16/11/2021
Compra
Preço alvo: R$26,00
A Embraer SA (Embraer) é uma empresa com sede no Brasil que se dedica à fabricação de aeronaves para a aviação comercial e executiva, para fins de defesa e segurança. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo suporte e serviços ao cliente. Com o fim do negócio da Boeing anunciado recentemente e o cenário desafiador à frente devido ao colapso da indústria do espaço aéreo global, esperamos que o momentum da ação da EMBR permaneça pressionado, com falta de gatilhos no curto / médio prazo.
Embraer (EMBR3): Panorama do mercado de aviação
Perspectiva de mercado para os próximos 20 anos aponta para recuperação do mercado de aviação
A Embraer revelou suas perspectivas de mercado para os próximos 20 anos para o segmento de aviação comercial durante o Dubai Air Show. O estudo identifica tendências que influenciam a demanda por viagens aéreas e a entregas de novos jatos e aeronaves turboélices (até 150 assentos) durante as próximas duas décadas. A Embraer revisou suas perspectivas de mercado de longo prazo, projetando que o crescimento global (RPK – Demanda) crescerá 3,3% anualmente até 2040, com o volume de RPK esperado para retornar aos níveis de 2019 apenas em 2024.
Novas tendências que moldam a demanda futura; redimensionamento das aeronaves continua a ser a chave
A Embraer menciona três tendências principais que moldam a demanda futura por viagens aéreas e aeronaves: (i) meio ambiente, o que significa que as companhias aéreas irão consistentemente adquirir frotas com maior eficiência de combustível; (ii) digitalização, representada pelos avanços da tecnologia, incluindo trabalho em casa e videoconferência; e (iii) regionalização, traduzindo-se em mudanças geográficas nos parques fabris para reduzir as interrupções na cadeia de abastecimento. A Embraer acredita que de 15 a 20% dos as viagens de negócios serão substituídas por interações virtuais por meio de videoconferência. Além disso, as companhias aéreas devem mudar suas estratégias de negócios, buscando passageiros mais lucrativos, o que cria pressões para redimensionamento da frota (e maior risco de alavancagem do balanço).
Crescimento mais forte na Ásia e América Latina, os EUA continuam sendo o maior mercado
A perspectiva de mercado de 20 anos da Embraer prevê que a demanda global por novas aeronaves de até 150 assentos será de um total de 10.900 unidades (8.640 jatos e 2.260 turboélices), para um mercado endereçável estimado em US$ 650 bilhões. Na demanda total de jatos, 42% apoiarão o crescimento do mercado e 58% substituirão as aeronaves antigas. Em termos de crescimento regional, a Ásia-Pacífico (incluindo a China) lidera com uma taxa de crescimento anual estimada de 4,2%, seguida pela América Latina América (4,2%), África (3,8%) e Oriente Médio (3,6%). Espera-se que a América do Norte tenha o menor crescimento (2,0%), mas deve continuar a representar o maior mercado de todos, com um total de 2.710 jatos (31% de participação).
Negócio principal em recuperação + opções de valor interessantes = Comprar
O panorama de mercado da Embraer aumenta visibilidade sobre a recuperação do mercado de aviação comercial durante o Covid-19. A recuperação na demanda de jatos e um ambiente de preços mais benigno (competição mais amena com a Airbus) deve apoiar uma melhor performance do negócio principal da Embraer. Também estamos otimistas com a aviação executiva, cujas margens alcançaram novos patamares recentemente, favorecidas pela demanda resiliente. Por outro lado, vemos os investidores atualmente pagando quase zero pelo negócio de defesa da companhia. No geral, continuamos compradores da Embraer, pois a ação apresenta outras opções de valor interessantes como eVTOL, segurança cibernética e aeronaves turboélices.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$26,00
Embraer (EMBR3): Resultado do 3T21
Receita líquida e EBITDA sem surpresas; margem EBIT melhor do que o esperado
A Embraer reportou resultados em linha para a receita líquida e EBITDA, enquanto o lucro operacional foi melhor do que o esperado. Mais especificamente, a receita líquida foi de US$ 958 milhões (+26% a/a em linha), a receita operacional foi de US$30 milhões (contra uma perda de US$38 milhões no ano passado), com uma margem de 3%, e o EBITDA foi de US$ 74 milhões (contra o breakeven de um ano atrás), com uma margem de 8%. Os números reportados foram positivamente impactados por US$30 milhões em itens especiais. Sem esses itens especiais o EBIT ajustado e EBITDA ajustado foram de US$36 milhões (acima de nossos US$22 milhões) e US$74 milhões (em linha conosco), respectivamente, com margens decentes de 4% e 8%, respectivamente. Finalmente, a Embraer reportou uma perda líquida de US$45 milhões (vs. -US$121 milhões um ano atrás). Sem esses itens especiais, a perda líquida ajustada foi de US$34 milhões (vs. nossos -US$18 milhões).
