22/11/2021
Compra
Preço alvo: R$27,00
Movida Participaçoes S.A. (Movida) é uma empresa sediada no Brasil que se dedica principalmente ao aluguel de carros e frotas. A empresa divide seus negócios em três setores: Aluguel de Carros, que é responsável pelo aluguel de carros por meio de agências próprias; a Divisão de Aluguel de Frotas, que tem como objetivo o aluguel de veículos frota para pessoas jurídicas por períodos de longo prazo; Divisão Seminovos, responsável pela comercialização dos veículos anteriormente utilizados em suas operações de locação. A Movida deve se beneficiar (i) da nova mentalidade cultural, que envolve o surgimento de aplicativos de mobilidade urbana e mudanças culturais quando se trata de possuir um veículo; (ii) condições de preços atraentes e melhor experiência do consumidor, o que criou um forte apelo de produto para clientes de baixa renda, popularizando o serviço; (iii) seus investimentos em tecnologia e inovações, o que contribui para o reconhecimento da marca; (iv) melhoria operacional da divisão de Seminovos e do perfil dos carros da empresa, com menor consumo de quilômetros vs. pares devido à menor penetração do Uber e crescimento de volume na linha Mensal Flex. O cenário inédito de baixo custo de capital no Brasil também deve favorecer um negócio tão intensivo em capital.
Movida (MOVI3): Atualização do modelo, novo preço-alvo de R$ 27,00
Atualização de estimativas para incorporar fatos recentes; nós somos compradores
Neste relatório, estamos revisando nossas estimativas para a Movida para incorporar: (i) últimos dados operacionais e financeiros da empresa; (ii) contínua escassez de veículos, o que distorce preços de equilíbrio para carros; (iii) Incorporação da CS Frotas; e (iv) atualizações macro e da taxa de desconto. Em suma, estamos ajustando nossas estimativas para 2021E e 2022E da receita líquida em 6% e 27%, EBITDA em 112% e 137% e lucro líquido em 135% e 108%, respectivamente. Nosso novo preço-alvo utilizando fluxo de caixa descontado é R$ 27 (vs. R$ 25 / antes), implicando um potencial de 55%. Nos níveis atuais, vemos a MOVI3 sendo negociado em um atrativo 7,3x Preço / Lucro em 2022, desconto de 49% sobre a média do setor, justificando nossa recomendação de compra
RAC se beneficiando da demanda resiliente; ambiente de preços favorável
A divisão do RAC está se beneficiando do ambiente de demanda forte, que, juntamente com a maior taxa de juros, melhor mix e falta de veículos, está levando a um aumento nas tarifas (as tarifas RAC aumentaram 20% e 46% a/a durante o terceiro e segundo trimestre, respectivamente). Por outro lado, a falta de veículos continua sendo o principal gargalo do crescimento para o segmento. Olhando para o futuro, apesar do crescimento mais fraco, acreditamos que o maior rendimento por carro deve continuar a impulsionar a lucratividade na divisão. Quanto ao nosso modelo, estamos aumentando nossa receita líquida de RAC para 2021 e 2022, aumento de 27% e 42%, respectivamente. Nossas novas margens de EBITDA 21E e 22E são de 49% e 50%, respectivamente.
Desempenho sólido de gestão de frotas deve continuar; CS Frotas e Movida Zero Km devem trazer crescimento
Da mesma forma, a divisão de frota continua com bom desempenho, sendo a Movida Zero Km o principal destaque do segmento (os aluguéis diários mais que dobraram a / a durante o terceiro trimestre). Esperamos que a Movida Zero Km continue impulsionando o crescimento da divisão, já que a o mercado de assinatura de automóveis ainda é pouco penetrado. Além disso, a Movida recentemente incorporou a CS Frotas (refletido parcialmente no 3º trimestre), o que também deve trazer crescimento para o segmento. Como escrevemos anteriormente, vemos esta transação como positiva e altamente sinérgica com a Movida, dando-lhe acesso ao lucrativo e crescente mercado de locação de veículos especiais, além de trazer crescimento de curto prazo em um momento de escassez de veículos novos. Quanto ao nosso modelo, estamos aumentando nossas estimativas em 2021 e em 2022 da receita líquida em 76% e 140%, respectivamente.
