25/11/2021
Compra
Preço alvo: R$65,00
Inter S.A. é um banco digital brasileiro. Oferece um portfólio de serviços como conta digital, cartões de débito e crédito, seguros, investimentos e câmbio. Também possui uma série de soluções de crédito, como crédito consignado, financiamento imobiliário e soluções de crédito para PMEs.
Inter (BIDI11): Caminhando na direção certa
Linha superior forte no terceiro trimestre; carteira de crédito foi o principal destaque
O Inter divulgou seus resultados do 3T21 após o fechamento do mercado. No geral, e conforme antecipado após seus KPIs pré-relatados três semanas atrás, a originação de empréstimos foi o destaque positivo, atingindo alta recorde, enquanto os NPLs (empréstimo não performados) permaneceram em níveis saudáveis. Ao todo, todas as verticais reportaram números decentes e estão indo muito bem: banco, crédito, compras, seguros e investimentos. O forte crescimento do crédito combinado com uma base de capital mais forte (e custos de financiamento muito bons) empurrou a margem financeira para um número 16% acima do que esperávamos. O lucro líquido do terceiro trimestre atingiu R$ 19 milhões (+6% t/t e +220% de nossas estimativas).
48% dos clientes ativos usam o Inter como banco principal
No terceiro trimestre, o número de clientes atingiu 14 milhões (+17% t/t; +94% a/a). Este número foi um pouco acima de nossas estimativas, com o Inter abrindo ~33k contas por dia útil (vs. 30k no 2T), junto com uma base de clientes ativa de 7,9 milhões, implicando em uma taxa de ativação estável de ~56%. 48% dos clientes ativos usam o Inter como seu banco principal (37% dizem que usam o Inter como seu segundo banco). O Inter processou impressionantes ~8% de todas as transações PIX no país no terceiro trimestre (total de R$ 76 bilhões em volume com um ticket médio de R$ 391). E, finalmente, (mais uma vez) seu índice de vendas cruzadas se expandiu para 3,43. Tudo isso reforça a força da plataforma.
Expansão da carteira de empréstimos; a qualidade do ativo permanece saudável
A carteira de crédito alcançou R$ 14,9 bilhões (+19% t/t; +114% a/a), um pouco menor do que nossas estimativas, com as PMEs como o principal destaque (+152% a/a). O forte crescimento combinado com uma expansão da margem financeira líquida de 60 pontos base t/t levou a margem financeira a acelerar (+31% t/t, + 133% a/a) para R$ 375 milhões. Mesmo com as provisões aumentando 35% t/t e 204% a/a, reforçamos que a qualidade dos ativos permanece sob controle e isso é resultado do forte crescimento dos empréstimos do Inter, especialmente em linhas de crédito menos garantidas, que ajudaram a margem financeira líquida. Na verdade, o NPL acima de 90 dias ficou estável t/t em 2,8% (25bps abaixo de nossas estimativas), o que significa que o índice de cobertura ficou acima de 100%. O custo de captação continuou a diminuir, uma vez que os depósitos à vista subiram 10% t/t para R$ 9,2 bilhões, aumentando a receita de float e, assim, impulsionando as receitas de tarifas, que atingiram R$ 345 milhões (+30% t/t; +146% a/a) , 2% acima de nós. As taxas representaram 48% da receita total no terceiro trimestre, contra 43% um ano atrás.
Além do crédito / bancário, outras vias de crescimento também no caminho certo
InterShop (marketplace) registrou GMV de R$ 946 milhões (+22% t/t; + 151% a/a), 7% abaixo de nós, o que significa R$ 3 bilhões no GMV dos últimos doze meses. A InterShop também concluiu +5 milhões de transações no segundo trimestre (+209% a/a) e 16 milhões nos últimos 12 meses. A Inter Seguros (seguros) registrou números decentes, com 244k vendas de apólices (+9% t/t; +220% t/t), 683k usuários ativos (+28% t/t; +279% t/t; um pouco abaixo de nossas estimativas) e R$ 41 milhões em prêmios líquidos no terceiro trimestre (+13% t/t; +29% a/a). A Inter Invest atingiu 1,8 milhões de clientes, o que representa uma penetração de 13% da sua base de clientes. AuC foi impactado pela volatilidade do mercado, e atingiu o valor R$ 60 bilhões (-5% t/t; +91% a/a). Por outro lado, as receitas da Inter Invest ainda atingiram R$ 35 milhões (+117% t/t; +137% a/a), impulsionadas pelas receitas de ofertas públicas coordenadas pela Inter DTVM, que provavelmente foram ajudadas pela recente parceria com o Banco ABC. O TPV de Cartão totalizou R$ 9,4 bilhões (+24% t/t; +217% a/a), com 4,1 milhões de cartões em uso (+19% t/t; +125% a/a).
Esperamos que a lucratividade melhore ao longo dos próximos trimestres; reiteramos compra
Em suma, entendemos que o momento atual é negativo para histórias de crescimento que atualmente apresentam baixa lucratividade, mas acreditamos que o Inter tem sido capaz de mostrar um crescimento consistente e frequentemente entrega em excesso. Então, mesmo com o papel caindo quase 50% desde seu recorde de R$ 85, estamos confiantes na tese. À medida que o engajamento aumenta, levando a uma melhoria do ARPU (receita média por usuário) nos próximos trimestres, esperamos que a lucratividade mostre melhorias relevantes, especialmente em 2023 e além. Reiteramos o BIDI11 como uma recomendação de compra e uma de nossas principais escolhas.
Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para a Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço-alvo para meados de 2022 é de R$ 90,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8 % e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$90,00
Resultado do 2T21
Receita e indicadores chave (KPIs) fortes; lucro líquido permanece sob pressão
O Inter divulgou ontem à noite seus resultados do 2T21. No geral, e conforme antecipado há um mês pelos KPIs pré-relatados, a receita líquida foi um destaque positivo com todas as verticais indo muito bem: bancário, crédito, shopping, seguros e investimentos. Os empréstimos aumentaram 22% t/te 122% a/a, acelerando em relação aos trimestres anteriores, uma tendência que esperamos que continue após o recente e grande aumento de capital. Mas, embora a dinâmica do ARPU (receita média por usuário) vs. CTS (custo para servir) permaneça favorável, o crescimento vem com uma penalidade, pelo menos no curto prazo. Impactado pelas despesas de cashback, despesas de processamento de dados e maiores provisões para créditos de liquidação duvidosa, o lucro líquido ainda foi baixo, R$ 18 milhões (1,2% ROE), 35% abaixo do que estimamos, ajudado por R$ 46 milhões em DTAs (ativos fiscais diferidos).
46% dos clientes ativos usam o Inter como seu banco principal
No segundo trimestre, o número de clientes atingiu 12 milhões, mais do que dobrando a/a e 18% t/t. Este número estava em linha conosco, com o Inter abrindo cerca de 30 mil contas por dia útil (vs. 29 mil no primeiro trimestre), enquanto a ativação permaneceu estável sequencialmente em ~58%, implicando em uma base de clientes ativos de 7 milhões. E consideramos importante sinalizar que 46% dos clientes ativos usam o Inter como banco principal (36% diz que usa o Inter como banco número 2). O Inter processou (impressionantes) +8% de todas as transações PIX no país no segundo trimestre (total de R$ 55 bilhões em volumes com um ticket médio de R$ 418). E finalmente (mais uma vez) o Índice de Venda Cruzada expandiu para 3,37. Tudo isso combinado, reforça a força da plataforma.
Os empréstimos aumentaram 22% t/t e 122% a/a; originação mais forte traz provisões
Os empréstimos alcançaram R$ 12,6 bilhões, um aumento de 22% t/t e 122% a/a, 7% acima de nós. com cartões de crédito e PMEs como principais destaques. Sim, a margem financeira acelerou (+91% a/a), mas a originação de crédito muito forte no 2º trimestre também trouxe provisões iniciais (+146% a/a), que se expandiram em um ritmo mais rápido do que a margem financeira. As métricas de qualidade dos ativos, no entanto, melhoraram e permaneceram saudáveis. O custo de captação continuou diminuindo, já que os depósitos à vista aumentaram 18% t/t, para R$ 8,3 bilhões. As receitas de prestação de serviços atingiram R$ 265 milhões (+26% t/t e 150% a/a), em linha com a gente. As taxas representaram 48% da receita total no segundo trimestre, contra 40% um ano atrás.
Volume total transacionado (GMV) no marketplace foi de R$ 774 milhões com taxa de adesão de 7,2%
A InterShop (marketplace) registrou GMV de R$ 774 milhões (+15% t/t; +531% a/a), 4% acima de nós, o que significa R$ 2,5 bilhões de GMV nos últimos 12 meses. A InterShop também teve +5 milhões de transações no 2º trimestre (+209% a/a) e 16 milhões nos últimos 12 meses. No dia 7 de julho, realizou o Inter Day, com +11 milhões de cliques na InterShop em 24h, atingindo R$ 96 milhões de GMV (320% acima do Inter Day 2020). A InterShop contribuiu com R$ 56 milhões em receitas, implicando em uma taxa de participação de 7,2%. Excluindo o volume de cashback distribuído de R$ 50 milhões no trimestre, alcançamos uma taxa líquida de participação de 0,8%. O volume total de pagamento (TPV) do cartão totalizou R$ 9,4 bilhões (+24% t/t; +217% a/a), com 4,1 milhões de cartões em uso (+19% t/t; +125% a/a).
Segmento de seguros apresentando um aumento sólido; InterInvest também um pouco melhor do que o esperado
A Inter Seguros teve 532 mil clientes no segundo trimestre, um aumento de 45% t/t e 342% a/a, sugerindo uma penetração de ~4,5% com a base de clientes da Inter. Os prêmios líquidos totalizaram R$ 36 milhões (+3% t/t e 62% a/a) e as receitas totalizaram R$ 21,6 milhões (+10% t/t e 203% a/a). O EBITDA de seguros foi de R$ 18,2 milhões (alta de 12% t/t e 523% a/a), refletindo uma margem de ~85%, com um resultado final de R$ 15,6 milhões para este segmento, aumento de 12% t/t e 257% a/a. O Inter Invest atingiu 1,7 milhões de clientes, representando uma penetração de 14% no total de clientes. O AuC totalizou R$ 64 bilhões (+140% a/a), ou R$ 46 bilhões se excluirmos os depósitos. A receita atingiu R$ 21,6 milhões, alta de 10% t/t e 203% a/a.
