01/09/2021
Compra
Preço alvo: R$23,00
A Espaçolaser é a maior empresa de depilação a laser do Brasil em faturamento, número de lojas e clientes atendidos. Com 16 anos de atuação e presente em todos os estados brasileiros, possui um modelo de negócios baseado na satisfação de seus clientes e colaboradores, o que permite uma rápida expansão. Ao longo da trajetória, atenderam mais de 3,6 milhões de clientes e se tornaram a marca mais lembrada do setor de depilação a laser no Brasil.
Resultado do 2T21
Receita líquida cresceu t/t, mas volta a ser impactada pela pandemia
A Espaçolaser apresentou resultados resilientes no 2T21, apesar de ainda estar impactada pelo fechamento de lojas (apenas 76% das lojas em operação no trimestre). As vendas System-wide foram de R$ 257 milhões, com CAGR de 10,5% vs. 2T19 e queda de 7% t/t. Os franqueados representaram 28% das vendas totais (38% no 1T21), após a aquisição de 83 franqueados pela ESPA durante o trimestre e as vendas digitais atingiram 65% das vendas (vs. 31% no 2T20). A receita líquida atingiu R$ 203 milhões, 2% t/t (+ 51% a/a) e 6% abaixo de nossa projeção, impulsionada pela consolidação de franqueados e deduções e impostos sobre vendas abaixo do esperado. A empresa atingiu 634 lojas EL no período (+41 inaugurações líquidas) e 12 lojas Estudioface (+1 inauguração), totalizando 646 lojas (128 franqueados) e 20 lojas internacionais com a adição de 12 lojas próprias no Chile, após compra majoritária participação na Cela Clinics.
EBITDA ajustado acima do esperado devido a menores despesas operacionais
O lucro bruto foi de R$ 108 milhões, com margem bruta de 53,2%, queda de 9,1p.p a/a e 180 bps abaixo de nossa estimativa, impactado por restrições operacionais e com aluguéis e custos de pessoal maiores do que no 2T20. Mesmo nesse cenário, o custo médio por loja caiu 9% vs. 2T19, auxiliado por iniciativas de redução de custos e digitalização das vendas. Por sua vez, as despesas operacionais caíram 7% vs. 2T19, impulsionadas por menores despesas com call center (mais agendamento via app + treinamento remoto de funcionários. O EBITDA Ajustado Total (excluindo efeitos contábeis nas receitas e despesas IPO) foi de R$ 85 milhões, aumento de 66% a/a e (vs. R$ 67 milhões em nossas estimativas) devido a despesas operacionais abaixo do esperado, com margem EBITDA ajustada de 41,6%, aumento de 380 bps a/a. Por sua vez, o lucro líquido ajustado foi de R$ 56 milhões (estimávamos R$ 22 milhões), vs. -R$ 13 milhões no 2T20, também impulsionada por despesas financeiras abaixo do esperado.
Recuperação no curto prazo no mercado de serviços + atraente CAGR de LPA de 30% = Compra
Embora os resultados do 2T21 tenham sido novamente impactados pela pandemia, já vemos sinais mais claros de recuperação. E embora a concorrência de players regionais e a expansão da América Latina continuem sendo uma preocupação, em termos de crescimento e lucratividade, vemos ~160 novas lojas/ano até 2025, garantindo ganhos de market share em um mercado local fragmentado de estética e cuidados pessoais. Negociando a 25,5x P/L 2022 e um CAGR de LPA de 30% para 2021-25, a ESPA é uma opção atraente para investidores que buscam exposição à recuperação no segmento de varejo do Brasil.
Como principais riscos para a tese, enxergamos: (i) Competição de players regionais; (ii) Risco operacional de expansão de novas lojas; e (iii) A Espaçolaser está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DFC, com um custo de capital próprio de 10,0% e g de 3,5% em dólares americanos.
–
1. Nos últimos 12 meses, o Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam remuneração por serviços de banco de investimento desta empresa / entidade.
2. O Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias esperam receber ou pretendem buscar remuneração por serviços e / ou produtos e serviços de banco de investimento que não sejam serviços de investimento dessa empresa / entidade nos próximos três meses.
4. Esta empresa / entidade é, ou nos últimos 12 meses foi, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e os serviços de banco de investimento estão sendo, ou foram, prestados.
6. O Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas recebem remuneração por quaisquer serviços prestados ou apresentem qualquer relação comercial com esta empresa, entidade ou pessoa, entidades ou fundos que represente os mesmos interesses desta empresa / entidade.