Seminovos segue forte no curto prazo; normalização do mercado apenas no 2S22
A divisão de seminovos está se beneficiando da escassez de automóveis no mercado automotivo, que continua a aumentar os preços médios de venda. De acordo com nossas verificações, as montadoras esperam um aumento constante nos preços dos veículos novos perdurando no próximo ano, com mercado com normalização esperada apenas para o 2S22. Esse cenário deve continuar se refletindo em margens sólidas para a divisão, mesmo que a depreciação aumente. Como tal, estamos agora assumindo um total de veículos vendidos de 45 mil e 60 mil em 2021 e 2022, respectivamente (de 73 mil e 84 mil antes), com preços médios de venda de R$ 57 mil e R$ 60 mil para os mesmos períodos (de R$ 41 mil e R$ 42 mil antes). Nossa nova margem EBITDA é de 19% e 14% para 2021 e 2022, respectivamente, bem acima do 1% que tínhamos antes para 2021 e 2022.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$25,00
Movida (MOVI3): Trimestre forte; CS Frotas impulsiona o resultado
Números melhores do que o esperado; Lucro líquido forte
A Movida reportou um forte conjunto de resultados do terceiro trimestre, acima de nossas estimativas e do consenso de mercado. Mais precisamente, a receita líquida foi de R$ 1,6 bilhão (+ 52% a / a; + 30% t / t; 5% acima de nós), com EBITDA (IFRS16) de R$ 613 milhões (+ 188% a / a, + 58% t / t, 13% acima de nós) e lucro líquido de R$ 259 milhões (acima dos R $ 37 milhões do ano passado; + 49% t / t, 7% acima de nós). Indicamos que a base de comparação anual foi poluída pela incorporação de 2 meses de CS Frotas. Excluindo a CS Frotas, a receita líquida foi de R$ 1,5 bilhão, o EBITDA foi de R$ 556 milhões e o lucro líquido totalizou R$ 237 milhões.
Margem EBITDA sólida em todos os negócios; maior depreciação anualizada
A receita líquida de seminovos atingiu R$ 845 milhões, 14% acima de nós, com maiores volumes e um tíquete médio maior. Os volumes vendidos foram 14,5 mil de veículos, 8% acima de nós, enquanto o tíquete médio aumentou para R$ 59 mil / carro (+ 30% a / a, + 8% t / t, 7% acima de nós). Igualmente importante, a margem EBITDA melhorou significativamente para 22,2% (420 pontos bas0065 acima de nós), impulsionada pelo aumento no preço médio e a adoção contínua de uma estratégia de precificação nos canais digitais. A Movida aumentou suas taxas de depreciação anualizadas para locação de veículos (R$ 1,5 mil / veículo vs. R$ 1,0 mil / veículo no último trimestre) e em gestão de frotas (para R$ 2,9 mil / veículo vs. R$ 2,0 mil / veículo no último trimestre), refletindo o novo mix de carros, tíquete médio mais elevado, e a presença de novos modelos em sua frota. A companhia antecipa a normalização do suprimento de veículos no mercado após 2022. No aluguel de carros, a empresa registrou um aumento no aluguel diário de 19% a / a (+ 11% t / t), com as tarifas aumentando em 37% a / a (+ 15% t / t). A Margem EBITDA alcançada foi 53% (contra 45% no ano passado) com receitas mais altas e bom controle de custos. Na gestão de frotas, as vendas foram muito fortes, aumentando 130% a / a (+ 47% t / t), impulsionadas por (i) crescimento da frota de + 47 mil carros devido à adição do CS Frotas, crescimento do segmento Movida Zero Km e a renovação de contratos corporativos, (ii) ampliação da carteira de clientes no segmento público, e (iii) aumento de 13% no ticket médio mensal. A margem EBITDA foi de 67% (alta 140 pontos base a / a).
