04/11/2021
Neutro
Preço alvo: R$3,00
A Marcopolo SA é uma empresa sediada no Brasil que se dedica à produção de carrocerias para ônibus. O portfólio de produtos da Companhia é composto por carrocerias para ônibus intermunicipais, urbanos, midibuses e microônibus. Além disso, produz assentos e outras peças de reposição para ônibus. O crescimento esperado pela Marcopolo baseia-se (i) na recuperação do mercado de ônibus; (ii) a contínua desregulamentação da indústria de ônibus; (iii) o desenvolvimento de uma unidade de negócios focada no mercado de reposição e (iv) o turnaround nas operações externas.
Marcopolo (POMO4): Trimestre razoável, poluído por eventos não recorrentes
Receita líquida sem surpresas; o EBITDA ajustado foi ligeiramente acima do nosso
Os números do 3º trimestre da Marcopolo ficaram um pouco acima de nossas estimativas, mas ainda assim mostrando números poluídos por eventos não recorrentes. Mais precisamente, a receita líquida atingiu R$758 milhões (-9%) a/a; em linha conosco), enquanto o EBITDA reportado foi de R$95 milhões (vs. -R$24 milhões no ano passado), o que implica uma margem de 13% (vs. -3% no ano passado). Por último, o resultado final reportado foi de R$107 milhões (vs. -R$57 milhões no ano passado). Assinalamos que os resultados reportados foram poluídos pelos eventos não recorrentes: (i) -R$10 milhões para a redução do quadro de colaboradores; e (ii) +R$101 milhões de decisões favoráveis em vários processos tributários. Sem estes efeitos, estimamos que o EBITDA ajustado estaria próximo do ponto de equilíbrio, ligeiramente acima do nossas estimativas de -R$ 7milhões.
A demanda de afretamentos continua forte; o mercado externo foi o principal destaque
As vendas domésticas (50% das vendas do terceiro trimestre) chegaram a R$ 376 milhões (-22% em relação ao mesmo período do ano anterior). A desaceleração decorre principalmente (i) da concessão de férias coletivas no Brasil, que começou em 23 de agosto e durou 20 dias para as fábricas localizadas em Caxias do Sul (RS) e 30 dias para a fábrica de São Mateus (ES); e (ii) a falta de entregas para a Programa Caminho da Escola. Atualmente, a demanda está vindo do segmento Volare, que registrou um aumento da receita líquida de 15% a/a, beneficiando-se da maior demanda no segmento de afretamento. Assinalamos que a falta de entregas associadas ao programa Caminho da Escola já estava previsto desde o segundo trimestre da Marcopolo. Para o 4T e 1S22, a empresa tem expectativas positivas de demanda por parte do governo federal considerando o alto volume de adesões por parte dos municípios. Lembramos que que, na edição deste ano do programa Caminho da Escola, a empresa ganhou o leilão para fornecer direta ou indiretamente 3,9 mil ônibus, de um total de 7 mil unidades em oferta. As exportações (50% das vendas do terceiro trimestre) aumentaram 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$382 milhões, refletindo o melhor desempenho das operações internacionais, beneficiadas pela reabertura econômica e fracas bases de comparação
Desempenho positivo da NFI e Superpolo; alavancagem financeira de 1,5x
A equivalência patrimonial foi de -R$0,4 milhões, impulsionada principalmente por (i) +R$1 milhão do Grupo NFI; (ii) +R$2 milhões do Superpolo colombiano; e (iii) -R$4 milhões das afiliadas da Marcopolo na Argentina, Egito e Brasil. A alavancagem líquida (segmento industrial) foi reduzida para 1,5x dívida líquida/ EBITDA (vs. 1,9x no último trimestre), impulsionado pelo maior EBITDA dos últimos 12 meses, e conforme os efeitos da pandemia aparecem com menos intensidade nos números da Marcopolo.
