12/11/2021
Compra
Preço alvo: R$56,00
A Lojas Renner S.A., constituída em 1965, é a maior varejista de moda do país. Atuando através de lojas físicas e e-commerce, a empresa vende peças de vestuário de qualidade sob mais de 10 diferentes marcas, as quais são organizadas em conceitos de “estilo de vida”, focados em diferentes estilos requeridos para cada ocasião, sempre inovando e focando em otimizar o atendimento de seus clientes. Cerca de 90% de suas lojas encontram-se em Shoppings Centers, aonde a companhia consegue atingir públicos de diferentes idades e famílias. A empresa atua ainda nos segmentos de casa e decoração com a Camicado e no segmento de moda jovem, através da Youcom. Dentro de um setor pulverizado, a companhia possui cerca de 1,5% de Market Share. A Lojas Renner S.A. é listada desde 2005 no segmento máximo de governança corporativa da Bolsa de Valores, o Novo Mercado.
Resultado do 3T21
Como esperado, a recuperação das vendas acelerou; SSS cresceu 14% vs. 3T19
Conforme esperado, os números do 3T21 da Lojas Renner apresentaram uma grande melhora em relação aos trimestres anteriores, com restrições de mobilidade muito menores e demanda reprimida por vestuário. Como resultado, a receita líquida de varejo aumentou 43% a/a (+ 23% vs. 3T19) para R$ 2,4 bilhões (1% abaixo de nossa projeção), com o SSS (vendas nas mesmas lojas) crescendo 39,5% a/a (ou +14,5% vs. 3T19), vs. 37% em nossas estimativas. Enquanto isso, as vendas digitais (12% das vendas totais) cresceram 8,2% a/a para R$ 377 milhões considerando uma base de comparação forte, e apesar do ataque cibernético em agosto (com 45% das entregas em até 48 horas na bandeira da Renner). A receita líquida da bandeira Renner cresceu 45% a/a, enquanto as vendas da Youcom e Camicado aumentaram 101% e 19% a/a.
Margens impactadas por investimentos estruturais na plataforma digital, câmbio e inflação
A margem bruta do varejo caiu 100 bps em relação ao 3T19 para 53,4%, 10 bps acima de nossa projeção, impactada pelo câmbio menos favorável e pressões inflacionárias sobre as matérias-primas. As despesas de vendas, gerais e administrativas somaram R$ 866 milhões (alta de 30% vs. 3T19, aumento de 200 bps como % da receita líquida), com a maior alavancagem operacional no período compensada pelos investimentos na plataforma digital (que esperamos persistir nos próximos trimestres). Como resultado, o EBITDA ajustado do varejo atingiu R$ 204 milhões (vs. R$ 13 milhões no 3T20, queda de 19% vs. 3T19 e 7% abaixo de nossa estimativa). Na divisão de financiamento ao consumidor, a Renner apresentou resultados operacionais mais fracos (mas esperados), da ordem de R$ 74 milhões (vs. R$ 103 milhões no 3T19 e nossa expectativa de R$ 76 milhões). Os resultados de intermediação financeira cresceram 89% a/a, com receitas de co-branded aumentando 92% a/a devido ao forte desempenho do varejo nos trimestres anteriores, enquanto as provisões caíram 18% a/a. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado da Renner atingiu R$ 278 milhões (queda de 22% vs. 3T19 e 6% abaixo de nossa projeção), com um lucro líquido de R$ 172 milhões, queda de 8% vs. 3T19.