Desempenho positivo do Fluxo de Caixa; alavancagem caiu t/t
A margem operacional decente do 3T pode ser decomposta da seguinte forma: (i) 5% de margem EBIT em aviação comercial (vs. 7% no ano passado); (ii) 11% de margem EBIT em defesa e segurança (vs. -1% no ano passado); (iii) 7% de margem EBIT na aviação executiva (vs. 10% no ano passado); e (iv) 11% de margem EBIT em serviços e suporte (vs. -2% no ano passado). A Embraer gerou US$21 milhões de fluxo de caixa, muito melhor que os US$567 milhões queimados no ano passado, em um valor superior pela maior rentabilidade e eficiência do capital de giro. Sinalizamos que este foi o primeiro fluxo de caixa em um terceiro trimestre nos últimos 10 anos, já que o 3º trimestre é sazonalmente fraco. Em 9M21, a Embraer teve uma queima de caixa de US$160 milhões, também uma melhoria significativa em comparação com -US$1,7 bilhões em 9M20. A dívida líquida foi de US$ 1,8 bilhões, ligeiramente menor t/t, devido a geração de fluxo de caixa, implicando uma dívida líquida/ EBITDA dos últimos 12 meses de 3,9x (abaixo dos 4,8x do último trimestre). Finalmente, a carteira de pedidos da empresa terminou o 3T21 em US$17 bilhões, acima dos US$16 bilhões do último trimestre
Orientação para o fluxo de caixa em 2021 recebe uma melhora; bom momento de curto prazo
Além dos resultados, o desempenho do fluxo de caixa livre melhor do que o esperado nos 9M21 levou a empresa a rever sua orientação para o ano, elevando sua projeção de fluxo de caixa livre para US$100 milhões ou melhor para o ano (de US$150 milhões negativos para o ponto de equilíbrio). Todos os outros aspectos das entregas e da orientação financeira da Embraer permanecem inalterados. Gostamos de ver o aumento do fluxo de caixa previsto para o ano fiscal de 2021, o que é uma mensagem positiva sobre a gestão de custos e o cenário competitivo, em nosso ponto de vista. Olhando para o futuro, vemos um impulso encorajador de curto prazo para a empresa, impulsionada por (i) vacinação nos países onde a Embraer tem exposição (especialmente a Europa e os EUA), (ii) desempenho resiliente do segmento executivo (iii) aumentar a consciência do valor potencial decorrente de seu segmento urbano operação de mobilidade aérea. Negociando a 11,1x EV/EBITDA 22, esperamos que a empresa mantenha a dinâmica de recuperação dos lucros. Mantemos nossa recomendação de compra.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$26,00
Insights de nossa sessão na web com Embraer; demanda crescente
Realizamos uma sessão na web com a equipe de RI da Embraer para discutir as principais atualizações desde os resultados do 2º trimestre. Os insights foram construtivos, já que a perspectiva da demanda é significativamente melhor, após o forte impacto no ano passado. Principais destaques: (i) a aviação comercial está se recuperando constantemente após o pior ano passado (causado pelo Covid e o término da parceria com a Boeing), impulsionado pela vacinação em regiões como a Europa e os EUA, bem como tráfego resiliente nas rotas da aviação regional; (ii) a aviação executiva manteve sua resiliência, explicado por uma mudança de hábitos por parte dos clientes mais sofisticados que desejam evitar aviação comercial durante a pandemia (muito provavelmente continuará sendo cliente após a Covid); (iii) perspectivas positivas no mercado externo para os produtos de defesa, compensando os desafios orçamentárias sobre os gastos militares no Brasil; e (iv) A Embraer tem alta capacidade de desenvolver e fabricar novos produtos e possui avenidas de crescimento, como o mercado crescente de eVTOL, o mercado de turboélice, e possibilidades de expandir a sua presença no segmento de segurança cibernética. Em suma, o evento reforçou nossa visão construtiva da Embraer, uma tese que combina um interessante investimento de reabertura econômica com uma plataforma de negócios de alta tecnologia (em expansão). Continuamos a ser compradores.
Vacinação e aviação regional impulsionando os volumes da aviação comercial
A divisão comercial está se recuperando bem este ano, após o forte impacto em 2020, causado pelo COVID-19 e a rescisão do negócio da Boeing. Em termos de receita, a divisão está se beneficiando da vacinação em regiões onde a Embraer tem grande exposição (especialmente os EUA e a Europa), bem como a crescente demanda por rotas aéreas regionais. Como as companhias aéreas estão cada vez mais se concentrando em veículos menores para retomar o serviço aéreo (também relacionados a restrições sanitárias). A administração está confiante de que alcançará a orientação de entregas, estimada em 45 a 50 unidades este ano, e em constante aceleração daí em diante, refletindo o melhor momento da indústria e a recuperação do mercado mundial de companhias aéreas. Por fim, nos custos, a empresa reduziu significativamente suas operações em 2020, adaptando-se à nova perspectiva de demanda por implementação de diversas iniciativas para melhorar as necessidades de capital de giro e a gestão de estoques. Como consequência, a margem de EBIT deve se recuperar gradualmente (meta consolidada de 3 a 4% este ano), por conta de maiores entregas e diluição de custos fixos (possibilitando a rentabilidade se recuperar mais rápido do que os volumes).