A dinâmica do ARPU vs. CTS continua melhorando; mas o crescimento ainda está prejudicando os resultados financeiros
O total de despesas de pessoal, administrativas e outras despesas operacionais aumentou 22% t/t e 116% a/a e foi a principal razão por trás da perda de resultados em relação às nossas estimativas. Na verdade, outras despesas operacionais foram quase 50% piores do que o estimado devido a altos cashbacks na InterShop e um aumento de ~R$ 20 milhões a/a em “reembolsos” para clientes, que precisamos de mais clareza. Quando olhamos para as tendências principais, no entanto, acreditamos que as tendências para ARPU, CAC (custo de aquisição do cliente) e CTS parecem saudáveis, o que sugere que a alavancagem operacional deve se desenvolver de forma mais clara nos próximos trimestres.
No caminho certo; reiteramos nossa visão positiva
No geral, foi um primeiro semestre forte em termos de crescimento para o Inter. O maior apetite para aumentar a carteira de empréstimos, a parceria com a Stone e o recente follow-on aumentam nossa confiança na tese de investimento. Embora a lucratividade permaneça baixa, a maioria dos KPIs que gostamos de acompanhar parece estar se movendo na direção certa. A ação subiu 124% no acumulado do ano e, apesar de um valuation forte, continuamos otimistas com a tese e reiteramos o Inter como uma de nossas principais escolhas.
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para a Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço-alvo para meados de 2022 é de R$ 90,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8 % e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$90,00
Reiterando nossa visão positiva; Novo preço-alvo
Atualizando nossos números após expressivo aumento de capital; Novo preço-alvo de R$ 90
Estamos atualizando nossos números após incorporar as últimas estimativas de crescimento. Apesar de representar apenas ~10% de seu valor de mercado, o Inter levantou ~R$ 5,5 bilhões em um valuation pre-money de 14x P/VP 1T21, um aumento de 2,7x em seu valor patrimonial, de R$ 3,2 bilhões para R$ 8,7 bilhões. Com uma base de capital muito mais forte, esperamos mais crescimento dos empréstimos. Também estamos mais otimistas quanto ao número de clientes, valor transacionado total (GMV) no InterShop e penetração de seguros. Reiteramos nossa recomendação de Compra com um novo preço-alvo de R$ 90/unit (vs. R$ 70).
16 milhões de clientes bancários até o final de 2021? E quanto aos clientes não bancários?
A Inter encerrou o 1T21 com 10,2 milhões de clientes e nossas novas estimativas apontam que, até o final do ano, chegarão a 15,5 milhões, ainda abaixo dos 16 milhões declarados pelo CEO João Menin há alguns meses. Essas estimativas não consideram novos “não correntistas” (com o lançamento do novo aplicativo em julho), o que tornará ainda mais fácil se inscrever e negociar com cartões de outros bancos – Menin disse que ~4 milhões até o fim de 2021 é viável.
Muito mais agressivo no crescimento do crédito
Dada a expansão da InterShop e a evolução do ecossistema, a penetração do cartão de crédito deve disparar, potencialmente dobrando no médio prazo (vs. 15% hoje). Nossas estimativas refletem um forte crescimento da carteira de crédito, pois o sr. Menin está muito mais otimista quanto ao crescimento da carteira. O Inter atingiu uma carteira de crédito de R$ 10,3 bilhões no 1T21, um aumento de ~100% a/a, e agora acreditamos que pode chegar a R$ 78 bilhões em 2024, representando um CAGR de 73%.
Outras avenidas de crescimento: Investimentos e Seguros
O Inter Invest (plataforma de investimento) atingiu 1,5 milhão de investidores ativos, ou 15% do total de clientes, com R$ 52 bilhões de AuC no 1T21. 35% dos usuários ativos têm mais de um produto de investimento, o que mostra oportunidades de venda cruzada. O Inter lançou recentemente o Tesouro Direto e começou a oferecer cashback em ofertas públicas. Há um grande espaço para melhorias com o crescimento de novos produtos, e o foco será nos investidores de varejo, afastando o Inter de “brigas” por AAIs no futuro. O Inter também está muito otimista com a vertical de Seguros e espera atingir uma penetração de 10% da base de clientes com este produto até o fim de 2022. Eles encerraram o primeiro trimestre com 367 mil (~3% de penetração) e esperam +500 mil no segundo trimestre. Nosso modelo assume aproximadamente 1,2 milhão de clientes no fim de 2022.
Vemos diminuição do risco no papel, e continuamos com viés positivo
Avaliar o Inter não é fácil, mas nossa confiança no case continua a crescer, especialmente agora com o valor patrimonial quase triplicando, sinalizando uma grande redução do risco. O apetite mais forte para aumentar a carteira de crédito também torna nossa vida mais fácil ao projetar lucros. O aumento de capital + KPIs mais fortes nos levaram a aumentar nossas estimativas de LPA para 2022-24 em 25%, 14% e 26% (consulte a tabela 1).
Preço-alvo atualizado para R$ 90; Reiteramos a Compra!