Expectativas sólidas de demanda para o 4T e 2022; a recuperação deve ser gradual
Além dos resultados, a empresa também compartilhou suas expectativas para o quarto trimestre e 2022, quando espera começar a ver um ponto de inflexão na demanda. Tópicos principais: i) ônibus pesados rodoviários retornaram à carteira de pedidos com volumes maiores, devido ao lançamento bem-sucedido do Geração 8; (ii) os volumes do Caminho da Escola levarão a produção saudável de micro e Volares no Brasil; e (iii) as exportações também mostraram sinais de recuperação, com o fechamento de importantes encomendas no Chile e na África. Além disso, as exportações também mostraram sinais de recuperação, a Marcopolo enfatizou o cenário macro construtivo que impulsiona sua sólida expectativa de demanda para 2022, devido (i) a baixa taxa de renovação da frota de ônibus entre 2020 e 2021; (ii) a possível antecipação de compras devido à mudanças nas leis do setor em 2023 e (iii) a licitação bem sucedida no programa Caminhos da Escola. Apesar do fraco 3º trimestre, também prevemos uma recuperação da demanda a partir do 4º trimestre. No entanto, permanecemos neutros, pois a indústria de ônibus está se recuperando lentamente, em comparação com outros segmentos automotivos.
Faça download para conferir o relatório completo.
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Os principais riscos de baixa são (1) Crescimento menor que o esperado para o PIB no Brasil; (2) disponibilidade de crédito do setor automotivo menor do que o esperado; (3) concorrência de importados ou participantes internacionais; (4) potencial execução de M&A; (5) fuga para a liquidez, visto que o volume médio diário de negociação é limitado; Os principais riscos de alta são (1) atividade econômica e implantação de infraestrutura mais fortes do que o esperado; (2) incentivos governamentais ao setor automotivo; (3) M&A e expansão internacional.
Metodologia de Valuation
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$3,00
Resultado do 2T21
Resultados fracos no segundo trimestre: receitas em linha, mas menor margem ajustada
A Marcopolo divulgou resultados modestos no segundo trimestre, divulgando vendas em linha, números operacionais menores do que a nossa expectativa e lucro líquido ligeiramente melhor do que o esperado.
Mais precisamente, a receita líquida atingiu R$ 824 milhões (+ 3% a/a; em linha conosco), enquanto o EBITDA reportado foi de R$ 141 milhões (vs. R$ 41 milhões no ano passado), implicando em uma margem de 17% (vs. 5% no ano passado). Por último, o lucro líquido reportado foi de R$ 201 milhões (vs. R$ 1 milhão do último ano), implicando uma margem de 24% (vs. 0,2% no ano anterior).
Sinalizamos que os resultados relatados foram poluídos por diversos itens pontuais. Estimamos que o EBITDA ajustado teria sido próximo a zero a zero, mas ainda abaixo da nossa estimativa de R$ 22 milhões.
Menores volumes domésticos e de exportação; demanda resiliente de fretamento
As vendas domésticas (56% da receita líquida do 2T21) atingiram R$ 460 milhões (alta de 29% a/a). A demanda está vindo do segmento Volare, que registrou aumento de receita líquida 85% t/t, beneficiado pelo crescimento dos volumes entregues na Caminho programa da Escola, bem como a maior demanda no segmento de fretamento.
Nessa edição do programa Caminho da Escola, a empresa venceu o leilão para fornecer 3,9 mil ônibus (ainda sujeito a aprovação), de um total de 7 mil unidades em oferta. A expectativa é que a empresa começará a fabricar esses veículos no final do 3T21, com entregas a partir do 4T21.
Por outro lado, as exportações (44% das vendas do 2º trimestre) caíram 18% para R$ 364 milhões. A empresa sinalizou as difíceis bases de comparação do ano passado, já que tinha uma carteira robusta de pedidos de exportação em abril de 2020 uma vez que a pandemia ainda não tinha atingido completamente todos os mercados.
Desempenho positivo da NFI e Superpolo; alavancagem financeira cai para 1,9x
A receita de equivalência patrimonial foi de R$ 6 milhões, principalmente impulsionada por (i) + R$ 3 milhões do Grupo NFI, refletindo os menores impactos da pandemia na América do Norte; e (ii) + R$ 2 milhões da Superpolo colombiana, que conseguiu manter resultados positivos apesar dos impactos da agitação social na produção durante o trimestre.