Alavancagem estável em 2,9x dívida líquida / EBITDA; continuamos compradores
A alavancagem ficou estável t/t em 2,9x dívida líquida / EBITDA dos últimos 12 meses, com uma posição de caixa de R$ 6,0 bilhões (vs. R$ 3,4 bilhões no último trimestre). Sinalizamos que este foi o primeiro trimestre de incorporação do CS Frotas, transação que vemos como positiva e altamente sinérgica com a Movida, dando acesso ao lucrativo e crescente mercado de locação de veículos especiais, além de trazer crescimento de curto prazo em um momento de escassez de novos veículos. Nos níveis atuais, vemos MOVI3 negociando com descontos atraentes de 11,4x Preço / Lucro em 2022 e 7,1x EV / EBITDA 2022, desconto de 48% e 33% em relação às médias do setor, respectivamente. Mantemos nossa classificação de compra.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$25,00
2T21 positivo; resultados sólidos, apesar da maior depreciação anual t/t
A Movida reportou um sólido resultado no segundo trimestre, acima de nossas estimativas e do consenso de mercado. Mais precisamente, a receita líquida foi de R$ 1,2 bilhão (+ 16% a/a; + 51% t/t; 14% acima de nós), com EBITDA (IFRS16) de R$ 388 milhões (+ 157% a/a, + 28% t/t, 17% acima de nós) e lucro líquido de R$ 174 milhões ( + 59% t/t, 26% acima de nós). Indicamos que não houve ajustes exclusivos neste trimestre, embora a comparação a/a seja difícil pela base de comparação poluída por impactos positivos de reavaliação de ativos no ano passado. Excluindo esses efeitos, o crescimento anual teria sido ainda maior. Por fim, esta semana a aquisição da CS Frotas foi aprovada por unanimidade de votos. Considerando os resultados pró-forma com CS Frotas, a Movida teria alcançado um resultado ainda mais forte, com R$ 1,4 bilhão na receita, EBITDA de R$ 463 milhões e lucro líquido de R$ 198 milhões. Sua frota total teria sido 159 mil (vs. 134 mil reportados).
Desempenho operacional positivo; Margem EBITDA impressionante em Seminovos
A receita líquida de seminovos atingiu R$ 674 milhões, 21% acima de nós, principalmente com maiores volumes. O volume vendido de carros foi de 12,5 mil, 19% acima de nós, enquanto o ticket médio aumentou para R$ 55 mil/carro (+ 34% a/a, + 5% t/t, em linha conosco). Tão importante quanto, a margem EBITDA melhorou significativamente para 17,8% (200 pontos acima de nós) em um tíquete médio mais alto graças a uma melhor composição de frota e canais de vendas. A Movida aumentou suas taxas de depreciação anualizadas para o aluguel de carros (R$ 1,0 mil/veículo vs. R$ 0,8 mil/veículo no último trimestre) e gestão e terceirização de frotas (a R$ 1,9 mil/veículo vs. 1,6 mil/veículo no último trimestre), refletindo uma abordagem mais conservadora da empresa. A empresa reportou diárias de aluguel de caros com crescimento de + 33% a/a (-9% t/t), com tarifas aumentando em 41% a/a (estáveis t/t). A margem EBITDA atingiu 41% (vs. 25% no ano passado) com menor custo e maior controle de despesas. A receita de gestão de frotas foi muito forte, aumentando 57% a/a (+ 19% t/t), impulsionado por um aumento sólido de 49% a/a nos volumes (+ 18% t/t. A margem EBITDA foi de 65% (queda de 830 pontos a/a).