Desempenho surpreendentemente resistente da aviação executiva
A aviação executiva está apresentando um desempenho surpreendentemente resistente durante a pandemia. Depois de ficar estável desde a crise de 2008, o mercado de jatos executivos começou a crescer durante a Covid, impulsionado pelo desejo dos clientes mais ricos de evitar a aviação comercial durante a pandemia, desencadeando um comportamento do consumidor muito aguardado neste setor (os hábitos do consumidor na era pré-Covid estavam atrapalhando os investimentos em alta tecnologia direcionado para os clientes aumentarem os gastos neste segmento). Como a aviação executiva historicamente mostrou altas taxas de retenção (uma vez que um cliente realiza viagens de negócios, ele está disposto a diminuir a frequência os voos das operadoras comerciais), esperamos que uma grande parte dessa base de clientes recém-chegados permaneça no pós-COVID. As atualizações de produtos também podem ajudar aqui, com o surgimento da aviação fracionada (compra de uma parte de uma aeronave – um conceito de economia compartilhada aplicado à aviação executiva) ajudando a aumentar a consciência do consumidor do segmento. Quanto ao portfólio, a Embraer redirecionou seu foco para linhas mais competitivas, como a Praetor de tamanho médio e linhas Phenom de tamanho pequeno. Olhando para o futuro, a reformulação do portfólio de produtos e uma perspectiva de demanda resiliente deve sustentar altas margens de um dígito alto para a aviação executiva.
Segurança e defesa; novas avenidas de crescimento interessantes
No setor de defesa, as maiores vantagens de curto prazo estão na campanha comercial em andamento nos mercados externos. A aeronave C-390 Millenium está se provando bem-sucedida, aumentando o apetite dos compradores estrangeiros (até agora, Portugal adquiriu 5 unidades, Áustria 2 e Hungria 2). No mercado doméstico, a discussão do orçamento sobre gastos militares dificultou um pouco as perspectivas de demanda de curto prazo. A empresa também compartilhou sua visão sobre importantes projetos definidos para se tornarem novas avenidas de crescimento: (i) desenvolvimento da plataforma eVTOL (eles esperem que os primeiros testes comecem em 2025 a 2026), sinalizando uma grande oportunidade de mercado endereçável (até milhares de unidades por ano). No eVTOL, a Embraer tem um posicionamento mais forte do que empresas iniciantes, dado seu histórico de sucesso no desenvolvimento e certificação de novos produtos; (ii) no segmento de turboélice, continuam estudando novas parcerias, e enxergam grandes sinergias com seu portfólio atual da família de jatos. A indústria de turboélice tem uma vantagem na transição contínua da indústria de aviação para o combustível de aviação sustentável aumentando seu apelo estratégico para a Embraer; e (iii) na cibersegurança, a recente aquisição da Tempest indica a confiança da Embraer em uma indústria em crescimento em todo o mundo. Como uma empresa local, a Embraer está posicionada para se expandir conforme esta indústria amadurece no Brasil.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
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Preço alvo: R$26,00
Resultados do 2T21
Resultado mais forte do que o esperado; o primeiro lucro líquido ajustado desde 1T18
A Embraer reportou números do segundo trimestre mais fortes do que o esperado, acima de nós e do consenso. A receita líquida totalizou US$ 1,1 bilhão (+ 110% a/a; 9% acima de nós); o lucro operacional foi de US$ 143 milhões (contra uma perda de US$ 342 milhões no ano passado), com 12,7% margem; e o EBITDA foi de US$ 200 milhões (vs. -US $ 221 milhões um ano atrás), com margem de 18%. O valor foi impactado positivamente por US$ 39 milhões em itens especiais. Sem esses itens especiais, o EBIT ajustado e o EBITDA ajustado foram de US$ 105 milhões (acima de nossos US$ 13 milhões) e US$ 161 milhões (acima de US$ 90 milhões), respectivamente. Finalmente, a Embraer reportou lucro líquido de US$ 88 milhões (vs. -US$ 315 milhões um ano atrás). Excluindo os itens especiais, o lucro líquido ajustado ainda foi sólido em US$ 44 milhões (contra nossos -US$ 30 milhões), o primeiro lucro líquido ajustado trimestral da empresa desde o 1T18.