A alavancagem líquida (segmento industrial) caiu para 1,9x Dívida líquida/ EBITDA (vs. 2,7x no último trimestre), impulsionada por um EBITDA maior e menores efeitos da pandemia.
Melhor desempenho operacional esperado para 2S21; nós permanecemos neutros
Além dos resultados, a empresa também divulgou suas expectativas para o 2S21, quando espera começar a ver mais sinais de recuperação. Principais temas: (i) a empresa projeta uma recuperação mais intensa da demanda ao final do 3T21, com boas perspectivas para o 4T21, (ii) para o curto prazo, espera-se que a demanda continue concentrada nos segmentos que apresentaram resultados mais fortes durante a pandemia, como rodoviário, micro e Volares dedicado ao afretamento; (iii) o mercado urbano continua a ser um dos mais afetados e deve levar mais tempo para se recuperar; (iv) a Marcopolo continua a ver a África como um mercado chave.
Mantemos nossa classificação neutra, uma vez que a dinâmica de lucros no curto prazo permanece fraca, apesar da recuperação esperada no segundo semestre.
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Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Os principais riscos de baixa são (1) Crescimento menor que o esperado para o PIB no Brasil; (2) disponibilidade de crédito do setor automotivo menor do que o esperado; (3) concorrência de importados ou participantes internacionais; (4) potencial execução de M&A; (5) fuga para a liquidez, visto que o volume médio diário de negociação é limitado; Os principais riscos de alta são (1) atividade econômica e implantação de infraestrutura mais fortes do que o esperado; (2) incentivos governamentais ao setor automotivo; (3) M&A e expansão internacional.
Metodologia de Valuation
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$3,00
Resultado do 4T20
Vendas em linha com as estimativas; Variações pontuais impulsionaram os resultados operacionais
A Marcopolo apresentou uma receita em linha com as estimativas e resultados operacionais melhores do que o esperado, embora altamente “poluído” por eventos pontuais. Mais precisamente, a receita líquida atingiu R$ 1,0 bilhão (-17% a/a; em linha com nossa projeção), enquanto o EBITDA foi de R$ 150 milhões (vs. R$ 112 milhões no ano passado e em comparação com nossa estimativa de R$ 103 milhões), implicando em um margem de 14% (+ 540 bps a/a; 430 bps abaixo de nossa expectativa). A companhia também reportou despesas não recorrentes, resultando em um EBITDA ajustado de R$ 87 milhões, impactado por despesas relacionadas a: (i) -R$ 16 milhões em ajustes de quadro de funcionários; (ii) + R$ 44 milhões relacionados à venda da participação da Marcopolo na subsidiária indiana TMML; (iii) + R$ 15 milhões de efeitos da variação cambial nas operações da NFI; e (iv) + R$ 19 milhões de variação cambial na venda de sua participação na TMML. A margem EBITDA ajustada foi de 8% (-60bps a/a; 170bps abaixo de nossa projeção). Por fim, o lucro líquido ficou em R$ 136 milhões (vs. R$ 71 milhões no ano passado e nossa estimativa de R$ 62 milhões), poluído por itens pontuais e o impacto positivo da desvalorização do Real na carteira de pedidos em USD.
Câmbio favorável compensou parcialmente os volumes mais baixos; recuperação doméstica gradual
As vendas contábeis no mercado interno (49% das vendas do 4T) foram de R$ 512 milhões (queda de 22% a/a), impactadas pelos efeitos da COVID no transporte, por sua vez refletindo a menor demanda por ônibus. A produção do 4T está relacionada, principalmente, aos pedidos do 3T, quando os mercados da Marcopolo ainda estavam sob restrições de mobilidade, menores volumes de passageiros e incerteza sobre o sucesso das vacinas. A demanda atual vem principalmente das atividades de fretamento e vendas públicas, principalmente por meio do programa federal Caminho da Escola, que se mostra com um bom desempenho relativo ao apresentar quedas menores, apoiando as vendas de rodoviários, Volare e microônibus (embora com menor rentabilidade). Por outro lado, as menores exportações (51% das vendas do 4T) foram novamente parcialmente compensadas pela desvalorização cambial, principalmente suportada pelo bom desempenho do mercado africano, para o qual as entregas (iniciadas no 1T20) continuam.