Alavancagem para 2,8x dívida líquida/EBITDA; mantendo nossa compra
A alavancagem caiu para 2,8x dívida líquida/EBITDA (de 3,2x no último trimestre), com uma posição de caixa de R$ 3,4 bilhões (vs. R$ 3,0 bilhões no último trimestre). Sinalizamos que hoje a Standard Poor’s atualizou o crédito da Movida de B + para BB- em escala global, refletindo a incorporação da CS Frotas, que de acordo com a agência tem fluxos de caixa mais estáveis e previsíveis, além de garantir maior escala. Como escrevemos anteriormente, vemos a transação como positiva pelos seguintes motivos: (i) valuation atrativo; (ii) acesso ao lucrativo e crescente mercado de aluguel de veículos especiais, conforme mostrado por seu maior ROIC (12% vs. 9% da Movida); (iii) crescimento de curto prazo em um momento de escassez de novos veículos; (iv) melhor mix de negócios; e (v) sinergias relevantes (estimativa da empresa ~R$ 40 milhões/ano). Vemos a Movida em um valuation atraente, negociando a 18,1x Preço/Lucro em 2021 e 9,4x EV/EBITDA em 2021, descontos de 40% e 30% em relação às médias do setor, respectivamente. Esperamos que o mercado reaja positivamente aos resultados.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$25,00
Resultado do 1T21
O 1T21 foi positivo; Lucro líquido foi o principal destaque
A Movida reportou um forte conjunto de resultados do 1T21, em linha com nossas estimativas otimistas. Mais precisamente, a receita líquida ficou em R$ 805 milhões (-20% a/a; 7% abaixo de nossa projeção), com EBITDA (IFRS16) de R$ 305 milhões (+ 35% a/a, em linha com nossas estimativas) e lucro líquido de R$ 110 milhões (aumento de 99% a/a; 7% acima de nossa expectativa). Indicamos que não houve ajustes pontuais neste trimestre, embora a base de comparação anual tenha sido poluída devido a impactos positivos pontuais no ano passado. Excluindo esses, o crescimento a/a teria sido ainda maior.
Desempenho operacional positivo; Forte aumento da margem EBITDA em Seminovos
A receita líquida de Seminovos caiu 51% a/a para R$ 275 milhões, 22% abaixo de nossa projeção, principalmente devido à estratégia de cortar vendas de carros para estender o ‘tempo de operação’ devido à alta demanda, especialmente nos segmentos RAC (Aluguel de Carros) e GTF (Gestão e Terceirização de Frotas). O volume caiu para 5,3 mil, 25% abaixo de nossa estimativa, enquanto o ticket médio aumentou para R$ 52 mil/carro (+ 29% a/a, em linha conosco). Igualmente importante, a margem EBITDA melhorou significativamente para 13,2% (120 bps acima de nossa projeção) devido a tickets médios mais altos, graças a melhores combinações de frota e canais de vendas. Conforme já antecipado no trimestre passado, a Movida reduziu suas taxas de depreciação anualizadas para RAC (R$ 2,76 mil/veículo vs. R$ 3,36 mil/veículo no último trimestre) e Frota (para R$ 3,03 mil/veículo vs. 3,81 mil/veículo no último trimestre) para refletir a mudança no ambiente de preços. A empresa divulgou fortes aluguéis diários (+ 15% a/a), com as preços ficando estáveis a/a. A margem EBITDA aumentou 480bps (para 46%) devido a um melhor controle de custos e despesas. As vendas líquidas de aluguel de frotas foram muito fortes, aumentando 31% a/a, impulsionadas por um aumento sólido de 23% a/a nos volumes. A margem EBITDA foi de 60% (queda de 610 bps a/a).
