12/11/2021
Compra
Preço alvo: R$70,00
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza.
Resultado do 3T21
Natura Brasil, Avon Brasil e Internacional foram os destaques negativos no 3T
Com um grande impacto negativo da demanda em declínio em alguns de seus mercados (especialmente no Brasil e para produtos/marcas de tickets mais baixos, como a Avon), a receita da Natura&Co caiu 8,4% a/a (2% abaixo de nossa projeção), ou -4,2% excluindo os efeitos do incidente cibernético no 2T20 (que postergou as vendas para o 3T20) e -4,5% em moeda constante. A receita da Natura&Co LatAm caiu 2,4% a/a em Reais (-3,2% em moeda constante), com a receita da bandeira Natura caindo 16% no Brasil (com uma queda de 22% na produtividade dos representantes de vendas, sendo um destaque negativo no trimestre), enquanto cresce 17% na América Latina hispânica (+ 20% em moeda constante). As vendas da Avon LatAm cresceram 12% a/a (+ 11% em moeda local), enquanto as vendas da marca Avon no Brasil caíram 18% a/a. A TBS (The Body Shop) registrou um crescimento nas vendas de 0,4% a/a em Reais (-1,2% em moeda constante), enquanto a Aesop registrou um crescimento de 12% nas vendas em Reais (+ 14% em moeda constante). Por sua vez, a Avon International registrou uma queda de 14% a/a nas vendas em Reais (-13% em moeda constante).
Apesar das sinergias de custos, as margens ajustadas sofreram um impacto maior
Na América Latina (que inclui todas as marcas Natura&Co da região), a margem EBITDA caiu 690 bps, um destaque negativo no trimestre, apesar das sinergias capturadas no período, devido ao impacto de 830 bps decorrente de maior inflação e câmbio menos favorável – vale ressaltar que no 3T20 houve um impacto não recorrente de +160 bps devido ao incidente cibernético. A margem EBITDA da Avon International caiu 350bps a/a, impactada pela pressão inflacionária e pelos investimentos em projetos digitais. Por sua vez, a margem EBITDA da TBS caiu 180 bps a/a e a margem Aesop caiu 430 bps. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado (excluindo os custos de integração da Avon e custos de transformação da TBS, totalizando R$ 105 milhões) foi de R$ 819 milhões, queda de 47% a/a e 3% abaixo de nossa projeção, com margem EBITDA de 8,6% (queda 620 bps, ou -320 bps excluindo eventos não recorrentes no 3T20), enquanto o resultado líquido ajustado foi de -R$ 10 milhões (vs. + R$ 382 milhões no 3T20 e nossa expectativa de -R$ 27 milhões) excluindo um impacto não recorrente de créditos fiscais.
Novo guidance de EBITDA (e mais conservador); A NTCO considera listagem nos EUA
A Natura mencionou que, em vista das condições de mercado desafiadoras, postergou seu guidance de margem EBITDA de 14-16% do ano fiscal de 2023 para 2024 (uma pequena redução em nossas estimativas). A Natura&Co também está lançando um programa de recompra de ações de até R$ 1,5 bilhão (37,5 milhões de ações, ou 2,72% do total), ao mesmo tempo em que anuncia que está considerando mudar para uma listagem primária na NYSE, mantendo sua atual listagem dupla com BDRs no Brasil (sem data divulgada ainda).
Leitura negativa após os resultados trimestrais leva a uma visão de curto prazo mais conservadora
Após o terceiro trimestre, mantivemos nossa visão conservadora de curto prazo devido à perspectiva top down mais desafiadora (demanda e margem) nos principais mercados da Natura. No entanto, com uma estrutura de capital melhor após dois aumentos de capital no ano passado, digitalização contínua de representantes de vendas, oportunidades de vendas cruzadas com a Avon e captura rápida de sinergias, estamos positivos no caso de investimento da Natura para o longo prazo (justificando nossa classificação de Compra), com as ações negociando a 11x EV/EBITDA 2022 (30% de desconto para os pares internacionais com atuação global) e 16% de CAGR de EBITDA nos próximos quatro anos.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,6% e g de 4,5%, em dólares nominais).