Fluxo de caixa positivo, com lucro líquido e controle rígido sobre o consumo de capital de giro; alavancagem cai t/t
A margem operacional positiva foi impulsionada principalmente por: (i) margem EBIT de 8% no segmento de aviação comercial (a receita líquida da divisão foi próxima de zero no ano passado); (ii) margem EBIT de 25% em Defesa e Segurança (vs. -19% no ano passado); (iii) margem de EBIT de 8% na Aviação Executiva (vs. -7% no ano passado); e (iv) margem EBIT de 19% em Serviços e Suporte (vs. -19% no ano passado). A Embraer gerou US$ 45 milhões de fluxo de caixa libre, muito melhor do que os US$ 567 milhões queimados no ano passado, com o aumento do lucro líquido e o controle de consumo de capital de giro, apesar do maior capex. A dívida líquida foi de US$ 1,8 bilhão, em comparação com US$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre, devido à maior geração de fluxo de caixa líquido, implicando em dívida líquida/EBITDA de 4,8x (o valor foi negativo no último trimestre). Finalmente, a a carteira de pedidos firmes da Embraer encerrou o 2T21 com US$ 16 bilhões.
Guidance para 2021 em linha conosco
Além dos resultados, a empresa também divulgou suas projeções financeiras e de entrega para 2021. A Embraer prevê a entrega de (i) 45 a 50 aeronaves na divisão de aviação comercial (em linha conosco); e (ii) 90-95 aeronaves na aviação executiva (em linha conosco). Em termos de receita líquida, a empresa espera atingir US$ 4 a 4,5 bilhões (em linha com nossos US$ 4,5 bilhões e US$ 4,3 bilhões pelo consenso de mercado), enquanto a margem de EBIT ajustada está prevista para chegar de 3% a 4% (acima da nossa previsão e do mercado de 2%). A margem EBITDA ajustada estimada é de 8,5% a 9,5% (acima de 7,5% nosso e do consenso 7,1%). Em relação ao fluxo de caixa livre para 2021, a Embraer estima um consumo de US$ 150 milhões para atingir o ponto de equilíbrio (sem fusões e aquisições ou venda de ativos). Para o segundo semestre, a empresa espera um maior número de entregas do que no primeiro semestre, principalmente impulsionada por mais entregas de jatos executivos beneficiada pela sazonalidade anual e melhor momento de curto prazo.
Melhor visibilidade para 2021; melhor momento de curto prazo
Esperamos que o mercado goste dos resultados do segundo trimestre da Embraer e à melhor visibilidade para 2021, com o guidance ligeiramente acima do consenso em termos de rentabilidade operacional, corroborando nossa visão de melhor momento de curto prazo para a empresa, que está se beneficiando da (i) aceleração do ritmo de vacinação, para a qual a Embraer tem exposição (especialmente Europa e EUA), (ii) segmento de aviação executiva resiliente e (iii) maior consciência do valor potencial da operação em mobilidade aérea urbana (eVTOL). Vemos a empresa sendo negociada a 10,8x EV/EBITDA 22 (utilizando premissas conservadoras de lucro operacional), abaixo da média global para fabricantes de aeronaves, que consideramos um patamar atraente, sustentando assim a nossa recomendação de compra.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
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Preço alvo: R$26,00
Atualização do modelo; novo preço-alvo de R$ 26,00
Revisão de estimativas; atualizando de neutro para compra
Aproveitamos para atualizar nossas estimativas para a Embraer, incorporando: (i) seus números operacionais e financeiros mais recentes e (ii) nossas premissas mais recentes, basicamente refletindo a recente aceleração da vacinação, bem como o desempenho mais resiliente de algumas unidades de negócio, especialmente a aviação executiva. Em suma, estamos atualizando a ação de neutro para compra e aumentando nosso preço-alvo de R$ 10,40 para R$ 26,00 (câmbio utilizado de R$ 5,15), com potencial de 34%, conforme vemos um melhor momento de curto prazo para a empresa. Vemos atrasos na vacinação nos países aos quais a Embraer tem exposição e a disseminação do variante delta e novas potenciais variantes de COVID como os principais riscos de curto-prazo para as ações.
