10/11/2021
Compra
Preço alvo: R$38,00
A Sequoia é uma fornecedora líder de logística habilitada para tecnologia, com foco em entrega expressa e soluções de e-commerce. Acreditamos que a Sequoia possui fundamentos atraentes, vantagens competitivas importantes e um forte posicionamento de mercado, baseado nos seguintes pilares: (i) exposição à indústria de comércio eletrônico, um mercado de alto crescimento e penetração reduzida no Brasil; (ii) modelo de negócios incomparável e flexível, gerando retornos superiores em seu setor; (iii) plataforma de tecnologia proprietária e escalonável, uma vantagem competitiva chave em relação aos pares locais; (iv) forte histórico de fusões e aquisições, juntamente com ousadas oportunidades de pipeline; e (v) negociação de perfil de crescimento incomparável em níveis de avaliação atraentes.
Sequoia (SEQL3): Resultado do 3T21 em linha, recuperação de margens t/t
Os resultados do terceiro trimestre estiveram em linha com nossas estimativas
A Sequoia reportou os números do terceiro trimestre em linha conosco. Mais precisamente, a receita líquida foi de R$ 374 milhões (+ 28% a / a; em linha conosco) e o EBITDA reportado (IFRS) foi de R$ 56 milhões (vs. R$ 38 milhões ano passado). Os números reportados foram impactados negativamente em R$ 1,6 milhão em itens não recorrentes, conforme segue: (i) + R$ 10,8 milhões referente a crédito tributário e (ii) -R$ 12,4 milhões referente a despesas de aquisições. Excluindo pagamentos não recorrentes e de aluguel, o EBITDA ajustado (sem IFRS) foi de R$ 42 milhões (+ 38% a / a; em linha), gerando uma margem de 11% (estagnado a / a e em linha conosco). Por fim, a Sequoia reportou lucro líquido próximo de zero (vs. R$ 7 milhões no ano passado). Excluindo goodwill, o lucro líquido foi de R$ 17 milhões (vs. R$ 14 milhões no ano passado; em linha conosco). O ROIC ajustado atingiu 36%, menor que o último trimestre (41%, calculado pela empresa), mas ainda forte.
B2C novamente foi o principal destaque; margem bruta de 19%
O crescimento anual da receita bruta foi impulsionado principalmente pelas vendas B2C, que saltaram para R$ 263 milhões (+ 61% a / a), enquanto o B2B aumentou para R$ 137 milhões (+ 5% a / a) e logística para R$ 46 milhões (+ 28% a / a). Indo um pouco mais fundo, os pedidos de B2C aumentaram 5% a / a (para 11 milhões), enquanto o tíquete médio aumentou 53% a / a devido a (i) contratos da Direcional e Prime, que atendem ao segmento de cargas pesadas; e (ii) o mix da malha logística, com uma maior participação de rotas para o interior. Os pedidos de B2B aumentaram 19% a / a para 1,5 milhão, enquanto o ticket médio teve queda de 11% impulsionado por mudança de mix, principalmente em função da incorporação da Plimor, que tem tíquete médio menor. Finalmente, as margens brutas caíram de 23% para 19% em comparação a 2020, impactado por maiores custos de insumos (principalmente diesel). Pelo lado bom, na comparação t / t o, as margens brutas aumentaram em 230 bps, refletindo (i) sinergias capturadas da integração de recentes fusões e aquisições, (ii) ajuste de ~ 50% na base de contratos de Logística e B2B.
