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Varejo

MEAL3

IMC

13/08/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: Em revisão

Resumo

IMC é uma das maiores redes de varejo de alimentos e restaurantes casuais multimarcas do Brasil, com operações internacionais na Colômbia e no Panamá. Opera mais de 300 localidades em mercados cativos de alto tráfego (praças de rodovias, aeroportos e shopping centers), sob marcas de restaurantes bem conhecidas (Viena, Frango Assado e Brunella) no setor de food service.

Tese de Investimento

Resultado do 2T21  

Resultados trimestrais ajudados pelas operações nos Estados Unidos

Como esperado, os resultados do 2T da IMC mostraram uma grande melhoria a/a (com o 2T20 sofrendo um impacto significativo com a pandemia), embora ainda bem abaixo dos níveis pré-pandemia em KFC, Pizza Hut e no segmento de aeroportos. O principal destaque no trimestre veio da operação nos EUA (com recuperação mais rápida em função da aceleração da campanha de vacinação). O SSS consolidado aumentou 202% a/a (ou + 3% vs. 2T19 e -11,9% em moeda constante, considerando apenas as lojas abertas no período), levando a receita líquida a atingir R$ 445 milhões, aumento de 196% a/a 3% abaixo de nossa projeção. A empresa mencionou que o SSS do Frango Assado cresceu 1,4% vs. 2T19. Enquanto isso, KFC e Pizza Hut reportaram uma queda de SSS de 27% em relação ao 2T19, enquanto o SSS de aeroporto caiu 59%. Em seus negócios internacionais, o SSS no Caribe caiu 37% vs. 2T19 em câmbio constante (-20% em reais).

Alavancagem operacional aparecendo

A margem bruta aumentou 380 bps vs. 2T19, enquanto o EBITDA ajustado (incluindo IFRS-16) atingiu R$ 78 milhões (estimávamos +R$ 55 milhões), com a margem ajustada crescendo 260 bps vs. 2T19 para 17,5% (vs. -18% no 2T20), refletindo a alavancagem operacional no período no Brasil e no Caribe, bem como o benefício do Paycheck Protection Program  dos Estados Unidos (de US$ 3,3 milhões no trimestre). Para manter a comparabilidade, excluímos impairments de ativos de R$ 324 milhões relacionadas com as aquisições anteriores do Viena e Batata Inglesa e operação do aeroporto, bem como R$ 46 milhões do 2T20 decorrente de itens não-recorrentes devido à Covid-19. Enquanto isso, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 21 milhões (vs. -R$ 383 milhões no 2T20). A IMC registrou geração operacional de caixa de R$ 45 milhões (vs. R$ 57 milhões de consumo de caixa no 2T20), enquanto encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 163 milhões (vs. R$ 417 milhões no 2T20).

Ventos melhores à frente, mas ainda com uma perspectiva desafiadora

Embora o 2T21 já tenha trazido ventos favoráveis, também mostrou apenas uma tendência de recuperação gradual (especialmente nas operações brasileiras da IMC – KFC, Pizza Hut e aeroportos). Apesar de reconhecer a exposição favorável de suas operações internacionais em seus resultados recentes após a evolução constante dos últimos trimestres, o curto prazo para a IMC continuará desafiador, ainda afetada por uma recuperação mais fraca vs. 2019 (o que deve pesar no desempenho das ações).

Declaração de Risco

IMC – International Meal Company [BRIMCH] (Primária) – A IMC está sujeita a riscos  macroeconômicos, aumento da concorrência, novas concessões, preços de alimentos e regulamentação

Metodologia de Valuation

IMC – International Meal Company [BRIMCH] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital próprio de 12,0%  e g de 2,5%, em USD nominais).

–

1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.

