29/10/2021
Compra
Preço alvo: R$31,00
A RD – Gente, Saúde e Bem-estar é uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, com mais 2.100 lojas em 23 estados brasileiros e faturamento de R$ 18,4 bilhões em 2019. A companhia foi criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. e é a maior rede de farmácias do Brasil em receita e número de lojas.
Destaques do Investor Day; Consolidando o setor farma
Reforçando o forte plano de expansão com foco no LTV do cliente
Ontem, participamos do Investor Day (virtual) da Raia Drogasil, onde a alta administração deu mais uma atualização sobre sua estratégia de longo prazo de criação de um amplo ecossistema de saúde, aprimorando seu relacionamento com + 41 milhões de consumidores e seu LTV (lifetime value). O plano da RD é baseado em três pilares principais: (i) formato de loja com foco em omnichannel, oferecendo soluções e serviços de saúde aos clientes; (ii) marketplace de produtos e serviços relacionados à saúde; e (iii) desenvolvimento adicional de uma plataforma de saúde, agregando aos aplicativos e serviços de assinatura da plataforma Vitat. A RD também aumentou seu guidance para 260 novas lojas/ano em 2022 (vs. 240 no guidance anterior e nossos números), com maior foco em novas regiões (São Paulo deve representar apenas 20% do total de inaugurações em 2021 vs. 50% em 2016) e nas classes de renda mais baixa, com os formatos popular e híbrido representando 88% das aberturas. Um destaque da expansão regional até agora é a média de vendas mensais por loja madura que, segundo a RD, ficou acima de R$ 750 mil em todos os estados, o que ajuda a manter a confiança da administração sobre o ROIC de lojas semelhantes em sua expansão, apesar da potencial competição regional.
Proposta omnichannel mais forte em uma plataforma de balcão único
A RD continuou desenvolvendo sua proposta multicanal em 2021, com apenas 2% dos clientes digitais, 80% dos downloads de aplicativos dentro de uma drogaria e 87% das vendas digitais usando as lojas como pontos de envio ou click-and-collect. As vendas digitais também continuaram crescendo, atingindo 8,9% do total no final do segundo trimestre. A administração atualizou sua iniciativa de marketplace, que atingiu 225 vendedores em setembro e 57 mil SKUs oferecidos. O plano é aproveitar o escopo da RD (~ 2,5 mil drogarias, das quais 80% recebem entregas diárias de CDs) para melhorar os níveis de serviço para os vendedores. Vitat (plataforma de saúde): a empresa já conta com 2 milhões de usuários/mês, com 60 mil assinaturas ativas, e pretende chegar ao final do ano com 20 Espaços Vitat e 350 postos de saúde Sua Saúde, oferecendo orientação, aconselhamento e serviços de saúde, além de 180 lojas habilitadas para aplicação de vacinas e outros serviços e +1 mil lojas com injetáveis e teste de COVID.
Melhor unit economics em 2021, apesar de mais competição
Sua distribuição física e digital deve mais do que compensar a concorrência mais acirrada de curto prazo (mais inaugurações de lojas pelos concorrentes). Assim, pretende manter o crescimento das vendas em lojas maduras acima da inflação em 2022, com o omnichannel e a oferta de saúde impulsionando o crescimento da produtividade. A empresa espera uma margem bruta estável, com ajustes de preços regulatórios compensando as pressões inflacionárias nos últimos meses (em linha com nossas estimativas). No nível de despesas Gerais & Administrativas, a empresa mencionou maiores investimentos nos últimos 3 anos (~1p.p.), Mas essa linha deve se estabilizar em 2022.
Resiliência de curto prazo combinada com perspectivas premium de longo prazo
O evento reforçou nossa visão da evolução da ação de um formato tradicional de drogaria de B&M (varejo físico) para um ecossistema de saúde mais amplo, que deve ser gradativamente incorporado aos seus múltiplos. Apesar de negociar com um prêmio para varejistas locais (33x P/L 2022E vs. 21x para o setor), o que pode limitar o potencial de valorização de curto prazo, sua execução superior, plano de expansão agressivo, roteiro de investimento completo para sua plataforma digital, forte foco na experiência do cliente e CAGR de lucro líquido sólido de 39% reforçam nossa visão estrutural positiva sobre o nome, juntamente com nosso rating de Compra.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) ambiente macro, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,1% e g de 3,5%, em dólares nominais).