Alavancagem de 1,5x; Investimento estável em R$ 16 milhões
A relação Dívida líquida / EBITDA subiu para 1,5x, de 1,3x no trimestre anterior, devido (i) ao pagamento da segunda parcela referente à aquisição da Plimor; e (ii) investimentos em tecnologia e automação. Finalmente, o capex no trimestre foi de R$ 16 milhões (estável t / t). A maior parte dos recursos foram investidos (i) na aquisição de sorters, (ii) a expansão da capacidade operacional dos centros de distribuição, e (iii) investimentos em software. Para o quarto trimestre, a empresa espera a conclusão do processo de integração com a SFx e o lançamento do produto Frenet no mercado em 335 cidades atendidas. Para o quarto trimestre, esperamos margens t / t consistentemente melhores, impulsionadas pela sazonalidade de volumes mais fortes durante a Black Friday e feriados de fim de ano. Em termos de catalisadores de longo prazo, a entrega expressa ainda tem muito espaço para melhorar no Brasil, o que ameniza as preocupações no crescimento mais lento do comércio eletrônico neste ano. Com a ação sendo negociado em 14,1x Preço/Lucro em 2022, nós reiteramos nossa classificação de compra em Sequoia, uma plataforma de logística potencializada pela tecnologia e líder no país.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$38,00
Sequoia (SEQL3): Aquisição complementar; construindo uma plataforma única
Sequoia adquire 41% da Lincros por R$ 38 milhões
A Sequoia anunciou hoje que adquiriu 41% da Lincros Soluções em Software, uma Logtech líder no segmento SaaS (Software como serviço) para o mercado B2B. A Sequoia está investindo R$ 38 milhões para sua participação, implicando em 5,8x EV / Receita operacional líquida de 2020 (assumindo uma posição de caixa líquido), com a empresa com opção de compra de controle a partir do terceiro ano. No início deste ano, a Sequoia adquiriu a Frenet (pagando 3.8x EV / Receita operacional líquida em 2021), uma plataforma para soluções de frete digital para o mercado B2C. E no final do ano passado lançou SFx, um plataforma digital que conecta pequenos e médios comerciantes (vendedores, shoppings e marketplaces) com seus serviços de coleta e entrega. Assim, vemos o movimento de hoje como altamente complementar a esses dois negócios por meio da adição de um novo SaaS (Software como serviço). Enquanto isso, a mudança também reforça o posicionamento da Sequoia como um fornecedor líder de tecnologia de logística, agregando valor à logística tradicional por meio de softwares digitais sofisticados, além de trazer independência dos fornecedores nessa solução, principalmente para mapeamento de rotas. Continuamos a ser compradores da SEQL.
Um breve resumo da Lincros – uma logtech líder no segmento SaaS
Com um histórico de mais de 9 anos, a Lincros é uma empresa de Logtech líder no segmento SaaS para empresas B2B, atendendo aos maiores transportadores do Brasil. A Lincros oferece um pacote de soluções a preços competitivos, incluindo planejamento de rotas, otimização do frete, rastreamento em tempo real e um sistema de gerenciamento de Transporte. Em 2020, a Lincros teve R$ 16 milhões em receita líquida (taxa de crescimento composto entre 2018 a 2020 de 73%) e 164 clientes, com baixa concentração na carteira e provedores de diversos setores. Em 2021, a companhia emitiu cerca de 18 milhões de faturas para 650 mil viagens.