Um beneficiário da recuperação da economia e da demanda reprimida de vestuário
Após o ponto de inflexão desde o 2T21, e com a LREN3 caindo 15% no acumulado do ano, sendo negociado a 23,6x P/L 2022, vemos espaço para potencial valorização de curto prazo, que pode ser reforçado por novos movimentos de M&A pela empresa nos próximos trimestres. Enquanto isso, ainda vemos a Renner bem posicionada para ganhar participação de mercado nos próximos anos no fragmentado segmento de varejo de vestuário brasileiro devido à sua (i) estrutura de ponta da cadeia de suprimentos; (ii) execução de premium; e (iii) iniciativas omnichannel, que sustentam nossa visão positiva de longo prazo sobre o nome. Investimentos adicionais para impulsionar sua plataforma multicanal nos próximos anos devem exercer pressão sobre o EBITDA e o lucro líquido, enquanto as futuras fusões e aquisições (usando parte dos recursos do recente follow-on) são fundamentais para um re-rating mais significativo.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Lojas Renner SA [BRLRE] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 8,2% e g de 4,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 20,4x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$56,00
Resultado do 2T21
Melhorando em relação aos trimestres anteriores, como esperado
Conforme esperado, os números do 2T21 da Lojas Renner começaram a apresentar melhora em relação aos trimestres anteriores, com menores restrições ao horário de funcionamento das lojas (no 2T21 a empresa estava com 80% da capacidade operacional, vs. 20% no 2T20) e a demanda reprimida por vestuário. Como resultado, a receita líquida do varejo aumentou 11,8% vs. 2T19 para R$ 2,2 bilhões (em linha com nossa projeção), com SSS crescendo 5,1%. Enquanto isso, as vendas digitais (14% das vendas totais) cresceram 66% a/a, considerando uma base de comparativa mais forte (ship-from-store disponível em todas as lojas, respondendo por 34% das vendas online, com novos clientes no canal online crescendo 29% a/a). A receita líquida da bandeira Renner cresceu 10% vs. 2T19, enquanto as vendas da Youcom e da Camicado aumentaram 28%.
Margens sob pressão devido a investimentos no ecossistema da LREN
A margem bruta do varejo caiu 150 bps vs. 2T19 para 55%, 30 bps abaixo de nossa estimativa, impactada pelo câmbio menos favorável e pelas pressões inflacionárias sobre as matérias-primas. As despesas de vendas, gerais e administrativas somaram R$ 837 milhões (alta de 23% vs. 2T19, alta de 350 bps como % da receita líquida), com a maior alavancagem operacional no período compensada por investimentos na plataforma digital (que esperamos persistir nos próximos trimestres). Como resultado, o EBITDA ajustado do varejo atingiu R$ 278 milhões (queda de 19% vs. 2T19 e 7% abaixo de nossas estimativas). Na divisão de financiamento ao consumidor, a Renner apresentou resultados operacionais mais fracos (mas melhores do que o esperado), da ordem de R$ 51 milhões (vs. R$ 53 milhões no 2T20 e nossa expectativa de R$ 39 milhões). Os resultados da intermediação financeira caíram 13% a / a, com o private label caindo 50% a/a e as receitas de co-branded subindo 5% a/a devido ao fraco desempenho do varejo nos trimestres anteriores, enquanto as provisões despencaram 42% a/a. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado da Renner atingiu R$ 330 milhões (queda de 24% vs. 2T19 e 3% abaixo de nossa projeção), com o lucro líquido chegando a R$ 193 milhões (estimávamos R$ 126 milhões), queda de 18% vs. o 2T19.
Melhor momentum deve persistir nos próximos meses
Enquanto a LREN3 caiu 7% no acumulado do ano, vemos o 2T21 como o ponto de inflexão, abrindo espaço para um potencial de valorização de curto prazo. Enquanto isso, ainda vemos a Renner bem posicionada para ganhar participação de mercado nos próximos anos no fragmentado segmento do varejo de vestuário brasileiro devido a sua (i) estrutura de ponta da cadeia de suprimentos; (ii) execução premium; e (iii) iniciativas omnichannel, que sustentam nossa visão positiva de longo prazo sobre o nome. Investimentos adicionais para impulsionar sua plataforma multicanal nos próximos anos devem exercer pressão sobre o EBITDA e lucro líquido, enquanto as futuras fusões e aquisições (usando parte dos recursos do recente follow-on) são fundamentais para um re-rating mais significativo.
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A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Lojas Renner SA [BRLRE] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 8,2% e g de 4,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 20,4x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$56,00
Analisando o setor de Vestuário
Após a pandemia, a recuperação
Com resultados menores em 2020, a indústria da moda foi especialmente impactada pela COVID-19. O tamanho do mercado global de vestuário atingiu um valor de quase US$ 527 bilhões em 2020, tendo caído a uma taxa composta de crescimento anual de -0,6% desde 2015. O McKinsey estima que os lucros da indústria da moda global caíram 93% em 2020. O mercado deve então se recuperar e crescer a um CAGR de 9,8% a partir de 2020 e chegar a US$ 843 bilhões em 2025. Como muitos países suspenderam as restrições de lockdown, a demanda no mercado de vestuário foi retomada mais rápido do que o esperado anteriormente. Neste relatório, discutimos as principais tendências para o varejo de vestuário/calçados em um cenário de recuperação no consumo, bem como atualizamos nossas estimativas para as empresas desse segmento em nosso universo de cobertura.