–
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$31,00
Resultado do 2T21
A receita líquida cresceu 32% no segundo trimestre (em linha com nossas estimativa) devido a base comparativa mais fácil
A RD registrou forte crescimento no trimestre, com SSS (vendas nas mesmas lojas) crescendo 26,2% a/a (estimávamos 18,0%) ou 23,5% a/a considerando apenas as lojas maduras. A receita consolidada cresceu 32,3% a/a (em linha conosco), com OTC sendo o principal destaque, crescendo 42,6% a/a. Embora o forte crescimento da receita tenha refletido uma base comparativa mais fácil (o SSS caiu 2,6% no 2T20), a empresa ainda conseguiu postar um crescimento de vendas acumulado em 2 anos de 41%. A RD reportou 55 aberturas líquidas no trimestre e reiterou sua projeção para 240 novas lojas em 2021 e 2022. Em uma base consolidada, a participação de mercado aumentou 1,1p.p. a/a para 14,1%, com ganhos em todas as regiões. Analisando por região, a empresa teve um aumento de 260 bps a/a no Centro-Oeste, 120 bps no Nordeste, 110 bps no Norte, 100 bps no Sul, 60 bps no Sudeste (ex-São Paulo) e, finalmente, um ganho de 40 bps no estado de São Paulo.
O e-commerce manteve tendência forte e cresceu para 8,9% das vendas
A empresa também reportou forte demanda em seu canal digital, que representou 8,9% do total das vendas no varejo no período (de 7,7% no 1T21, ainda acima do pico do ano passado de 7,6% no 2T20 após o aumento das restrições de mobilidade no período). A empresa conseguiu manter sua contribuição omnichannel, com 84% das vendas digitais suportadas por lojas e solução ship-from-store (entregas saindo das lojas) disponível em 405 cidades (vs. 354 no 1T21). Todas as entregas no formato de ship-from-store foram concluídas em menos de 4 horas. A empresa também anunciou a aquisição da Cuco Health por R$ 15 milhões, start-up digital de saúde focada no atendimento ao paciente.
Rentabilidade auxiliada por ganhos inflacionários e alavancagem operacional
A margem bruta atingiu 28,8% (+ 80bps a/a e 20bps abaixo nossa projeção), ajudada pelos ganhos inflacionários nos estoques, dado o aumento do preço dos medicamentos anunciado em abril (que foi adiado no ano passado, de abril para junho) e efeitos de APV (ajuste a valor presente), parcialmente compensados por uma maior perda de estoque. As despesas com vendas (como % da receita bruta) foram positivamente impactadas pela alavancagem operacional (principalmente despesas com pessoal) devido ao crescimento acima da inflação no SSS de lojas maduras. Da mesma forma, as despesas gerais e administrativas caíram ligeiramente, impulsionadas pela alavancagem operacional, parcialmente compensada por maiores investimentos em TI para desenvolver o marketplace e a plataforma de saúde. Como resultado, o EBITDA ajustado (pós-IFRS16) foi de R$ 694 milhões (aumento de 74% a/a, e 7,9% acima de nossa expectativa), com margem EBITDA ajustada de 11,1% (+ 270bps a/a). No trimestre, a RD registrou efeito positivo não recorrente de R$ 58 milhões em créditos tributários de períodos anteriores, além de R$ 6 milhões em outras despesas não recorrentes/não operacionais (EBITDA ajustado exclui estes R$ 52 milhões em ganhos não recorrentes). Por fim, o lucro líquido (pós-IFRS16) atingiu R$ 254 milhões (vs. R$ 46 milhões no 2T20).