Construindo um serviço de primeira linha, orgânico e inorgânico
A aquisição da Lincros permite que a Sequoia aprimore sua oferta de logística em comércio eletrônico, especialmente para o mercado de mais de 1 milhão de vendedores de micro, pequeno e médio porte (potencialmente servido pelo sistema SFx da empresa). Também mostra o compromisso da Sequoia no contínuo investimento em sua plataforma digital e aprimorando sua proposta de valor de alta tecnologia. Como mencionado, em novembro passado a Sequoia lançou a SFx, uma plataforma digital para conectar comerciantes de pequeno e médio porte (vendedores, shoppings e marketplaces) com seus serviços de coleta e entrega. Além de sua evolução orgânico, a Sequoia também está realizando aquisições para impulsionar a SFx adicionando tecnologias e recursos importantes, como a aquisição de Frenet e a parceria com Gigahub (ambos anunciados este ano). Estamos otimistas na construção da plataforma, pois ajudará a Sequoia a aumentar sua participação no mercado de entrega expressa, além de reduzir estrategicamente sua dependência dos grandes marketplaces de e-commerce
Plataforma de logística habilitada para ter uma tecnologia única; nós somos compradores
Apesar de não sermos capazes de avaliar totalmente o impacto no valuation, gostamos da aquisição estratégica da Lincros, que deve permitir à Sequoia aprimorar seu e-commerce oferecendo e reforçando sua posição como um provedor líder de tecnologia de logística. Nós reiteramos nossa postura positiva em relação à Sequoia com base nos seguintes pilares: (i) exposição ao e-commerce, um mercado de alto crescimento e baixa penetração no Brasil; (ii) incomparável modelo de negócios com poucos ativos, gerando os maiores retornos no setor de logística; (iii) Operações em todo o território nacional, flexíveis e de alta densidade, trazendo ganhos de escala ao negócio; (iv) sua plataforma de tecnologia proprietária e escalável, uma vantagem competitiva chave sobre pares locais; e (v) um forte histórico de fusões e aquisições. Vemos a companhia negociando em 7,7x EBITDA em 2022 como atrativamente assimétrica, não refletindo totalmente o modelo premium de negócios da empresa, gerando assim nossa classificação de Compra para o nome.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$38,00
Sequoia (SEQL3): O caminho para se tornar uma plataforma de logística digital
Insights da sessão da web com a SEQL; discutindo as últimas tendências do setor
Realizamos uma sessão na web com a gestão da Sequoia, com a presença de Armando Marchesan (CEO), Fernando Stucchi (CFO), Bruno Souza (COO) e Bruna Gamboa (IR), para discutir as principais atualizações desde o segundo trimestre e as principais tendências do setor. Principais destaques: (i) o setor de e-commerce continua em expansão no Brasil, embora em ritmo menor este ano, dado a base de comparação difícil de 2020; (ii) A capacidade de entrega da Sequoia está melhorada este ano, com base na maior automação de suas atividades e a integração das recentes aquisições, preparando a empresa para uma alta temporada movimentada no final do ano; (iii) As empresas do sudeste asiático players vêm ganhando relevância no e-commerce brasileiro, tornando-se alguns dos maiores clientes da Sequoia em termos de volumes; (iv) apesar dos maiores custos de insumos (combustível e mão de obra), as margens devem expandir t / t, impulsionadas por sinergias maiores do que o esperado e um efeito de sazonalidade. No geral, a reunião tranquilizou os investidores sobre a recuperação t / t na margem EBITDA (um tópico muito debatido recentemente) e mostrou que, apesar de alguns desafios no curto prazo, as tendências de longo prazo estão intactas, com a crescente penetração do comércio eletrônico e digitalização do transporte no Brasil. Vemos a Sequoia no caminho para se tornar uma plataforma único de logística digital no Brasil, oferecendo soluções ponta a ponta para os clientes de varejo online. Em breve revisaremos nossos números, mas manteremos nossa classificação de compra inalterada na companhia.
E-commerce com bom desempenho; preparação para a Black Friday nos trilhos
A indústria de e-commerce continua crescendo no Brasil, embora em um ritmo menor a / a, impulsionado por vários fatores, tais como: (i) rebalanceamento de volumes entre varejo online e varejo físico em meio à reabertura econômica graças ao avanço da vacinação campanha; (ii) interrupções nas cadeias de abastecimento globais devido a gargalos de transporte no mundo todo; e (iii) base de comparação difícil do ano passado. Os preparativos para a Black Friday começaram no mês passado com a contratação de capacidade adicional, enquanto uma aceleração constante dos volumes deverá começar nas próximas semanas. Os volumes atuais já ultrapassaram o pico registrado em 2020, quando os pedidos estavam concentrados principalmente na última semana de novembro, já que a Sequoia teve pouco tempo para ajustar a capacidade diante do cenário caótico do COVID. Nós esperamos uma expansão menor neste final de ano, reduzindo significativamente os riscos de estresse na rede de distribuição da Sequoia. Por outro lado, os tíquetes médios estão menores neste ano, pois (i) o aumento da inflação está atrapalhando os gastos do consumidor com produtos mais caros (eletrônicos); e (ii) produtos de alta tecnologia estão sendo mais impactados pela interrupções na cadeia de abastecimento na indústria de contêineres.
Empresas asiáticos estão ganhando relevância; margens devem melhor t/t
As empresas do sudeste asiático ganharam relevância no e-commerce brasileiro, tornando-se alguns dos maiores clientes da Sequoia em termos de volumes. Algumas diferenças importantes em relação as empresas ocidentais de comércio eletrônico foram observados: (i) maiores volumes diários, com a take rate das empresas asiáticas menores; (ii) tíquetes médios menores, pois se concentram em produtos menores e mais baratos; e (iii) ciclos de entrega mais longos visando manter os custos de frete sob controle. Apesar dos tickets médios mais baixos, as margens são semelhantes, e a Sequoia espera margens mais fortes t / t daqui para frente. Espera-se que a margem EBITDA (sem IFRS) melhore para ~ 10% (aprox. + 100 bps a / a), com sinergias maiores do que o esperado de recentes fusões e aquisições, compensando parcialmente o aumento nos custos de insumos (principalmente combustível, aluguel e acordos de negociação coletiva). Nas recentes fusões e aquisições, o Prime já foi incorporado à Direcional, enquanto a integração de Plimor está indo como planejado.
Espaço para expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Fusões continuam sendo um importante catalisador da estratégia da Sequoia, e há espaço para entregar uma média de 1 aquisição por ano (olhando para empresas maiores agora, de receita anual de R$ 400 a 500 milhões, acimas dos R$ 150 a 200 milhões mencionados durante o IPO). Empresas de Log-tech não são considerados nesta meta e a empresa deve acelerar nesta avenida de crescimento. Mas o ambiente atualmente volátil para as margens e com aumento do custo de capital obriga a Sequoia a mostrar mais disciplina na seleção de empresas alvos no segmento de transporte. Daqui para frente, Sequoia quer crescer no Norte, Nordeste e as regiões Centro-Oeste do Brasil, onde atualmente sua presença é limitada.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$38,00
Resultado do 4T20
Os resultados do 4T vieram em linha com nossas estimativas otimistas
A Sequoia divulgou números fortes no 4T, em grande parte parte alinhado com nossas projeções. A receita líquida foi de R$ 344 milhões (+ 108% a/a; em linha conosco) e o EBITDA (ex-IFRS) foi de R$ 32 milhões (+ 46% a/a; vs. nossa estimativa de R$ 36 milhões), implicando em uma margem de 9,2% (vs. 13,1% no ano passado e nossa expectativa de 10,4%). Os números reportados foram impactados por despesas de M&A de R$ 6,2 milhões. Excluindo este efeito, o EBITDA ajustado (ex-IFRS) teria sido de R$ 38 milhões (+ 52% a/a, em linha conosco), gerando uma margem de 11% (vs. 15% no ano passado e em linha com nossa projeção). Por fim, a Sequoia registrou lucro líquido de R$ 17 milhões (+ 196% a/a e nossa estimativa de R$ 24 milhões). O lucro líquido (ex-ágio) foi de R$ 27 milhões (+ 155% a/a, em linha com nossa expectativa). Por último, o ROIC atingiu 32%, ligeiramente inferior ao último trimestre (34%, calculado pela empresa), mas ainda muito forte.
As vendas de B2C e B2B foram fortes, impulsionadas por mais pedidos e ticket médio mais alto
O forte desempenho da receita bruta no 4T foi impulsionado, principalmente, pelas vendas de B2C, que saltaram para R$ 235 milhões (+ 130% a/a, 28% acima de nossa projeção), enquanto o B2B subiu para R$ 134 milhões (+ 112% a/a, 11 % abaixo de nossa estimativa) e logística para R$ 41 milhões (+ 56% a/a). O crescimento do B2C reflete um número de pedidos 40% maior a/a no 4T20 (para 11,1 milhões) e + 64% a/a no ticket médio, devido a uma maior participação relativa nas regiões do interior do país, e as aquisições da TA (Transportadora Americana) e Direcional. Os pedidos de B2B também foram fortes, aumentando em 39% a/a para 1,3 milhão, refletindo o aumento nos volumes de B2B, principalmente durante os estágios iniciais da pandemia, enquanto o ticket médio aumentou 52% entre esses períodos. Este aumento é resultado da entrada de contratos da TA, contabilizados no resultado da empresa a partir de março de 2020, com maior valor agregado, principalmente no segmento de eletrônicos e entregas de cargas aéreas.
Alavancagem caiu para -0,2x; Capex subiu para R$ 15 milhões
A dívida líquida/EBITDA caiu para -0,2x, saindo de 2,5x no trimestre anterior, devido aos recursos da oferta primária de R$ 331 milhões. No 4T, a empresa também deu início ao plano de otimização da estrutura de capital, com foco na redução de custos e no alongamento do endividamento. Esse processo resultou (i) na redução do custo médio para CDI + 2,4% (de CDI + 5%) e (ii) no alongamento do prazo das operações para 2,41 anos (de 1,81). O Capex encerrou o trimestre em R$ 15 milhões (aumentando de R$ 9 milhões) em função de maiores investimentos em (i) automação, decorrente da aquisição de Sorters (equipamento automatizado de separação de pedidos) para a operação B2C; e (ii) inovação em novos negócios, com o desenvolvimento da plataforma SFX, lançada em novembro de 2020.
A tese de investimento de longo prazo permanece em intacta; Reiteramos o rating de Compra
Após resultados positivos do 4T, reiteramos nossa visão otimista sobre a tese de investimento, com um modelo de negócios sólido e muitas oportunidades de crescimento. Nossa postura positiva em relação ao nome se baseia nos seguintes pilares: (i) exposição à indústria de e-commerce, um mercado de alto crescimento e pouco penetrado no Brasil; (ii) modelo de negócios asset-light incomparável que conduz retornos superiores no setor de logística; (iii) atuação nacional, flexível e de alta densidade, trazendo ganho de escala ao negócio; (iv) plataforma de tecnologia proprietária e escalável, uma vantagem competitiva chave em relação aos pares locais; (v) forte histórico de M&A.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$38,00
Um olhar de dentro, aumentando o preço-alvo para R$38/ação
Notas da visita local em Embu (centro de distribuição); abordando os principais tópicos de discussão; novo preço-alvo
Hoje, visitamos o megacentro de distribuição da Sequoia localizado em Embu das Artes (uma região satélite da região metropolitana de São Paulo) para ouvir o VP de Transporte da empresa. Daremos feedback sobre a visita e outros tópicos da discussão da seguinte forma: (i) o evento foi uma boa oportunidade de testemunhar a complexidade das operações B2C, bem como obter melhor conhecimento da oferta de logística superior da Sequoia. Também discutimos tópicos interessantes da indústria, como consolidação e crescimento de vendedores de pequeno e médio porte; (ii) também compilamos aqui nossos comentários sobre eventos recentes envolvendo a Sequoia, como o desempenho de volume relatado durante a Black Friday e a aquisição da Prime Express. Ambos os eventos foram sinais positivos de que a empresa já estava entregando acima dos nossos números desde o IPO; (iii) abordaremos também nossos comentários sobre o tópico da verticalização do mercado, que consideramos ser mais uma oportunidade do que uma ameaça para empresas de logística dedicados como a Sequoia; e finalmente (iv) aproveitamos para revisar nosso modelo com base no bom desempenho das ações desde o IPO (+134%). Elevamos nossas premissas de crescimento orgânico e inorgânico em resposta aos números divulgados recentemente. No total, aumentamos nosso preço-alvo para R$ 38/ação (de R$ 23/ação) e mantivemos nossa classificação de Compra, pois acreditamos que a Sequoia continuará a negociar com um “prêmio de ecommerce” em comparação com outros nomes de logística.
Feita para o ecommerce – uma vantagem inerente ao segmento B2C
A Sequoia é uma plataforma logística desenvolvida para oferecer soluções ao mercado de entrega expressa. Embora recente, agregou diferentes tipos de soluções logísticas (B2B, soluções logísticas, serviços de outros tipos de negócios) que resultaram no posicionamento altamente competitivo que a empresa possui hoje. As soluções variam dos segmentos B2B ao B2C, considerando também diversos subnichos, como transporte de mercadorias leves e pesadas. A combinação dessa ampla gama de segmentos atendidos, com uma rede de distribuição altamente penetrada e um sistema orientado para o cliente e tecnologia, é a base do forte posicionamento da Sequoia. Empresas criadas com uma mentalidade de comércio eletrônico têm uma proposta de valor naturalmente superior para os clientes do mercado, especialmente em comparação com participantes que operam com logística tradicional que desejam migrar para B2C (os ajustes operacionais podem demorar mais do que o esperado).
Um “prêmio de ecommerce” justo; nós continuamos compradores
Negociando a 22,5x PE22 (ex-ágio), a Sequoia tem um valuation inegavelmente rico em comparação com a maioria dos participantes de logística tradicionais. No entanto, acreditamos que os investidores devem continuar a atribuir um prêmio de exposição de ecommerce à Sequoia, dada sua exposição a uma indústria de crescimento tão rápido. Por se beneficiar diretamente da expansão do ecossistema de comércio eletrônico no Brasil, a empresa merece esse prêmio, ao nosso ver. Nesse sentido, a SEQL continua a oferecer uma assimetria de risco/retorno relativamente melhor em comparação com os participantes de comércio eletrônico tradicionais que negociam com valuations muito mais ricos. Em suma, reiteramos nossa postura positiva em relação ao nome, com base nos seguintes pilares: (i) exposição ao setor de comércio eletrônico, mercado de alto crescimento e pouco penetrado no Brasil; (ii) modelo incomparável de negócios com ativos leves, gerando retornos superiores no setor de logística; (iii) atuação nacional, flexível e de alta densidade, trazendo ganho de escala ao negócio; (iv) plataforma de tecnologia proprietária e escalável, uma vantagem competitiva chave em relação aos pares locais; (v) forte histórico de M&A; e (vi) crescimento ímpar do perfil no setor de logística. Continuamos compradores.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$24,00
Aquisição de 100% da Prime Express por valor não divulgado
A Sequoia divulgou a aquisição de 100% da Prime Logistics por um valor não revelado. A Prime é um player de logística focado em entregas B2C, atuando nos negócios de logística de e-commerce de porte médio e grande, com uma rede que abrange as regiões Sul e Sudeste, reforçando assim a presença da Sequoia nessas regiões. O fechamento do negócio ainda está sujeito ao cumprimento de certas condições precedentes, incluindo a aprovação do CADE (órgão brasileiro de defesa da concorrência). O movimento da SEQL confirma nossa tese de uma forte tendência de consolidação do setor ocorrendo na indústria de logística, que já foi antecipada pelo discurso da administração durante o processo de IPO (ou seja, as fusões e aquisições são uma grande parte do uso dos recursos do IPO). Embora o valor de aquisição não tenha sido divulgado, é provável que esteja de acordo com o histórico recente de negócios da SEQL (preços de aquisição geralmente na faixa de 5-6x EBITDA, pré-sinergias). Mais importante, projetamos um rápido processo de integração, baseado na grande rede B2C da Sequoia e uma integração bem-sucedida das empresas recém-adquiridas Direcional e TA. A aquisição também tem valor estratégico no plano de negócios da Sequoia para ganhar penetração no interior (por meio de melhorias de rede), um dos principais impulsionadores de uma melhor dinâmica de preços em seus sólidos resultados do 3T.