As companhias aéreas aumentem lentamente seus pedidos conforme a vacinação progride
Desde a nossa última revisão, o momento de curto prazo da empresa melhorou consideravelmente, o que explica em parte o desempenho das ações no período. Nossa maior confiança no momento de curto prazo da empresa decorre principalmente de: (i) a recuperação na demanda da aviação comercial nos EUA e na Europa (devido a vacinação), (ii) aviação executiva resiliente, beneficiando-se de (a) uma evolução no mercado de carga aérea, (b) preferência de pessoas físicas por aeronaves menores e (c) portfólio bem posicionado; (iii) maior consciência de valor do eVTOL (veículo de pouso e decolagem vertical), que está se beneficiando da preocupação crescente em relação à necessidade de reduzir as emissões de carbono (iv) melhor qualidade do produto, dadas as recentes melhorias tecnológicas em sua nova geração de aeronaves, mostrando sua capacidade de atender continuamente às necessidades do cliente com inovação. Também vemos vantagens interessantes de (v) parceria potencial para desenvolver aeronaves turboélice como alternativa a ser explorada pela empresa após o rescisão do contrato potencial de joint venture com a Boeing; e, finalmente, (vi) a resiliência de sua unidade de negócios de segurança e defesa, na qual a Embraer já possui um sólido histórico de atuação. Acreditamos que o ano passado marcou o fundo do poço e, em linha com o cenário nos EUA, as companhias aéreas brasileiras devem começar a aumentar gradativamente seus pedidos à medida que a vacinação progride no país.
Os números devem continuar a melhorar gradualmente; valuation atraente
A entrega recentemente divulgada de 34 aeronaves no segundo trimestre (14 comerciais e 20 executivas) foi uma prova de que o pior já passou (17 entregas no 2T20) e deve continuar a melhorar gradualmente daqui para frente, embora reconheçamos que a variante delta pode ser um grande risco. Nos níveis atuais, vemos a empresa negociando em 11,0x EV/EBITDA 2022 (em um nível de lucro operacional ainda deprimido), abaixo da média global para fabricantes de aeronaves, o que consideramos atraente, alterando nossa classificação para compra.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$10,40
Resultado do 1T21
Resultados mistos no 1T; A sazonalidade trimestral afetou os números operacionais
A EMBR reportou um conjunto misto de números no 1T21, com resultados financeiros melhores do que o esperado e números operacionais abaixo das estimativas. Mais especificamente, a receita líquida totalizou US$ 807 milhões (+ 27% a/a; em linha com nossa projeção); houve um prejuízo operacional de US$ 33 milhões (contra um prejuízo de US$ 47 milhões no ano passado e nossa expectativa de -US$ 23 milhões) com margem de -4% (vs. -7% no ano passado e nossos -3%); e o EBITDA foi de US$ 15 milhões (vs. US$ 9 milhões um ano atrás e abaixo de nossa projeção de US$ 54 milhões) com margem de 2% (estável a/a; abaixo de nossa estimativa de 7%). Por fim, a EMBR reportou um prejuízo líquido de US$ 89 milhões (contra -US$ 292 milhões um ano atrás e nossa expectativa de US$ 134 milhões). Os resultados contábeis foram impactados em US$ 4 milhões com despesas de reestruturação organizacional e custos de reintegração do negócio de Aviação Comercial e seus serviços relacionados. Ex-itens não-recorrentes, o EBIT ajustado foi negativo em -US$ 30 milhões (contra nossa projeção de -US$ 23 milhões), o EBITDA ajustado ficou em US$ 18 milhões (vs. nossa estimativa de US$ 54 milhões) e a EMBR registrou um prejuízo líquido ajustado de US$ 96 milhões (vs. nossa expectativa -US$ 134 milhões).
FCF negativo devido à sazonalidade trimestral; A liquidez caiu para US$ 2,5 bilhões
A margem operacional negativa foi impulsionada principalmente por: (i) uma margem EBIT de -10% na aviação comercial (vs. -19% no ano passado); (ii) uma margem EBIT de -5% em defesa e segurança (vs. + 12% no ano passado); (iii) uma margem de EBIT de -6% na aviação executiva (vs. + 2% no ano passado); e (iv) uma margem EBIT de +9% em serviços e suporte (vs. + 15% no ano passado). A Embraer consumiu US$ 227 milhões de FCF, melhor que os US$ 677 milhões consumidos no ano passado, em níveis de estoque consideravelmente melhores, dadas as medidas adotadas para estabilizar a produção e as operações durante a pandemia da COVID-19. Ressaltamos que o consumo de caixa já era esperado devido à sazonalidade trimestral normal no início do ano. A liquidez diminuiu para US$ 2,5 bilhões (contra US$ 2,8 bilhões no 4T20) como resultado do consumo de fluxo de caixa livre. Por fim, em 23 de abril, a Embraer assinou um pedido firme de 30 jatos E195-E2 com um cliente não divulgado, com entregas a partir de 2022. Os pedidos firmes de 30 entregas serão incluídos na carteira de pedidos da Embraer do 2T21.
