julho 16, 2020

#5 O que é análise técnica

by Atlas Invest in Atlas Invest, Produtos

Seguindo a série de vídeos para você montar a sua primeira carteira de ações, vamos falar sobre análise técnica.

A análise técnica é um estudo estatístico da evolução do gráfico dos preços dos ativos – pode ser de ações, do ouro, do dólar. Sabendo que aqueles mais negociados no mercado acompanham mais de perto esses gráficos, quando algumas figuras se mostram presentes nesses gráficos, mudanças de comportamento podem ser antecipadas.

 

Por exemplo: uma ação que vem tendo uma alta consistente ao longo do tempo, pode, em algum momento, mostrar que essa alta está sendo perdida, saindo da zona de crescimento e perdendo o suporte na formação desse gráfico. Por consequência, os operadores de mercado como um todo entendem que pode começar aí um processo de perda do valor dessa ação.

Suponha que você tenha decidido comprar uma ação com base na análise fundamentalista, e uma mudança (no mercado, na economia ou na política) tenha provocado um movimento de manada de queda generalizada de preços dessas ações. Por mais que essa empresa se mostre oportuna ao longo prazo, os operadores de curto prazo entendem que começou um processo de queda, e tal queda pode se mostrar mais consistente. Então, por mais que os fundamentos mostrem que essa empresa está saudável, se a economia como um todo deu motivos para os grandes investidores venderem os seus papéis, entende-se que esse é um momento de oportunidade de desconto que deve ser respeitado. É nessa hora que se tiram os olhos da análise fundamentalista de prazo mais longo e passa-se a olhar os fatos de mais curto prazo, como cada notícia está influenciando no preço dos ativos, o que está se mostrando nos gráficos das ações e o que podemos concluir desses gráficos.

Por isso que diariamente você encontra análises no BTG Pactual sobre o comportamento dos gráficos em alguns artigos, e o que os gráficos podem sugerir para o dia, para o momento, para amanhã. Basicamente, podemos concluir então que uma boa compra de ações consiste em: primeiro, selecionar uma boa carteira; segundo, estudar o que se pesquisou sobre essa carteira na análise fundamentalista e, uma vez que você tem a certeza que vai comprar alguns ativos, olha-se para o gráfico para saber se o mercado está entendendo que o preço vai cair. Se vai cair, é melhor esperar mais um pouco por essas ações. O contrário também pode acontecer. Um fato consistente pode causar uma alta generalizada de preços de uma ação.

Na verdade, como diz o planejador financeiro Gustavo Cerbasi no vídeo abaixo, essa é a diferença entre investir e operar no mercado de ações. Na prática, investir sempre tem um pouco de operar, mas é a combinação dessas duas técnicas que vai fazer com que você consiga comprar, com desconto, aquilo que você sabe que tem qualidade.

 

Atlas Invest

A Atlas Invest é um escritório de assessoria de investimentos. Fundada por profissionais do mercado financeiro com mais de dez anos de experiência. Ela faz parte da plataforma BTG Digital, onde podem ser encontrados os produtos financeiros adequados para a formação da sua carteira, além de um plano de investimentos de longo prazo. O processo de abertura da conta é muito rápido e sem custos.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores, no link abaixo, e tire suas dúvidas. Teremos prazer em esclarecer.

Esperamos que este material contribua para sua trajetória rumo à independência financeira. 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *