26/03/2021
Compra
Preço alvo: R$34,00
A Mosaico é a maior plataforma digital de conteúdo e originação de vendas de e-commerce do Brasil. A plataforma exibe uma ampla variedade de ofertas de produtos, tendo atingido 32 milhões de ofertas em setembro de 2020 em mais de 1.400 categorias de produtos. As três principais marcas de plataforma para e-commerce de consumo são Zoom, Buscapé e Bondfaro.
Resultado do 4T20
O GMV aumentou 37% e as vendas brutas 30% (em linha com nossa projeção)
A Mosaico (que abriu o capital em fevereiro) reportou um GMV no 4T20 de R$ 1,2 bilhão (alta de 37% a/a), enquanto a receita bruta cresceu 30% a/a no período (em linha com nossa projeção), um aumento de 29% na divisão de anúncios de produtos e 36% na operação de marketplace, refletindo um crescimento de 40% a/a no total de visitas (para 255 milhões). A empresa começou a consolidar os números do Buscapé em novembro de 2019. A Mosaico disse que o desempenho foi afetado por um efeito sazonal, com uma redução na demanda por produtos de ticket médio mais alto, enquanto categorias como vestuário e HPC (higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) aumentaram sua participação.
EBITDA impactado por um CAC mais alto (tendência deve persistir nos próximos trimestres)
O lucro bruto cresceu 28% a/a (2% acima de nossa estimativa), com margem bruta caindo 110 bps a/a (40 bps acima de nossa projeção), refletindo maiores custos de aluguel de servidores, enquanto o EBITDA ajustado foi de R$ 12 milhões (projetávamos R$ 11 milhões), vs. R$ 23 milhões no 4T19. Excluindo o efeito não recorrente no 4T19 de R$ 31 milhões devido à aquisição do Buscapé, as despesas operacionais aumentaram 89% a/a. Por sua vez, as despesas com vendas cresceram 123% a/a, explicado por (i) maiores investimentos em marketing relacionados ao Buscapé (branding) de R$ 10 milhões (vs. R$ 2 milhões no 4T19); e (ii) maiores investimentos na aquisição de clientes. O lucro líquido ajustado (excluindo efeitos não recorrentes no 4T) foi de R$ 27 milhões (queda de 36% a/a), apesar do impacto positivo dos impostos diferidos (R$ 19 milhões vs. R$ 13 milhões no 4T19).
Os resultados pré-IPO não foram excelentes, mas vemos uma perspectiva top-down mais positiva
Embora os resultados trimestrais da Mosaico não tenham sido exatamente excelentes (principalmente considerando a mudança digital dos consumidores brasileiros, impulsionada pela pandemia e o desempenho mais forte dos maiores players de e-commerce do país no período), os números operacionais não foram uma surpresa em relação às nossas estimativas. Após o IPO, que reforçou o balanço para investir na aquisição de clientes, nosso otimismo na Mosaico reflete quatro pilares: (i) exposição ao crescimento secular do e-commerce brasileiro, fornecendo tráfego (ativo crucial no mundo de hoje) para os principais players do mercado; (ii) amplo sortimento de oferta (+ 32 milhões) e tráfego qualificado, com produção de conteúdo independente e alto ROI para os clientes; (iii) modelo de negócios asset-light altamente lucrativo e gerador de caixa; e (iv) oportunidades valiosas para explorar com o lançamento da plataforma de cashback, novas categorias para oferecer e mais conteúdo.
MOSAICO TECNOLOGIA AO CONSUMIDOR S.A [BRMOSI] (Primário) – A Mosaico está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente inflação e PIB.