Outro trimestre forte sustenta nossa tese positiva
A RD apresentou um forte (embora esperado) desempenho operacional no trimestre. Embora as ações sejam negociadas com um grande prêmio para os varejistas brasileiros (38,1x P/L 2022E vs. 28x para o setor), o que poderia limitar a alta de curto prazo, sua execução superior, o plano de expansão agressivo, o plano de investimento completo para sua plataforma digital, seu foco forte sobre a experiência do cliente e o sólido CAGR de 39%, reforçam nossa visão estrutural otimista sobre o nome, sustentando nossa classificação de Compra.
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RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) ambiente macro, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,1% e g de 3,5%, em dólares nominais).
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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$31,00
Uma tese de crescimento de qualidade; Novo preço-alvo
Explorando o momentum de curto prazo de uma empresa de primeira linha
A RD é negociada há anos no que consideramos um valuation caro (atualmente em 38x P/L 2022, em linha com sua média de 5 anos), sustentada por sua execução e escala incomparáveis. Sim, a RADL3 caiu 4% nos últimos 30 dias, mas seus fundamentos nunca estiveram melhores e o momentum das ações foi super forte no 2T, ajudado pelo aumento do preço dos medicamentos anunciados em abril, demanda “mais normalizada” depois que os consumidores acumularam estoque no início da pandemia e os dados comparáveis mais fracos de 2020 (esperamos que o SSS cresça 18% a/a no 2T21, com a receita bruta crescendo 32% a/a). Assim, aproveitamos esta oportunidade para atualizar nossos números para RD, com um novo preço-alvo de R$ 31 para o final de 2022 (vs. R$ 24 anteriormente), reforçando nossa visão estrutural positiva, enquanto vemos uma oportunidade de curto prazo para investidores em um player de qualidade no resiliente setor de varejo farmacêutico.
De varejista tradicional (bem-sucedido) a ecossistema de saúde
Operar no varejo farmacêutico brasileiro não é fácil, principalmente se a estratégia envolve expansão nacional. Uma cadeia de abastecimento descentralizada, desafios para a indústria e distribuidores chegarem a regiões mais remotas, players ‘informais’, preços regulados para parte do portfólio e um grande número de novas lojas, especialmente nas grandes cidades, estão entre os principais problemas. Mas a RD ainda alcançou produtividade superior em suas lojas em nível nacional, algo inigualável por pares regionais, e evoluiu sua proposta multicanal em trimestres recentes, com lojas usadas como pontos de envio ou click-and-collect para 84% das vendas de e-commerce , enquanto o digital representou 8% das vendas no 1T21. Em outubro, lançou sua plataforma de marketplace, focada em um sortimento complementar aos 12 mil SKUs oferecidos em suas lojas/plataforma 1P, e também desenvolveu um marketplace de serviços desde o ano passado (incluindo aquisições de Healthbit e Tech.fit), dando aos consumidores acesso a serviços como telemedicina, nutricionistas e interação com farmacêuticos.
Atualizando nosso preço-alvo: o valuation ainda é caro, mas com um CAGR de LPA de 39%
Em nosso novo preço-alvo de R$ 31 para o final de 2022 (vs. R$ 24 anteriormente), as ações são negociadas a 45x P/L 2022, oferecendo 20% de potencial de valorização. Um valuation caro deixa menos espaço para decepções com os lucros da empresa. Mas com um balanço sólido e execução comprovada, esperamos que ganhe ainda mais escala nacional, explorando mercados ainda pouco penetrados (também através do seu e-commerce). Com um sólido momentum de curto prazo e um CAGR de lucro líquido de 39% até 2025, reiteramos nossa Compra.
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RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) ambiente macro, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,1% e g de 3,5%, em dólares nominais).
