28/10/2021
Neutro
Preço alvo: R$13,50
A OdontoPrev é a maior empresa de benefícios odontológicos do Brasil no setor de rápido crescimento de planos odontológicos. A OdontoPrev foi criada em 1987 por um grupo de dentistas e conquistou uma posição de liderança no mercado por meio de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições, implementadas por uma equipe de gestão experiente.
Odontoprev (ODVP3): Terceiro trimestre em linha
EBITDA contábil em linha, ajudado por sinistralidade menor (novamente)
Os resultados do terceiro trimestre do ODPV vieram em linha com nossas estimativas. Com adições líquidas de 179 mil t / t (~ 60 mil da aquisição da Mogidonto), parcialmente pressionado por um tíquete médio mais baixo, as receitas aumentaram 8,5% a / a (5% acima de nós), enquanto os custos administrativos e gerais foram acima do esperado (+ 6% a / a; 13% acima de nós) garantindo um EBITDA contábil em linha de R$ 136,5 milhões (+ 7% a / a), novamente refletindo sinistralidade menor (abaixo dos níveis pré-pandêmicos). Finalmente, o lucro líquido foi R$ 98 milhões (+ 2% a / a; em linha conosco).
Sinistralidade consolidado: estável ano / ano e novamente abaixo de 2019
A sinistralidade de 3T21 foi de 39,8%, estável a / a, mas -7,7 pontos base vs. 3T19, ainda refletindo níveis de frequência anormalmente baixos (principalmente no segmento Individual), mantendo a sinistralidade abaixo dos níveis pré-pandêmicos. Composição da sinistralidade: (i) 48% em corporativo (+ 5 pontos base. A / a); (ii) 30% em PME (+ 2 pontos base a / a); e (iii) 30% no individual (-11 pontos base a / a). A sinistralidade parece estar gradualmente normalizando, mas a sinistralidade individual despencou devido a um tíquete médio mais alto (+ 2% a / a) e um melhor mix de membros individuais (ou seja, mais no canal bancário e menos no canal de varejo).
O número de beneficiários cresceu novamente; tíquete médio caiu
A ODPV registrou mais um trimestre de fortes adições líquidas (+ 179 mil), impulsionado pela aquisição de Mogidonto (~ 60 mil beneficiários): (+ 106 mil em empresas; + 61 mil em PMEs; + 12 mil no Individual). O crescimento de beneficiário foi acompanhado por um tíquete médio inferior, queda de 0,5% a / a (-2,5% em corporativo; + 1,5% em PME; + 2% em Individual).
Estamos neutros pela perspectiva incerta
Apesar de outro trimestre de forte expansão orgânica de beneficiários, não acreditamos que a ODPV deverá entregar um forte crescimento da receita no futuro sustentável, como o ambiente competitivo mais desafiador. Lembramos que os resultados de curto prazo são artificialmente aumentados por níveis de frequência abaixo do normal, mas as perspectivas incertas de crescimento da receita líquida acabam nos deixando neutros na companhia.
OdontoPrev [BRODPV] (Primário) – A OdontoPrev atua em um mercado altamente competitivo. As grandes seguradoras têm uma oferta de produtos concorrentes e recursos financeiros mais significativos do que a OdontoPrev. Adicionalmente, a oferta de novos produtos (como PMEs e, principalmente, pessoas físicas) deve envolver riscos de execução. A OdontoPrev pode ser afetada por mudanças nas condições econômicas locais e também está sujeita a riscos regulatórios.
Metodologia de Valuation
OdontoPrev [BRODPV] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um modelo DDM (Modelo de Gordon) de 10 anos com um custo de capital (ke) de 10% e crescimento na perpetuidade (g) de 5%, ambos em R$ e termos nominais.
–
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
21. O Banco BTG Pactual SA ou suas afiliadas ou subsidiárias não receberam remuneração por serviços de banco de investimento das empresas nos últimos 12 meses
22. O Banco BTG Pactual SA ou suas afiliadas ou subsidiárias não esperam receber ou pretendem buscar remuneração pelo investimento serviços bancários das empresas nos próximos 3 meses.