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$70,00
Explorando o modelo global
Feedback da videoconferência com a NTCO
Na última sexta-feira, realizamos uma videoconferência com o CEO da Natura&Co LatAm, Sr. João Paulo Ferreira, onde discutimos a estratégia da empresa para os próximos anos, os avanços no turnaround da Avon, os resultados das iniciativas já implementadas na Avon Brasil e as expectativas para suas operações em outros países hispânicos. Também discutimos os desenvolvimentos recentes em relação à digitalização dos representantes de vendas e o impacto da perspectiva macroeconômica (especialmente a inflação) nos resultados da empresa.
Segmentação e digitalização para Avon, com resultados positivos até agora
Por conta da pandemia do ano passado, a Natura acelerou a digitalização de seus representantes de vendas – fechou 2020 com 11% das vendas provenientes de canais de social selling (vendas através de redes sociais) + e-commerce, com ambição de chegar a 20-25% até 2023. No Brasil, o recrutamento digital atingiu 80% dos novos representantes da Natura, que são em média 10 anos mais jovens do que a média atual da empresa, trazendo mais alcance para consumidores de faixas etárias mais jovens, bem como uma base de representantes de vendas mais experientes em mídia social – nos últimos anos, o e-commerce global evoluiu para o social selling (vendas em redes sociais), com transmissão ao vivo, vídeos curtos e redes sociais, todas ferramentas de vendas fortes para envolver os clientes. Para a Avon Brasil, à medida que as iniciativas digitais da Natura se estendem à marca, a empresa já atingiu 40% do recrutamento por meio dos canais digitais, dando uma necessária de rejuvenescida à base de representantes de vendas da marca. A empresa também mencionou que o data lake, com informações sobre os consumidores, já está unificado (tanto para Avon quanto para Natura).
Durante 2012-16, Natura e Avon perderam participação de mercado no segmento de CF&T (setor de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal) no Brasil, mas nos últimos quatro anos a Natura foi capaz de recuperar sua participação de mercado gradativamente, apoiada em uma estratégia bem-sucedida de segmentar seus representantes de vendas, melhorando a produtividade e retenção. A empresa vem implementando gradativamente a mesma estratégia para a Avon Brasil (que também inclui a otimização de seu portfólio de produtos) e atualmente está em um estágio de aperfeiçoamento, com resultados esperados a serem totalmente capturados a partir do 4T21. Eles acreditam que para outros países da América Latina esse período de implementação poderia ser ainda mais rápido (já estão fazendo projetos-piloto no México e no Equador).
Desafios da cadeia de suprimentos no curto prazo compensados pelas sinergias com a Avon
Outro ponto abordado foi como a empresa vinha sendo impactada pelos recentes gargalos de logística e aumento dos custos de matéria-prima. Como esperado, a empresa tem visto mais restrições no fornecimento de produtos específicos. Mas, após a fusão com a Avon, com uma rede de compras maior, a Natura tem ainda mais flexibilidade em seu sourcing e tem conseguido manter suas linhas de produção com impactos limitados. Ainda, a NTCO foi capaz de compensar as pressões de custos inflacionários com as sinergias capturadas com o negócio da Avon (~ 50% das sinergias de custos das plantas de logística e produção já foram capturadas na América Latina, de acordo com nossas estimativas).
A Natura planeja capturar gradativamente sinergias da Avon, com sinergias operacionais de US$ 350-450 milhões em uma base anual recorrente em 2020-24, com 120 projetos em andamento e 200 mapeados: (i) US$ 85-115 milhões da cadeia de fornecedores, (ii) US$ 100 -125 milhões de fabricação e distribuição, (iii) US$ 75-90 milhões de despesas gerais e administrativas e (iv) US$ 90-120 milhões de receita.
Olhando para a história de crescimento global – melhores perspectivas à frente
Conforme mencionamos em nosso recente relatório de atualização sobre a Natura, mantemos nossa visão conservadora de longo prazo devido aos desafios de rejuvenescimento da The Body Shop e à recuperação da Avon (conforme visto no 2º trimestre), mas observamos progresso recente em ambas as frentes. Com uma estrutura de capital melhor após dois aumentos de capital no ano passado, uma digitalização contínua de representantes de vendas, oportunidades de vendas cruzadas com a Avon e captura rápida de sinergias, estamos mais positivos no caso de investimento da Natura (justificando nossa classificação de Compra), com a ação negociando em 13x EV/EBITDA 2022 (desconto de 21% para pares internacionais globais) e um CAGR de EBITDA de 16% nos próximos quatro anos.
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Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,6% e g de 4,5%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$70,00
Resultado do 2T21
Números trimestrais fortes sobre uma base comparativa mais fraca: vendas cresceram 36% a/a (5% acima de nossa projeção)
Com o uso cada vez maior de social selling (vendas através de redes sociais) e ferramentas digitais pelos representantes de vendas, a Natura&Co conseguiu compensar novamente os efeitos da Covid-19 nas vendas, reportando uma expansão sólida da receita de 36% a/a (5% acima de nossa projeção), 32% em moeda constante e 28% a/a excluindo o efeito do incidente cibernético do ano passado (que postergou as vendas para o 3T20). A receita da Natura&Co LatAm cresceu 39% a/a em reais (37% em moeda constante), com a receita da bandeira Natura crescendo 8% no Brasil (com queda de 5,6% na produtividade dos representantes de vendas e crescimento de 14% na base de representantes), enquanto cresceu 68% na região hispânica (+ 78% em moeda constante). Como no trimestre anterior, as vendas da Avon LatAm cresceram 59% a/a (+ 52% em moeda local), ou 28% excluindo o efeito do incidente cibernético no ano passado, enquanto as vendas das bandeira da Avon no Brasil cresceram 26% a/a ( ou -0,4% ex. o incidente cibernético). A TBS (The Body Shop) registrou um crescimento de vendas de 24% a/a em reais (+ 14% em moeda constante), enquanto a Aesop registrou um crescimento de 47% em vendas em reais (+ 41% em moeda constante). Por sua vez, a Avon International apresentou crescimento de vendas de 34% a/a em BRL (+ 27% em moeda constante), ou 29% excluindo o efeito do incidente cibernético no 2T20.
EBITDA 14% acima de nossa estimativa, com margem impactada pela TBS e Aesop
Na América Latina (que inclui todas as marcas Natura&Co na região), a margem EBITDA aumentou 140bps a/a para 10,8%, com EBITDA crescendo 60% a/a em reais, um destaque positivo no trimestre, apesar da queda na margem bruta em o período (-140 bps a/a). A Avon International reportou um crescimento de EBITDA de 30% a/a (com margem EBITDA caindo 10bps a/a), impactada pela pressão inflacionária e investimentos em projetos digitais. Por sua vez, a margem EBITDA da TBS caiu 180 bps a/a e a margem Aesop caiu 580 bps a/a. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado (excluindo os custos de integração da Avon e custos de transformação da TBS, totalizando R$ 181 milhões) foi de R$ 811 milhões, um aumento de 32% a/a e 14% acima de nossa projeção, com margem EBITDA de 8,5% (queda 30 bps), enquanto o resultado líquido ajustado foi de -R$ 300 milhões (vs. -R$ 389 milhões no 2T20 e nossa estimativa de -R$ 211 milhões), excluindo efeitos não-recorrentes (relacionados a R$ 823 milhões em impostos diferidos, parcialmente compensados por um imposto maior no Reino Unido). Após o aumento de capital em outubro (e pré-pagamento dos títulos da Avon em novembro), a relação dívida líquida/EBITDA atingiu 1,43x (vs. 3,63x no 2T20).
Olhando para a história de crescimento global – vemos melhores perspectivas para a Natura
Conforme mencionamos em nosso recente relatório de atualização sobre a Natura, mantemos nossa visão conservadora de longo prazo devido aos desafios de rejuvenescimento da The Body Shop e à recuperação da Avon (conforme visto no 2º trimestre), mas observamos progresso recente em ambas as frentes. Com uma estrutura de capital melhor após dois aumentos de capital no ano passado, digitalização contínua dos representantes de vendas e oportunidades de cross-sell com a Avon, estamos mais otimistas quanto ao caso de investimento da Natura, com a ação negociando a 15x EV/EBITDA 2022 (desconto de 10% para pares internacionais globais) e 16% de CAGR de EBITDA nos próximos quatro anos.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,6% e g de 4,5%, em dólares nominais).
