquido ajustado atingiu R$ 209 milhões (vs. R$ 78 milhões no 4T19). Já o CDC atingiu 25% das vendas de B&M (varejo físico) em 2020 (vs. 14% em 2019), com uma carteira de crédito de R$ 6 bilhões (R$ 2,3 bilhões via BanQi, que registrou 1 milhão de downloads e TPV de R$ 300 milhões no trimestre).
Resultado sólido, mas esperado; o que fazer com VVAR3 após a correção?
O resultado trimestral corrobora o bom momento da VVAR no final de 2020 (embora com provisões acima do esperado no período), sustentando assim nossa classificação de Compra para o nome. No entanto, um potencial re-rating de VVAR3 (que é negociada a 0,6x EV/GMV 2021 e 29x P/L 2021, queda de 26% no acumulado do ano) dependerá de uma recuperação no tráfego em suas lojas, bem como de um maior progresso em novas categorias em sua divisão de marketplace ao longo do ano, o que poderia mitigar o risco de desaceleração das vendas de e-commerce em segmentos essenciais como eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,2% e g de 3,0%, em USD nominal).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$21,00
Atualizando nossas estimativas
O momentum sólido de curto prazo nos leva a manter nossa classificação de Compra
Em maio, promovemos o upgrade da Via Varejo com base nos resultados acima do esperado no início da pandemia (desde então, a ação subiu 92%). Neste relatório, atualizamos nossos números para incorporar a melhor estrutura de capital após o follow-on de R$ 4,4 bilhões de junho e os fortes resultados esperados no curto prazo, especialmente na operação 1P, que apresenta riscos de alta em relação aos nossos números anteriores. Desde o ano passado, a VVAR vem divulgando iniciativas para dar a volta por cima em suas operações, visando inicialmente: (i) um melhor desempenho das lojas; (ii) mais capacidade online; (iii) melhor mix de produtos; (iv) maior penetração do CDC (crédito direto ao consumidor); (v) melhores níveis de estoque; (vi) maior eficiência de custos; e (vii) expansão online / offline. Embora ainda vejamos a Via Varejo como um trabalho em andamento, o forte aumento no tráfego nos últimos meses (um dos principais pilares para qualquer plataforma de e-commerce), aproveitando a migração mais rápida dos consumidores de offline para online e a crescente demanda por categorias mais discricionárias, parece promissor (também ajudado pelo Coronavoucher no Brasil). A liquidez (um problema no início da Covid-19) também está sob controle, permitindo mais investimentos na frente de capital de giro e em sua operação 3P.
Mais investimentos na plataforma digital
Após um sólido desempenho de sua operação online no 1S20, a VVAR reportou um conjunto decente de resultados no 3T, com a expansão do e-commerce e a alavancagem operacional como principais pontos positivos. O GMV online cresceu 219% a/a (embora com queda de 20% em relação ao 2T20), impulsionado por seu desempenho na operação de marketplace (GMV aumentou 83% a/a) e em 1P (GMV aumentou 294% a/a). A Via Varejo atingiu 8 mil vendedores (vs. 6 mil vendedores no 2T20) e 5 milhões de SKUs (vs. 4,2 milhões no 2T20), com as vendas no celular respondendo por 80% do GMV online (e com o aplicativo representando 27% do GMV de e-commerce). Além da AsapLog (empresa de logística de abrangência nacional, que se soma às 1.065 lojas e 27 CDs da empresa), a Via Varejo adquiriu recentemente a I9XP, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções de e-commerce para varejistas, com 17% de participação na Distrito, um polo de inovação e plataforma que apoia empresas em sua transformação digital. A VVAR também usa seus mais de 85 milhões de clientes para criar um ecossistema completo de dados para oferecer suporte a precificações, logística e marketing. Combinar mais tráfego e melhorias nos níveis de serviço será fundamental, uma vez que pretendem ganhar escala em sua plataforma 3P nos próximos trimestres, diversificando o número de categorias oferecidas.