Metodologia de Valuation
MOSAICO TECNOLOGIA AO CONSUMIDOR S.A [BRMOSI] (Primário) – O preço-alvo de 12 meses projetados é baseado em um valuation de DCF (custo de capital próprio de 9,5% e g de 5,0%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Compra
Preço alvo: R$34,00
Iniciando cobertura com uma Compra; Preço-alvo de R$ 34
Compreendendo o funil do e-commerce; A Mosaico como provedora de tráfego
Iniciamos nossa cobertura na Mosaico, a maior plataforma de originação de vendas e conteúdo de e-commerce do Brasil, com uma classificação de Compra e preço-alvo de R$ 34. Por anos, estudamos e-commerce e seus players listados no Brasil e no mundo. Nossa cobertura era inicialmente restrita a grandes plataformas como MGLU e B2W, mas em 2020 e início de 2021 tivemos diversos IPOs de players de e-commerce e prestadores de serviços de nicho, reforçando a tendência de crescimento secular do setor, beneficiando diferentes empresas de sua cadeia. Nosso otimismo na Mosaico reflete quatro pilares: (i) exposição ao crescimento secular do e-commerce do Brasil, fornecendo tráfego (ativo crucial no mundo de hoje) para os principais participantes do mercado; (ii) amplo sortimento de oferta (+32 milhões) e tráfego qualificado (23 milhões de contas de usuários), com produção de conteúdo independente e alto ROI para os clientes; (iii) modelo de negócios leve em ativos altamente lucrativos e geradores de caixa; e (iv) oportunidades valiosas a serem exploradas com lançamento da plataforma de cashback (que adiciona R$ 6/ação, representando 17% do nosso preço-alvo), novas categorias a oferecer e mais conteúdo.
Aproveitando o tráfego e penetração maciça entre varejistas
Por meio de três marcas, Zoom, Buscapé e Bondfaro (a última do final da década de 1990), a Mosaico oferece aos consumidores uma ferramenta de assistência de compras que inclui conteúdo especializado e independente e uma funcionalidade de comparação de preços, enquanto oferece aos clientes (principais players do e-commerce brasileiro) tráfego para suas plataformas. As três marcas tiveram + 78 milhões de visitas nos 9 meses de 2020 (30 milhões de visitantes únicos) e +32 milhões de ofertas, com acordos com +500 varejistas, por meio de um modelo baseado, principalmente, na geração de leads e remuneração baseada em pagamento por clique para a Mosaico (mais de R$ 4 bilhões de GMV gerados para clientes em 2020). Enquanto isso, a Mosaico revelou recentemente planos para lançar uma plataforma de cashback no curto prazo, aproveitando seus acordos com varejistas e seu enorme tráfego e sistema de pagamentos.
Transição do mercado focado em cupons para uma estratégia de marketing mais sólida
O marketing de afiliados veio para ficar. Após florescer desde 2010, continua sendo uma das estratégias mais populares para impulsionar as vendas e gerar renda passiva. Mas há uma mudança do marketing de afiliados focado em cupons para um canal de marketing mais sério, mostrado pela maior % de comissões ganhas por profissionais de marketing de afiliados de conteúdo e provedores de cashback, agora usados por grandes anunciantes que buscam crescer mais rápido. Nos Estados Unidos, mais de 80% também dedicam +10% dos orçamentos de marketing a programas de afiliados. Em 2020, a publicidade digital no Google, Facebook e Alibaba ultrapassou os gastos com mídia tradicional, uma mudança histórica de participação de mercado acelerada pela Covid. Após aumentos de capital bem-sucedidos desde 2019, os principais players de e-commerce do Brasil têm balanços mais sólidos para investir mais no crescimento do GMV, com foco em estratégias de aquisição de clientes (especialmente por meio de marketing digital) e favorecendo modelos de negócios como a Mosaico.
Valuation atraente para um provedor de tráfego + perspectiva otimista = Compra
Não podemos ignorar os riscos da maior parte do tráfego da Mosaico ainda dependendo de pesquisas pagas (~60%), potencial consolidação do e-commerce no Brasil (= maior participação de tráfego orgânico para grandes players) e o estágio inicial da plataforma de cashback, mas vemos a empresa bem posicionada para se beneficiar dos maiores investimentos dos players de e-commerce na aquisição de clientes, enquanto a oferta de cashback aumenta sua proposta de valor. Para melhor capturar o valor da Mosaico, usamos um modelo de valuation envolvendo uma abordagem DCF de três fases para seu negócio principal (propagandas de produtos, marketplace e exibição de anúncios) combinada com uma análise de múltiplos de saída de EV/Vendas para a operação de cashback. Nosso preço-alvo de R$ 34 implica EV/Vendas 2021 de 11x. Assumindo um CAGR de vendas de 2020-25 de 51%, o valuation ainda oferece um bom potencial de valorização.
MOSAICO TECNOLOGIA AO CONSUMIDOR S.A [BRMOSI] (Primário) – A Mosaico está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente inflação e PIB.
Metodologia de Valuation
MOSAICO TECNOLOGIA AO CONSUMIDOR S.A [BRMOSI] (Primário) – O preço-alvo de 12 meses projetados é baseado em um valuation de DCF (custo de capital próprio de 9,5% e g de 5,0%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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