Contribuição positiva da venda da TMML neste trimestre; alavancagem financeira caiu para 1,5x
O resultado de equivalência patrimonial foi de R$ 26 milhões neste trimestre, impactado principalmente por: (i) -R$ 14 milhões do Grupo NFI, impactado pelos efeitos da pandemia na América do Norte; (ii) + R$ 15 milhões de variação cambial aplicada à redução de capital na Marcopolo Canadá, detentora da participação da POMO no Grupo NFI; (iii) -R$ 5 milhões da subsidiária TMML, nos meses de outubro e novembro, impactado por menores volumes devido à pandemia; (iv) + R$ 19 milhões de variação cambial ‘acumulada’ no patrimônio líquido, referente ao investimento na TMML, após confirmação da alienação de sua participação na Joint Venture em dezembro; (v) + R$ 9 milhões da operação colombiana Superpolo. A alavancagem líquida (segmento industrial) caiu para 1,5x o EBITDA dos últimos 12 meses (vs. 2,5x do último trimestre), explicado principalmente por itens não recorrentes que poluem o EBITDA, combinado com a menor dívida líquida industrial de R$ 395 milhões (R$ 577 milhões no 3T).
Recuperação esperada para o 2S21; Racionalização de capacidade deve dar frutos; Neutro
Além dos resultados, a empresa compartilhou suas expectativas para o ano em curso, quando espera ver um crescimento mais consistente dos volumes a partir do 2S21, impulsionado pelo segmento de rodoviários, por sua vez impulsionado pelo fortalecimento do turismo regional e retorno de passageiros em linhas regulares. No entanto, esse movimento provavelmente será compensado pela desaceleração do setor de fretamento, apesar das sólidas vendas ao setor público, incluindo o importante programa Caminho da Escola. Mercado externo: A Marcopolo espera que as exportações continuem se beneficiando da desvalorização do câmbio e da recuperação em mercados importantes com importantes renovações de contratos combinadas com a diminuição dos impactos da COVID-19 nos respectivos mercados. No 1T21, devemos observar menos entregas, justificado pela sazonalidade histórica. Olhando para o longo prazo, a racionalização de capacidade (após o fechamento da Marcopolo Rio, desinvestimento da operação na Índia e conclusão do projeto de otimização da planta de São Mateus) deve dar frutos em termos de eficiência operacional e rentabilidade em 2021. Tudo considerado, mantemos nossa classificação Neutra, uma vez que o momentum de lucros de curto prazo permanece fraca.
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Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Os principais riscos de baixa são (1) Crescimento menor que o esperado para o PIB no Brasil; (2) disponibilidade de crédito do setor automotivo menor do que o esperado; (3) concorrência de importados ou participantes internacionais; (4) potencial execução de M&A; (5) fuga para a liquidez, visto que o volume médio diário de negociação é limitado; Os principais riscos de alta são (1) atividade econômica e implantação de infraestrutura mais fortes do que o esperado; (2) incentivos governamentais ao setor automotivo; (3) M&A e expansão internacional.
Metodologia de Valuation
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$3,00
Primeira entrega dos VLTs; venda da Tata Marcopolo Motors
Ontem (16/12), dois temas da Marcopolo chamaram a nossa atenção: (1) O primeiro foi uma notícia sobre a primeira entrega da Marcopolo de vagões para veículos leves sobre trilhos (VLT), concluindo um plano de expansão para o setor ferroviário como forma de diversificar sua receita. De acordo com a notícia, as duas unidades entregues a uma operadora de turismo do Rio Grande do Sul são as primeiras da Marcopolo Ferroviários, unidade ferroviária da Marcopolo lançada no ano passado para atuar nos segmentos de VLT e transporte rodoviário. A empresa espera receber encomendas dos municípios já no início de 2021, fornecendo inicialmente os mercados de reposição e modernização de equipamentos enquanto se prepara para a potencial expansão do formato VLT em todo o país. (2) O segundo é fato relevante informando que a Marcopolo concordou em vender sua participação na empresa indiana Tata Marcopolo Motors (TMML), equivalente a 49% das ações da empresa, ao acionista remanescente, por US$ 13,5 milhões. Paralelamente, a Marcopolo firmou contrato de licenciamento de marca para uso de sua marca “Marcopolo” pela TMML, que, em contrapartida, pagará royalties sobre a receita dos produtos comercializados pela TMML para os modelos por ela fabricados por no mínimo de 3 anos. A transação não está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser concluída nas próximas semanas, após a execução dos processos societários por ambas as partes. O pagamento será feito após o encerramento dessas atividades. Fornecemos nossas ideias sobre cada um desses dois tópicos abaixo. Mantemos nossa classificação Neutra em POMO4 devido ao fraco momentum de lucros no curto prazo.
