23/11/2021
Neutro
Preço alvo: US$17,00
A Afya é o principal grupo de educação médica no Brasil, oferecendo um ecossistema centrado no médico de ponta a ponta que atende e capacita os alunos a serem aprendizes de medicina ao longo da vida, desde o momento em que se tornam estudantes de medicina, passando pela preparação para a residência médica, programa de graduação e continuação atividades de educação médica. Sua abordagem metodológica inovadora combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de medicina ao longo da vida.
Afya (AFYA US): Resultado do 3T21
EBITDA orgânico em modo de contração; Guidance para 2021 mantido
A Afya publicou resultados fracos no terceiro trimestre, prejudicados por itens não recorrentes (R$ 32 milhões, ou ~ 25% do EBITDA contábil do 3º trimestre). Somente quando ajustado por esses itens não recorrentes, os resultados foram em linha com o consenso. Do lado positivo, o fluxo de caixa do 3T21 foi sólido e a empresa reiterou seu guidance para 2021. A Afya registrou receita líquida de R$ 454 milhões no terceiro trimestre (9% acima de nossa estimativa; aumento de 47% a / a, impulsionado por aquisições e a maturação de vagas em medicina). Excluindo aquisições, a receita foi de R$ 322 milhões (aumento de apenas 4% a / a). O EBITDA totalizou R$ 141 milhões, ficando 7% abaixo de nossa estimativa, prejudicado por diversos custos e despesas classificados como pontuais pela empresa. Ao excluir R$ 9 milhões em despesas com stock options, R$ 5 milhões em custos de integração com empresas recém-adquiridas, R$ 8 milhões em despesas de aquisição, R$ 3 milhões em custos de expansão, R$ 6 milhões em despesas de reestruturação e R$ 9 milhões em descontos obrigatórios nas mensalidades, o EBITDA ajustado foi de R$ 191 milhões (+ 28% a / a), com sua margem caindo 630 bps a / a para 41%, devido a consolidação das aquisições e o pior desempenho na educação continuada. O EBITDA orgânico caiu 15% a / a para R$ 127 milhões. O lucro líquido ajustado foi de R$ 117 milhões, alta de 1,2% a / a, pelos piores resultados financeiros (R$ 35 milhões vs. R$ 12 milhões um ano atrás), provocados por uma posição de dívida mais elevada combinada com aumento das taxas de juros. Excluindo as aquisições, o lucro líquido diminuiu 45% a / a para R$ 64 milhões.
Forte número de graduandos na base de alunos, impulsionado pela consolidação da Unigranrio
No final do terceiro trimestre, Afya tinha 2.611 vagas aprovadas em medicina (os números aumentaram pela consolidação do UNIGRANRIO, com 308 assentos autorizados) vs. 2.303 no 2º trimestre e 1.866 no 3T20, o que significa 15,9 mil estudantes de medicina (+ 67% a / a). O ticket médio aumentou 7% a / a organicamente para R$ 8,7 mil / mês. A base de graduandos em saúde (com aquisições) também aumentou 71% a/a para 19,3 mil alunos no terceiro trimestre, enquanto a receita com mensalidades cresceu 90% a / a (ou 6% sem aquisições). A base de alunos de graduação de outros cursos disparou 83% ao ano para 27 mil alunos no terceiro trimestre (embora a base orgânica de alunos tenha caído 25%), com as taxas de matrícula expandindo 64% a / a (queda de 5% a / a organicamente). A receita líquida de graduação totalizou R$ 410 milhões, subindo 51% a / a com base na consolidação da UNIGRANRIO.
Os serviços digitais continuam a crescer; Trimestre fraco em educação continuada
A Afya registrou outro trimestre de crescimento sólido em sua unidade de serviços digitais. A base de alunos na MedCel (cursos preparatórios de medicina) expandiu 11% para 21 mil (16,9 mil no B2C e 4,1 mil alunos no B2B), enquanto a empresa reportou 117,8 mil pagantes ativos de Whitebook (+ 2% t / t) e alcançou 16 mil assinantes no iClinic (+ 11% t / t). A receita líquida da divisão de negócios digital foi de R$ 28 milhões (dobrando a / a). Em relação unidade de negócios de educação continuada, Afya publicou outro trimestre de números sem destaque, com sua base de alunos diminuindo 14% t / t para 2,8 mil alunos (vs. 4,1 mil um ano atrás) e a receita líquida caindo 45% a / a para R$ 16 milhões.