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$70,00
Atualizando para Compra; Novo preço-alvo de R$ 70
Atualizando para Compra devido ao progresso recente no Brasil e a integração da Avon
Após uma série de resultados melhores do que o esperado, apesar dos efeitos da pandemia no ano passado, estamos atualizando nossas estimativas. Também analisamos o setor de HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) do Brasil e o papel da venda social (social selling – utilizando-se de redes sociais) em meio à mudança digital dos consumidores, mas com o canal de venda direta crescendo sua participação mais recentemente. Enquanto mantivemos nossa visão conservadora de longo prazo sobre o caso de investimento, refletindo todas as partes móveis da Natura (global), saudamos os sinais positivos da digitalização, com grandes oportunidades de vendas cruzadas e corte de custos com a integração da Avon, o que deve desbloquear valor. Assim, atualizamos o rating da ação para Compra, também refletindo seu desconto relativo para os principais pares globais de HPC.
Tendência de Live commerce e o poder do marketing colaborativo
Nos últimos anos, o e-commerce global evoluiu para o social selling (vendas se utilizando de redes sociais), com transmissão ao vivo, vídeos curtos e fortes ferramentas de vendas de redes sociais para envolver os clientes. A Natura está bem posicionada para explorar seu canal de vendas diretas por meio do comércio ao vivo (live commerce), aumentando o reconhecimento da marca e o engajamento do consumidor por meio dos representantes de vendas e otimizando o CAC (custo de aquisição do cliente). O social selling e o e-commerce já representavam 11% das vendas da Natura&Co em 2020, e a empresa está de olho em 20% até 2023. Para aumentar seu crescimento digital, também investe em seu ecossistema, agregando catálogo online e links de pagamento. Já processa 100% de seus pagamentos do e-commerce, com TPV anualizado de + R$ 4 bilhões e + 146 mil contas.
Canal de venda direta e oportunidade de venda cruzada da Avon
Desde a sua aquisição, a Avon tem sido um pilar fundamental do caso de negócios mais global da Natura (principalmente por meio de sinergias potenciais com seu próprio modelo de negócios, agrupando representantes de vendas com base na produtividade e simplificando o sortimento). A Natura planeja capturar gradativamente sinergias da Avon, com sinergias operacionais de US$ 350-450 milhões em uma base anual recorrente no período de 2020-24, com 120 projetos em andamento e 200 mapeados: (i) US$ 85-115 milhões da cadeia de fornecedores, (ii) US$ 100 -125 milhões de fabricação e distribuição, (iii) US$ 75-90 milhões de despesas gerais e administrativas e (iv) US$ 90-120 milhões de receita. Além das sinergias, eles estão implementando um processo de segmentação mais simples para a Avon International, alinhando os incentivos dos representantes de vendas e as metas de carreira, enquanto capturam o quadro de funcionários inicial e as sinergias de custo e empregam uma abordagem mais digital.
Novo preço-alvo de R$ 70 para o final de 2022: um caso de investimento em HPC global (e descontado)
Mantemos nossa visão conservadora de longo prazo devido aos desafios de rejuvenescimento da The Body Shop e ao turnaround da Avon (que no 2T deve significar receita ainda sob pressão para a bandeira no Brasil), mas observa-se progresso recente em ambas as frentes. Com uma melhor estrutura de capital após dois aumentos de capital no ano passado, digitalização contínua de representantes de vendas e oportunidades de vendas cruzadas com a Avon, atualizamos o rating para Compra com um preço-alvo para o final de 2020 de R$ 70 (de R$ 40 anteriormente), com a ação negociando em 14x EV/EBITDA 2022 (desconto de 10% para os pares internacionais) e CAGR de EBITDA de 16% nos próximos quatro anos.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 8,6% e g de 4,5%, em dólares nominais).
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$40,00
Resultado do 4T20
As vendas gerais chamaram a atenção; Avon International novamente uma exceção
Com o crescente uso de vendas sociais (social selling) e ferramentas digitais pelos representantes de vendas, a Natura&Co conseguiu compensar os efeitos da Covid-19 nas vendas, reportando uma expansão sólida da receita de 24% a/a (6% acima de nossa projeção e 6,4% em moeda constante), com vendas digitais aumentando 79% a/a no trimestre. A receita da bandeira Natura no Brasil cresceu 16% a/a (projetávamos 10%) e 44,5% na região hispânica (36% em moeda constante). A The Body Shop (TBS) registrou expansão de 48% a/a nas vendas em Reais (alta de 10% em moeda constante, apesar da queda de 17% no SSS, compensada pelo desempenho no canal digital), enquanto a Aesop registrou crescimento de 62% nas vendas em Reais (aumento 19% em moeda constante). Como no trimestre anterior, as receitas da Avon Latam aumentaram 16% a/a, ou 4% em moeda constante (um destaque positivo no trimestre), um aumento de 4,9% no Brasil, enquanto a Avon International reportou um crescimento de vendas de 12% a/a em Reais (mas caiu 11,5% em moeda constante, e com os volumes caindo 18% a/a, mais uma vez um destaque negativo no trimestre, impactado pela segunda onda da Covid na Europa).