As tendências estruturais dos varejistas de vestuário/calçados
Antes da pandemia da COVID-19, o Brasil já apresentava um crescimento muito modesto nas categorias de vestuário e calçados devido à fraca situação macroeconômica desde 2014. Quatro tendências principais devem abrir o debate no mercado de vestuário brasileiro: (i) maior consolidação do setor, com os cinco principais players ainda detendo uma participação de 26% do mercado, uma atividade de M&A aquecida e o número de fechamentos de lojas por empresas menores acelerando durante a pandemia, (ii) inflação de curto prazo, também impactada pelo câmbio, e uma cadeia de distribuição fragmentada, (iii) crescente penetração de modelos online e omnichannel e o papel do social selling (venda se utilizando de redes sociais) e (iv) consumidores socialmente conscientes abraçando o movimento da moda mais “lenta” (que detalhamos abaixo).
A tendência crescente de moda sustentável vs. moda rápida
Desde a Segunda Guerra Mundial, a moda foi dividida em estações: as linhas primavera/verão estreiam nas passarelas no início do outono, enquanto as linhas outono/inverno estreiam em fevereiro. A moda “rápida”, em que os designs passam rapidamente da passarela para as prateleiras das lojas, revirou esse modelo. Marcas como Zara e H&M construíram seus negócios com base na velocidade e agilidade (o que geralmente leva a uma melhor combinação de ROIC/margem bruta). Uma vez que esses varejistas identifiquem uma nova tendência, eles podem implantar seu design hiper-rápido e sistemas de cadeia de distribuição para trazer a tendência ao mercado o mais rápido possível. No entanto, os consumidores estão percebendo os pontos negativos dessa moda “rápida”: os compradores socialmente conscientes estão abraçando o movimento crescente da “moda lenta”, que se concentra em materiais sustentáveis e transparentes, trabalho e manufatura éticos, uma tendência que deve pavimentar os movimentos pós-pandemia de varejistas de vestuário em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Revisão das estimativas do setor; Visão geral positiva, mas com escolhas de teses de forma mais seletiva
Vemos o setor de vestuário/calçados em 27x P/L para 2022, já se ajustando para um cenário mais positivo este ano (e continuando em 2022), o que não é barato. Mas com o segmento em modo de recuperação em 2021 e os investidores olhando para múltiplos de 2022 como uma métrica mais normalizada para analisar o setor, mantemos nossa visão otimista mesmo após a recente valorização. Nesse sentido, nossas principais teses estruturais são Arezzo, Grupo Soma e Track & Field, com todas combinando um forte momentum de curto prazo, exposição à recuperação mais rápida do consumo das famílias de maior renda, uma proposta omnichannel e sólidas perspectivas de crescimento de longo prazo.
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A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Lojas Renner SA [BRLRE] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 8,2% e g de 4,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 20,4x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$46,00
Resultado do 1T21
O fechamento de lojas e a redução do tráfego afetaram o desempenho da receita; SSS caiu 13% a/a
Conforme esperado, os números da Lojas Renner do 1T21 foram novamente impactados pela Covid-19, com apenas 38% das lojas em operação em março. Como resultado, a receita líquida de varejo caiu 12% a/a para R$ 1,4 bilhão (1,3% abaixo de nossa projeção), com SSS (vendas nas mesmas lojas) caindo 12,7% a/a (vs. -14,5% em nossas estimativas), enquanto as vendas digitais (17,5% de as vendas totais) cresceram 173% a/a (ship-from-store disponível em todas as lojas e novos clientes no canal online crescendo 186% a/a). A receita líquida da bandeira Renner caiu 12,5% a/a (a margem bruta caiu 3,1p.p. a/a), enquanto as vendas da Youcom caíram 14,1%, com margem bruta caindo 3,4p.p. a/a, enquanto a Camicado registrou uma queda na receita de 4,8% a/a, com a margem bruta caindo 560 bps a/a.