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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$24,00
Resultado do 1T21
Apesar de uma base comparativa mais difícil, a receita líquida cresceu 15% no 1T (em linha com nossa projeção)
A RD reportou outro trimestre sólido, com SSS crescendo 8,6% a/a (estimávamos 8%), apesar da base de comparação difícil (+ 15,5% de crescimento de SSS no 1T20), ou 4,6% a/a considerando apenas as lojas maduras. A receita líquida cresceu 15% a/a (0,6% abaixo de nossa estimativa, com vendas de drogarias crescendo 14,4% e da 4Bio crescendo 22,6% a/a), com OTC e genéricos como os principais destaques, crescendo 21,1% e 18,9% a/a, respectivamente . A empresa também reportou um forte desempenho em abril, aumentando a receita em 35,5% a/a, juntamente com um crescimento de SSS (vendas nas mesmas lojas) de 28,3% (embora com uma base comparativa fraca, já que abril passado teve um crescimento de receita de 4,6% a/a). A RD reportou 24 aberturas líquidas no trimestre e reiterou seu guidance de 240 aberturas em 2021 e 2022. Em uma base consolidada, a participação de mercado da RD aumentou 30 bps a/a para 14,1%, com ganhos em todas regiões, exceto em São Paulo. Na divisão, a empresa registrou aumento de 160 bps no Norte, alta de 100 bps no Centro-Oeste, melhora de 90 bps no Nordeste, aumento de 50 bps no Sul, ganho de 40 bps no Sudeste (ex-São Paulo) e queda de 30 bps em São Paulo.
O forte desempenho do e-commerce continuou no 1T21
A empresa reportou forte demanda em sua plataforma digital, que atingiu 7,7% do total das vendas no varejo no período (acelerando de 6,4% no 4T e superando o pico do ano passado de 7,6% no 2T20 após o aumento das restrições de mobilidade no período). Enquanto isso, 84% das vendas digitais foram suportadas por lojas (por meio de iniciativas omnichannel) e a solução ship-from-store estava disponível em 354 cidades (vs. 241 no 3T20). Destacamos também que das entregas realizadas na modalidade ship-from-store, 85% foram concluídas em menos de 4 horas.
A pressão da margem EBITDA por conta do investimento em TI foi parcialmente compensada pela alavancagem operacional
A margem bruta atingiu 27,5% (-20bps a/a e 10bps acima de nossa projeção), impactada pelo efeito AVP (ajuste a valor presente) e uma abordagem mais promocional no canal digital. As despesas gerais e administrativas também foram pressionadas pelo aumento dos investimentos em TI para o desenvolvimento do marketplace e da plataforma de saúde. Por outro lado, as despesas com vendas (em % da receita bruta) foram impactadas positivamente pela alavancagem operacional (principalmente despesas com pessoal) devido ao sólido desempenho de vendas e apesar dos maiores investimentos na plataforma digital da RD. Como resultado, o EBITDA ajustado (pós-IFRS16) foi de R$ 605 milhões (alta de 14% a/a, e 1,4% abaixo de nossa expectativa), com margem EBITDA ajustada de 10,1% (-10bps a/a). No trimestre, a RD registrou efeito positivo não recorrente de R$ 13,6 milhões em créditos fiscais de períodos anteriores, ganho de R$ 3,4 milhões em provisões trabalhistas e R$ 3,3 milhões em doações, além de R$ 2,7 milhões em outros não recorrentes/despesas não operacionais (o EBITDA ajustado exclui esses R$ 16 milhões de ganhos não-recorrentes). Por fim, o lucro líquido (pós-IFRS16) atingiu R$ 176 milhões, um aumento de 42% a/a e 7% abaixo de nossa estimativa.
Um forte início de ano, sustentando nossa tese estrutural positiva
Apesar de uma forte base de comparação, a RD apresentou um desempenho operacional sólido (embora esperado) no início do ano. Enquanto as ações são negociadas com um grande prêmio para os varejistas brasileiros (59x P/E 2021E vs. 36x para o setor), o que poderia limitar o potencial de valorização de curto prazo, sua execução superior, plano de expansão agressivo, plano de investimento completo para sua plataforma digital, foco forte na experiência do cliente e um sólido CAGR de lucro líquido de 37% reforçam nossa visão estrutural otimista sobre o nome, juntamente com nossa classificação de Compra.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) macroambiente, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital próprio de 7,6% e g de 4%, em USD nominal).