Alavancagem subiu ligeiramente para 3,2x dívida líquida/EBITDA; Nós mantemos nossa Compra
A alavancagem aumentou ligeiramente para 3,2x dívida líquida/EBITDA dos últimos 12 meses (de 2,7x no último trimestre), com uma posição de caixa de R$ 3,0 bilhões (vs. R$ 1,7 bilhão no último trimestre devido à emissão de bônus de US$ 500 milhões durante o trimestre). Vemos a MOVI3 sendo negociada a atrativos 14,6x P/L 2021 e 8,1x EV/EBITDA 2021, 40% e 28% de descontos para as médias do setor, respectivamente. Conforme comprovado pela recuperação mais rápida do que o esperado, sua história de crescimento de longo prazo está bastante intacta, combinando expansão da frota e melhor execução para fechar o gap em relação a seus principais pares. Além dos resultados, esperamos que os investidores acompanhem (i) a integração da Vox e da CS Brasil, (ii) novas fusões e aquisições potenciais; (iii) a normalização da indústria de automóveis em 2021; e (iv) a aceleração da vacina. Nós mantemos nossa Compra.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$25,00
Resultado do 4T20
Impairments garantiram que os resultados do 4T superassem nossas estimativas
A Movida divulgou resultados no 4T mais fortes do que o esperado (em geral estávamos acima do consenso), principalmente devido aos efeitos de Impairments. Mais precisamente, a receita líquida (que já havia sido divulgada) foi de R$ 991 milhões (estável a/a; em linha com nossa projeção), com EBITDA reportado (IFRS16) de R$ 373 milhões (+ 44% a/a, 26% acima de nossa estimativa) e lucro líquido de R$ 184 milhões (alta de 118% a/a e 17% acima de nossa expectativa). Os números do 4T foram beneficiados pela reversão e consequente contabilização do impairment de seminovos no 2T e 3T. Excluindo este impacto, o EBITDA ajustado e o lucro líquido seriam de R$ 305 milhões, em linha com nossa projeção, e de R$ 139 milhões (12% abaixo de nós), respectivamente. Além disso, a administração deu uma mensagem positiva durante a teleconferência do 4T realizada hoje, esperando que o cenário de forte demanda persista no curto prazo.
Números operacionais sólidos; forte margem EBITDA em Seminovos
A receita líquida de Seminovos caiu 10% a/a para R$ 491 milhões, em linha conosco, principalmente impulsionada pela estratégia de reduzir as vendas de carros para estender seu ‘tempo de operação’, devido à alta demanda, especialmente no segmento RAC. O volume caiu para 9,9 mil, em linha conosco, enquanto o ticket médio aumentou para R$ 50 mil/carro (+ 25% a/a). Igualmente importante, a margem EBITDA melhorou bastante para 12,3% (530 bps acima de nossa estimativa), com tickets médios mais altos refletindo melhor frota e mix de canais de vendas. Ex-impairment, a margem EBITDA de Seminovos teria sido de 11,7%, ainda sólida. Conforme já antecipado no último trimestre, a Movida reduziu suas taxas de depreciação anualizadas em RAC (R$ 3,36 mil/veículo vs. R$ 3,42 mil/veículo no último trimestre) e a depreciação da frota (para R$ 3,81 mil/veículo vs. 4,24 mil/veículo no último trimestre). A empresa registrou recorde no número de diárias (+ 8% a/a), com as tarifas praticamente estáveis a/a, mostrando uma forte recuperação nos preços após as mínimas do 2T. Apesar de uma receita forte, a margem EBITDA ajustada caiu 730 bps (para 45%), com maiores despesas de vendas, gerais & administrativas, devido ao efeito das despesas de pessoal com o provisionamento do bônus de R$ 17 milhões no trimestre. A receita líquida de aluguel de frotas cresceu 9% a/a (volumes + 16% a/a) e a margem EBITDA ajustada foi de 61% (-470bps a/a), impactada pelas mesmas provisões. Mais importante, a administração afirmou durante a teleconferência do 4T que as condições do setor permanecem atraentes no 1T21, o que nos leva a esperar outra rodada de boas performances. Sobre a normalização da indústria automotiva, eles esperam que isso aconteça até o final do 2T21.