Guidance para 2021 reiterado; Forte geração de caixa de 62% a / a
A Afya também reiterou seu guidance para 2021. Mais precisamente, as projeções da empresa para a receita são de R$ 1,72 a 1,76 bilhões (aumento de 43 a 46,5% a / a), implicando em R$ 499 a 539 milhões de receita líquida no 4º trimestre (vs. nossa estimativa de R$ 525 milhões). A margem EBITDA ajustada para 2021 permanece em 42 a 44% (-3-5p.p. a / a), implicando em EBITDA ajustado de R$ 163 a 215 milhões no 4º trimestre (vs nossa estimativa de R$ 211 milhões). A Afya registrou forte fluxo de caixa no terceiro trimestre de R$ 148 milhões (alta de 62% a / a), enquanto a dívida líquida (IFRS16, incluindo aquisições a pagar) aumentou para R$ 1,78 bilhão (de R$ 1,16 milhão no 2T), refletindo o fechamento da transação da UNIGRANRIO. Vemos a alavancagem de Afya em 2,5x Dívida Líquida / EBITDA ajustado UDM (vs. 1,7x no 2T).
Permanecemos neutros apesar da performance recente fraca das ações
Continuamos neutros na Afya. À medida que Afya avança gradualmente longe de seu negócio principal mais lucrativo (medicina), deve ser difícil manter sua lucratividade historicamente forte. E os dados contábeis fracos do terceiro trimestre foram comprovam esta tese. Dado o aumento no custo de capital do Brasil, estamos também reduzindo nosso preço-alvo de 2022 para R$ 17 / ação (de R$ 29 / ação).
Declaração de Risco Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são: (i) concorrência por novos ativos de medina em fusões e aqusições; (ii) integração de iniciativas digitais após inúmeras aquisições; (iii) regulamentação sobre novas vagas de medicina; (iv) benefícios fiscais.
Metodologia de avaliação Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Nosso preço alvo de 12 meses é baseado em um modelo DCF de 10 anos com um custo médio ponderado de capital (WACC) de 12,5% e crescimento na perpetuidade (g) de 6%, tanto em R$ quanto em termos nominais.
1. Nos últimos 12 meses, o Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam remuneração por serviços de banco de investimento desta empresa / entidade.
2. O Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias esperam receber ou pretendem buscar remuneração por serviços e / ou produtos e serviços de banco de investimento que não sejam serviços de investimento dessa empresa / entidade nos próximos três meses.
4. Esta empresa / entidade é, ou nos últimos 12 meses foi, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e os serviços de banco de investimento estão sendo, ou foram, prestados.
6. O Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas recebem remuneração por quaisquer serviços prestados ou apresentem qualquer relação comercial com esta empresa, entidade ou pessoa, entidades ou fundos que represente os mesmos interesses desta empresa / entidade.
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
Neutro
Preço alvo: US$29,00
Afya (AFYA US): Nova fase de crescimento com foco no digital
Feedback da reunião com a equipe Afya; entrando em uma nova fase
Hoje, participamos de uma visita ao local organizada pela Afya em São Paulo, onde tivemos a oportunidade de discutir seus negócios com a equipe de gestão. Após a fase de construção de sua liderança nos cursos de medicina no Brasil e ampliando seu foco na profissionalização (após a injeção privada de capital + IPO),a Afya agora está entrando em uma nova fase que visa intensificar seu ecossistema digital com ofertas múltiplas (B2C + B2B) para a comunidade de saúde.