10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

Fazer download do relatório

Histórico

30/03/2021

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$13,00

Tese de Investimento

Resultado do 4T20 

Melhorando gradualmente após as mínimas do 2T20; Vendas caíram 18% a/a

Como esperado, os resultados trimestrais do IMC foram fracos, ainda impactados pelos efeitos da pandemia, mas com uma recuperação gradual em relação aos trimestres anteriores. O SSS (vendas nas mesmas lojas) consolidado caiu 17% a/a (projetávamos -14%), ou -24% em câmbio constante, levando a receita líquida a atingir R$ 338 milhões, queda de 18% a/a e 4% abaixo de nossa estimativa. O SSS do Brasil caiu 21% a/a, com o SSS nas divisões de Estradas, Aeroportos e Outros (KFC, Pizza Hut, Olive Garden, Viena e Batata Inglesa) caindo 6%, 55% e 31% a/a, respectivamente. Em seus negócios internacionais, a divisão dos Estados Unidos registrou uma queda de 30% a/a no SSS em câmbio constante (-7% em BRL), enquanto o SSS da operação caribenha caiu 32% em câmbio constante (-13% em BRL).

O início de 2021 mostra uma perspectiva desafiadora

A tendência fraca deve persistir no curto prazo, após as restrições de mobilidade vistas no Brasil nas últimas semanas. 47% dos restaurantes da IMC estão operando apenas via entrega, 39% estão abertos com restrições de horário de trabalho e 14% estão fechados, enquanto a empresa mencionou que o SSS na bandeira Frango Assado em fevereiro e janeiro foi de + 7,9% a/a (uma surpresa positiva) e -12%, respectivamente, enquanto o KFC reportou SSS caindo 8,1% e 17,9% no mesmo período. Nos primeiros dois meses do ano, o Pizza Hut reportou SSS com queda de 31,3% e 28,9% (piorando em relação aos meses anteriores), e o SSS da operação dos EUA caiu 32,1% e 35,4%.

Outra rodada de desalavancagem operacional

A margem bruta no 4T20 caiu 490 bps a/a, com a expansão de 820 bps na margem bruta do KFC/PH compensada por margens mais baixas em todas as outras divisões, especialmente nas operações internacionais da IMC. O EBITDA ajustado (incluindo IFRS-16) atingiu -R$ 4 milhões (esperávamos -R$ 7,5 milhões), enquanto o resultado foi um prejuízo líquido de -R$ 40 milhões, melhor do que nossa projeção de -R$ 61 milhões, devido a um encargo de imposto mais favorável e menores despesas financeiras. A IMC registrou uma queima de caixa operacional de R$ 31 milhões (vs. R$ 1 milhão de geração de caixa no 3T20 e R$ 41 milhões de geração de caixa no 4T19), enquanto encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 146 milhões (vs. R$ 86 milhões no 3T20 e R$ 185 milhões no 2T20).

Melhorando gradualmente os números, mas a segunda onda de Covid-19 deve limitar os gatilhos de curto prazo

Apesar de reconhecer o câmbio mais favorável para os resultados de suas operações internacionais traduzido em reais e o progresso gradual após o fundo do poço no 2T20, o curto prazo para a IMC continuará desafiador, ainda afetada por novas restrições de tráfego e pelo fluxo de notícias negativas em uma disputa judicial entre IMC e KFC.

Declaração de Risco

IMC – International Meal Company [BRIMCH] (Primária) – A IMC está sujeita a riscos  macroeconômicos, aumento da concorrência, novas concessões, preços de alimentos e regulamentação

Metodologia de Valuation

IMC – International Meal Company [BRIMCH] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital próprio de 12,0%  e g de 2,5%, em USD nominais).

–

1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.

6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.

10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.

18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.

19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.

22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.