Margens sob pressão; Avon International e TBS compensam a Natura na América Latina
Na América Latina (que inclui todas as marcas Natura&Co na região), a margem EBITDA aumentou 120bps a/a (para 12,2%), com o EBITDA aumentando 34% a/a em Reais. A Avon International reportou uma queda de 52% a/a no EBITDA (com margem EBITDA caindo 560bps a/a), impactada por investimentos no modelo comercial, projetos digitais e um câmbio menos favorável. A Natura também mencionou que as sinergias com a Avon atingiram US$ 25 milhões no trimestre (principalmente nas despesas gerais & administrativas e sourcing). Por sua vez, a margem EBITDA da TBS (The Body Shop) caiu 290 bps a/a. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado (excluindo os custos de integração da Avon, os custos de transformação da TBS e um impairment na TBS de R$ 144 milhões) foi de R$ 1,486 bilhão, um aumento de 12% a/a e 5% acima das nossas estimativas, com margem EBITDA de 12,4% (-130bps a/a e 10bps abaixo dos nossos números), enquanto o lucro líquido foi de R$ 249 milhões no 4T20 (vs. -R$ 176 milhões no 4T19) vs. nossa projeção de R$ 318 milhões, também ajudado por uma menor carga tributária no período. Após o aumento de capital em outubro (e pré-pagamento de títulos da Avon em novembro), a relação dívida líquida/EBITDA atingiu 0,97x.
Números mais resilientes trazem uma visão mais construtiva
Os resultados resilientes mais uma vez na bandeira da Natura (com a digitalização dos representantes de vendas) e a recuperação gradual da Avon LatAm (em relação a receita, apesar da menor rentabilidade) foram destaques positivos. No geral, mantemos nossa classificação Neutra em NTCO3 devido aos desafios da recuperação da Avon, mas reconhecemos que os resultados recentes (como no trimestre anterior) criam uma visão mais construtiva sobre o nome.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 9,6% e g de 4,0%, em USD nominal) e 50% em múltiplo de saída de 22,2x P/L.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$40,00
Resultado do 3T20
Bandeira Natura segue sendo destaque, com a Avon se recuperando gradativamente na América Latina
Com o crescente uso de vendas em redes sociais e ferramentas digitais pelos representantes de vendas, a Natura & Co conseguiu compensar os efeitos da Covid-19 nas vendas, reportando uma expansão sólida da receita líquida de 32% a/a (5% acima de nossa projeção e 12% em moeda constante), ou 26% a/a se excluirmos o impacto negativo de R$ 450 milhões devido ao incidente cibernético no 2T (+ 6,7% em moeda constante), que deslocou as vendas para o 3T20. A receita da bandeira Natura no Brasil cresceu 30% a/a (projetávamos 20%), impulsionada por um aumento na produtividade dos representantes de vendas (14% a/a). Enquanto isso, a The Body Shop reportou uma expansão de 52% a/a nas vendas em BRL (+ 8% em moeda constante), enquanto a Aesop registrou um crescimento de 67% nas vendas em BRL (+ 20% em moeda constante). Ao contrário dos trimestres anteriores, as receitas da Avon Latam aumentaram 19% a/a (ou 3,3% acima excluindo o incidente cibernético no 2T), um aumento de 25% no Brasil (6,1% ex- incidente cibernético), enquanto a Avon International reportou aumento de vendas de 22% a/a em BRL (mas queda de 7,3% em moeda constante), ou + 19,5% (ex- incidente cibernético). Como resultado, a receita líquida da Natura & Co LatAm cresceu 29,5% em BRL no 3T20 (20,1% em moeda constante), ou 21,2% ex- incidente cibernético, impulsionada pelo crescimento de 41,2% na marca Natura (+ 30,5% no Brasil, +65,7 % na América Latina Hispânica).