Construindo negócios abrangentes para a comunidade médica
Depois de muitos fusões e aquisições recentemente anunciadas, as ofertas digitais da Afya agora incluem: conteúdo e tecnologia para educação médica, software de tomada de decisão clínica, ferramentas de gestão médicas, prontuários eletrônicos e plataforma de telemedicina. Com o objetivo principal de servir os médicos em toda a sua jornada desde a faculdade de medicina até a prática médica, a ideia é ter um alto lifetime value e um gradativamente menor custo de aquisição do cliente (já que os serviços são oferecidos aos próprios alunos de medicina). Por exemplo, a Afya mencionou que 80% de seus alunos que se formaram no ano passado já use o Whitebook – um aplicativo móvel e web recentemente adquirido pela Afya que auxilia médicos e profissionais na tomada de decisão clínica diária. O aumento do ecossistema também deve desbloquear novos fluxos de receita, especialmente no canal B2B, potencialmente monetizando sua plataforma com empresas farmacêuticos, laboratórios, redes de farmácias, hospitais e operadoras de saúde. A Afya estima que um mercado endereçável no segmento de serviços B2B de mais de R$ 24 bilhões.
Aprimoramento de cursos de pós-graduação; foco em padrões acadêmicos disruptivos
Com o Ipemed, a Afya já conta com mais de 30 cursos de pós-graduação para especializações em Medicina. Em sua unidade em São Paulo, visitamos seus estúdios para transmitir aulas, observamos salas de aula com layouts adaptativos para aulas práticas e dezenas de salas disponíveis para consultas médicas. A infraestrutura é utilizada pelos alunos / professores da Ipemed para atender pacientes da rede pública de saúde do Brasil. Enquanto isso, Afya também apresentou os benefícios de sua estratégia acadêmica e práticas educacionais, que trazem juntos, conteúdo centralizado (todas as unidades de medicina irão gradualmente mudar para o conteúdo unificado da matriz acadêmica), uma abordagem tecnológica (desde os cursos de graduação em medicina até os programas de pós-graduação), aulas práticas no início do ciclo de aprendizagem e um calendário flexível para se ajustar aos horários dos alunos, etc.
Integração funcionando bem
A empresa também falou sobre sua estratégia de integração para fusões e aquisições recentemente adquiridas, que envolve a utilização de 100% dos assentos disponíveis, ajustes de tickets médios, economia nas despesas gerais e administrativas, um modelo acadêmico centralizado e um centro de serviço compartilhado integrado. A empresa está agora implementando seu planejamento muito detalhado na Unigranrio (a maior aquisição da Afya, fechada há alguns meses), onde as primeiras impressões em termos de integração têm sido positivos.
Permanecemos neutros em termos de valuation
A Afya tem um modelo de negócios vencedor, comprovado por sua forte previsibilidade financeira, alta geração de fluxo de caixa e forte crescimento / retorno. Embora a empresa deva enfrentar diferentes riscos de execução para integrar e desenvolver seu ecossistema digital, acreditamos que o valuation atual já precifica seu crescimento substancial, justificando assim nossa classificação de neutro. Devemos revisar nosso modelo em breve para incorporar o mais recente custo de capital do Brasil.
Declaração de Risco Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são: (i) concorrência por novos ativos de medina em fusões e aqusições; (ii) integração de iniciativas digitais após inúmeras aquisições; (iii) regulamentação sobre novas vagas de medicina; (iv) benefícios fiscais.
Metodologia de avaliação Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Nosso preço alvo de 12 meses é baseado em um modelo DCF de 10 anos com um custo médio ponderado de capital (WACC) de 10,6% e crescimento na perpetuidade (g) de 6%, tanto em R$ quanto em termos nominais.
1. Nos últimos 12 meses, o Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam remuneração por serviços de banco de investimento desta empresa / entidade.
2. O Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias esperam receber ou pretendem buscar remuneração por serviços e / ou produtos e serviços de banco de investimento que não sejam serviços de investimento dessa empresa / entidade nos próximos três meses.
4. Esta empresa / entidade é, ou nos últimos 12 meses foi, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e os serviços de banco de investimento estão sendo, ou foram, prestados.
6. O Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas recebem remuneração por quaisquer serviços prestados ou apresentem qualquer relação comercial com esta empresa, entidade ou pessoa, entidades ou fundos que represente os mesmos interesses desta empresa / entidade.