Desalavancagem operacional e investimentos adicionais na plataforma digital
A margem bruta do varejo caiu 330 bps a/a (após uma queda de 420 bps no 4T20) para 52,1%, 30 bps abaixo de nossa projeção, impactada pelo câmbio menos favorável e uma pressão inflacionária sobre matérias-primas, enquanto as despesas de vendas, gerais e administrativas foram de R$ 748 milhões, alta de 13% a/a e 2% abaixo do esperado, devido à menor alavancagem operacional no período e aos investimentos na plataforma digital (que esperamos que continue nos próximos trimestres). Como resultado, o EBITDA ajustado do varejo atingiu -R$ 171 milhões (vs. + R$ 84 milhões no 1T20 e -R$ 137 milhões em nossas estimativas). Na divisão de financiamento ao consumidor, a Renner apresentou melhores resultados operacionais, da ordem de R$ 69 milhões (vs. R$ 21 milhões no 1T20 e 7% acima da nossa estimativa). Os resultados de intermediação financeira caíram 31% a/a, com o Cartão Renner (private label) caindo 50% a/a enquanto as receitas de co-branded caíram 20% a/a, devido ao fraco desempenho do varejo durante a pandemia. As provisões caíram 74% a/a, também considerando o aumento da cobertura de provisões para devedores duvidosos no 1T20 (início da pandemia). Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado da Renner atingiu -R$ 102 milhões (vs. R$ 105 milhões no 1T20 e -R$ 72 milhões em nossas estimativas), com o resultado líquido atingindo -R$ 148 milhões (também impactado por um aumento de 57% a/a das despesas financeiras devido à maior alavancagem no período).
Uma tese estrutural no segmento de vestuário, com melhores perspectivas pela frente
A tendência mais fraca (mas esperada) no 1T21 ilustra como o cenário era difícil para a maioria dos varejistas de vestuário em meio à pandemia. No entanto, vemos uma recuperação gradual nos próximos meses e apreciamos às iniciativas (e investimentos) da Lojas Renner para desenvolver um ecossistema de vestuário/estilo de vida mais completo (que pode incluir também fusões e aquisições), que deve ser gradualmente incorporado pelo mercado na valorização dos múltiplos das ações.
Ainda vemos a Renner bem posicionada para ganhar market share nos próximos anos no fragmentado segmento de varejo de vestuário do Brasil, dada (i) sua estrutura de ponta na cadeia de suprimentos; (ii) execução premium; e (iii) iniciativas omnichannel, todas as quais sustentam nossa visão longo prazo positiva sobre o nome. Investimentos adicionais para impulsionar sua plataforma multicanal nos próximos anos devem exercer pressão de queda no EBITDA e no resultado financeiro, que aliado a um cenário desafiador de curto prazo (segunda onda de restrições operacionais das lojas) pode pesar sobre as ações nos próximos meses. Planejamos revisar nossas estimativas em breve para incorporar esses efeitos.
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A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Lojas Renner SA [BRLRE] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 8,2% e g de 4,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 20,4x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$46,00
Resultado do 4T20
Um final de ano mais difícil prejudicou parcialmente a recuperação do início do 4T
Conforme esperado, os números do 4T20 da Lojas Renner foram novamente impactados pela Covid-19, com o ritmo de recuperação em outubro e novembro parcialmente compensado por um desempenho mais fraco em dezembro. Como resultado, a receita líquida de varejo aumentou 1,6% a/a para R$ 2,9 bilhões (2% abaixo de nossa projeção), com o SSS (vendas nas mesmas lojas) caindo 0,8% a/a (vs. +2,3% em nossas estimativas), enquanto as vendas digitais (representando 9,4% das vendas totais) cresceram 123% a/a (ship-from-store disponível em todas as lojas e novos clientes no canal online crescendo 110% a/a). A receita líquida da bandeira Renner cresceu 0,5% a/a (margem bruta caiu 4,1 p.p. a/a), enquanto as vendas da Youcom aumentaram 6,4%, com margem bruta caindo 4,1 p.p. a/a, e a Camicado apresentou crescimento de receita de 14% a/a, com margem bruta caindo 60bps a/a.
