06/08/2021
Neutro
Preço alvo: R$20,00
Cia. A Hering SA é uma empresa com sede no Brasil que atua no setor de confecções. A empresa produz roupas básicas, incluindo jeans, blusas, camisas e outros acessórios. A Companhia comercializa seus produtos sob quatro marcas: Hering, PUC, dzarm. e Hering Kids. Hering é uma marca que oferece roupas e acessórios contemporâneos básicos para todas as faixas etárias. A PUC é uma marca de roupa infantil para ocasiões especiais. dzarm. é uma marca de jeanswear voltada para o mercado adolescente, principalmente feminino. A Hering Kids oferece roupas para crianças, desde bebês até adolescentes. Possui unidades de operação nos estados de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte. Cia. A Hering SA vende grande parte de seus produtos nos mercados brasileiro e latino-americano. Outros destinos de exportação incluem Oriente Médio, Europa e Estados Unidos. Em 2009, a Empresa detinha participações na Hering International SA – SAFI e na Hering Overseas Ltd, entre outras.
Resultado do 2T21
Recuperação gradual (embora com uma base comparativa mais fácil); receita caiu 4% vs. 2T19
Conforme esperado, a Hering reportou um conjunto de resultados fraco (mas em recuperação), ainda afetado por operações restritas em abril (em lojas e linhas de produção). As vendas em lojas próprias totalizaram R$ 68 milhões, queda de 15% em relação ao 2T19. As vendas multimarcas cresceram 113% a/a, mas ficaram 21% abaixo do 2T19, enquanto as vendas das lojas franqueadas caíram 8% em relação ao 2T19. O canal de webstore foi bem novamente, já que as vendas aumentaram 41% a/a para R$ 56 milhões, com penetração menor (14% das vendas), já que as vendas estão se normalizando. A receita bruta consolidada atingiu R$ 406 milhões, aumento de 185% a/a (-4% vs. 2T19) e em linha conosco, impactada pelo fim da marca PUC e fechamento de lojas (19), e com sell-in afetado por menor disponibilidade de produtos de inverno, uma vez que a fábrica goiana da HGTX teve operação limitada em abril.
Margem EBITDA se recuperando, ajudada pela alavancagem operacional
A margem bruta apresentou forte recuperação para 42,3% vs. 21,1% no 2T20 (140 bps acima de nossa projeção), ajudada pela maior alavancagem operacional (mas 110 bps abaixo do 2T19), apesar dos maiores custos de matéria-prima no trimestre. Excluindo itens não recorrentes (créditos de ICMS em 2020), as despesas operacionais foram de R$ 136 milhões, aumento de 52% a/a devido a maiores investimentos em marketing e custos de pessoal normalizados sem a Medida Provisória nº 936. O EBITDA (já considerando o IFRS16) foi de R$ 22 milhões (vs. -R$ 77 milhões no 2T20, excluindo créditos tributários), 4% abaixo de nossa estimativa. Como resultado, o lucro líquido foi de R$ 7 milhões (acima de nossa estimativa de -R$ 1 milhão) devido a resultados financeiros melhores do que o esperado devido à reversão das provisões de DIFAL. A empresa reportou capex de R$ 17 milhões, com 38 lojas em seu pipeline, acelerando o projeto Mega Store.
O desempenho das ações também deve ser ditado pela fusão com o Grupo Soma
Os números trimestrais sinalizam uma recuperação gradual das vendas aos níveis pré-pandemia, após uma perspectiva mais difícil no início do ano. Esperamos que a Hering se beneficie da recuperação econômica e da demanda reprimida nos próximos trimestres, mas o desempenho das ações deve refletir principalmente a combinação com o Grupo Soma (anunciada em abril e com conclusão prevista para o final de agosto). Após forte ação no preço nos últimos meses (HGTX com alta de 112% no acumulado do ano), reiteramos nossa classificação Neutra.
Faça download para conferir a análise completa.