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
Neutro
Preço alvo: US$29,00
Resultado do 2T21
Trimestre em linha; resultados ficaram aquém de nossas expectativas devido a despesas financeiras (pontuais) mais altas
A Afya divulgou os resultados do segundo trimestre em linha, dentro das orientações divulgadas pelo guidance para o primeiro semestre. Mais especificamente, a empresa registrou receita líquida de R$ 372 milhões no 2T (alta de 36% a/a, em linha, impulsionado pelas recentes aquisições + maturação de vagas em medicina), atingindo seu guidance no 1S21, com receita líquida de R$ 767 milhões no semestre (vs. intervalo do guidance de R$ 740 a 780 milhões). O EBITDA ajustado foi de R$ 160 milhões (+ 36% a/a, 6% acima de nós), com sua margem tendo queda de 100 pontos base ano/ano para 42%, refletindo a consolidação de aquisições de serviços na área digital (ou seja, PEBMED, Iclinic, MedPhone, Medicinae, Medical Harbor, Cliquefarma, Shosp) e pior desempenho na educação continuada. A margem EBITDA ajustada também atendeu ao guidance para o primeiro semestre em 47% (vs. intervalo de orientação de 46 a 48%). Finalmente, o lucro líquido ajustado do 2T21 ficou em R$ 65 milhões, queda de 27% a/a (e 24% abaixo de nós) devido ao pior resultado financeiro (principalmente relacionado à perda cambial de R$ 28 milhões no trimestre). Ao excluir aquisições, a receita líquida aumentou 6,5% a/a e o EBITDA ajustado apenas 3% a/a (-240 bps a/a na margem . EBITDA ajustada).
Medicina mais do que compensa o desempenho de outros cursos
A Afya encerrou o segundo trimestre com 2.303 vagas aprovadas em medicina (não incluindo as vagas da UNIGRANRIO, contra 2.143 no primeiro trimestre e 1.866 no 2T20, o que significa 13,4 mil estudantes de medicina (aumento de 47% a/a). O tíquete médico em medicina aumentou 5% a/a para R$ 8,6 mil / mês. Enquanto isso, a base de alunos de graduação em saúde (com fusões) aumentou 7% a/a para 15 mil alunos no segundo trimestre, com taxas de admissão crescendo 13% a/a. A base de alunos dos demais cursos de graduação caiu 3% a/a para 15,4 mil alunos no segundo trimestre (em comparação a 16 mil um ano atrás), enquanto as mensalidades aumentaram 10% a/a. Ao todo, a receita total de graduação totalizou R$ 328 milhões, crescendo 36% a/a. Com relação às fusões e aquisições, a Afya consolidou duas aquisições de escolas de medicina em junho (UNIFIPMoc e FIPGuanambi), trazendo mais de 160 assentos de medicina.
Trimestre forte para os serviços digitais, mas fraco para educação continuada
Os serviços digitais da Afya se expandiram em todas as linhas, gerando uma forte receita de R$ 28 milhões no segundo trimestre, um aumento de mais de 3x ano/ano. Mais especificamente, MedCel (cursos preparatórios) atingiu 18,8 mil alunos no trimestre (15,6 mil no B2C e 3,1 mil no B2B), crescendo 65% a/a (e 20% t/t), enquanto os assinantes do iClinic atingiram 14 mil (até 8% t/t) e assinantes do Whitebook atingiu 115 mil (aumento de 4% t/t). Por outro lado, a educação continuada registrou receita de R$ 16 milhões (queda de 17% a/a), após uma redução de 27% a/a na base de alunos (ou 11% t/t), que encerrou o trimestre com 3,2 mil alunos.
Todos os olhos no guidance de 2021; Forte geração de fluxo de caixa operacional
A empresa também anunciou sua projeção para 2021. A Afya prevê receita líquida entre R$ 1,72 e 1,76 bilhão (aumento de 43 a 46,5% a/a, acima de nossa estimativa de R$ 1,68 bilhão) e margem EBITDA ajustada de 42 a 44% (3 a 5 p.p. abaixo da margem EBITDA ajustado, vs. nosso 44% previsto), refletindo o efeito negativo das consolidações de fusões e aquisições. Além disso, a Afya reportou um fluxo de caixa livre após o capex, de R$ 96 milhões no 2º trimestre (alta de 46% a/a), enquanto a dívida líquida (IFRS16, incluindo Fusões e Aquisições a pagar) aumentou para R$ 1,16 bilhão (de R$ 696 milhões no 1T), refletindo o fechamento da UNIFIPMoc e FipGuanambi. Ao todo, vemos a alavancagem de Afya em 1,7x dívida líquida/EBITDA ajustado dos últimos 12 meses vs. 1,1x no primeiro trimestre).