Também estamos rolando nosso preço-alvo em 6 meses para o fim de 2022, com um novo preço-alvo de R$ 90 por unit. Ainda vemos um potencial de valorização decente para o papel, que pode ser maior quando o Inter listar sua plataforma nos EUA no fim de 2021, dando à família Menin mais poder de diluição para levantar mais capital, se necessário. O negócio com a Stone coloca um piso no valuation do Inter, uma vez que eles estão abertamente “namorando”. E se as coisas derem certo, um casamento pode estar chegando. Reiteramos a Compra!
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para a Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço-alvo para meados de 2022 é de R$ 90,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8 % e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$200,00
Cada vez mais uma plataforma de negócios; Novo preço-alvo
KPIs impressionantes (novamente) no 1T21; Aumentando o preço-alvo para R$ 200/unit
O Inter (BIDI) divulgou seus dados operacionais do 1T21, com KPIs muito fortes mais uma vez. O número total de clientes chegou a 10,2 milhões e, de acordo com o CEO, a meta é chegar perto de 20 milhões até o final do ano. Semelhante ao que vimos no 4T20, os novos empréstimos foram muito fortes e um destaque positivo. Mas no geral, os números foram sólidos em toda no geral, com o número de investidores, compradores de seguros, TPV (volume total de pagamentos) de cartões e GMV no Inter Shop, todos superando nossas estimativas. O NPS também foi um forte 82. Apesar da forte alta de 78% no acumulado do ano, reiteramos nossa Compra, agora com um novo preço-alvo de R$ 200/unit.
10,2 milhões de clientes; a meta é terminar 2021 com ~20 milhões
No 1T21, o número de clientes atingiu 10,2 milhões, mais do que o dobro a/a e subiu 20% t/t. O número ficou 5% acima do nosso modelo, com o Inter abrindo 29 mil contas por dia útil (vs. 25 mil no 4T20, 20 mil no 3T20 e 16 mil no 2T20). Em entrevista recente, o CEO João Vitor falou sobre a marca dos 10 milhões, então não foi uma surpresa. Ele também disse que a meta é terminar o ano com aproximadamente 20 milhões de clientes: 16 milhões de correntistas e 4 milhões de usuários (não correntistas) do aplicativo InterShop/marketplace, com lançamento previsto para este trimestre.
Originação de empréstimos aumentando 174% a/a e acima do 4T sazonalmente mais forte
Apesar da sazonalidade mais fraca, a originação de crédito aumentou 3% t/t para R$ 3,7 bilhões (+ 174% a/a). A originação de crédito imobiliário (19% do total no 1T21) cresceu 35% t/t e a/a. O crédito consignado (35%) cresceu 39% t/t apesar do aumento no volume de novos empréstimos no final do ano devido a uma mudança “rápida” da regulamentação, permitindo maior alavancagem, e aumentando 246% a/a. O crédito a PMEs (46%) caiu 21% t/t, mas aumentou 160% a/a. Os empréstimos cresceram 84% em 2020 e esperamos um crescimento de ~60% em 2021. O CEO deseja securitizar o crédito e distribuí-lo por meio do braço de investimento, garantindo um balanço mais leve.
GMV do Marketplace de R$ 676 milhões, aumentando 7% t/t; TPV de cartões em R$ 7,6 bilhões
O Intershop (marketplace) registrou GMV de R$ 676 milhões, um aumento de 25% contra um 4T20 sazonalmente mais forte, alta de 149% a/a, e 1% acima do nosso modelo, o que significa um GMV de R$ 1,8 bilhão nos últimos 12 meses. Para 2021, estimamos um GMV de R$ 3,5 bilhões, o que começa a parecer conservador. O TPV do cartões totalizou R$ 7,6 bilhões, queda de 4% em relação a um 4T20 sazonalmente mais forte, aumento de 173% a/a e 9% acima de nossa estimativa. O Inter encerrou o trimestre com 3,5 milhões de cartões usados, um pouco menor t/t e 20% abaixo do nosso número, mas ainda 3x maior a/a, implicando em gastos por cliente acima do esperado.
1,5 milhão de clientes investindo; 368 mil com ações sob custódia
O Inter Invest (plataforma de investimento) atingiu 1,5 milhão de investidores ativos (+ 25% t/t; + 149% a/a), ou 15% de todos os clientes. 35% dos usuários ativos têm mais de um produto de investimento, o que mostra oportunidades de vendas cruzadas. Os clientes com ações sob custódia atingiram 368 mil em março, um aumento de 12% t/t e 99% a/a, ou ~10% de todos os investidores de varejo na B3. O Inter lançou novos produtos como o Tesouro Direto e passou a oferecer cashback em ofertas públicas.
Apesar da alta no acumulada no ano, reiteramos nossa Compra
Em resumo, um começo forte, apesar de uma economia brasileira mais fraca e um lockdown em março. Com todas as verticais tendo um desempenho muito bom, o Inter está se tornando cada vez mais uma plataforma de negócios ao invés de “apenas” um banco. Nos próximos meses, também esperamos que ele conclua sua reestruturação, “desmembrando” as verticais abaixo do banco, dando-lhe mais flexibilidade para crescer. Uma listagem nos Estados Unidos também pode acontecer. Com fortes KPIs no 1T21 e após rolar nosso preço-alvo por mais 6 meses até meados de 2022, nosso preço-alvo para o BIDI11 sobe de R$ 180 para R$ 200/unit.
Faça download para ter acesso ao relatório completo.
Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço-alvo para meados de 2022 de R$ 200,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 11,75%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$180,00
Revisão de estimativas e preços-alvo para Inter e Méliuz
Aumentando nossas estimativas e preços-alvo para Inter e Méliuz; Reiteramos os ratings de Compra
Atualizamos nossas estimativas e preços-alvo para Inter e Méliuz. Apesar de suas fortes valorizações no acumulado do ano (BIDI11 + 40% e CASH3 + 52%), acreditamos que a recente fraqueza global em “tecnologia” e ações de alto crescimento abriu pontos de entrada atraentes. BIDI11, CASH3, STNE, PAGS, XP e BPAC, por exemplo, caíram 17%, 33%, 26%, 20%, 25% e 21% de seus respectivos máximos mais recentes. No entanto, nesta nota, nos concentramos apenas no Inter e na Méliuz, que reportaram KPIs melhores do que o esperado no 4T20. Juntamente com seus anúncios recentes, resolvemos a aumentar significativamente nossos números. Mas indo direto ao ponto, nossas recomendações de Compra permanecem intactas. Nosso preço-alvo para BIDI11 saltou de R$ 111 para R$ 180, enquanto nosso preço-alvo para CASH3 saltou de R$ 18 para R$ 35.
Inter: Receita de serviços (fees) / NII (margem financeira) acelerando; potencial listagem de holding nos EUA; Preço-alvo de R$ 180
Após três trimestres consecutivos de prejuízos líquidas, o Inter finalmente registrou lucro no 4T20, com as receitas de serviços do marketplace, investimentos, seguros e cartões, todos saindo acima das expectativas. Também vimos um ponto de inflexão importante em suas métricas de ARPU (receita média por usuário) vs. CTS (custo de servir) no 3T, que foi corroborado pelo 4T. Os empréstimos cresceram impressionantes 26% t/t e 84% a/a, também muito mais forte do que antecipávamos. A NII (margem financeira) pós-provisionamento também foi bem. E durante a teleconferência do 4T, o CEO sinalizou a intenção do banco de aumentar os empréstimos por meio de securitização, com a distribuição fluindo por meio de seu braço de investimento, tornando seu balanço patrimonial “mais leve”. Ele também sinalizou a possibilidade de listar a plataforma/holding nos Estados Unidos – ambas as ações que acreditamos levarão a uma redução no CoE (custo de capital). Depois de reduzir nossa premissa de CoE em 25bps e aumentar nosso LPA 2021-2023 em ~20-25%, nosso preço-alvo disparou para R$ 180/unit.
Méliuz: GMV mais forte; aceleração dos serviços financeiros; Aquisição Picodi
No caso da Méliuz, participamos do IPO, que foi precificado em R$ 10/ação. Iniciamos a cobertura 40 dias depois, em 13 de dezembro, quando a ação estava cotada a R$ 12,5. Mas, após a alta no acumulado do ano, agora disparou para R$ 23, dando-lhe um valor de mercado de ~R$ 3 bilhões. A empresa só reportará seus resultados do 4T20 no final do mês, mas estamos aproveitando a oportunidade para atualizar nossos números para incluir: i) GMV mais forte para o 4T, que já foi reportado e desencadeou revisões para cima para a divisão de marketplace para os próximos anos; ii) maiores ganhos com serviços financeiros devido ao grande sucesso da parceria de cartão de crédito com o Banco Pan e outras iniciativas; e iii) a recente aquisição da Picodi.com. Como resultado, nossas estimativas de receita para 2021-2023 aumentaram 41%, 63% e 81%, respectivamente. Em suma, as melhores estimativas + CoE (custo de capital) mais baixo (25bps também) levaram nosso preço-alvo para R$ 35.
Nossas Top Picks para 2021 permanecem inalteradas: STNE, B3, BIDI e CASH
No final de 2020, sinalizamos que tínhamos quatro Top Picks para 2021: Stone, B3, Inter e Méliuz. Apesar das grandes recuperações das duas últimas, reiteramos que as quatro continuam entre as nossas principais teses para este ano (menos expostas a ruídos macro/políticos). Como um lembrete, B3 é nossa Top Pick para tocar o tema de aprofundamento financeiro (financial deepening) do Brasil. Atualmente, está sendo negociada perto de 20x P/L 2021 e acreditamos que haja risco de alta para as estimativas de lucro do consenso. Por sua vez, a Stone provavelmente tem a cultura/gestão mais forte em nosso universo de cobertura, enquanto esperamos que a receita e a lucratividade acelerem nos próximos anos. Reconhecemos, no entanto, que avaliar o Inter e a Méliuz não é uma tarefa fácil. Embora o crescimento tenha sido muito rápido, a lucratividade provavelmente permanecerá pressionada no curto prazo. No entanto, qualitativamente falando, acreditamos que ambas empresas têm líderes muito fortes, acesso a capital barato (devido aos seus valuations muito altos) e ventos a favor muito poderosos (aceleração da adoção da digitalização). Ainda achamos que há mais por vir…
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Banco Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Banco Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço-alvo para 2021 de R$ 180,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 11,75%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$111,00
Resultado do 4T20
As receitas de marketplace, investimentos, seguros e cartões ficaram acima de nossas estimativas
O Inter reportou um conjunto sólido de resultados para o 4T. Após três trimestres de prejuízo líquido, o 4T registrou lucro líquido de R$ 22 milhões. Embora esse número tenha sido ajudado, principalmente, por um ativo fiscal de R$ 19 milhões, o EBT também foi positivo em ~R$ 10 milhões, uma vez que as receitas de serviços (fees) apresentaram um desempenho muito forte na maioria das linhas de negócios. Os fees do marketplace, investimentos, seguros e cartões vieram acima do que estávamos modelando. Os KPIs pré-reportados eram muito bons. E quando olhamos para o resultado completo, nossa leitura é que a qualidade foi ainda melhor, configurando uma boa dinâmica para crescer em 2021.