Margens ainda sob pressão, mas melhorando gradualmente após turbulência da pandemia
A margem bruta do varejo caiu 420 bps a/a (após uma queda de 6,6p.p. no 3T e queda de 11,6p.p. no 2T) para 53,8%, 120 bps abaixo de nossa projeção, que esperamos melhorar gradualmente em 2021, enquanto as despesas com Vendas, Gerais & Administrativas foram de R$ 868 milhões, subindo 12% a/a e ficando 11% acima de nossa estimativa, devido à menor alavancagem operacional no período e aos investimentos na plataforma digital. Como resultado, o EBITDA ajustado do varejo atingiu R$ 557 milhões (queda de 26% a/a e 16% abaixo de nossa expectativa). Na divisão de financiamento ao consumidor, a Renner apresentou resultados operacionais melhores (mas ainda fracos), na ordem de R$ 60 milhões (queda de 40% a/a e 7% abaixo de nossa estimativa). Os resultados de intermediação financeira caíram 50% a/a, com o private label (Cartão Renner) caindo 72% a/a e as receitas do co-branded (Meu Cartão) caindo 37% a/a, devido ao fraco desempenho do varejo durante a pandemia, embora esperemos uma recuperação gradual na carteira de crédito nos próximos trimestres. As provisões foram impulsionadas por uma maior taxa de recuperação nos cartões private label e co-branded e por um crescimento mais fraco na carteira de crédito em 2020. Como resultado, o EBITDA ajustado consolidado da Renner atingiu R$ 617 milhões (queda de 28% a/a e 17% abaixo de nossa expectativa), com o lucro líquido atingindo R$ 354 milhões, 19% abaixo da nossa estimativa.
Ainda uma tese estrutural, mas com menos gatilhos de curto prazo
Em quase todo o ano de 2020, os resultados do 4T são mais transitórios do que estruturais para a Renner, e esperamos que a tendência de recuperação persista nos próximos trimestres, o que significa menos remarcações e melhores perspectivas de vendas no canal B&M (varejo físico) da LREN. No entanto, o final do ano mais fraco (e as restrições provenientes da segunda onda da Covid no início de 2021) oferecem menos gatilhos de curto prazo para as ações, que atualmente são negociadas a 31x P/L 2021. Na frente estrutural, nós ainda vemos a Renner bem posicionada para ganhar market share nos próximos anos no fragmentado mercado varejista de vestuário brasileiro, dada (i) sua estrutura de ponta em cadeia de suprimentos; (ii) execução premium; e (iii) oportunidades com iniciativas omnichannel.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Lojas Renner SA [BRLRE] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% baseado em DCF (custo de capital de 8,2% e g de 4,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 20,4x P/L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$46,00
Resultados do 2T20
Números fracos no 2T20; o SSS caiu 74% a/a
Conforme esperado, o 2T da Lojas Renner foi afetado pelo fechamento das lojas em meados de março, seguido por um processo de reabertura apenas gradual a partir do final de abril. Como resultado, a receita líquida do varejo caiu 73% para R$ 540 milhões, com SSS diminuindo 74,1% (vs. nossa estimativa de -74,4%), parcialmente compensado pelo crescimento de 122% a/a nas vendas digitais (representando 36% das vendas totais). Após um hiato no final de março para adaptar suas operações digitais, as vendas digitais da Renner aceleraram gradativamente de abril (+ 25% a/a) em diante (+120% em maio, +214% em junho e +239% e 206% em Julho e agosto, respectivamente). A receita líquida da bandeira Renner caiu 74%, enquanto as vendas da Youcom caíram 80%, com a margem bruta caindo 850bps a/a, e a Camicado registrou queda de 58% a/a, com margem bruta caindo 100bps a/a. Após um trimestre difícil, atualmente todas as suas lojas estão abertas e as vendas já ultrapassaram o orçamento anterior nos últimos dias.
Após um fundo no 2T, vemos uma recuperação gradual à frente
Como esperado, os números da LREN no 2T20 foram impactados pelos efeitos da pandemia, levando a vendas menores, maior inadimplência e desalavancagem operacional. Embora a perspectiva macro ainda esteja sob pressão no curto prazo, o 2T deve ser um fundo do poço para a empresa. Entretanto, ainda vemos a Renner bem posicionada para ganhar market share nos próximos anos no fragmentado mercado varejista de vestuário brasileiro, dada (i) sua estrutura de ponta na cadeia de suprimentos; (ii) execução premium; e (iii) oportunidades com iniciativas omnichannel.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
A Renner está sujeita a condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Crescimento no preço de matérias primas e deterioração da inadimplência também podem impactar os resultados. Riscos específicos da empresa incluem o aprendizado na divisão de serviços financeiros e expansão para novas regiões.
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo de 12 meses está baseado na metodologia de fluxo de caixa descontado (custo de capital próprio de 9.6% e crescimento na perpetuidade de 3.5% em termos nominais e em dólares).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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