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17/11/2020

Avaliação

Compra

Preço alvo: R$13,00

Tese de Investimento

Resultado do 3T20

Recuperação após a queda no 2T, com desempenho pior nos EUA e no KFC

Como esperado, os resultados da IMC ainda foram impactados pelos efeitos da pandemia, que levou ao fechamento de parte de suas lojas. Atualmente, a IMC tem 93% das lojas próprias abertas, ou 95% da base total de lojas, também considerando as franquias. O SSS (vendas nas mesmas lojas) consolidado atingiu -26% a/a (considerando apenas as lojas abertas no 3T), ou -33% em câmbio constante, levando a receita líquida a atingir R$ 299 milhões, queda de 30% a/a (e 4,5% abaixo de nossa projeção), com o desempenho negativo em todas as divisões parcialmente compensado pela incorporação dos números da Pizza Hut (PH) e KFC nos números consolidados. O SSS do Brasil ficou em -32%, com o SSS nas divisões de Estradas, Aeroportos e Outros (KFC, Pizza Hut, Olive Garden, Viena e Batata Inglesa) caindo 19%, 77% e 38% a/a, respectivamente. Em seus negócios internacionais, a divisão dos Estados Unidos registrou uma queda de 34% a/a no SSS em câmbio constante (ou -11% em BRL), enquanto o SSS da divisão caribenha caiu 46% a/a em câmbio constante e -29% em BRL. O SSS melhorou gradativamente no trimestre para todas as bandeiras após as mínimas no 2T e seguiu a mesma tendência em outubro para a bandeira Frango Assado e Pizza Hut, mas novamente com um fraco desempenho da bandeira KFC e na operação dos EUA.

A desalavancagem operacional ocorreu, mas com melhor FCF no trimestre

A margem bruta no 3T20 caiu 470p.p. a/a (após uma queda de 25p.p. a/a no 2T), com Brasil e Caribe sendo os destaques negativos. O EBITDA (já incluindo IFRS16) atingiu R$ 43 milhões (projetávamos R$ 31 milhões), queda de 45% a/a, com margem EBITDA ajustada de 14,3% (-420 bps a/a), mas impactado positivamente pelo cheque de pagamento do Programa de Proteção do governo do EUA (para folha de pagamento e aluguéis) de US$ 4,5 milhões, enquanto o resultado ajustado final foi de -R$ 5,1 milhões (projetávamos -R$ 24 milhões e vs. + R$ 16,8 milhões no 3T19). No trimestre, a empresa registrou geração de caixa operacional de R$ 1 milhão (vs. consumo de caixa de R$ 76 milhões no 2T20 e R$ 56 milhões no 1T20), mas abaixo dos + R$ 61 milhões no 3T19. Encerraram com uma posição de dívida líquida de R$ 86 milhões no trimestre (vs. R$ 185 milhões no 2T20). A IMC concluiu no final de junho um follow-on de R$ 372 milhões, cujos recursos serão integralmente utilizados para a expansão da KFC, Pizza Hut e Frango Assado, e para melhorias de capital de giro.

Acordo positivo esperado para restaurantes de postos de gasolina

A IMC também anunciou acordo com a Rede Monte Carlo para operar 8 restaurantes em postos de gasolina (localizados em rodovias do estado de São Paulo), 4 com a Frango Assado e 4 com a Pizza Hut. Anunciou ainda uma oferta não vinculativa com a Rede Monte Carlo para a exploração de mais 8 restaurantes de postos de gasolina localizados em estradas (4 com Frango Assado e 4 com Pizza Hut), bem como 2 restaurantes com a bandeira Pizza Hut em postos de abastecimento dentro das cidades. Pelo acordo, a Monte Carlo ficará responsável pela construção e desenvolvimento da área, enquanto a IMC instalará os equipamentos e terá exclusividade para operar as lojas. Isto está em linha com a estratégia da empresa de aumentar a presença das lojas Frango Assado (agora incluindo Pizza Hut) nos próximos trimestres.

Melhorando a trajetória, mas com perspectivas de curto prazo ainda difíceis

O curto prazo deve continuar desafiador para a IMC, mas com uma trajetória de melhora gradativa após o fundo do poço no 2T, também ajudada por um câmbio mais favorável para os resultados de suas operações internacionais convertidas em Reais. Além do progresso gradual, antes do fundo do poço causado pelo surto da Covid-19, na frente operacional, nossa classificação de Compra é sustentada pela combinação do ano passado com a MultiQSR, que abre uma nova avenida de crescimento para a empresa (impulsionada pelas receitas do follow-on), apesar dos riscos de execução.