ARPU e CTS continuaram melhorando; CAC impactado por um marketing maior
ARPU (receita média por usuário) e CTS (custo de serviço) continuaram a melhorar sequencialmente (+ 13,6% e -4% t/t), enquanto o CAC (custo de aquisição do cliente) aumentou 5,6% t/t, conforme o Inter aumentou suas despesas de marketing em novembro e dezembro. E o ARPU de serviços voltou a crescer a um ritmo mais acelerado (+ 18%), à medida que novas iniciativas como marketplace, seguros e investimentos continuam ganhando força.
25.000 novas contas por dia abrem caminho para cerca de 14 milhões de clientes até o final do ano
Conforme escrito anteriormente, o BIDI encerrou 2020 com 8,5 milhões de clientes, com o número de contas abertas por dia atingindo 25 mil em dezembro (vs. 20 mil no 3T e 16 mil no 2T), com taxa de execução definida para atingir cerca de 14 milhões de clientes no final do ano. Os KPIs gerais parecem muito fortes: i) GMV do marketplace totalizou R$ 632 milhões no 4T (+ 68% t/t) e R$ 1,2 bilhão em 2020; ii) Inter Invest atingiu 1,3 milhões de investidores (15,3% do total de clientes); iii) Inter Seguros (seguros) atingiu uma penetração de 3%; e iv) R$ 3,6 bilhões em novos empréstimos, + 44% t/t e 160% a/a.
A receita de serviços veio 7% acima do que estávamos modelando
A NII (margem financeira) atingiu R$ 232 milhões, alta de 32% t/t e 36% a/a, enquanto a receita de serviços saltou para R$ 196 milhões (+ 39% t/t e 163% a/a), 7% acima do que estávamos modelando . As despesas totais cresceram 32% t/t e 88% t/t (7% acima de nossa projeção), a adição líquida de clientes continuou a acelerar e o Inter manteve altos investimentos em novas iniciativas, especialmente no marketplace. Os empréstimos brutos atingiram R$ 9,4 bilhões no trimestre, alta de 26% t/t e 84% a/a, 6% acima de nossa estimativa, com forte crescimento em cartões de crédito e empréstimos a PMEs. As provisões ficaram em R$ 66 milhões, um aumento de 29% t/t e 51% a/a, enquanto o índice de inadimplência de maior que 90 dias melhorou 63bps t/t para 2,8%. A taxa de cobertura totalizou 82% (+ 10p.p. t/t).
No lugar certo e com a solução certa para se beneficiar de uma mudança mais rápida para o digital
2020 foi um ano muito importante para o Inter. Embora a pandemia tenha trazido vários desafios, ela também acelerou, para um nível imprevisível, a adoção de bancos digitais. E o Inter estava definitivamente no lugar certo, na hora certa e com a solução certa para se beneficiar dessa mudança de comportamento difícil de prever. Vimos um ponto de inflexão importante nas métricas de ARPU vs. CTS do Inter no 3T, corroborado pelos números do 4T. No geral, vemos o Inter em uma posição muito melhor hoje do que há um ano. Embora a ação esteja com alta de 60% no acumulado do ano, o momentum das ações permanece muito forte. Segundo o CEO João Menin, o Inter está se tornando o primeiro SuperApp real. Reiteramos nossa visão positiva e o rating de Compra no caso.
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Banco Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Banco Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço alvo para meados de 2021 de R$ 111,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$111,00
KPIs muito fortes novamente; Esperamos um ótimo 2021
Terminando bem o ano; 8,5 milhões de clientes no final 2020
O Inter (BIDI) divulgou seus dados operacionais do 4T após o fechamento do mercado, com KPIs muito fortes novamente. O 4T foi o melhor trimestre de todos os tempos para todas as principais vias / unidades de negócios do Inter. O número de clientes totalizou 8,5 milhões, com o número de contas abertas por dia atingindo 25 mil em Dezembro. Além disso, outras iniciativas como Intershop, InterInvest e InterSeguros continuaram a ganhar força e deverão continuar a contribuir para o ponto de inflexão do ARPU (receita média por usuário) vs. CTS (custo de servir) / CAC (custo de aquisição de cliente). O Inter entregou muito mais do que esperávamos no 2S20, o que está refletindo bem no preço das ações e é um bom presságio para o início de 2021 também. Reiteramos nossa Compra.