–
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$24,00
Resultado do 4T20
Após um 2T20 fraco, a receita líquida cresceu 17% no 4T (em linha com nossa projeção)
A RD reportou um conjunto resiliente de resultados do 4T, com SSS (vendas nas mesmas lojas) acelerando em comparação com os trimestres recentes (após atingir um 2T20 muito fraco devido à pandemia), um aumento de 10,2% a/a (estimávamos 8%), ou 6% considerando apenas as lojas maduras. A receita líquida cresceu 17% a/a (1,5% acima de nossa projeção, com drogarias em +16,4% e 4Bio em +21,3%), com OTC e genéricos como os principais destaques, crescendo 28,1% e 19,5% a/a, respectivamente. A RD reportou 79 aberturas líquidas no trimestre e reiterou seu guidance para 240 aberturas em 2021 e 2022 (mesma taxa de 2020). Em uma base consolidada, a participação de mercado da RD aumentou 100bps a/a para 14,7% (também refletindo que 72% das aberturas dos últimos 12 meses foram fora do estado de São Paulo). Analisando detalhadamente, a empresa registrou um aumento de 80 bps a/a na participação de mercado em São Paulo, uma alta de 240 bps no Norte, um ganho de 170 bps no Centro-Oeste, um aumento de 130 bps no Sul, uma melhora de 110 bps no Nordeste e ganho de 50 bps no Sudeste (ex-São Paulo).
Evoluindo de uma varejista tradicional para um ecossistema de saúde mais completo
A empresa teve forte demanda em sua plataforma digital, que representou 6,3% das vendas totais do varejo no período (desacelerando de 7,1% no 3T após um aumento no tráfego das lojas no período), enquanto 83% das vendas digitais foram suportadas pelas lojas (por meio de iniciativas omnichannel) e 241 cidades já possuíam ship-from-store (vs. 205 no 3T20). A RD também anunciou a aquisição de 50,75% da Healthbit, uma startup de tecnologia focada em alavancar big data para reduzir os índices de perda em grandes empresas e promover uma vida saudável e prevenção de doenças entre seus funcionários por meio do desenvolvimento de novas tecnologias. A empresa atingiu mais de 1 milhão de vidas assistidas entre os seus quase 140 clientes corporativos em 2020. O investimento na Healthbit, como parte da estratégia da RD para aumentar o portfólio de serviços na sua plataforma de saúde, permitirá à empresa desenvolver novas soluções para a promoção de vida saudável e prevenção de doenças, alavancando seu PBM proprietário, Univers, que atende 57 milhões de funcionários e beneficiários de mais de 1.000 grupos empresariais e 350 operadoras de saúde.
Alavancagem operacional aparecendo, apesar dos investimentos na plataforma digital
A margem bruta atingiu 27,8% (-30 bps a/a e 20 bps acima de nossa projeção), impactada pelo efeito APV e uma abordagem mais promocional no canal digital. Já as despesas de vendas, gerais e administrativas (em % da receita bruta) foram positivamente impactadas pela alavancagem operacional (principalmente nas despesas de pessoal) devido ao sólido desempenho de vendas e apesar dos maiores investimentos na plataforma digital da RD. Como resultado, o EBITDA ajustado (ex-IFRS16) foi de R$ 431 milhões (alta de 23% a/a, e 7% acima de nossa estimativa), com margem EBITDA de 7,3% (30 bps a/a). No trimestre, a RD registrou R$ 10 milhões em despesas de consultoria relacionadas à criação de sua plataforma de saúde, R$ 4,5 milhões em baixas relacionadas ao fechamento de lojas, R$ 4,3 milhões em perdas de anos anteriores e R$ 1,3 milhão em doações de máscaras, além de R$ 2,8 milhões em outras despesas não recorrentes/não operacionais (o EBITDA ajustado exclui esses R$ 23 milhões de despesas não recorrentes). Por fim, o lucro líquido (pós-IFRS16) atingiu R$ 170 milhões, alta de 28% a/a, também auxiliado por menores despesas financeiras, enquanto a empresa conseguiu reduzir seu ciclo de caixa em 4,7 dias a/a, reportando R$ 358 milhões em FCF (vs. uma queima de caixa de R$ 46 milhões no 4T19).
