Acredito que você já conhece o grupo Madero, que vende deliciosos hamburgueres em sua grande rede de restaurantes espalhada pelo Brasil. Atualmente o grupo é um dos principais operadores de restaurantes multimarcas do Brasil.
Agora, além de degustar os pratos do Madero você pode aproveitar essa oportunidade de investir nos CRAs lastreados em debêntures do grupo.
1ª série – Com proteção contra a Inflação:
Levando em conta as taxas atuais do Tesouro Direto (NTN-B 2026), a oferta chega ao mercado com taxa de retorno de pelo menos Inflação (IPCA) +8%* ao ano e atenção, toda essa taxa é isenta de imposto de renda, por ser um investimento incentivado para pessoas físicas.
Se levarmos em conta a inflação acumulada dos últimos 12 meses, o rendimento desse CRA seria equivalente a um CDB pré-fixado de mais de 20% a.a. O prazo de aplicação do CRA da 1ª série é de 6 anos.
2ª série – Sem proteção contra a Inflação:
Agora para quem não quer atrelar a sua rentabilidade ao IPCA e acredita que a inflação deva ceder, há uma segunda opção, nesse caso a taxa deve ser fixada em pelo menos CDI+3% ao ano. Considerando que o CDI segue de perto a taxa Selic, hoje em 10,75% ao ano com perspectiva de continuar subindo até o final do ano, a taxa hoje seria de 13,75% a.a. O prazo da 2ª série é um pouco menor, 5 anos.
Outro aspecto muito positivo para esse investimento é o pagamento mensal dos juros, tornando essa uma boa opção para carteiras de renda recorrente, assim como os fundos imobiliários (FII).
Um dos principais riscos é de que a empresa não consiga honrar sua dívida – isto, é, de calote. Para mensurar esse risco a empresa e os títulos por ela emitidos são avaliados por empresas de rating, instituições especializadas nesse tipo de análise criteriosa.
Os CRAs em questão receberam a graduação brA pela S&P, uma das empresas de ratings mais respeitadas no mercado. É uma graduação considerada forte, e ainda assim o papel oferece uma taxa atraente.
Fundada por Luiz Renato Durski Junior em 2005, a companhia já tem mais de uma década e em 2021 contava com 250 restaurantes (incluindo 20 franquias), espalhadas por todo brasil em mais de 15 estados.
Os nomes de maior destaque no grupo são as marcas Madero Steak House (88 restaurantes), Madero Container (77 restaurantes) e a Jeronimo Burger (85 restaurantes).
Em 2019 a gestora Carlyle, focada em private equity, entrou para o quadro societário do grupo já tendo investido cerca de 1 bilhão reais até o final de 2021. A seguir um gráfico que mostra o grande crescimento da marca e a atual estrutura societária.
O grupo adota uma estrutura operacional verticalizada centralizando a produção, distribuição e logística. Quase todos os alimentos servidos nos restaurantes saem da Cozinha Central para garantir o padrão de qualidade em toda a rede e otimizar todo o processo.
Grande parte da dívida atual é decorrente do forte investimento realizado na Cozinha Central, que hoje possui capacidade para abastecer até 500 restaurantes, meta do grupo para o fim de 2026.
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