Inter Seguros ganhando tração
Em 2020, o número de clientes atingiu 8,5 milhões, mais do que o dobro a/a e aumento de 18% t/t. Embora o número total de clientes tenha ficado um pouco aquém de nossa estimativa, o Inter está abrindo 25 mil contas por dia útil (vs. 20 mil no 3T e 16 mil no 2T), o que está a caminho de cumprir nossa estimativa de 14 milhões de clientes no ano de 2021. Desta vez, o Inter Seguros foi um dos principais destaques, atingindo 265 mil clientes, alta de 47% t/t, 12% acima de nossa projeção. O crescimento de clientes segurados continuou a acelerar, eles venderam R$ 153 milhões em cartas de consórcio (+ 259% a/a), e as contribuições para planos de previdência aumentaram 380% para mais de R$ 60 milhões em 2020. Tudo isso mostra que Seguros continua ganhar força.
GMV do Intershop de R$ 1,2 bilhão em 2020; R$ 632 milhões apenas no 4T
O Intershop (o Marketplace) surfou bem nas compras de Black Friday e Natal, encerrando o 4T com um GMV de R$ 632 milhões, ~12% acima do que estávamos modelando (+ 68% t/t). Em 2020 como um todo, estamos falando de um GMV total de R$ 1,2 bilhão. Para o próximo ano, estimamos R$ 3,3 bilhões, o que começa a parecer um número conservador neste momento. O TPV (volume total de pagamentos) dos cartões totalizou R$ 7,3 bilhões, um aumento de 40% t/t e 152% a/a, mas neste caso o número veio 12% abaixo de nossa projeção.
1,3 milhão de investidores, 15,3% da base de clientes
O Inter Invest (a plataforma de investimento) atingiu 1,3 milhão de investidores ativos, um aumento de 34% t/t e 206% a/a. Como % do total de clientes, o Inter Invest passou a representar 15,3%, outro aumento sequencial de penetração vs. O 3T (13,5%). Os clientes com ações sob custódia totalizaram 330 mil, um aumento “tímido” de 6% t/t e 233% a/a.
Novos empréstimos impulsionados por PMEs e crédito consignado
Os novos empréstimos totalizaram R$ 3,6 bilhões, um aumento de 44% t/t e 160% a/a. Os principais impulsionadores foram PMEs e crédito consignado, que cresceram 62% e 38% t/t (+ 201% e + 164% a/a). Por outro lado, os novos empréstimos hipotecários caíram ligeiramente, 2% t/t, mas ainda 61% a/a. Esperamos que os empréstimos atinjam R$ 8,3 bilhões no final do ano de 2020, ou alta de 73% a/a. Esperamos que o portfólio cresça mais 57% em 2021.
2020 foi definitivamente O ANO para o Inter; Reiteramos a Compra
Como escrevemos anteriormente, 2020 foi O ANO para o Inter, quando ele foi capaz de levar as coisas para o próximo nível, passando de um banco digital para uma plataforma de negócios. Os números preliminares do 4T mostram que o Inter continua no caminho certo e está acelerando o número de novas contas abertas por dia útil. O Inter Invest atingiu 1,3 milhão de clientes (equivalente a 50% e 41% dos investidores em XP e B3), o GMV do Intershop foi de R$ 1,2 bilhão e o NPS melhorou para acima de 80. Embora avaliar o Inter definitivamente não seja uma tarefa fácil, nossa confiança no caso de investimento continua crescendo e reiteramos nossa Compra e preço-alvo de R$ 111/unit.
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Banco Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Banco Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço alvo para meados de 2021 de R$ 111,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$111,00
Plataforma ganhando tração; CEO, CFO e VP’s revelam novas oportunidades para 2021
O Inter realizou o evento Investor Day, que ocorreu online e contou com a presença do CEO João Vitor Menin, tendo realizado mesas-redondas com os VP’s das principais vias de crescimento. O grupo compartilhou seus objetivos ambiciosos para 2021, que incluem a internalização de serviços não financeiros, como o InterShop, e a criação de uma carteira digital para os não correntistas. A recente aquisição da empresa de pagamentos Granito também melhora a proposta de valor para as PMEs. O feedback do evento também indica um final de ano muito forte para o GMV do InterShop, vendas de seguros muito fortes e alto crescimento em empréstimos.
Preparados para melhorar a venda cruzada e acelerar o crescimento do cartão de crédito
2020 foi fortemente focado em um amplo pipeline de novos recursos e produtos. Ainda há muito mais por vir, e o Inter está determinado a melhorar as vendas cruzadas e o up-sell no próximo ano. O cartão de crédito é um componente importante que traz engajamento e mais monetização. E depois de ~3 anos crescendo essa carteira por meio de uma abordagem conservadora, um modelo de crédito mais refinado permitirá que ela seja mais agressiva na aprovação de limites de crédito.