Encerrando o ano em um ritmo forte, reforçando nossa tese estrutural positiva
Depois de atingir às mínimas no 2T20, os resultados do 4T mostraram uma tendência de melhoria estável (e forte) esperada. Enquanto a RD negocia com um grande prêmio para os varejistas brasileiros (51x P/L 2021E vs. 28x para o setor), o que poderia limitar o potencial de valorização de curto prazo, sua execução superior juntamente com um plano de expansão agressivo, um roteiro de investimento completo para sua plataforma digital, seu forte foco na experiência do cliente e um sólido CAGR de 28% reforçam nossa visão estrutural otimista sobre o nome, juntamente com nossa classificação de Compra.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) macroambiente, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital próprio de 7,6% e g de 4%, em USD nominal).
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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$24,00
Resultado 3T20
Melhor perspectiva de SSS, com a plataforma digital mantendo um ritmo de crescimento sólido
Como esperado, a RD relatou um conjunto melhor de resultados, com o SSS (vendas nas mesmas lojas) ainda impactado pelos efeitos da Covid-19, mas acelerando em relação ao fundo do poço no 2T. A receita líquida cresceu 13% a/a (1,2% acima de nossa estimativa, com drogarias + 13,1% e 4Bio + 8,3%), com produtos OTC e HPC sendo os principais destaques, crescendo 17,3% e 15% a/a, respectivamente. Após o 1T, quando os consumidores correram para as lojas durante os primeiros dias da pandemia e uma grande desaceleração no 2T (em que o SSS caiu 2,6% a/a), a empresa relatou uma expansão de SSS de 6,7% a/a no 3T, contra 5,5 % em nossos números (ou + 1,4% nas lojas maduras). Se excluirmos as lojas em shopping centers, o SSS cresceu 10,6% no trimestre (e 5,3% nas lojas maduras). A RD registrou 64 aberturas líquidas no trimestre e reiterou seu guidance de 240 aberturas em 2021 e 2022. A empresa viu uma forte demanda em sua plataforma digital, que representou 7,1% do total das vendas no varejo no período (vs. 7,6% no 2T20 e 2,5% no 3T19), enquanto 74% das vendas digitais foram amparadas pelas lojas (através do modelo omnichannel).
Desalavancagem operacional muito menor; Performance operacional em linha com as estimativas
A margem bruta atingiu 27,8% (+ 10 bps a/a e 10 bps abaixo de nossa projeção), ajudada por um ganho de 60 bps devido ao aumento do preço dos medicamentos desde maio, enquanto as despesas com vendas e gerais (como % da receita líquida) foram impactadas pela desalavancagem operacional, dado o desempenho de vendas ainda fraco em lojas maduras. Como resultado, o EBITDA ajustado (já considerando os efeitos do IFRS16) foi de R$ 567 milhões (alta de 9% a/a, e 3% abaixo de nossa estimativa), com margem EBITDA de 10,5% (-40 bps a/a). Por sua vez, o lucro líquido atingiu R$ 155 milhões (alta de 14% a/a), enquanto o ciclo de caixa da RD piorou em 9 dias a/a (para 65 dias) devido ao maior nível de estoque e menores prazos de fornecedores no período.
Potencial de valorização de curto prazo mais limitado, mas uma recomendação estrutural otimista
Embora os resultados trimestrais mostrem uma tendência de melhora esperada, a RD é negociada com um grande prêmio para os varejistas brasileiros (46x P/L 2021E vs. 30x para o setor), o que poderia limitar a alta de curto prazo. No entanto, sua execução superior, juntamente com um plano de expansão agressivo (em novas regiões e novos formatos), um roteiro completo de investimentos em sua plataforma digital, foco na experiência do cliente e um sólido CAGR de lucro líquido de 28% reforçam nossa visão estrutural otimista sobre o nome e nosso rating de Compra.
Para ter acesso ao relatório completo é necessário fazer download.
RD [BRRADL] (Primário) – Os principais riscos são 1) macroambiente, 2) concorrência e 3) regulação.
Metodologia de Valuation
RD [BRRADL] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital próprio de 7,6% e g de 4%, em USD nominal).
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18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria.
Especificamente quanto a atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722-0048. Para acessar nossa lista de sócios clique aqui: https://www.sejabtg.com/
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