Cia.Hering S.A. [BRHGTX] (Primário) – Hering está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Além disso, o aumento dos preços das matérias-primas pode impactar negativamente os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem a execução do plano de expansão e possíveis falhas de cobrança.
Metodologia de Valuation
Cia.Hering SA [BRHGTX] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% com base em DCF (custo de capital de 9,5% e g de 2,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 16,3x P / L.
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$20,00
Resultado do 4T20
Recuperando-se gradualmente de 2020
A Hering reportou um conjunto fraco de resultados no 4T20, impactado pelo menor tráfego de lojas (queda de 36% a/a), mas com crescimento de SSS (vendas nas mesmas lojas) de 1% (em linha com nossa projeção e comparado a uma queda de 4% no 4T19). As vendas em lojas próprias totalizaram R$ 116 milhões, queda de 12% a/a, apesar da melhora de 510 bps na taxa de conversão e de um ticket médio 12% superior. No segmento multimarcas, as vendas caíram 18% a/a, enquanto as vendas das lojas franqueadas caíram 3% a/a, afetadas pela menor disponibilidade de produtos como resultado da retomada gradual da produção em sua fábrica e da escassez de matéria-prima. O canal webstore foi mais uma vez um destaque positivo, com vendas expandindo 231% a/a para R$ 71 milhões (representando 14% das vendas totais) e 100% da base de lojas HGTX oferecendo retirada na loja e/ou a opção de ship-from-store (a empresa também lançou seu aplicativo no trimestre). A receita bruta consolidada atingiu R$ 503 milhões, estável a/a e em linha com nossa estimativa, com a Hering inaugurando 29 lojas no trimestre e 130 no ano.
Vendas mais baixas levaram à perda de alavancagem operacional; Margem EBITDA caiu 320 bps a/a
A margem bruta cresceu 20bps a/a (20bps acima de nossa expectativa) para 43,6% no trimestre, ajudada pelo mix de canais (maiores vendas em lojas próprias) e menores remarcações no período. As despesas operacionais atingiram R$ 138 milhões, aumento de 10% a/a, mas impactadas por alguns eventos não recorrentes (R$ 6 milhões em despesas não recorrentes) que, se excluídos, levariam a uma redução de 7% a/a. O EBITDA (já incorporando o IFRS16) totalizou R$ 69 milhões, queda de 17% a/a (9% abaixo de nossa projeção), com margem EBITDA de 16,1%, queda de 320 bps a/a e 150 bps abaixo de nossa estimativa (excluindo itens não recorrentes, a margem EBITDA caiu 180 bps a/a, ficando em linha conosco). Como resultado, o lucro líquido atingiu R$ 56 milhões, uma queda de 12% a/a e 23% acima de nossa expectativa, devido aos resultados financeiros e carga tributária melhores do que o esperado no período. A Hering registrou investimentos de R$ 29 milhões no 4T20 e R$ 47 milhões em 2020, enquanto pretende investir R$ 131 milhões em 2021 (6% acima do que modelamos), sendo R$ 84 milhões destinados à tecnologia, R$ 26 milhões à inauguração de lojas, R$ 18 milhões para as unidades fabris e R$ 3 milhões para outros investimentos.
Valuation descontado, mas poucos gatilhos de curto prazo; Neutro
Embora os números do 4T20 tenham confirmado uma melhora operacional gradual para a Hering, ela ainda foi duramente afetada pela pandemia. Apesar do desempenho inferior recente (HGTX caiu 14% no acumulado do ano, negociando a 15x P/L 2021E), continuamos vendo apenas uma recuperação gradual para a Hering nos próximos trimestres (como vemos para todos os varejistas de vestuário sob nossa cobertura), ainda impactada por um menor tráfego de consumidores, o aumento do desemprego e a redução da intenção de compra das famílias, o que significa poucos gatilhos potenciais de curto prazo e, assim, nossa classificação Neutra.
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Cia.Hering S.A. [BRHGTX] (Primário) – Hering está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Além disso, o aumento dos preços das matérias-primas pode impactar negativamente os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem a execução do plano de expansão e possíveis falhas de cobrança.
