12/11/2021
Compra
Preço alvo: R$46,00
Grupo SBF S.A. é varejista de artigos esportivos. A empresa oferece vestuários, calçados e outros produtos relacionados.
Resultado do 3T21
A tendência de recuperação persiste; Vendas em lojas físicas da Centauro aumentaram 17% vs. 3T19
Seguindo a tendência de recuperação dos trimestres anteriores, o Grupo SBF (Centauro + Fisia) registrou vendas de lojas físicas decentes. Em termos da bandeira Centauro, o SSS (vendas nas mesmas lojas) das lojas físicas e o crescimento da receita alcançaram 56% (+4,6% vs. 3T19) e 67% a/a (17% vs. 3T19) no trimestre. A operação online desacelerou, com GMV caindo 24% a/a e respondendo por 23% do GMV total da Centauro, levando a uma receita digital de R$ 210 milhões (-23% a/a), enquanto as vendas omnichannel alcançaram 15% das vendas 1P (vs. 16% no 2T21 e 17% no 3T20). Com o suporte de 10 novas lojas G5 abertas (224 no total), a receita líquida da Centauro foi de R$ 783 milhões, um aumento de 38% a/a (+ 26% vs. 3T19). A receita líquida da Fisia (operação da Nike no Brasil) atingiu R$ 825 milhões, um aumento de 44% em relação ao 2T21 (+54% a mais que em 2019, segundo estimativas do Grupo SBF). Como resultado, a receita online do Grupo SBF foi de R$ 410 milhões e a receita líquida consolidada atingiu R$ 1,49 bilhão (5% acima de nossa projeção).
Expansão de margem à vista; EBITDA ajust. de R$ 251 milhões (22% acima de nossa expectativa)
A margem bruta ficou em 44,9% (270 bps acima de nossa estimativa e +130 bps a/a), com o ganho de margem bruta da Centauro (+ 6 bps a/a) impulsionado por um ambiente menos promocional, bem como a maior penetração do canal de lojas físicas compensando o declínio de margem bruta da Fisia (-80bps a/a). As despesas de vendas, gerais e administrativas, como % da receita líquida, caíram para 28,1% vs. 31,0% no 3T19, uma diluição explicada pela alavancagem operacional, por conta do crescimento da receita e pelas sinergias de back-office e logística da integração operacional da Fisia. Tudo considerado, o EBITDA ajustado foi de R$ 251 milhões (vs. R$ 205 milhões em nossa estimativa), com a margem EBITDA alcançando 16,9% (240 bps acima de nossa projeção). Assim, o lucro líquido ajustado foi de R$ 110 milhões (+ 23,5% acima de nossa expectativa), recuperando-se de -R$ 22 milhões no 3T20.
Momento sólido de curto prazo; As preocupações com os benefícios fiscais reduziram; Compra
Os sinais de recuperação apresentados no 3T21 nos deixam com uma visão mais otimista sobre o bom momento da SBF após a reabertura econômica, abrindo espaço para uma potencial valorização nos meses seguintes dado um valuation atrativo (22x P/L 2022) após a recente correção (queda de 25%). Entretanto, em outubro, com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 5/2021, os benefícios fiscais de que a Centauro usufrui foram prorrogados até 2032, o que minimiza um dos riscos da tese de investimento. Além disso, com a integração dos sistemas ERP da Fisia com o grupo, será possível aproveitar todos os incentivos fiscais na operação da Fisia até meados de 2022 segundo a empresa (já captando os incentivos na operação nike.com.br desde julho). Com sua posição de liderança em um mercado de artigos esportivos muito fragmentado e uma sólida estrutura de capital, vemos muito espaço para ganhos de participação de mercado, que, juntamente com uma plataforma omnichannel de rápido crescimento e a operação da Nike, sustentam nossa visão positiva sobre o nome.
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Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – O Grupo SBF S.A. está sujeito às condições macroeconômicas, principalmente inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, gastos do consumidor e disponibilidade de crédito. Os riscos específicos da empresa incluem a dinâmica de crescimento do setor de e-commerce, a concorrência e a deterioração dos termos de capital de giro.