Novas parcerias potenciais é principal risco positivo para nossa tese; Permanecemos com rating Neutro
Devido à contínua incerteza relacionada à COVID-19, a empresa manteve a suspensão de seu guidance financeiro e de entregas para 2021. Nós sinalizamos que os resultados do 1T21 apresentaram uma tendência a/a positiva devido a uma base comparativa mais fácil do ano passado, quando os resultados foram afetados pelo período de black-out para a preparação do negócio com a BA, que acabou não avançando, assim como o início dos impactos da COVID-19 no final de março. Além disso, a desaceleração t/t já era esperada, pois historicamente o 1T é um trimestre mais fraco do que o 4T. No futuro, esperamos que os investidores prestem atenção a possíveis novas parcerias com outros fabricantes após o fracasso do negócio com a Boeing. Este é o principal risco positivo para a nossa tese. Mantemos nossa classificação Neutra em Embraer com base na baixa visibilidade dos volumes da aviação comercial no curto prazo.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$10,40
Números do 4T melhor do que o esperado; Números ajustados ainda acima das nossas estimativas
A Embraer divulgou um conjunto de números do 4T mais forte do que o esperado. Mais especificamente, a receita líquida totalizou US$ 1,8 bilhão (-12% a/a; 5% acima de nossa estimativa); o lucro operacional chegou a US$ 104 milhões (contra um prejuízo de US$ 68 milhões no ano passado e U$7 milhões de projeção do BTG) com uma margem de 6% (contra 3% no ano passado; 0,4% de estimativa do BTG); e o EBITDA foi de US$ 173 milhões (vs. -US$ 6 milhões um ano atrás e acima de nossa expectativa de US$ 84 milhões) com uma margem de 9% (vs. -0,3% no ano passado; acima dos nossos 5%). Por fim, a Embraer divulgou um prejuízo líquido de US$ 3 milhões (vs. -US$ 210 milhões um ano atrás e -US$ 26 milhões de projeção do BTG). Os resultados contábeis foram impactados positivamente em US$ 27 milhões em itens especiais como segue: (i) despesas de reestruturação (-US$ 15 milhões); (ii) reversões de algumas provisões para perdas de crédito com clientes de companhias aéreas comerciais (+ US$ 10 milhões); (iii) marcação a mercado da participação da Embraer na Republic Airways (+ US$ 12 milhões); (iv) impairment no segmento de defesa e segurança (-US$ 4 milhões); (v) impairment no segmento de jatos executivos (-US$ 7 milhões); e (vi) reversão de impairments anteriores no negócio da aviação comercial (+ US$ 31 milhões). Ex-itens não recorrentes, o EBIT ajustado foi de US$ 77 milhões, o EBITDA ajustado ficou em US$ 146 milhões e a Embraer registrou um prejuízo líquido ajustado de US$ 13 milhões. Todos os números ajustados ainda ficaram acima das nossas estimativas.
FCF positivo devido a menores investimentos; liquidez subiu para US$ 2,8 bilhões
A margem operacional positiva foi impulsionada principalmente por: (i) uma margem EBIT de 6% na aviação comercial (vs. -3% no ano passado); (ii) uma margem EBIT de 12% em defesa e segurança (vs. -2% no ano passado); (iii) uma sólida margem EBIT de 13% na aviação executiva (vs. -9% no ano passado); e (iv) uma margem EBIT de -10% em serviços e suporte (vs. + 13% no ano passado). A Embraer divulgou um FCF ajustado de US$ 725 milhões (em linha com o ano passado). A geração de fluxo de caixa livre foi forte no trimestre, em linha com o 4T19, uma vez que a redução no caixa das atividades operacionais foi compensada por menor capex e gastos com desenvolvimento. A liquidez subiu para US$ 2,8 bilhões (vs. US$ 2,2 bilhões no 3T) devido à geração de fluxo de caixa livre positiva.
Novas parcerias potenciais são o principal risco de alta; permanecendo com a classificação Neutra
Devido à incerteza contínua relacionada à pandemia COVID-19, os guidances financeiro e de entrega da empresa para 2021 permanecem suspensos por enquanto. Os resultados do 4T foram melhores do que o esperado e, olhando para o futuro, acreditamos que os investidores devem agora se concentrar no ritmo da recuperação do mercado de aviação, que esperamos que continue. Com o fracasso do acordo com a Boeing, novas parcerias em potencial com outros fabricantes continuam sendo o principal risco positivo para nossa tese. Mantemos nossa classificação Neutra na Embraer com base na baixa visibilidade dos volumes da aviação comercial no curto prazo.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$10,60
Revisão da perspectiva de mercado para os próximos 10 anos; incorporando as tendências do setor geradas pela COVID
Embraer divulgou hoje sua perspectiva de mercado de aviação para os próximos 10 anos, onde a empresa examina a demanda de passageiros para viagens aéreas e novas entregas de aeronaves nos próximos 10 anos. Nesse sentido, a EMBR dá ênfase especial ao seu principal segmento de negócios – aeronaves de até 150 assentos (modelos de aeronaves de corpo estreito, geralmente operados em rotas aéreas regionais). A Embraer revisa suas perspectivas de mercado de longo prazo periodicamente, mas a revisão deste ano tem um significado especial, uma vez que apresenta os impactos previstos na demanda de aeronaves causados pela COVID. De acordo com a empresa, o impacto de curto prazo da pandemia global tem implicações de longo prazo para a demanda por novas aeronaves. Pelo lado positivo, as tendências do setor decorrentes da crise podem se tornar oportunidades positivas para a Embraer, como a crescente importância das redes aéreas nacionais e regionais na restauração do serviço aéreo. Aeronaves com até 150 assentos serão fundamentais para a rapidez com que a indústria se recupera, o que é particularmente interessante para fabricantes de aeronaves de corpo estreito como a Embraer.