Adicionando exposição ao e-commerce
A Prime atua no segmento de transporte e logística, com foco em entregas de médio e grande porte, oferecendo serviços como cross-docking, door-to-door, milk run e logística reversa para o segmento B2C. Sua rede abrange as regiões Sul e Sudeste, Distrito Federal e o estado de Goiás. Operando neste negócio há mais de 10 anos, a Prime possui 6 subsidiárias e mais de 700 funcionários. Sediada na cidade de Itupeva (interior de São Paulo), atua com processos operacionais de alta qualidade. No período de 12 meses encerrado em outubro de 2020 (últimos 12 meses), a Prime registrou vendas brutas de R$ 200 milhões (17% de nossa receita bruta esperada para a Sequoia neste ano), um aumento de 54% a/a. Em nosso modelo, estávamos considerando apenas uma nova fusão e aquisição em meados de 2021, então o negócio veio um pouco antes do esperado. Mas, durante a conferência de resultados do 3T, a administração disse que as fusões e aquisições estavam se movendo rapidamente, então esta aquisição “precoce” não é uma surpresa total. Por fim, o M&A que estávamos assumindo em nosso modelo teria receita bruta de R$ 140 milhões, 30% abaixo do valor real (assumimos uma margem EBITDA de aproximadamente 6% para as empresas adquiridas, o que também é conservador).
Acesso a capital e TI são fundamentais para navegar na indústria disruptiva
O setor de logística está passando por uma grande transformação. As oportunidades de consolidação devem ser vastas, já que as empresas compradoras (como a Sequoia e a JSL) foram capitalizadas recentemente, enquanto os vendedores (principalmente pequenas empresas familiares) foram abalados pela crise do COVID. O impulso do e-commerce também deve trazer grande tecnologia para o segmento de entrega expressa, o que favorece as empresas com uma plataforma de TI robusta para se adaptarem primeiro à demanda de alta qualidade dos grandes marketplaces (MELI, MGLU, Amazon etc.). Esses grandes varejistas online devem acelerar a expansão de sua rede logística (vimos um forte fluxo de notícias sobre a inauguração de novos CDs do varejo online), principalmente para capturar volumes que antes eram servidos pelos Correios. Esta migração de rede (dos Correios para marketplaces privados, bem capitalizados e de alta tecnologia) representa oportunidades de volume adicionais para players 3PL (provedores de logística terceirizados) como a Sequoia, que está negociando a 35x P/L 2021 (ex- ágio) – que esperamos que caia fortemente para 22x no ano de 2022. Continuamos Compradores.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$24,00
Destaques do desempenho da Sequoia durante a Black Friday
A Sequoia divulgou um comunicado ao mercado para informar seu desempenho de vendas durante o período da Black Friday, a partir de 27 de novembro de 2020. Como já era esperado, o desempenho durante o período foi forte, com receita bruta preliminar aumentando 148% a/a (não auditado). Em sua teleconferência para o 3T, a equipe de gestão já previa um aumento de volume sólido para o período, sinalizando que a empresa havia adaptado suas operações para lidar com um volume significativamente maior do que o normal. A sólida execução da Sequoia durante a temporada mais movimentada de compras online mostra a capacidade da empresa de dimensionar suas operações, com sua expansão relevante (in-time) comprovando a flexibilidade de seu modelo de negócios.