Declaração de Risco

Resultado do 3T20

Recuperação após a queda no 2T, com desempenho pior nos EUA e no KFC

Como esperado, os resultados da IMC ainda foram impactados pelos efeitos da pandemia, que levou ao fechamento de parte de suas lojas. Atualmente, a IMC tem 93% das lojas próprias abertas, ou 95% da base total de lojas, também considerando as franquias. O SSS (vendas nas mesmas lojas) consolidado atingiu -26% a/a (considerando apenas as lojas abertas no 3T), ou -33% em câmbio constante, levando a receita líquida a atingir R$ 299 milhões, queda de 30% a/a (e 4,5% abaixo de nossa projeção), com o desempenho negativo em todas as divisões parcialmente compensado pela incorporação dos números da Pizza Hut (PH) e KFC nos números consolidados. O SSS do Brasil ficou em -32%, com o SSS nas divisões de Estradas, Aeroportos e Outros (KFC, Pizza Hut, Olive Garden, Viena e Batata Inglesa) caindo 19%, 77% e 38% a/a, respectivamente. Em seus negócios internacionais, a divisão dos Estados Unidos registrou uma queda de 34% a/a no SSS em câmbio constante (ou -11% em BRL), enquanto o SSS da divisão caribenha caiu 46% a/a em câmbio constante e -29% em BRL. O SSS melhorou gradativamente no trimestre para todas as bandeiras após as mínimas no 2T e seguiu a mesma tendência em outubro para a bandeira Frango Assado e Pizza Hut, mas novamente com um fraco desempenho da bandeira KFC e na operação dos EUA.

A desalavancagem operacional ocorreu, mas com melhor FCF no trimestre

A margem bruta no 3T20 caiu 470p.p. a/a (após uma queda de 25p.p. a/a no 2T), com Brasil e Caribe sendo os destaques negativos. O EBITDA (já incluindo IFRS16) atingiu R$ 43 milhões (projetávamos R$ 31 milhões), queda de 45% a/a, com margem EBITDA ajustada de 14,3% (-420 bps a/a), mas impactado positivamente pelo cheque de pagamento do Programa de Proteção do governo do EUA (para folha de pagamento e aluguéis) de US$ 4,5 milhões, enquanto o resultado ajustado final foi de -R$ 5,1 milhões (projetávamos -R$ 24 milhões e vs. + R$ 16,8 milhões no 3T19). No trimestre, a empresa registrou geração de caixa operacional de R$ 1 milhão (vs. consumo de caixa de R$ 76 milhões no 2T20 e R$ 56 milhões no 1T20), mas abaixo dos + R$ 61 milhões no 3T19. Encerraram com uma posição de dívida líquida de R$ 86 milhões no trimestre (vs. R$ 185 milhões no 2T20). A IMC concluiu no final de junho um follow-on de R$ 372 milhões, cujos recursos serão integralmente utilizados para a expansão da KFC, Pizza Hut e Frango Assado, e para melhorias de capital de giro.

Acordo positivo esperado para restaurantes de postos de gasolina

A IMC também anunciou acordo com a Rede Monte Carlo para operar 8 restaurantes em postos de gasolina (localizados em rodovias do estado de São Paulo), 4 com a Frango Assado e 4 com a Pizza Hut. Anunciou ainda uma oferta não vinculativa com a Rede Monte Carlo para a exploração de mais 8 restaurantes de postos de gasolina localizados em estradas (4 com Frango Assado e 4 com Pizza Hut), bem como 2 restaurantes com a bandeira Pizza Hut em postos de abastecimento dentro das cidades. Pelo acordo, a Monte Carlo ficará responsável pela construção e desenvolvimento da área, enquanto a IMC instalará os equipamentos e terá exclusividade para operar as lojas. Isto está em linha com a estratégia da empresa de aumentar a presença das lojas Frango Assado (agora incluindo Pizza Hut) nos próximos trimestres.

Melhorando a trajetória, mas com perspectivas de curto prazo ainda difíceis

O curto prazo deve continuar desafiador para a IMC, mas com uma trajetória de melhora gradativa após o fundo do poço no 2T, também ajudada por um câmbio mais favorável para os resultados de suas operações internacionais convertidas em Reais. Além do progresso gradual, antes do fundo do poço causado pelo surto da Covid-19, na frente operacional, nossa classificação de Compra é sustentada pela combinação do ano passado com a MultiQSR, que abre uma nova avenida de crescimento para a empresa (impulsionada pelas receitas do follow-on), apesar dos riscos de execução.

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Regulamentação

Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.

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