Principais tendências para aviação global: dimensionamento correto e regionalização
De acordo com o estudo, a pandemia está causando mudanças importantes que estão remodelando os padrões de viagens aéreas e a demanda por novas aeronaves. Existem quatro fatores principais: (1) redimensionamento da frota, o que significa uma mudança para aeronaves de menor capacidade e mais versáteis para atender à demanda mais fraca. As empresas buscarão estar mais bem preparadas para qualquer volatilidade na demanda e, talvez, outra crise. Uma frota mais versátil com aeronaves de diferentes capacidades mitigará o crescimento mais lento do tráfego; (2) regionalização, pois as empresas que buscam proteger suas cadeias produtivas de choques externos aproximam os negócios, gerando um novo fluxo de tráfego. As transportadoras afortunadas o suficiente para servir grandes mercados domésticos ou continentais com poucas restrições de fronteira provavelmente emergirão muito mais fortes do que aquelas que dependem de fronteiras internacionais abertas; (3) comportamento dos passageiros, já que a preferência por voos mais curtos e a descentralização de escritórios de grandes centros urbanos exigirão redes aéreas mais diversificadas. As companhias aéreas precisarão revisar suas redes, avaliar suas frotas, oferecer novas soluções, se comunicar com eficiência e oferecer liberdade de escolha para atrair passageiros; (4) meio ambiente, reforçando um foco renovado em aeronaves mais eficientes e verdes. Muitas companhias aéreas e OEMs que receberam ajuda do governo enfrentarão uma crescente influência política na forma de mais pressão para adotar tecnologias mais ecologicamente corretas.
Recuperação do tráfego para ditar a demanda por aeronaves; Ásia lidera crescimento do mercado global
O estudo da Embraer considera as principais tendências da aviação global nos próximos anos, que resumimos da seguinte forma: (i) o tráfego global de passageiros (medido em RPKs) retornará aos níveis de 2019 até 2024, mas permanecerá 19% abaixo dos níveis anteriores das previsões da Embraer até 2029; (ii) RPKs na Ásia-Pacífico terão o crescimento mais rápido (3,4% ao ano). Essa estimativa de crescimento se compara aos CAGRs de 2019-2029 de 1,6% na América do Norte, 3,0% na América Latina e 1,8% na Europa; (iii) eles esperam 4.420 novos jatos (até 150 assentos) a serem entregues até 2029; (iv) 75% das entregas substituirão aeronaves antigas e 25% representam crescimento de mercado; (v) a maioria das entregas de jato será para companhias aéreas na América do Norte (1.520) e Ásia-Pacífico (1.220). A América Latina demandará 380 unidades e a Europa 780 neste período; (vi) eles esperam 1.080 novos turbohélices a serem entregues até 2029; (vii) a maioria será para companhias aéreas na China / Ásia-Pacífico (490) e Europa (190). A América Latina demandará 130 turbohélices e a Europa 190.