Permanecemos neutros em termos de valuation
A Afya tem um modelo de negócios vencedor, mas há ressalvas (como competição por aquisições, riscos de execução de plataformas de tecnologia na área de saúde e regulamentação). Embora os sólidos fundamentos devam admitidamente superar esses riscos, nossa classificação neutra, em última análise, reflete o baixo potencial de alta nos múltiplos atuais.
Declaração de Risco Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Acreditamos que os principais riscos são: (i) concorrência por novos ativos de medina em fusões e aqusições; (ii) integração de iniciativas digitais após inúmeras aquisições; (iii) regulamentação sobre novas vagas de medicina; (iv) benefícios fiscais.
Metodologia de avaliação Afya Educacional [BRAFYA] (Primário) – Nosso preço alvo de 12 meses é baseado em um modelo DCF de 10 anos com um custo médio ponderado de capital (WACC) de 10,6% e crescimento na perpetuidade (g) de 6%, tanto em R$ quanto em termos nominais.
1. Nos últimos 12 meses, o Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam remuneração por serviços de banco de investimento desta empresa / entidade.
2. O Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias esperam receber ou pretendem buscar remuneração por serviços e / ou produtos e serviços de banco de investimento que não sejam serviços de investimento dessa empresa / entidade nos próximos três meses.
4. Esta empresa / entidade é, ou nos últimos 12 meses foi, cliente do Banco BTG Pactual S.A., e os serviços de banco de investimento estão sendo, ou foram, prestados.
6. O Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas recebem remuneração por quaisquer serviços prestados ou apresentem qualquer relação comercial com esta empresa, entidade ou pessoa, entidades ou fundos que represente os mesmos interesses desta empresa / entidade.
18. No final do mês imediatamente anterior à data de publicação deste relatório, nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias detinham de forma beneficiária 1% ou mais de qualquer classe de ações ordinárias
19. Nem o Banco BTG Pactual SA nem suas afiliadas ou subsidiárias administraram ou co-administraram uma oferta pública de valores mobiliários para a empresa nos últimos 12 meses.
20. Nem o Banco BTG Pactual S.A. nem suas afiliadas ou subsidiárias participavam de atividades de criação de mercado com valores mobiliários da empresa em questão na época da publicação deste relatório de pesquisa.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
É fácil. O processo é 100% online e a conta é gratuita.
Preencha os quatro campos do formulário. Em seguida, você receberá o link para baixar o app e finalizar seu cadastro.
Invista de forma segura, através de uma plataforma moderna, que disponibiliza os melhores investimentos do mercado.
Tel: +55 11 3459-6155
e-mail: contato@atlasinvest.com.br
ATLAS INVEST AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS, inscrita sob o CNPJ nº 10.238.123/0001-19 é uma empresa de assessoria de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Resolução CVM 178. Atuando no mercado financeiro como preposto do Banco BTG Pactual S/A, o que pode ser verificado através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/
Na forma da legislação da CVM, o assessor de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores, pois é um preposto do intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de significativas perdas patrimoniais, inclusive superiores aos valores investidos. A assessoria pode exercer outras atividades relacionadas ao mercado financeiro, de capitais, securitário e de previdência e capitalização, que podem ou não ser em parceria com o BTG Pactual ou demais instituições, e que podem ou não ser realizadas pela mesma pessoa jurídica da assessoria.
Especificamente quanto a atividades de gestão, consultoria e análise de valores mobiliários, estas podem vir a ser desempenhadas por empresas do grupo e nunca pela própria assessoria de investimentos, considerando que são atividades conflitantes e que exigem segregação. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria do Banco BTG Pactual S/A no telefone nº 0800-722-0048. Para acessar nossa lista de sócios clique aqui: https://www.sejabtg.com/
email: contato@atlasinvest.com.br
Tel: +55 11 3459-6155
Ouvidoria do BTG Pactual
0800-722-0048 – 9h às 18h15
Seg a Sex, exceto feriados.
ouvidoria@btgpactualdigital.com
Fale conosco