Metodologia de Valuation
Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 9,0% e g de 4,1%, em dólares nominais).
–
1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$39,00
Resultado do 4T20
Números sequencialmente melhores no 4T, mas ainda impactados pela pandemia
Como esperado, a Centauro apresentou um conjunto de números sequencialmente melhor no 4T20, ainda impactados pelas restrições da pandemia. A empresa também incorporou os números da Nike Brasil (chamada Fisia) em dezembro, após a aprovação da aquisição. Para manter a comparabilidade, excluímos a Fisia da análise. O SSS e a receita das lojas físicas caíram 4% (vs. -34% no 3T20), ou -1,3% considerando apenas as lojas que foram abertas no trimestre e -1,5% a/a, respectivamente. A operação online foi um destaque positivo, com as vendas online aumentando 63% e o GMV online 72% a/a, representando 28% das vendas totais vs. 18% no 4T19, e com as vendas omni atingindo 13% das vendas 1P (vs. 11% no 4T19). Como resultado, a receita líquida atingiu R$ 931 milhões, um aumento de 9% a/a e 3% abaixo de nossa projeção.
Margens ainda pressionadas, embora menos do que nos trimestres anteriores
A margem bruta ficou em 45,1%, com queda de 310 bps a/a (vs. queda de 580 bps a/a no 3T20) e 100 bps acima de nossa estimativa, devido a um ambiente mais promocional, mix de produtos e maior participação do canal online nas vendas totais. O EBITDA ajustado (ex-IFRS16), excluindo R$ 44 milhões em efeitos não recorrentes, foi de R$ 94 milhões (10% abaixo de nossa expectativa e 22% menor a/a), com margem EBITDA caindo 410 bps a/a (110 bps acima de nossa projeção). Assim, o lucro líquido foi de R$ 55 milhões (vs. +R$ 64 milhões no 4T19). A empresa mencionou que em 2020, a Fisia (operação da Nike no Brasil) registrou vendas totais de R$ 2,4 bilhões (com ~70% vindo do canal de atacado).
Ventos contrários de curto prazo, mas oportunidades valiosas de longo prazo em seu ecossistema
Os números mais fracos (mas melhorando) da Centauro no trimestre corroboram nossa visão de uma recuperação gradual do tráfego na operação de B&M (varejo físico) da empresa (que está concentrada em shopping centers). Embora reconheçamos que o curto prazo deve ser mais volátil, ditado pelo fluxo de notícias macro, vemos um panorama melhor para a empresa no médio/longo prazo, com base em quatro pilares: (i) posição de liderança no fragmentado varejo brasileiro de artigos esportivos , com ampla variedade de produtos e abordagem centrada no cliente; (ii) plataforma omnichannel de rápido crescimento (referência como player de nicho); (iii) negócio com a Nike, reforçando a CNTO como plataforma one-stop-shop e adicionando R$ 8,00 ao nosso preço-alvo; e (iv) evolução como plataforma de venda social, com a recente aquisição da NWB (focada na produção de conteúdo).
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Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – O Grupo SBF S.A. está sujeito às condições macroeconômicas, principalmente inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, gastos do consumidor e disponibilidade de crédito. Os riscos específicos da empresa incluem a dinâmica de crescimento do setor de e-commerce, a concorrência e a deterioração dos termos de capital de giro.
Metodologia de Valuation
Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 9,0% e g de 4,1%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
Compra
Preço alvo: R$39,00
Centauro (CNTO3): Novo preço-alvo de R$ 39/ação
Atualizando nossos números; oportunidades valiosas de longo prazo em seu ecossistema
Estamos atualizamos nossos números em resposta a um cenário mais difícil do que o esperado em 2020, devido aos principais impactos da Covid-19, enquanto reforçamos nossa visão positiva de médio/longo prazo, com base em quatro pilares: (i) posição de liderança no setor fragmentado de varejo de artigos esportivos no Brasil, com ampla variedade de produtos e abordagem centrada no cliente; (ii) plataforma omnichannel de rápido crescimento (referência como player de nicho), com 41% das vendas já no canal online e 17% nas vendas O2O (online-to-offline) nos 9 meses de 2020; (iii) transação com a Nike, reforçando a CNTO como plataforma one-stop-shop e adicionando R$ 8,00 ao nosso preço-alvo; e (iv) evolução como plataforma de venda social, com a recente aquisição da NWB (focada na produção de conteúdo).