Metodologia de Valuation
Cia.Hering SA [BRHGTX] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% com base em DCF (custo de capital de 9,5% e g de 2,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 16,3x P / L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$20,00
Resultado do 3T20
Recuperando-se gradualmente, mas ainda impactada pela pandemia; vendas caíram 33% a/a
A Hering reportou resultados fracos, mas esperados, no 3T20, afetados pelas restrições da Covid-19, que reduziram o tráfego nas lojas e levaram a uma queda de SSS (calculado desde o dia da reabertura de cada loja) de 10,4% (projetávamos -15%). No segmento multimarcas, as vendas caíram 36% a/a, enquanto as vendas das lojas franqueadas caíram 50% a/a e as vendas das lojas próprias caíram 40% a/a, com um tíquete médio 9% mais alto e uma taxa de conversão 5 p.p. melhor, totalmente compensado por um tráfego 56% a/a menor. O destaque positivo foi a webstore, que registrou vendas 161% maiores a/a no 3T20 (165% a/a no 2T20) em R$ 49,7 milhões (16% das vendas totais), com 389 lojas funcionando como pontos de saída dos pedidos e uma base de clientes omnichannel que cresceu 42% nos últimos 12 meses (com recorrência 2,5x maior e ticket médio 2,8x maior). No consolidado, a receita bruta atingiu R$ 303 milhões, queda de 33% a/a e ficou 4% acima de nossa projeção, explicada pelo SSS (vendas nas mesmas lojas) menos negativo e por 47 inaugurações líquidas no 3T20 (61 inaugurações do modelo de franquia leve, como resultado de conversões de lojas multimarcas e 14 fechamentos de lojas).
Desalavancagem operacional apesar das iniciativas de corte de custos
A margem bruta caiu 620 bps a/a (180 bps acima de nossa estimativa) para 38,8%, com um impacto de 310 bps de menor diluição de custos fixos devido ao desempenho de vendas mais fraco e um impacto de 310 bps de uma menor participação da coleção atual nas vendas totais. Despesas operacionais atingiram R$ 91 milhões, queda de 28% a/a, devido a menores despesas variáveis de vendas, enquanto o EBITDA (já incorporando IFRS16) totalizou R$ 17 milhões, com margem EBITDA de 6,5% (queda de 1.380 bps a/a e 100 bps acima de nossa projeção). O resultado líquido ajustado, excluindo um crédito tributário de R$ 178 milhões (exclusão do ICMS do cálculo da carga tributária do IRPJ e da CSLL, dividido entre resultado financeiro e imposto de renda), foi de -R$ 1 milhão, em linha com nossa expectativa. A Hering encerrou o 3T20 com uma posição de caixa líquido de R$ 292 milhões e gerou R$ 23 milhões de FCF no período.
Cenário difícil de curto prazo oferece poucos gatilhos, apesar da recente performance ruim da ação
Embora gradualmente melhor do que no 2T20, os números do 3T ainda vieram fracos. Apesar da recente performance ruim da ação (HGTX3 caiu 52% no acumulado do ano, negociando a 18x P/L 2021E), continuamos vendo uma recuperação apenas gradual para a Hering nos próximos trimestres (como para todos os varejistas de vestuário sob nossa cobertura), ainda impactados por tráfego menor nas lojas, aumento das taxas de desemprego e redução da intenção de compra das famílias, o que significa poucos gatilhos de curto prazo e sustentando a nossa classificação Neutra.
Faça download para conferir a análise completa.
Cia.Hering S.A. [BRHGTX] (Primário) – Hering está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação. Além disso, o aumento dos preços das matérias-primas pode impactar negativamente os resultados. Os riscos específicos da empresa incluem a execução do plano de expansão e possíveis falhas de cobrança.
Metodologia de Valuation
Cia.Hering SA [BRHGTX] (Primário) – Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em um valuation combinado: 50% com base em DCF (custo de capital de 9,5% e g de 2,5%, em dólares nominais) e 50% em múltiplo de saída de 16,3x P / L.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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