Os impactos da COVID foram relevantes, mas existem tendências favoráveis surgindo
A visão de mercado revisada da Embraer incorpora as mudanças que a crise da COVID trouxe para a indústria de aviação global. Os volumes esperados ao longo da década são ~ 20% mais baixos do que a perspectiva de mercado anterior da empresa, o que representa uma redução de volume causada pela pandemia. Pelo lado positivo, tendências como dimensionamento correto e regionalização tendem a favorecer produtores de aeronaves estreita como a Embraer. Essas mesmas tendências também são favoráveis para o segmento de turboélice, que acreditamos ser o próximo grande passo estratégico da Embraer. A administração já está estudando potenciais parcerias neste negócio, e um potencial parceiro para o novo turboélice poderia ser a sueca Saab, que parou de fabricar turbohélices menores em 1999, mas tem laços estreitos com a Embraer por meio da venda de caças JAS-39 Gripen para o Brasil. Mais importante, a Embraer está olhando apenas para alianças lideradas por projetos e sua unidade comercial não está à venda, pois seu foco continua em expandir sua liderança no segmento de até 150 assentos. Quaisquer parcerias ainda estão em um estágio inicial, o que torna difícil estimar os impactos potenciais na empresa, mas isso representa o principal risco de alta para nosso rating Neutro.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Neutro
Preço alvo: R$10,60
Resultado do 3T20
No geral, os números do 3T vieram abaixo do esperado; eventos não recorrentes distorceram os números
A Embraer divulgou um conjunto fraco de resultados do 3T, conforme esperado. Mais especificamente, a receita líquida totalizou US$ 759 milhões (-36% a/a; 13% abaixo de nossa estimativa); o lucro operacional foi negativo em US$ 38 milhões (vs. -US$ 21 milhões no ano passado; acima dos nossos números -U$ 100 milhões) com margem de -5% (vs.-2% no ano passado; -13% de estimativa do BTG), e o EBITDA foi -US$ 1 milhão (vs. US$ 18 milhões há um ano e abaixo da nossa expectativa de +US$ 18 milhões), com margem de -0,1% (vs. 2% no ano passado; 8% de projeção do BTG). Finalmente, a Embraer apresentou um prejuízo líquido de US$ 121 milhões (vs. -US$ 77 milhões um ano atrás). Os resultados contábeis foram impactados negativamente por itens sem impacto em caixa de US$ 8 milhões: (i) despesas de reestruturação (US$ 54 milhões) relacionadas aos programas de demissões voluntárias e não voluntárias anunciados em setembro, (ii) provisões negativas para perdas de crédito esperadas durante a Pandemia da Covid-19 de US$ 13 milhões, (iii) reversão do prejuízo anterior no negócio de jatos executivos, que impactou positivamente os resultados em US$ 16 milhões, e (iv) reversão do prejuízo anterior no negócio de aviação comercial, que impactou positivamente os resultados em US$ 59 milhões. Excluindo os itens não recorrentes, o EBIT ajustado foi negativo em US$ 45 milhões, o EBITDA ajustado foi negativo em US$ 8 milhões e o prejuízo líquido ajustado foi de US$ 148 milhões.
Fraco FCF devido a maiores investimentos em capital de giro e um lucro líquido menor
A margem operacional foi afetada principalmente por: (i) uma margem EBIT ainda comprimida na aviação comercial de 7% (embora tenhamos visto uma melhora decente a/a, de + 18p.p., principalmente com redução dos custos); (ii) margem EBIT de -1% (+ 15p.p. a/a) em Defesa e Segurança; (iii) sólida margem EBIT de 10% (-4p.p. a/a) na Aviação Executiva; e (iv) margem EBIT de -2% (-10p.p. a / a) em Serviços e Suporte. A Embraer apresentou um FCF ajustado mais fraco, de -US$ 567 milhões (vs. -US$ 257 milhões no ano passado). Os principais responsáveis do FCF mais fraco foram menor lucro líquido e investimentos adicionais em capital de giro (principalmente em estoques mais altos, devido às menores entregas da empresa na Aviação Comercial como resultado dos impactos da pandemia, e menores contas a pagar e obrigações contratuais). A liquidez permaneceu sólida em US$ 2,2 bilhões (contra US$ 2,0 bilhões no 2T), apesar do fluxo de caixa livre negativo no 3T. Conforme já anunciado, eles emitiram US$ 750 milhões em títulos com vencimento em 2028, usando US$ 250 milhões para pagar antecipadamente parcelas de seus títulos de 2022 e 2023, ao mesmo tempo que adicionaram US$ 500 milhões em liquidez.
Eventuais parcerias trazem possibilidade de valorização; continuamos com o rating Neutro
Devido à contínua incerteza relacionada à pandemia da COVID-19, o guidance de entregas e dos resultados financeiros da empresa em 2020 permanece suspenso neste momento. Os resultados do 3T foram menores do que nossas estimativas já pessimistas, e acreditamos que os investidores devem agora se concentrar no ritmo da recuperação do mercado de aviação para o futuro, que esperamos continuar recuperando. Com o fracasso do acordo com a Boeing, novas parcerias em potencial com outros fabricantes continuam sendo o principal risco positivo para nossa tese. Mantemos nossa classificação Neutra na Embraer com base na baixa visibilidade dos volumes da aviação comercial no curto prazo.
Embraer SA [BREMB] (Primário) – O investimento em ações da América Latina, como as ações da Embraer, está sujeito ao risco cambial, bem como a flutuações inesperadas da economia local, e o modelo de negócios da Embraer depende do acesso aos mercados de capitais internacionais para oferecer termos de financiamento competitivos para seus clientes em potencial. O investimento em produtores de aeronaves está sujeito a ciclos econômicos aeroespaciais, solvência de companhias aéreas, pressões de preços competitivos, competição estrangeira e riscos de desenvolvimento, certificação e produção de novos produtos.
Metodologia de Valution
Embraer S.A. [BREMB] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF com um WACC de 9,5% (termos nominais em dólares) com um Ke de 10,5% e Kd (antes dos impostos) de 5,6%.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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