Neutro
Preço alvo: R$13,50
Resultado do 2T21
Base de comparação difícil no 2T21; estimativas abaixo de nós devido a despesas acima do esperado
Os resultados do segundo trimestre da Odontoprev vieram um pouco abaixo de nossas estimativas. Com surpreendente adição de membros (+ 152 mil t/t), parcialmente compensado pela pressão no tíquete médio, a receita líquida aumentou 5% a/a enquanto esperávamos estabilidade. Mas as despesas caixa vieram acima do esperado (+ 7% a/a; 11% acima de nós), provocando uma perda de 10% em nossa estimativa de EBITDA, conforme relatado pela Odontoprev em R$ 127 milhões (-28% a/a em base de comparações difíceis, já que a sinistralidade do 2T20 foi o recorde de baixa da Odontoprev devido ao distanciamento social no início da pandemia. Por fim, o lucro líquido foi de R$ 86 milhões (-26% a/a, 16% abaixo de nós).
Sinistralidade em linha, que, apesar de base de comparação difícil, continua a se destacar
Ainda refletindo a intensificação do distanciamento social durante a 2ª onda, a sinistralidade permanece abaixo dos níveis pré-pandêmicos. A sinistralidade do 2T21 foi de 40%, -5,3p.p. vs. 2T19, mas + 6,9p.p. vs. 2T20 devido a base de comparação difícil. Composição da sinistralidade: (i) 47,5% no segmento Corporativo (+ 16p.p. a/a); (ii) 29,3% no segmento de PME – Pequenas e médias empresas (+ 8,3p.p. a/a); e (iii) 31,7% no segmento de pessoa Física (-14,2p.p. a/a). Pode ser muito cedo para dizer, mas esses números parecem sinalizar um retorno da sinistralidade a patamares mais normalizados.
O número de associados cresceu novamente, mas tíquete médio mais baixo impediu resultados melhores
A Odontoprev registrou adições líquidas impressionantes, impulsionadas principalmente pelo segmento corporativo. A empresa relatou 152 mil novos membros (+ 145 mil no corporativo; + 8 mil em PMEs; -1 mil em Individual). O crescimento de membros foi acompanhado por um tíquete médio mais baixo, queda de 0,5% a/a (-1,6% em Corporativo; + 4,5% em PME; -4% em Individual), uma tendência observada em trimestres recentes.
Ficamos neutros; a dinâmica da receita líquida ainda indica um ambiente competitivo difícil
Apesar da forte expansão orgânica de membros, ainda vemos uma difícil competição impedindo um crescimento mais forte da receita (conforme refletido pelos resultados do segundo trimestre, com crescimento orgânico impressionante compensado por um tíquete médio mais baixo). Os resultados de curto prazo serão inflados artificialmente por níveis de frequência ainda abaixo do normal, mas o crescimento da receita está incerto em última análise, e as perspectivas nos deixam neutros. Sem alterações em nosso preço-alvo, também estamos atualizando nossas estimativas.
OdontoPrev [BRODPV] (Primário) – A OdontoPrev atua em um mercado altamente competitivo. As grandes seguradoras têm uma oferta de produtos concorrentes e recursos financeiros mais significativos do que a OdontoPrev. Adicionalmente, a oferta de novos produtos (como PMEs e, principalmente, pessoas físicas) deve envolver riscos de execução. A OdontoPrev pode ser afetada por mudanças nas condições econômicas locais e também está sujeita a riscos regulatórios.
Metodologia de Valuation
OdontoPrev [BRODPV] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um modelo DDM (Modelo de Gordon) de 10 anos com um custo de capital (ke) de 10% e crescimento na perpetuidade (g) de 5%, ambos em R$ e termos nominais.
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18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
21. O Banco BTG Pactual SA ou suas afiliadas ou subsidiárias não receberam remuneração por serviços de banco de investimento das empresas nos últimos 12 meses
22. O Banco BTG Pactual SA ou suas afiliadas ou subsidiárias não esperam receber ou pretendem buscar remuneração pelo investimento serviços bancários das empresas nos próximos 3 meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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