Negociação da Nike deve desbloquear (gradativamente) R$ 8/ação para Centauro
No início de dezembro, a CNTO concluiu a aquisição da Nike no Brasil por R$ 1,03 bilhão, após aprovação regulatória. Em fevereiro passado, anunciou o acordo para ser: (i) o distribuidor exclusivo de produtos Nike em seu canal de varejo online por um período inicial de 10 anos; e (ii) a operadora varejista de loja física exclusiva da Nike no Brasil por um período inicial de 5 anos, sob um Master Store Agreement (MSA). A CNTO também anunciou que estava adquirindo a Nike do Brasil, sua subsidiária para distribuição de produtos no atacado no Brasil, que registrou em 2019 uma receita operacional líquida de ~ R$ 2 bilhões. Como a CNTO ainda integra a Nike (cuja divisão dentro da Centauro se chama Fisia), significando um impacto positivo gradativo ao longo do tempo (margem EBITDA de 1% em 2021 vs. 9% no longo prazo), a aquisição de uma das marcas mais fortes do setor no segmento de bens esportivo adiciona novos canais de contato para suas soluções omnichannel – onde vemos grandes sinergias, pois a Nike ainda não é multicanal.
Um comércio mais social e vivo
O consumidor moderno quer ser informado, gosta de estar na vanguarda e saber opiniões antes de comprar um produto. A incorporação do e-commerce nas mídias sociais é poderosa, pois permite que os clientes descubram marcas por meio de conteúdo social. Mostrando o surgimento dessa tendência, o eMarketer estima que 11,6% das vendas de e-commerce no varejo na China são impulsionadas pelo comércio social. Em meados de dezembro, a CNTO anunciou a aquisição do Grupo NWB por um valor estimado de R$ 60 milhões. A empresa produz e lança ~150 novos vídeos por semana, em média, teve mais de 10 bilhões de visualizações em seu canal no YouTube desde o lançamento em 2013 e é a maior base de público no mercado de entretenimento esportivo do Brasil. Embora pequena em termos de receita, a NWB ajudará no envolvimento dos usuários dentro da plataforma O2O da CNTO e construirá um banco de dados mais rico na jornada dos consumidores, criando um efeito de rede entre o conteúdo produzido e o e-commerce.
Novo preço-alvo de R$ 39/ação. Não é uma boa perspectiva de curto prazo, mas o pior já passou
Nosso novo preço-alvo de R$ 39 (incluindo R$ 8 da Nike) vs. R$ 42 antes reflete uma empresa que ainda terá dificuldades no curto prazo imediato devido aos efeitos da Covid-19 no tráfego de lojas e sua alta exposição aos shoppings (tornando-se uma tese muito mais de médio/longo prazo), mas totalmente compensada pela expansão online, seguida por ganhos contínuos de participação de mercado em sua plataforma multicanal.
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Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – O Grupo SBF S.A. está sujeito às condições macroeconômicas, principalmente inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, gastos do consumidor e disponibilidade de crédito. Os riscos específicos da empresa incluem a dinâmica de crescimento do setor de e-commerce, a concorrência e a deterioração dos termos de capital de giro.
Metodologia de Valuation
Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 9,0% e g de 4,1%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
22 Banco BTG Pactual S.A, suas afiliadas ou subsidiárias, não esperam receber compensação por serviços de banco de investimento e/ou de outras áreas de negócios desta companhia nos próximos três meses.