Unidade de trens continua pequena por enquanto; iniciativas de diversificação são bem vistas
No noticiário (1), lembramos que a Marcopolo Rail ainda é uma unidade de negócio pequena e não é uma surpresa total, pois a empresa lançou esta solução de VLTs em 2019. No entanto, o mercado de mobilidade urbana no Brasil desacelerou desde então, o que justifica as primeiras entregas concluídas agora. A nosso ver, a nova unidade de negócios demonstra a capacidade industrial da Marcopolo (por meio do ajuste das linhas de montagem), bem como o desejo da longo prazo de diversificar ainda mais as receitas (outras iniciativas nesse sentido foram o lançamento da unidade de venture capital Marcopolo Next), visando à redução de exposição da POMO à indústria de ônibus. No entanto, acreditamos que esses novos negócios permanecerão pequenos no curto a médio prazo, dado o pequeno mercado endereçável de VLT no Brasil. Consequentemente, menor escala de produção não deve trazer grandes ganhos às margens operacionais nesse nível.
Solução inovadora para uma operação com baixa performance; ajustado o tamanho dos ativos
Em relação a (2), a operação indiana decepcionou em termos de volumes e margens nos últimos anos, o que acreditamos justificar a intenção da empresa de reduzir as operações. Pelo lado positivo, a decisão de negociar royalties de marca foi uma solução inovadora, a nosso ver, levando a marca Marcopolo a permanecer ativa na indústria indiana, embora com um perfil mais leve em ativos. Por último, acreditamos que a venda da participação para a Tata deve trazer um lucro pontual (evento extraordinário) para a POMO, uma vez que a operação da TMML está no balanço com uma posição patrimonial de R$ 64 milhões nas demonstrações financeiras do 3T (o que significa ~ R$ 32 milhões de patrimônio líquido relacionado à participação da Marcopolo). A empresa tem realizado reduções de capacidade em outras regiões: (i) Argentina, com o fechamento da Metalpar e concentração das atividades de montagem na Metalsur; (ii) Brasil, com a paralisação em andamento da Planalto e a já anunciada paralisação da Ciferal; (iii) Egito, envolvendo um longo esforço para deixar o país; e (iv) gestão recente e reestruturação de negócios nas operações australianas e chinesas nos últimos anos.
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Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Os principais riscos de baixa são (1) Crescimento menor que o esperado para o PIB no Brasil; (2) disponibilidade de crédito do setor automotivo menor do que o esperado; (3) concorrência de importados ou participantes internacionais; (4) potencial execução de M&A; (5) fuga para a liquidez, visto que o volume médio diário de negociação é limitado; Os principais riscos de alta são (1) atividade econômica e implantação de infraestrutura mais fortes do que o esperado; (2) incentivos governamentais ao setor automotivo; (3) M&A e expansão internacional.