O Inter nos surpreendeu positivamente em 2020; Rating de Compra e novo preço-alvo de R$ 111
As ações do Inter mais do que dobraram no acumulado do ano e subiram cerca de 60% desde o último follow-on, dando a ela um valor de mercado de R$ 24 bilhões. 2020 foi “O Ano” para o Inter, quando ele foi capaz de levar as coisas para o próximo nível, passando de um banco digital para uma plataforma de negócios. O número de clientes continua crescendo 20 mil todos os dias, tem + 1 milhão de investidores, + R$ 1 bilhão de GMV no InterShop e os depósitos à vista atingiram R$ 5,2 no 3T, mantendo o NPS acima de 80, o que é uma grande conquista. Embora fazer o valuation do Inter definitivamente não seja uma tarefa fácil, nossa confiança no caso de investimento continua a crescer. Assim, estamos mais uma vez dando o benefício da dúvida e reiterando nossa Compra, com um novo preço-alvo de R$ 111/unit, de R$ 74 anteriormente.
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Banco Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Banco Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço alvo para meados de 2021 de R$ 111,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,0%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$74,00
Resultado do 3T20
KPIs muito fortes, com os mecanismos de crédito em aceleração
O Inter divulgou os resultados do 3T e, apesar do pequeno prejuízo líquido (R$ 8,1 milhões), gostamos muito do que vimos. Alguns números operacionais já foram pré-reportados há um mês, mas com números completos, podemos ver tendências fortes e de melhoria em vários KPIs. O Inter tem investido pesado em sua plataforma, por isso o ROE ainda está próximo de zero, mas desta vez acreditamos que podemos estar vendo um ponto de inflexão em termos de receita, que consequentemente deve começar a aparecer no lucro em algum momento. As receitas de comissões continuaram a acelerar, mas igualmente importante, os motores de banco / crédito parece ter também despertado, o que consideramos fundamental para manter a plataforma funcionando a todo o seu potencial.
Atingindo um ponto de inflexão importante para ARPU vs. CTS / CAC
Os avanços em ARPU, CTS e CAC também foram inspiradores e mostram que o Inter está no caminho certo para se tornar um ecossistema lucrativo e de sucesso, aumentando nossa confiança na história. O ARPU (receita média por usuário) ficou praticamente estável t/t, apesar do crescimento de 21% no número de clientes, mas o principal destaque foi o aumento de 10% t/t no ARPU de serviços devido a novas iniciativas como Inter Shopping, Inter Invest e a Inter Seguros começando a ganhar força. O CTS (custo de servir) e o CAC (custo de aquisição do cliente) melhoraram 1% e 4% sequencialmente, mostrando claramente que o Inter atingiu um importante ponto de inflexão para a lucratividade.
7,2 milhões de clientes no 3T e KPIs muito fortes
Conforme escrito anteriormente, o BIDI encerrou setembro com 7,2 milhões de clientes, 2% acima do que estávamos modelando, com crescimento de 22% t/t e 118% a/a. O número de contas abertas continuou a acelerar e atingiu 20 mil no 3T (vs. 16 mil no 2T), com a taxa de execução definida para atingir cerca de 9 milhões de clientes no final do ano. Os KPIs gerais parecem muito fortes: i) o GMV do Marketplace expandiu para R$ 377 milhões no 3T, alta de 207% t/t e atingindo a marca de 760 mil compradores no trimestre; ii) o Inter Invest atingiu quase ~1 milhão de investidores; iii) o Inter Seguros totalizou 180 mil clientes (+ 377% a/a); iv) uma carteira de crédito acelerada; e v) um ótimo NPS de 83.
Um caminho mais claro para a lucratividade; Reiteramos a Compra
Como sinalizamos em nossa última nota sobre a Inter, os motores da plataforma do Inter estão apenas esquentando. Embora a monetização do cliente possa demorar um pouco mais para começar a fluir para o P&L, os resultados do 3T mostram que o Inter pode ter alcançado um ponto de inflexão importante entre ARPU e CTS / CAC conforme novas iniciativas começam a ganhar força. No geral, vemos o Inter em uma posição muito melhor hoje do que há um ano, e reiteramos nossa visão positiva sobre o caso de investimento.
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Banco Inter S.A. [BRBIDI] (Primário) – Os bancos latino-americanos podem ser afetados por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitos a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. Nossos preços-alvo são altamente dependentes do nível de risco-país.
Metodologia de Valuation
Banco Inter SA [BRBIDI] (Primário) – Usamos um modelo de desconto de dividendos (DDM) como ferramenta de valuation para o Banco Inter, onde projetamos dividendos até 2029. Nosso preço alvo para meados de 2021 de R$ 74,0 é baseado em um crescimento nominal perpétuo de 8% e um CoE (custo de capital próprio) constante de 12,5%, em reais nominais.
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
2 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, esperam receber ou buscam compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
4 Esta companhia é ou foi, nos últimos 12 meses, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e serviços de banco de investimento estão sendo ou foram providos.
6 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas recebem compensação por serviços prestados ou apresentam relações comerciais com a companhia objeto, entidade ou pessoa, entidade ou fundos que representem os mesmos interesses da companhia/entidade.
10 Banco BTG Pactual S.A. e/ou uma de suas afiliadas atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
19 Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não coordenaram oferta pública de ativos da companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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ATLAS INVEST AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS, inscrita sob o CNPJ nº 10.238.123/0001-19 é uma empresa de assessoria de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 178. Atuando no mercado financeiro como preposto do Banco BTG Pactual S/A, o que pode ser verificado através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/
Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria.
Especificamente quanto a atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722-0048. Para acessar nossa lista de sócios clique aqui: https://www.sejabtg.com/
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