Alavancagem ligeiramente mais alta + valuation atrativo = ainda é uma Compra
A alavancagem aumentou ligeiramente para 2,7x EBITDA dos últimos 12 meses (de 2,4x no último trimestre), com uma posição de caixa de R$ 1,7 bilhões no 4T20, praticamente estável em relação ao trimestre anterior. Em fevereiro, a empresa anunciou os primeiros títulos de sustentabilidade no segmento global de aluguel de automóveis, emitindo US$ 500 milhões em títulos de 2031. Vemos a MOVI3 sendo negociado a um atrativo valuation de 16,2x P/L 2021 e 8,7x EV/EBITDA 2021, um desconto de 39% e 33% em relação à média do setor, respectivamente. Conforme comprovado pela recuperação mais rápida do que o esperado, sua história de crescimento de longo prazo está bastante intacta, combinando expansão da frota e melhor execução, fechando o gap para seus principais pares. Além do resultado, esperamos que os investidores acompanhem (i) a integração da Vox e CS Brasil, (ii) possíveis novas fusões e aquisições e (iii) processo de normalização da indústria automotiva durante 2021. Mantemos nossa Compra.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$25,00
Aquisição da Vox por R$ 89 milhões de EV (~ 4,0x EV / EBITDA 2020E)
A Movida divulgou fato relevante anunciando a aquisição de 100% da Vox por um Enterprise Value (Valor da Firma) de R$ 89 milhões. A Vox é uma empresa de gestão de frota com 1,8 mil carros (vs. a frota MOVI de 109 mil carros), focada no segmento premium (maiores tarifas médias e lucratividade). O preço pago pela MOVI implica um prêmio de 12,5% sobre o valor da frota da Vox, implicando em um múltiplo EV / EBITDA projetado de 2020 de ~4x (em comparação ao múltiplo 9x atual da MOVI para 2120E), ou R$ 49 mil / carro, em linha com os negócios recentes do setor, portanto, vemos o negócio como um movimento que agrega valor. Mais importante ainda, por ser um negócio pequeno, não esperamos restrições das autoridades antitruste, então a movimentação dá à Movida uma via de crescimento interessante em um momento de escassez de oferta de veículos no país.
Vox aumenta a exposição da Movida aos negócios resilientes de Frota
A frota da Vox possui um amplo portfólio, que vai de carros de luxo (Audi e BMW), a veículos leves de carga (ou seja, Fiorino) e automóveis leves de passageiros (ou seja, Onix). Em 2019, a Vox registrou receita líquida de R$ 47 milhões, EBITDA de R$ 22 milhões (margem de 47%), lucro líquido de R$ 9 milhões e relação dívida líquida/EBITDA de 1,9x. Dados não auditados para 2020 indicam receita líquida de R$ 53 milhões, EBITDA de R$ 22 milhões (margem de 42%), lucro líquido de R$ 9 milhões e relação dívida líquida/EBITDA de 2,3x, demonstrando a resiliência da receita do negócio de Gestão e Terceirização de frotas mesmo durante cenários adversos. O preço será pago em dinheiro: 50% à vista e 50% no primeiro aniversário da transação. A Vox negociou uma combinação de negócios com a Maestro Frotas no ano passado, mas as empresas decidiram seguir caminhos separados em novembro, com a interrupção do processo de listagem da Maestro.
Aquisição cumulativa que reforça nossa (já) tese positiva na Movida
Embora pequena, vemos a aquisição como altamente acretiva, reforçando nossa postura positiva em relação na ação. Também é interessante ver a Movida retomando o crescimento inorgânico quatro anos depois de seu último negócio (adquiriu outro player premium de frota em 2017). No geral, continuamos a ver a história de crescimento de longo prazo da MOVI como um caso sólido, combinando (i) expansão da frota após a crise da Covid, (ii) incursão em novos segmentos com boa expectativa de crescimento e (iii) melhor execução, fechando o gap para seus principais pares. Também vemos as ações da MOVI3 sendo negociadas a atrativos P/L de 17,6x 2021 e 9,2x EV/EBITDA 2021, com um desconto de 42% e 36% em relação à média do setor, respectivamente. Continuamos Compradores.
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MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primária) – A Movida está sujeita às condições macroeconômicas locais. Dinâmicas econômicas negativas, como crescimento fraco do PIB, aumento da inflação e aumento das taxas de juros, podem prejudicar os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem custo de crescimento e estratégias de execução.