Metodologia de Valuation
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$16,00
Resultado do 3T20
Vendas em linha e margem EBITDA mais fraca do que o esperado, impactadas por eventos pontuais
A Marcopolo reportou uma receita líquida em linha e uma margem operacional mais fraca do que a esperada (estávamos com estimativas abaixo do consenso). Mais precisamente, a receita líquida atingiu R$ 837 milhões (-23% a/a; em linha conosco), enquanto o EBITDA foi negativo em R$ 24 milhões (vs. R$ 60 milhões no ano passado e em comparação com nossa estimativa de R$ 36 milhões), implicando em uma margem de -3% (-840bps a/a; 730bps abaixo de nossa estimativa). A empresa também reportou EBITDA ajustado de R$ 72 milhões, afetado por despesas relacionadas a: (i) R$ 44 milhões de resultado de equivalência patrimonial da NFI; (ii) R$ 15 milhões referentes a ajustes custos relacionados ao COVID e (iii) R$ 37 milhões por desligamentos de funcionários para adequar os custos ao novo patamar de receita. Esses custos não recorrentes são os principais motivos para a margem mais fraca do que o esperado. Por fim, o prejuízo líquido ficou em -R$ 57 milhões (vs. R$ 23 milhões no ano passado e nossa estimativa de -R$ 38 milhões), prejudicado por resultados financeiros mais fracos, por sua vez refletindo os efeitos da desvalorização do Real em sua carteira de pedidos.
O suporte do câmbio compensou parcialmente os volumes mais baixos; recuperação doméstica gradual
As vendas contábeis no mercado doméstico (57% das vendas do 3T) foram de R$ 480 milhões (queda de 22% a/a), severamente impactadas pelo COVID em quase todos os segmentos de negócios, uma vez que as entregas do 3T refletem os pedidos recebidos durante o 2T – o pior momento para o segmento de transporte individual. A demanda atual vem principalmente das atividades de fretamento e vendas públicas, principalmente no âmbito do programa federal Caminho da Escola, que se mostram relativamente com boa performance ao apresentar quedas menores, apoiando as vendas de rodoviários, Volares e micro-ônibus (embora com menor rentabilidade). Turismo, rodovias interestaduais e internacionais, transporte escolar e transporte público urbano apresentam uma pequena recuperação, indicando que o pior já passou. Eles também destacaram que suas fábricas voltaram a funcionar em condições quase normais. Por outro lado, os efeitos da redução das exportações (43% das vendas do 3T) foram mais uma vez parcialmente compensados pela desvalorização da taxa de câmbio, caindo 24% a/a, principalmente apoiada por um aumento nas vendas para países como Chile, Argentina e Peru vs. menores volumes de produção para o continente africano. A empresa sinaliza que as exportações devem continuar apresentando um desempenho resiliente, considerando a sazonalidade do período e as novas entregas para a África, que devem seguir aquecidas ao longo do 4T20 e 1T21.
BioSafe e ajustes de capacidade são as principais vantagens; nós permanecemos Neutros
Para o restante do ano, esperamos que os volumes fracos persistam, com a maioria dos proprietários de frotas continuando a adiar os pedidos para o ano fiscal de 2021 (especialmente para ônibus intermunicipais e urbanos). Além disso, como já vimos nos últimos lançamentos da Fabus, esperamos que a indústria de ônibus registre uma recuperação de volume muito lenta. Pelo lado positivo, vemos o esforço da POMO para fornecer soluções sanitárias aos seus clientes como um movimento bem-sucedido, com a empresa apresentando um desempenho mais resiliente do que seus concorrentes, especialmente com a tecnologia BioSafe. Além disso, destacamos o anúncio positivo do fechamento de sua fábrica no Rio de Janeiro em outubro, o que deve ajudar a resolver os problemas de excesso de capacidade da Marcopolo, melhorando suas margens de longo prazo. Para os próximos trimestres, também esperamos que o POMO continue a se beneficiar de um Real estruturalmente depreciado. Tudo considerado, mantemos nossa classificação Neutra.
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Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Os principais riscos de baixa são (1) Crescimento menor que o esperado para o PIB no Brasil; (2) disponibilidade de crédito do setor automotivo menor do que o esperado; (3) concorrência de importados ou participantes internacionais; (4) potencial execução de M&A; (5) fuga para a liquidez, visto que o volume médio diário de negociação é limitado; Os principais riscos de alta são (1) atividade econômica e implantação de infraestrutura mais fortes do que o esperado; (2) incentivos governamentais ao setor automotivo; (3) M&A e expansão internacional.
Metodologia de Valuation
Marcopolo S.A. [BRPOMO] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria.
Especificamente quanto a atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722-0048. Para acessar nossa lista de sócios clique aqui: https://www.sejabtg.com/
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