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
Compra
Preço alvo: R$23,00
Início de cobertura
Iniciando cobertura com avaliação de compra e preço-alvo de R$ 23
Por meio deste, iniciamos a cobertura de Espaçolaser (EL), a empresa de depilação a laser nº 1 do Brasil, por contagem de lojas (666 lojas EL no 2T21), com uma recomendação de compra e preço-alvo de R$ 23 para 2022. Nossa visão positiva reflete cinco pilares: (i) #1 no segmento de serviços de depilação a laser (onde a densidade de lojas é uma vantagem competitiva chave), (ii) retornos atraentes (em média, as lojas maduras têm ~50% de margem EBITDA e ~55% de ROIC) , (iii) modelo de crescimento flexível (lojas próprias + franquias), (iv) mercado de alto crescimento (58% CAGR 2015-19) ainda começando no Brasil, e (v) exposição a um setor pronto para surfar a recuperação econômica.
Demografia de varejo: muito espaço para crescer em um mercado fragmentado
O mercado brasileiro de estética e cuidados pessoais é o 4º mundial, com vendas de US$ 30 bilhões em 2019. O mercado de depilação no Brasil é grande, com R$ 36 bilhões em 2019. O COVID-19 sem dúvida afetou a indústria de estética, especialmente quando se trata dos procedimentos de depilação a laser, que são sessões físicas individuais em clínicas. Mas a penetração da tecnologia de depilação a laser no Brasil permanece baixa (variando por região e classe de renda), com apenas 5% dos brasileiros usando métodos de remoção de cabelo em 2019 contra 20% e 50% nos EUA e na Espanha, abrindo caminho para ganhos de participação de mercado pela Espaçolaser. Nossa análise demográfica mostra 358 cidades com mais de 50 mil habitantes sem uma loja EL.
Colocando tecnologia, densidade de loja, CRM e crédito para trabalhar
Fundada em 2004, tinha 666 lojas no final do segundo trimestre, com 1,4 milhão de clientes ativos LTM. A EL é especializada em depilação a laser, ainda pouco penetrada no Brasil, mas com estimativa de crescer 17% ao ano até 2024 de acordo com a Bain & Company. Apesar de ser um tratamento mais caro, dada a necessidade de múltiplas sessões, o procedimento dura muito mais (3-5 anos até que o cabelo comece a crescer novamente), uma vantagem fundamental em relação à depilação e às lâminas de barbear. O processo é menos doloroso do que a depilação com cera e só precisa de algumas sessões por parte do corpo para obter resultados. Com uma vasta base de lojas, um banco de dados de CRM robusto (gerando leads constantes e relacionamentos de longo prazo com o consumidor) e balanço (com planos de parcelamento em 18 pagamentos, ou 24 usando seu cartão co-branded), EL também tem uma vantagem competitiva sobre clínicas menores.
Recuperação de curto prazo no mercado de serviços + um atraente CAGR de 30% no lucro/ação = COMPRA
Mesmo considerando a maior escala da Espaçolaser, a competição de players regionais continua sendo uma preocupação, em termos de crescimento e lucratividade, assim como sua expansão na América Latina, mas também vemos ~160 novas lojas/ano até 2025, garantindo ganhos de participação de mercado em uma estética local fragmentada e mercado de cuidados pessoais. Negociando a 25x P/L para 2022 e um CAGR de 30% no lucro/ação entre 2021-25, EL é uma opção atraente para investidores que buscam exposição à recuperação no segmento de varejo do Brasil.
Como principais riscos para a tese, enxergamos: (i) Competição de players regionais; (ii) Risco operacional de expansão de novas lojas; e (iii) A Espaçolaser está sujeito às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação
Metodologia de Valuation
Nosso preço-alvo projetado de 12 meses é baseado em DFC, com um custo de capital próprio de 10,0% e g de 3,5% em dólares americanos.
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1. Nos últimos 12 meses, o Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam remuneração por serviços de banco de investimento desta empresa / entidade.
2. O Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias esperam receber ou pretendem buscar remuneração por serviços e / ou produtos e serviços de banco de investimento que não sejam serviços de investimento dessa empresa / entidade nos próximos três meses.
4. Esta empresa / entidade é, ou nos últimos 12 meses foi, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e os serviços de banco de investimento estão sendo, ou foram, prestados.
6. O Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas recebem remuneração por quaisquer serviços prestados ou apresentem qualquer relação comercial com esta empresa, entidade ou pessoa, entidades ou fundos que represente os mesmos interesses desta empresa / entidade.
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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