30/08/2021
Compra
Preço alvo: R$33,00
A Smart Fit é a empresa líder no mercado de fitness na América Latina, a maior rede de academias fora dos EUA e a quarta maior rede do mundo em número de associados. A Smart Fit está presente em 13 países da América Latina, é a empresa líder em número de associados ativos no Brasil, no México e na região composta pela Colômbia, Chile e Peru. No Brasil, o Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 27 estados. Fora do Brasil, o Smart Fit está presente em mais de 140 cidades em 12 países.
Início de cobertura
O poder da escala; fortemente exposto à reabertura econômica
Iniciamos a cobertura no Smart Fit, a academia de ginástica nº 1 da América Latina e nº 4 do mundo, com recomendação de Compra e um preço-alvo de R$ 33. Nossa visão positiva é baseada em quatro pilares: (i) escala significativa na América Latina, com 981 academias no 2T21 (59% no Brasil), 435 mil assinaturas digitais e uma grande base de clientes (2,4 milhões de membros), presente em 13 países, (ii) economia de unidade atrativa de academias, com margem EBITDA de 45% em academias maduras (semelhante aos principais pares globais) e +20% de ROIC, (iii) desenvolvimento de um ecossistema de bem-estar (complementando o negócio tradicional de academias físicas e abrindo caminho para mais engajamento e monetização do tráfego), e (iv) exposição a um setor fragmentado à beira de uma forte recuperação do consumo de serviços em todo o mundo nos próximos trimestres, após o overshooting no consumo de produtos já observado em muitos países.
O futuro do bem-estar: conectado, personalizado e uma nova prioridade normal
A pandemia forçou a indústria global de academias de ginástica de US$ 97 bilhões a mudar suas operações para limitar a interação pessoa a pessoa. Mas, à medida que os bloqueios diminuem, as pessoas voltam às suas academias, enquanto os recém-preocupados com o condicionamento físico estão se inscrevendo em massa, tornando as empresas de academias em todo o mundo valiosas na reabertura. A pandemia, que forçou grande parte da população a se isolar com os membros de suas famílias (e seus dispositivos), estimulou a mudança para exercícios personalizados em casa e tornou o bem-estar geral ainda mais saliente. Nos Estados Unidos, 40% da população considera o bem-estar uma prioridade na vida diária, de acordo com uma pesquisa da McKinsey. As tendências de visitas de players internacionais estão provando que a ideia de que as academias perderam seu apelo durante a pandemia não é verdadeira. No mundo pós-pandêmico, devemos ver uma corrida de ofertas de serviços físicos e online, muito parecido com a evolução acelerada por coronavírus do varejo, trabalho de escritório e educação.
Crescimento com alavancagem operacional em um mercado latino-americano fragmentado
Enquanto a Smart Fit pré-pandêmica relatou um crescimento consistente (inauguração de 195 academias apenas em 2019), a Covid-19 trouxe grandes desafios à medida que as academias fechavam e os hábitos dos consumidores mudavam drasticamente (a receita líquida de 2020 caiu 37% ano/ano). Embora possamos prever uma recuperação gradual do setor nos próximos trimestres, a Smart Fit está bem posicionada para aumentar sua participação de mercado de 12,8% (2019) por meio do ganho de escala (densidade de unidades), um ecossistema digital e economia de unidade sólida. Enquanto isso, o amadurecimento das academias deve significar crescimento de receita e expansão de margens nos próximos anos.
Explorando os espaços para entregar um CAGR de 53% do EBITDA; Preço-alvo de R$ 33 para 2022
A maior densidade de academias, devido à expansão agressiva, é assertiva para a Smart Fit, mas a empresa enfrentará canibalização entre suas unidades (menor produtividade e alavancagem operacional nos próximos anos). O crescimento de plataformas como o Gympass pode aumentar a competição de players regionais, oferecendo uma nova ferramenta para atrair tráfego. Mas o potencial considerável de espaço nas regiões atuais para Smart Fit e maturação de novas unidades deve significar um sólido CAGR de 53% do EBITDA entre 2022-25. Portanto, apesar de uma avaliação de prêmio (33,2x P/L para 2023), vemos perspectivas de crescimento atraentes nos próximos quatro anos, daí nossa classificação de Compra.
Vemos dois riscos principais: (i) efeito de canibalização da estratégia para aumentar a densidade de lojas; (ii) competição de players regionais e plataformas online; (iii) A Smart Fit está sujeita às condições macroeconômicas locais, principalmente PIB e inflação.
Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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