A receita bruta preliminar aumentou 148% a/a durante a Black Friday
Em comunicado ao mercado, a empresa disse ter considerado uma semana de atividade relacionada com a Black Friday, com início no dia 27 de novembro e término no dia 3 de dezembro. As vendas brutas acumuladas no período registraram crescimento de 148% a/a, desempenho positivo, em nossa opinião, uma vez que se compara à nossa projeção de crescimento de vendas de 90% a/a para o 4T (nossa premissa de crescimento de receita para o ano fiscal de 2021 é de 84% a/a). A Sequoia informou ainda que o impacto da Black Friday deverá ter uma duração mais longa nos seus negócios, devido ao tempo estendido para aprovação e separação de encomendas de lojas e marketplaces, e de clientes internos na área de logística da SEQL no CD (Centro de Distribuição). Em sua teleconferência do 3T, a empresa explicou que o aumento de capacidade durante o período da Black Friday deve se transformar em oportunidades de crescimento no próximo ano.
A Black Friday foi diferente este ano; A Sequoia superou a média de dados do varejo
De acordo com dados da Neotrust / Compre & Confie, as vendas online na sexta-feira aumentaram 28% a/a para R$ 3,9 bilhões. A Ebit Nielsen informou que as vendas na quinta e sexta-feira cresceram 25% a/a para R$ 4 bilhões. No período de 19 a 27 de novembro, foram faturados R$ 6 bilhões, um aumento de 30% a/a. No sábado, as vendas aumentaram 27% a/a para R$ 880 milhões. Na Black Friday deste ano, o que chamou nossa atenção, no entanto, foi a aceleração mais suave do que o esperado na sexta-feira. A expectativa era de um aumento de 25-77% no faturamento online na sexta-feira da Black Friday, em função da migração das vendas das lojas. O número real, portanto, ficou no piso das projeções. Na opinião de executivos do varejo, as vendas na sexta-feira não subiram tanto quanto o esperado porque o consumidor já havia comprado antecipadamente, principalmente itens de eletrodomésticos, já comprados durante o home-office. A pandemia também desencorajou muitos consumidores de visitar as lojas. Em nossa opinião, houve uma tendência de os compradores comprarem mais cedo para evitar a recorrência de atrasos nas entregas, antecipando a temporada de compras de final de ano. Nesse sentido, o crescimento de vendas de 148% a/a reportado pela Sequoia nos surpreendeu positivamente, superando o desempenho geral do mercado de varejo e confirmando a tendência de migração online.
A Black Friday foi parcialmente precificada após a recente valorização das ações; nós continuamos com rating de Compra
Embora a ação já esteja parcialmente precificando o desempenho positivo durante a Black Friday (a ação subiu 53% desde o IPO), acreditamos que os números divulgados ainda são um evento positivo para as ações. Eles confirmam a capacidade da empresa de dimensionar sua plataforma de logística de acordo com a forte demanda. Mais importante, a sólida execução da Sequoia durante a Black Friday deve melhorar o posicionamento comercial da empresa nos principais mercados do país. De forma geral, reiteramos nossa postura positiva em relação ao nome, com base nos seguintes pilares: (i) exposição ao setor de e-commerce, mercado de alto crescimento e pouco penetrado no Brasil; (ii) modelo de negócios asset-light incomparável, gerando retornos superiores no setor de logística; (iii) atuação nacional, flexível e de alta densidade, trazendo ganho de escala ao negócio; (iv) plataforma de tecnologia proprietária e escalonável, uma vantagem competitiva chave em relação aos pares locais; (v) forte histórico de M&A; e (vi) perfil de crescimento incomparável, negociando em um nível de valuation pouco exigente.
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – A Sequoia Logística e Transportes S.A. está exposta a riscos macroeconômicos e regulatórios no Brasil. Seu negócio depende de regulamentação para o crescimento e a empresa geralmente alavanca seus projetos de forma significativa para capturar o máximo valor para os acionistas.
Metodologia de Valuation
Sequoia Logística e Transportes S.A. [BRSEQL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
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22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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