Novo preço-alvo de R$ 21 (vs. R$ 13 anteriormente); 0,8x EV/GMV 2021 implica um grande desconto
Ajustamos nossas estimativas para incorporar melhor o estágio de desenvolvimento da empresa: uma operação de e-commerce em aceleração que ganhou um impulso mais forte em sua divisão 1P e oportunidades na divisão 3P com a integração de vendedores nos próximos trimestres. Embora não haja dúvidas de que o e-commerce irá desacelerar no próximo ano (= maior volatilidade das ações), vemos uma tendência de consolidação à nossa frente e uma baixa participação do e-commerce nas vendas de varejo, o que deve favorecer players maiores e mais capitalizados. Vemos a Via Varejo sendo negociada a 0,8x EV / GMV 2021, abaixo de seus pares, oferecendo um potencial de valorização para os investidores no curto prazo. Nossos números de vendas e EBITDA são 9% e 25% maiores que as estimativas anteriores, respectivamente, e usamos uma abordagem DCF trifásica, o que implica que a VVAR deve superar o mercado, atingindo um novo preço-alvo de R$ 21/ação.
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Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,4% e g de 2,5%, em USD nominal).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$13,00
Resultado do 3T20
Como esperado, forte desempenho no e-commerce, com recuperação gradual no B&M
Apesar do efeito negativo do fechamento de lojas durante a pandemia, a Via Varejo registrou um conjunto sólido de resultados no 3T, com a expansão do e-commerce e a alavancagem operacional como os principais destaques positivos. O GMV online cresceu 219% a/a (embora com queda de 20% vs. 2T20), impulsionado pelo desempenho na operação de marketplace (GMV aumentou 83% a/a) e em 1P (GMV aumentou 294% a/a). A Via Varejo alcançou 8 mil vendedores (vs. 6 mil vendedores no 2T20) e 5 milhões de SKUs (vs. 4,2 milhões no último trimestre), com as vendas pelo celular respondendo por 80% do GMV online (e com o app representando 27% do GMV de e-commerce). A Via Varejo tinha 80% das lojas abertas em julho e 100% em setembro. Como resultado, as vendas brutas da operação B&M cresceram 3,7% no trimestre, com SSS (vendas nas mesmas lojas) crescendo 4,3%, enquanto as vendas de e-commerce aumentaram 278% a/a, levando a um aumento de 41% nas vendas brutas consolidadas. A vendas líquidas atingiram R$ 7,8 bilhões (+ 37% a/a e 2% abaixo de nossa projeção).
A alavancagem operacional mais do que compensou a margem bruta inferior
O lucro bruto ajustado (excluindo R$ 455 milhões em efeitos não recorrentes, principalmente créditos de ICMS e PIS / Cofins) aumentou 29% a/a (2,5% abaixo de nossa projeção), enquanto a margem bruta atingiu 29,6% (-180 bps a/a e 20bps abaixo de nós) devido a uma maior participação de vendas em dinheiro (aumento de 5,3 p.p. a/a) e menores receitas de juros. O EBITDA ajustado foi de R$ 627 milhões (alta de 105% a/a e 2% acima de nós), com a margem EBITDA ajustada de 8% (+ 270 bps a/a e 30 bps acima de nossa estimativa), ajudada pelo forte desempenho de vendas e pela alavancagem operacional no período. O lucro líquido atingiu + R$ 100 milhões (vs. nossa projeção de + R$ 111 milhões e -R$ 208 milhões no 3T19), também ajudado por menores despesas financeiras no período (queda de 23% a/a, ou 40 bps como % da receita líquida), uma vez que a empresa não efetuou descontos de recebíveis de cartão de crédito no trimestre. Enquanto isso, a inadimplência (acima de 90 dias) atingiu 7,8% da carteira (vs. pico de 13,5% no 2T20, 6,8% no 1T20 e 7,6% no 3T19).
O momentum de curto prazo traz riscos positivos e sustenta nossa classificação de Compra
Os resultados trimestrais corroboram o bom momentum da VVAR (planejamos revisar nossas estimativas em breve para incorporar essa tendência), sustentando nossa classificação de Compra no nome, alavancando na migração mais rápida dos consumidores de offline para online, investimentos na plataforma 3P e forte demanda por itens de categorias mais discricionárias no curto prazo. A Via Varejo negocia abaixo de seus pares (a 0,7x EV / GMV 2021).
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são 1) deterioração do cenário macro, 2) aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e 3) execução.
Metodologia de Valuation
Via Varejo S / A [BRVVAR] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (DCF trifásico com um custo de capital próprio de 10,4% e g de 2,5%, em USD nominal).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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