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Preço alvo: R$42,00
Resultado do 3T20
A receita ainda está sendo impactada pela pandemia, apesar do crescimento de três dígitos nas vendas digitais
Como esperado, a Centauro apresentou um conjunto de números fracos no 3T20, impactado pelas restrições da pandemia (com 100% de suas lojas abertas no início de setembro). O SSS (vendas nas mesmas lojas) e as receitas das lojas físicas caíram 34% (ou -26% considerando apenas as lojas que foram abertas durante o período) e -31% a/a no trimestre. A operação online foi um destaque positivo, com as vendas online aumentando 105% a/a, e o GMV online aumentando 120% a/a, com as vendas 3P aumentando 249% e representando 11,8% das vendas digitais. Apesar das restrições de horário de trabalho das lojas, as iniciativas omnichannel continuam a liderar a plataforma digital da CNTO, representando 16,7% das vendas 1P totais da empresa (contra 11,7% no 3T19), enquanto seu aplicativo representou 52% das vendas digitais. Como resultado, a receita líquida atingiu R$ 569 milhões, uma queda de 8% a/a e 2% abaixo de nossa projeção. Durante o trimestre, a Centauro reformou 6 lojas, abriu uma flagship store e fechou 3 lojas. A empresa também mencionou que apresentou números melhores nos últimos meses, com crescimento de vendas a/a em setembro e SSS de + 1,5% em outubro.
Maior ambiente promocional e desalavancagem operacional deram o tom no 3T
A margem bruta ficou em 43,6%, queda de 580 bps a/a e 230 bps acima de nossa estimativa, devido a um ambiente mais promocional, enquanto a margem bruta foi de 47,3% e 49,3% em setembro e outubro, respectivamente. O EBITDA (ex-IFRS16) foi de -R$ 16 milhões (vs. -85 milhões no 2T20 e -R$ 24 milhões em nossas estimativas), com margem EBITDA caindo 1.580 bps a/a (140 bps acima de nossa projeção). Assim, o resultado foi um prejuízo líquido de -R $ 33 milhões (vs. R$ 38 milhões no 3T19), enquanto a CNTO gerou R$ 35 milhões em caixa operacional no período.
Poucos gatilhos de curto prazo, mas muito espaço para consolidar o segmento de artigos esportivos
Os números fracos (embora menos negativos do que o esperado) corroboram nossa visão de uma recuperação apenas gradual no tráfego na operação B&M da CNTO (que está concentrada em shoppings). Enquanto isso, ventos macroeconômicos adversos, com menores intenções de compra por parte das famílias e uma taxa de desemprego mais alta, ainda devem impactar negativamente o desempenho de curto prazo da CNTO. No entanto, com sua posição de liderança em um mercado de artigos esportivos muito fragmentado e uma sólida estrutura de capital, vemos muito espaço para ganhos de participação de mercado nos próximos anos, o que, juntamente com uma plataforma omnichannel de rápido crescimento e o negócio da Nike, sustentam nossa visão positiva de longo prazo no nome.
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Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – O Grupo SBF S.A. está sujeito às condições macroeconômicas, principalmente inflação, taxa de câmbio, crescimento do PIB, gastos do consumidor e disponibilidade de crédito. Os riscos específicos da empresa incluem a dinâmica de crescimento do setor de e-commerce, a concorrência e a deterioração dos termos de capital de giro.
Metodologia de Valuation
Grupo SBF S.A. [BRCNTO] (Primário) – Nosso preço alvo projetado de 12 meses é baseado em DCF (custo de capital de 9,0% e g de 4,5%, em dólares nominais).
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1 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
9 Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão desta companhia nos últimos 12 meses.
18 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não possuem participação acionária direta ou indireta, igual ou superior a 1% (um por cento) em uma ou mais classe de ações de emissão desta companhia.
20 Banco BTG Pactual S.A. e/ou suas afiliadas não atuam como formador de Mercado de ativo de emissão desta companhia.
21 Nos últimos 12 meses, Banco BTG Pactual S.A., suas afiliadas ou subsidiárias não receberam compensação por serviços de banco de investimentos desta companhia.
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Este relatório foi preparado pelo Banco BTG Pactual S.A (“BTG Pactual S.A.”) para distribuição somente no Brasil, sob circunstâncias permitidas pela regulamentação vigente. BTG Pactual S.A. é o responsável pela distribuição desse relatório no Brasil. Nada nesse relatório constitui indicação de que a estratégia de investimento ou recomendações aqui citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal. Saiba mais.
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