Metodologia de Valuation
MOVIDA PARTICIPAÇÕES S.A. [BRMOVI] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
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Preço alvo: R$25,00
Feedback do Investor Day de 2020 com a alta administração
Na sexta-feira, participamos do Investor Day virtual da Movida, realizado pela alta direção da empresa. Os principais tópicos discutidos foram: (i) balanço patrimonial sólido da Movida, capaz de apoiar a estratégia de crescimento da empresa para o ano fiscal de 2021; (ii) tendências futuras de mobilidade, detalhadas por um parceiro sênior da McKinsey; (iii) DNA inovador da empresa e abordagem ESG, detalhando suas iniciativas recentes em ambos os temas, e (iv) informações sobre as expectativas de desempenho para o 4T e 2021. Em nossa visão, o evento apenas confirmou nossos pensamentos de que a tese de investimento da MOVI ainda apresenta drivers de crescimento interessantes, levando-nos a reforçar nossa leitura positiva do nome.
Balanço sólido o suficiente para suportar o novo ciclo de crescimento da Movida
Como vimos na divulgação de resultados do 3T, a Movida já está de volta ao modo de crescimento após os impactos negativos nos volumes do 2T devido à pandemia. Portanto, a administração aproveitou a oportunidade para destacar o balanço sólido da Movida, confortável o suficiente para financiar seu plano de crescimento, sem a necessidade de levantar capital adicional. De acordo com alguns cálculos aproximados apresentados pela administração, assumindo EBITDA de R$ 1,037 bilhão, que é o EBITDA anualizado do 4T19 (último trimestre sem efeitos da pandemia COVID-19), a empresa poderia aumentar sua frota em aproximadamente 20 mil novos veículos, mantendo uma alavancagem saudável de 3,0x. Aqui, sinalizamos que o EBITDA do 4T20 dos últimos doze meses deve atingir R$ 1,1 bilhão, considerando o caso-base de crescimento da frota de 20 mil veículos. Se considerarmos também os ganhos de eficiência e escala, essa estimativa de crescimento poderia ser ampliada para 50 mil veículos com EBITDA de R$ 1,601 bilhão e dívida líquida / EBITDA de 2,9x, ainda uma alavancagem aceitável, em nossa opinião.
Tendências emergentes no segmento automotivo devem beneficiar players de mobilidade, como a Movida
A Movida convidou o Sr. Roberto Fantoni (sócio sênior da consultoria McKinsey) para comentar sobre as tendências futuras para a indústria de mobilidade. Principais destaques: (i) ele espera que a mobilidade futura se baseie em quatro pilares principais: (a) direção autônoma; (b) conectividade do veículo; (c) eletrificação e (d) mobilidade compartilhada; (ii) ele também mencionou o crescimento significativo de aplicativos de carona nos últimos anos, em grande parte às custas do transporte público, conforme as viagens de carros particulares continuam a crescer; (iii) no entanto, conforme mostrado no gráfico 1, os usuários de automóveis brasileiros reconhecem os custos associados à propriedade de um carro tradicional e estão considerando opções alternativas para suas necessidades de mobilidade, como assinatura de veículo; (iv) assim, ele vê essas tendências emergentes de mobilidade oferecendo uma gama de oportunidades para locadoras de veículos, como a Movida. Em nossa opinião, essas tendências relevantes foram validadas pela recuperação do crescimento mais rápida do que o esperado vista no 3T, uma vez que a pandemia ajudou a aumentar a demanda por opções de transporte privado mais baratas (incluindo a recuperação na demanda por aplicativos de carona). Indo mais adiante, a Movida reforçou o forte desempenho visto em todos os seus segmentos durante o mês de outubro, uma vez que já tinha publicado estes números juntamente com a divulgação de resultados do 3T.
Sólidos fundamentos de longo prazo, negociando a um valuation atraente; Mantemos nossa Compra
No geral, continuamos a ver a história de crescimento de longo prazo da MOVI como um caso sólido, combinando (i) expansão da frota, (ii) entrada em novos segmentos que devem apresentar taxas de crescimento interessantes e (iii) melhor execução, fechando o gap para seus principais pares. Além disso, vemos as ações MOVI3 sendo negociadas a atrativos 16,6x P/L 2021 e 8,9x EV/EBITDA 2021, com desconto de 42% e 35% sobre a média do setor, respectivamente. Continuamos com rating de Compra.
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2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
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Preço alvo: R$25,00
Resultado do 3T20
Resultados do 3T acima do esperado; impairments do último trimestre ajudaram
A Movida divulgou resultados do 3T, com números acima do esperado (em sua maioria, estávamos com projeções acima do consenso). Mais precisamente, a receita líquida foi de R$ 1,0 bilhão (+ 4% a/a; em linha conosco), com EBITDA (IFRS16) de R$ 213 milhões (+ 14% a/a, 10% acima de nossa estimativa) e lucro líquido de R$ 37 milhões (queda de 38% e em linha conosco). Indicamos que os números do 3T foram beneficiados por impairments feitos durante o 1T na divisão Seminovos. Excluindo este impacto, o EBITDA ajustado e o lucro líquido seriam de R$ 192 milhões e R$ 23 milhões, respectivamente.
Bom desempenho de vendas em Seminovos; Forte expansão em RAC (Aluguel de Carros)
A receita líquida de Seminovos aumentou 10% a/a para R$ 641 milhões (em linha conosco), principalmente devido a um aumento de 13% no ticket médio para um recorde histórico de R$ 45,3 mil (15% acima de nossa estimativa). Os volumes ficaram praticamente estáveis em 14,3 mil (8% abaixo de nós). Igualmente importante, a margem EBITDA ajustada também melhorou 240bps para 1% (40bps acima de nossa projeção). Indicamos, no entanto, que ex- impairment, a margem EBITDA da Seminovos teria sido negativa em 2%. A Movida novamente aumentou suas taxas de depreciação anualizadas em RAC (R$ 3,42 mil / veículo vs. R$ 2,58 mi; no 2T) enquanto a depreciação em Frota permaneceu praticamente estável (em R$ 4,24 mil / veículo). No entanto, a empresa espera uma depreciação menor no 4T. A empresa reportou um ligeiro aumento no crescimento de volume em RAC (4% a/a), mas uma queda no preço médio de 13% a/a, implicando em uma redução de 10% a/a na receita líquida. No entanto, apesar das receitas mais baixas, a margem EBITDA expandiu em 460 bps a/a (para 45%) devido à redução de custos. A receita líquida de Aluguel de Frotas cresceu 7% a/a (volumes + 4% a/a) e a margem EBITDA ajustada foi de 66% (alta de 480bps a/a), reforçando sua resiliência.
Números preliminares para outubro; resultados fortes em RAC
A Movida também aproveitou a oportunidade para divulgar seus números de outubro, onde destacamos: (i) A receita líquida RAC aumentou 20% vs. média mensal do 3T (para R$ 108 milhões), impulsionada por: (a) preços mais altos (+10%) e (b) volumes (10%); (ii) a receita líquida de GTF (Gestão e Terceirização de Frotas) apresentou crescimento de 5% (para R$ 44 milhões), com melhora de volumes (+ 5%); (iii) A receita líquida de Seminovos diminuiu 9% vs. média mensal do 3T (para R$ 195 milhões) devido a menos carros vendidos (-15%), mas os preços foram significativamente maiores (+ 7%). Acreditamos que a MOVI está pronta para um sólido 4T com base nos números preliminares de outubro. Mais importante, a empresa já está crescendo em relação ao ano passado.
Alavancagem menor; Negociando a um valuation atraente, Mantemos nossa Compra
A alavancagem caiu para 2,4x sobre o EBITDA dos últimos 12 meses (de 2,6x no último trimestre), com uma posição de caixa de R$ 1,7 bilhão no 3T20, praticamente estável em relação ao trimestre anterior. Em novembro, a empresa anunciou uma nova emissão de debêntures no valor de R$ 600 milhões, que será utilizada para postergar o vencimento da dívida. Vemos as ações da MOVI3 sendo negociadas a um atrativo de 16,9x P/L 2021 e 9,0x EV/EBITDA 2021, um desconto de 41% em relação à média do setor. Conforme comprovado pelo ritmo de recuperação melhor do que o esperado, vemos a história de crescimento de longo prazo da MOVI como muito intacta, combinando expansão da frota e melhor execução, fechando o gap em relação a seus principais pares. Nós mantemos nossa Compra.
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Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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