Os resultados devem sustentar o momentum sólido; riscos positivos após o recente aumento de capital
Os resultados resilientes da bandeira da Natura (com a digitalização dos representantes de vendas) e a recuperação gradual da Avon na América Latina (mesmo excluindo os efeitos do incidente cibernético) foram destaque. No geral, ainda mantemos nossa classificação Neutra na NTCO3 devido aos desafios de recuperação da Avon nos próximos anos, mas reconhecemos que os resultados do 3T (como no trimestre anterior) criam uma visão mais construtiva sobre o nome daqui para frente, enquanto devemos revisar em breve nossas estimativas para incorporar os efeitos positivos do recente aumento de capital (e menor alavancagem financeira).
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Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 9,6% e g de 4,0%, em USD nominal) e 50% em múltiplo de saída de 22,2x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$40,00
Resultado 2T20
Em resumo, uma leitura positiva para o 2T da Natura
Embora os números de vendas consolidadas da Natura&Co tenham caído 13% a/a (5% acima de nossa projeção) e o EBITDA ajustado tenha caído 42% a/a (8% abaixo de nós), acreditamos que os pontos positivos compensaram os negativos nos números reportados, especialmente considerando o uso crescente de vendas através de redes sociais e ferramentas digitais por representantes de vendas, o que compensou parcialmente os efeitos do Covid-19 nas vendas. Do lado positivo, a receita no Brasil cresceu 7,9% a/a (projetávamos 6%), impulsionada por um aumento na produtividade dos representantes de vendas (7% a/a). Ao mesmo tempo, a TBS (The Body Shop) relatou uma expansão de 15% a/a nas vendas em BRL (mas queda de 13% em moeda constante), com 16% das lojas fechadas em junho (vs. 87% em abril), e o desempenho do e-commerce compensando 83% dos impactos do Covid-19 nas vendas. No caso da Aesop, foi apresentado um crescimento de 35% nas vendas em BRL (queda de 1% em moeda local). Do lado negativo, as receitas da Avon Latam caíram 35% a/a (-40% em câmbio constante e -31% apenas no Brasil, já levando em consideração o impacto negativo de R$ 390 milhões devido ao incidente cibernético no 2T), enquanto a Avon International relatou uma queda nas vendas de 22% em BRL constante (-39% em moeda constante). Como resultado, a receita líquida da Natura&Co LatAm caiu 16,5% em BRL no 2T20 (-19,8% em moeda constante), impulsionada pelo crescimento de 4,4% na marca Natura (+7,9% no Brasil, -3,6% na América Latina hispânica).
Ainda um Neutro devido ao risco de execução da Avon e a valorização recente, mas com uma perspectiva mais construtiva
Os resultados resilientes da bandeira da Natura (e a digitalização dos representantes de vendas) foram um destaque, compensando os números operacionais ainda pouco atraentes da Avon (apesar do anúncio de US$ 25 milhões em sinergias capturadas no 2T). No geral, mantemos nossa classificação Neutra em NTCO3 devido aos desafios de turnaround da Avon (bem como o desempenho superior recente das ações, com alta de 44% nos últimos três meses, com a NTCO3 sendo negociada a 44x P/L 2021), mas reconhecidamente no 2T os resultados criam uma visão mais construtiva do nome daqui para frente.
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Natura & Co [BRNAT] (Primário) – O setor de produtos para o lar e de cosméticos é uma indústria competitiva caracterizada por uma série de grandes empresas internacionais disputando mercado mundialmente. O investimento em inovação de produto e marketing representa uma parte substancial de seus custos e pode variar de trimestre para trimestre. Todas essas considerações podem afetar o crescimento da receita líquida e a lucratividade. Qualquer investimento em ações da América Latina, como ações da Natura, está sujeito ao risco da taxa de câmbio, bem como a flutuações inesperadas na economia local. O investimento na Natura está sujeito aos seguintes riscos específicos: motivação da força de revenda, regulamentação (devido à crescente preocupação com o acesso e uso da biodiversidade), preços de commodities (principalmente plástico, vidro e papel) e mudanças na legislação tributária.
Metodologia de Valuation
Natura & Co [BRNAT] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 9,6% e g de 4,0%, em USD nominal) e 50% em múltiplo de saída de 22,2x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
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Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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